Para proporcionar uma vida confortável a um recém-nascido, você precisa cuidar de muitas coisas. Uma delas é o sono saudável, o que é impossível sem o cobertor de bebê certo. Este artigo fornece informações detalhadas sobre como fazer a escolha certa de um cobertor para recém-nascidos.
Contente
- Requisitos gerais para cobertores para recém-nascidos. Como escolher?
- Quais materiais são melhores?
- Como cuidar?
- O calor de um cobertor
- cobertor transformador
- Manta-envelope para alta
- Tamanhos de cobertores
- Vídeo: Costurando um cobertor de bebê com suas próprias mãos – é fácil
- 50 fotos de lindos cobertores leves e quentinhos com diferentes enchimentos para seu bebê:
Requisitos gerais para cobertores para recém-nascidos. Como escolher?
Os recém-nascidos são sensíveis, por isso a escolha deve ser encarada com total responsabilidade. Para criar condições seguras para o bebê, você precisa ter certeza de que o cobertor atende a certos requisitos.
- Temperatura. O calor do produto deve corresponder ao regime de temperatura - o bebê não deve congelar ou superaquecer. Se o bebê nascer no verão, uma opção leve durante os primeiros meses é suficiente. Se for inverno, compre duas opções. Leve para uso interno, quente para caminhar.
- Tamanho. Não escolha um que seja muito pequeno, pois ele não cobrirá o bebê completamente. Não escolha algo muito grande, pois isso impedirá que a criança se mova.
Para facilitar a compreensão do tamanho a escolher, vale a pena partir do tamanho do berço, escolhendo um cobertor pelas suas dimensões - Peso. Um produto muito pesado pode interferir na respiração do bebê e causar diversos problemas.
- Suavidade. Materiais duros podem irritar seu bebê.
- Hipoalergênico.
- Troca de ar. O cobertor deve aquecê-lo, mas ao mesmo tempo permitir que sua pele respire.
- Troca de umidade. O material deve absorver rapidamente a umidade e evaporá-la.
- Ecologicamente correto. Evite materiais tóxicos nocivos.
- Fácil de cuidar. Ao comprar, consulte o vendedor e pergunte sobre os cuidados. Roupas de cama infantis exigem lavagem constante, então evite opções em que isso seja um grande problema.
Ao escolher um cobertor para um recém-nascido, monitore cuidadosamente se a criança tem alguma reação alérgica. Então você deve evitar produtos de plumas, lã e peles para não machucar acidentalmente a criança. Não compre produtos baratos de mercado, é melhor comprar em uma loja de marca, necessariamente com certificado de qualidade. Se o vendedor se recusar a mostrar um, encontre outro, não arrisque a saúde do seu filho. Lembre-se de que uma opção não é suficiente: você precisa de pelo menos duas. Uma é usá-lo em casa, outra é usá-lo enquanto caminha. Mesmo que seu bebê tenha nascido no verão, ele provavelmente precisará de um cobertor quente ao ar livre no outono e no inverno. Compre cobertores um pouco maiores para a próxima estação, pois seu bebê crescerá durante esse período. Para uso doméstico, também é melhor comprar dois itens: um quente e um mais leve. Evite cobertores com pelos grandes e fáceis de soltar, com muitos corantes tóxicos ou detalhes grandes nos quais um recém-nascido possa se enredar. Escolha cores quentes e ensolaradas, evite as agressivas. Cores frias podem deixar seu filho caprichoso, cores muito brilhantes podem assustá-lo, e cores calmas e quentes, ao contrário, farão a criança feliz.
Quais materiais são melhores?
Os materiais mais populares: plumas, lã, linho, sintéticos, flanela, fleece, algodão. Vamos analisar cada uma das opções.
