Os espelhos estão presentes em todos os lugares de nossas vidas: eles estão em quase todos os cômodos. Espelho na sala de estar — o item é único. Ele desempenha muitas funções, é ideal para decorar um ambiente e é completamente neutro por natureza.
Tal elemento pode substituir com sucesso uma pintura ou fotografia artística, sem impor um certo clima e trazendo benefícios práticos, ao contrário das imagens.
Contente
- Funções dos espelhos no interior
- Princípios de posicionamento de espelhos
- Estilo interior e espelhos
- Ideias para colocação de sala de estar
- Fontes de luz e espelhos
- Móveis e espelhos
- Escolhendo um espelho
- VÍDEO: Espelhos no interior ou como decorar sua casa com espelhos.
- Decoração de interiores com espelhos – 50 ideias de fotos:
Funções dos espelhos no interior
Nas mãos habilidosas, superfícies espelhadas podem fazer maravilhas de transformação. Para aproveitar totalmente o potencial dos espelhos no interior, é necessário entender suas funções básicas. Usando uma superfície reflexiva, você pode obter os seguintes efeitos.
- Expansão visual do espaço.
Esta é a principal função mais utilizada por designers de interiores.
- Dispersão de luz.
Se o ambiente não tiver iluminação adicional, um espelho na sala de estar também pode ajudar. Para usar esse recurso, você precisa colocar uma superfície reflexiva em frente a uma janela ou fonte de luz artificial.
- O efeito da abundância.
Algumas tendências estilísticas envolvem preencher o interior com uma infinidade de elementos decorativos.
- Correção do formato do ambiente.
Ao colocar um espelho no lugar certo, você pode corrigir as proporções do ambiente e aumentar visualmente o teto.
- Colocando ênfase.
Você pode destacar facilmente qualquer objeto usando reflexão e um pouco de luz de fundo.
- Decoração.
Além de destacar detalhes individuais do interior, um espelho pode ser um elemento decorativo independente.
Princípios de posicionamento de espelhos
Para usar os recursos dos espelhos da maneira mais eficaz possível, é necessário seguir regras simples que são usadas há muito tempo por especialistas em design.
- Regra de simetria.
Superfícies espelhadas localizadas em paredes adjacentes — belas artes. O efeito de um corredor infinito seria apropriado para um labirinto de entretenimento, mas não para um espaço de convivência.
- A regra da luz.
O espelho reflete a luz e a difunde. Mas colocar o produto em um canto escuro só vai piorar a situação.
- A regra da reflexão.
Para evitar que o ambiente pareça desleixado, é necessário colocar apenas um pequeno número de detalhes grandes ou um destaque principal em frente.
- Regra de arranjo.
Se você colocar um espelho em um local visível no interior, mais cedo ou mais tarde ele começará a irritar a família.
- Regra do aumento.
Se você colocar um espelho no final de um corredor já longo ou colocá-lo em um teto alto, isso só vai piorar a percepção do espaço.
- Regra de localização da porta.
De acordo com os ensinamentos orientais, espelhos não são colocados em frente às portas.
- Regra do quadro.
O uso de moldura só é apropriado para telas de formato regular.
Estilo interior e espelhos
Outra característica única deste elemento interior é a possibilidade de usar um espelho em um ambiente feito em qualquer solução estilística.
Como uma superfície reflexiva pode ser integrada com sucesso em cada tendência popular? Uma tabela simples com recomendações ajudará você com isso.
Estilo | Como se candidatar? |
estilo romano | Um atributo invariável da era romana eram as formas arredondadas. Ao decorar um espelho, uma moldura grande e leve com um padrão característico é a melhor opção. |
Barroco | A principal característica do estilo será a pompa e o alto custo. O dourado e seus tons serão a melhor opção para cor de armação. |
Provença | O estilo francês sugere um motivo romântico e uma certa leveza de cada elemento. Evite cantos vivos na moldura, decore o espelho usando envelhecimento artificial. |
Minimalismo | É necessário aderir a um design lacônico, usar linhas retas e evitar elementos desnecessários. Grandes superfícies espelhadas se encaixarão perfeitamente. |
Clássico | Um formato de moldura retangular seria o ideal. Você pode decorar o elemento com douramento ou um motivo floral. |
País | O estilo rústico é enfatizado pelo uso de materiais naturais. A melhor escolha seria uma estrutura de madeira ou vime. |
Moderno | As ideias de design mais extravagantes são aplicáveis. Seria apropriado usar curvas desproporcionais, formas aerodinâmicas e materiais modernos. |
estilo vitoriano | A solução ideal seria decorar o elemento usando forjamento padronizado. O estilo é caracterizado por formas ovais. |
Náutico | Todos os tipos de conchas são adequados para decorar um espelho. O uso mais bem-sucedido é o de tons claros, gradientes e transições de cores onduladas. |
Ideias para colocação de sala de estar
Colocar um espelho no interior da sala de estar – o que poderia ser mais trivial? Na verdade, há muitas maneiras de “encaixá-los” com sucesso no design.
- Área da lareira.
Uma lareira na sala de estar é uma tradição histórica que existe desde os tempos antigos. Mas agora é mais um elemento decorativo artificial do que uma estrutura funcional.
- Parede de espelho.
Esta solução pode ser uma verdadeira salvação para um espaço pequeno. É melhor que a superfície reflexiva seja colocada total ou parcialmente na frente de móveis embutidos ou de um guarda-roupa. Então essa técnica não só fará o ambiente parecer maior, mas também esconderá o guarda-roupa.
- Teto espelhado.
Os raios da luminária refletidos nesse teto serão espalhados, proporcionando iluminação adicional. Neste caso, é melhor usar um teto de vários níveis.
- Móveis espelhados.
Mesas espelhadas parecem modernas.
- Composições.
Quem gosta de experimentar vai adorar a ideia de criar uma galeria de espelhos a partir de molduras individuais de formatos diferentes.
Fontes de luz e espelhos
O bom posicionamento de um espelho na sala de estar não é tudo. A combinação de uma superfície reflexiva e raios de luz pode criar efeitos impressionantes, distraindo as deficiências do layout e enfatizando suas vantagens.Inicialmente, você deve definir metas claras para si mesmo.
Se o objetivo principal for decoração, colocar a iluminação ao redor do perímetro da moldura é um exemplo ideal de um visual estiloso.
Você pode criar um espelho com iluminação de fundo usando uma fita de LED especial. Se a superfície reflexiva estiver localizada no teto, uma opção funcional seria usar holofotes.
Móveis e espelhos
Ao colocar um espelho no interior da sala de estar, é necessário levar em consideração a presença de outros móveis nele. A escolha de móveis estofados é bastante simples, basta seguir a direção estilística geral do ambiente. A única ressalva é que, se o sofá estiver localizado em frente a uma superfície refletiva, vale a pena usar cores brilhantes e coloridas para o estofamento.
Móveis de armário cuja fachada é parcial ou totalmente coberta com uma superfície espelhada merecem consideração especial. Vamos considerar os prós e os contras.
Vantagens | Imperfeições |
|
|
Na indústria moveleira, são utilizados tanto padrões de espelho em uma superfície fosca quanto vice-versa. Arte em vitrais e jato de areia são amplamente utilizados aqui.
Escolhendo um espelho
Para que o espelho pendurado na sala dure muito tempo, é necessário cuidar da sua qualidade na hora da compra. A primeira coisa que você precisa saber é que qualquer superfície de espelho deve ter um certificado de qualidade.O próximo passo na escolha será um truque simples: você precisa passar rapidamente pelo espelho. Um produto de baixa qualidade pode causar ondulações ou fazer a imagem “flutuar”.
A melhor escolha seria um espelho de sala com espessura superior a 4 mm. O vidro deve estar liso, sem manchas, arranhões, pontos, irregularidades ou bolhas de ar.No mundo moderno, os revestimentos mais comuns são prata e alumínio.
A borda da tela merece atenção especial. Ele não afeta apenas a aparência do produto, mas também desempenha uma função protetora para as camadas de revestimento.