- Penugem. Material muito quente, adequado para uso no inverno. Macio, retém bem o calor, mas tem algumas desvantagens. Primeiro, a penugem absorve a umidade rapidamente, mas a libera lentamente. Em segundo lugar, ele contém ácaros, que causam alergias. Por fim, é extremamente difícil de cuidar. Não pode ser lavado, caso contrário enrolará e perderá todas as suas propriedades. Você tem que usar serviços de lavagem a seco. Além disso, é preciso limpar constantemente o produto com um vaporizador para matar os carrapatos. A secagem constante também é necessária. Os cobertores de plumas para crianças são leves, acolchoados e consistem em um enchimento e uma capa de tecido. Eles são bons para caminhar no inverno. Em casa, a criança sentirá calor sob o enchimento de plumas.
O enchimento das roupas é de plumas, quente, leve, macio, mas não é adequado para pessoas alérgicas - Lã. A lã retém o calor seco, tem boa troca de umidade e permeabilidade ao ar, além de propriedades úteis. As crianças não passam muito calor por baixo e o produto também é leve. Os cobertores de lã são divididos em acolchoados - compostos por uma capa de tecido e enchimento, tecidos - são colocados em uma capa de edredom e usados no outono ou inverno, e tricotados - são adequados para o clima frio do verão, mas não podem ser usados por crianças muito pequenas. As desvantagens são que a lã requer cuidados especiais, carrapatos e traças a adoram e pode causar alergias graves.
O enchimento de lã de camelo é o mais quente, saudável e natural, mas também pode causar alergias - Linho. Cobertores leves e higroscópicos usados durante o verão.
Um cobertor ecológico de linho natural com capa de algodão é a solução ideal para o período de verão. - Uma história. Algodão, material agradável. Permite a boa circulação do ar, protegendo a criança do excesso de suor. Fácil de cuidar – seca rapidamente e mantém a forma. Adequado para caminhadas no verão.
Os cobertores de flanela infantis oferecem o mais alto nível de conforto - Enchimentos sintéticos. Material barato que não causa alergias. Leve, macio, um pouco menos quente que os análogos naturais. Ácaros, mofo e fungos não prosperam nele. Fácil de lavar, mantém sua aparência original por muito tempo. A única desvantagem é um leve efeito estufa.
Enchimento sintético para cobertores, colchas - material barato, leve e antialérgico - Velo. Material leve, respirável, hipoalergênico e macio. Uma opção ideal para caminhadas no verão.
Os cobertores de lã são uma combinação lucrativa de economia, praticidade, conveniência e beleza - Algodão. Recheio morno. Hipoalergênico, respirável. Mas seca mal, forma grumos, perde a forma e todas as suas qualidades úteis. Muito pesado para recém-nascidos.
O algodão do cobertor é um material cuja qualidade foi testada ao longo de muitas décadas. - Bambu. Esses produtos são bastante caros. Mas, ao mesmo tempo, são macios, duráveis, sedosos, agradáveis ao corpo e retêm bem o calor. Cuidar deles não é o mais difícil. Tem efeito antisséptico, ventila bem, absorve e evapora rapidamente o excesso de umidade. Antes de usar, deixe-o espalhado em um ambiente bem ventilado por duas horas para que fique mais fofo. Uma vez por ano ou seis meses, areje o ambiente por sete horas e passe o aspirador de pó. Não necessita de nenhuma outra limpeza.
O enchimento de fibra de bambu é um material natural ecologicamente correto que proporcionará um sono confortável
A maioria dos materiais requer capas de edredom separadas. É melhor escolhê-los em tecidos macios de algodão natural ou linho. Cobertores de malha não são adequados para bebês: eles são muito rígidos e não são quentes o suficiente.
Como cuidar?
O cuidado com o cobertor depende inteiramente do material. Não deixe de ler as instruções de limpeza do material que você planeja usar on-line, no rótulo ou no varejista. Conhecer algumas regras simples ajudará você a evitar estragar acidentalmente o cobertor do seu bebê. Tente não comprar materiais complexos - você só gastará dinheiro extra. Requisitos gerais: evitar altas temperaturas, esticar cuidadosamente o enchimento ao secar, ventilar periodicamente o produto para remover o excesso de odores.
O calor de um cobertor
O nível de calor pode ser determinado pela leitura do rótulo. Há vários pontos indicados ali, de um a cinco. Determinar pelo seu número.
- Um ponto. Uma opção leve, adequada apenas para o clima quente do verão.
- Dois pontos. Um cobertor leve e regular. Pode ser usado para caminhar em dias frios de verão ou em casa.
- Três pontos. Uma opção para o clima quente do outono ou da primavera. Opção média para temperaturas médias.
- Quatro pontos. Opção quente. Adequado para o final do outono, início da primavera, final do inverno. Aquece bem, mas em geadas severas não é suficiente.
- Cinco pontos. A opção mais quente. Ela aquecerá seu filho no tempo frio, evitando que ele pegue um resfriado e fique doente.
cobertor transformador
Algo prático e conveniente. Combina um cobertor e um envelope para bebê. O primeiro pode ser transformado no segundo de diferentes maneiras: com zíper, botões, fechos, fitas. Esta opção é ideal para caminhadas ao ar livre em climas frios.
A camada externa dos produtos geralmente é feita de materiais à prova d'água, e a camada interna é feita de materiais macios e agradáveis ao corpo. O bebê ficará seco e aquecido com esse produto.
Se você tem habilidades básicas de costura, você pode costurar um cobertor transformador com suas próprias mãos. Pode ser usado como um cobertor clássico, como um envelope de descarga e para passeios, ou como um tapete de brincar ou colchão. Os requisitos para esses produtos são os mesmos que para os outros.
Manta-envelope para alta
Algumas pessoas compram envelopes separados e sofisticados para alta. Mas isso é irracional: você não poderá usar um cobertor com laços e babados por muito tempo, e limpá-lo será um verdadeiro incômodo. É muito mais fácil comprar um envelope e adquirir ou fazer você mesmo acessórios para ele, que podem ser removidos após a celebração.
Exemplos de tais acessórios.
- Fitas. Com a ajuda deles, você pode “amarrar” o envelope, dando a ele uma aparência elegante e bonita.
Fitas de organza para descarga - Arcos. Laços redondos e fofos decorarão o envelope tanto quanto fitas.
Lindo laço para alta da maternidade - Laços de cinto. Uma mistura única é um laço com uma fita que pode ser amarrado ao redor do envelope, dando-lhe um visual duplamente pomposo.
Laço elástico para envelope de descarga - Capa de edredom. Um acessório prático que pode deixar seu visual elegante e bonito instantaneamente.
Capa de edredom para descarga de chita com renda
Além da beleza, escolha um cobertor-envelope hipoalergênico para recém-nascido e elimine qualquer perigo para a criança.
Tamanhos de cobertores
A escolha deve depender do tamanho do bebê e do berço. Os cobertores para as estações seguintes geralmente são comprados um ou dois tamanhos maiores, pois a criança crescerá visivelmente em alguns meses. A menor opção é 60 por 120 centímetros. Não é muito prático: você não pode enrolar seu bebê nele para passear e, depois de alguns meses, ele ficará pequeno demais para dormir. As opções mais comuns são 135x100 cm, 105x115 cm, 90x120 cm, 100x80 cm. É melhor comprar um tamanho adequado ao crescimento, e não exatamente o tamanho certo - no início da vida, as crianças crescem muito rápido, e o cobertor comprado pode ficar pequeno demais depois de dois meses. A maior opção é 110x140cm, que pode durar até alguns anos. Mas você só pode fazer essa escolha se tiver um berço grande o suficiente ou se seu bebê for grande - um produto tão grande só trará desconforto para crianças pequenas.
Ao escolher um cobertor para um recém-nascido, você escolhe o quão confortável ele se sentirá na maior parte do tempo. Mas não tenha medo – graças a este artigo, você pode escolher facilmente a opção ideal para seu bebê.