Móveis estofados podem ser considerados o elemento central do interior de qualquer casa. Geralmente é instalado na sala de estar ou na área de lazer. Um sofá macio e bonito pode decorar qualitativamente o design de um ambiente e tornar a casa mais confortável. Inicialmente, os sofás eram usados exclusivamente em sua forma “original”. Entretanto, na prática, os proprietários muitas vezes tinham que lidar com problemas: o estofamento frequentemente rasgava, desgastava e perdia a cor. Nessa situação, foi necessário fazer um estofamento completo, e isso não é um “prazer” barato. Para evitar tais problemas, capas especiais começaram a ser utilizadas no design de móveis estofados. Elas se tornaram parte integrante da decoração, assim como as cortinas. Este artigo discute os recursos para escolher uma capa de sofá elegante e de alta qualidade.
Contente
- Finalidade das capas
- Escolhendo uma colcha para um sofá
- Pele, cobertor sintético: qual é melhor?
- Sofá com formato fora do padrão: como escolher uma manta?
- Regras para selecionar tecidos para o design da sala
- Como cuidar de uma colcha?
- Vídeo: Capa de sofá: atraente, confortável e prática
- 50 mantas lindas e práticas para sofá na sala:
Finalidade das capas
Por que é necessário comprar uma colcha para um sofá? Sua principal finalidade é desempenhar diversas funções essenciais.
- Proteção confiável contra danos mecânicos e desgaste prematuro. O uso de capas prolongará a vida útil dos móveis estofados por décadas. O estofamento de fábrica manterá sua atratividade e integridade.
- Aquecimento. Em climas frios, estofamento de couro genuíno não manterá você aquecido. Este material nem sempre é agradável ao toque em climas frios. Um cobertor macio e quente no sofá tornará o processo de descanso mais confortável.
- Decorando o interior do quarto. Uma colcha elegante e de alta qualidade sempre decora o interior de um ambiente. Com sua ajuda, você pode trazer algo novo e original ao design habitual da sua casa. Uma grande variedade de capas de sofá nas lojas permitirá que você escolha um produto para qualquer estilo.
Um cobertor luxuoso, macio e fofo irá aquecê-lo no inverno e se tornará uma verdadeira decoração do interior
Escolhendo uma colcha para um sofá
Uma boa capa de sofá deve se ajustar perfeitamente ao móvel, protegê-lo de forma confiável, ser ecológica e bonita. Por isso, na hora de escolher, é preciso considerar três parâmetros principais: tamanho, tecido, cor. Para não errar no tamanho, é necessário medir os estofados com antecedência. Você precisará saber a largura e a altura do encosto.
O tecido deve ser denso, natural e resistente ao desgaste. O preço do produto dependerá de suas características e densidade. Os seguintes materiais são frequentemente usados para fazer capas de sofá: bambu, linho, algodão, viscose, poliéster, pele, fleece, lã, veludo.
Produtos feitos de uma mistura de diferentes matérias-primas são muito populares. Eles provaram ser bons durante a lavagem. Esta colcha é bastante resistente ao desgaste, agradável ao toque e tem uma excelente aparência.
Na hora de comprar, mais uma coisa é importante: a capa do sofá deve ter um tom adequado. A cor deve ser selecionada com base no esquema de cores do interior do ambiente, nas características técnicas do ambiente e nas preferências pessoais.
Se o ambiente for pequeno e o sofá for pequeno, é melhor dar preferência a cores claras. Uma colcha clara deixará o quarto mais amplo e espaçoso. Uma manta brilhante no sofá ficará bem em estilos originais, que acolhem coisas de formato incomum e elementos de cores ricas.
Conselho! Ao escolher um revestimento protetor, guie-se pela composição da sua própria família. Em uma casa onde há crianças pequenas, idosos, animais, você não pode usar capas muito finas e caras. É melhor dar preferência a materiais densos.
Pele, cobertor sintético: qual é melhor?
Um momento extremamente difícil na hora de comprar capas para móveis estofados é a escolha do tecido. Os mais populares são materiais sintéticos e produtos feitos de pele natural. Uma breve descrição comparativa deles é apresentada na tabela.
Têxtil | Vantagens | Imperfeições |
Pele natural | Aparência luxuosa. Este material tem uma cor incomum e textura agradável. Isso tornará o ambiente mais elitizado e caro. | Possibilidade de reações alérgicas. Este tecido não é adequado para pessoas alérgicas. |
Ampliação visual de móveis. A pele fará com que um sofá pequeno pareça mais volumoso e tridimensional. | Dificuldade de atendimento. Não é permitido lavar um cobertor de pele em uma máquina de lavar comum. O item terá que ser lavado a seco. Isso não é barato. | |
Conforto ao sentar. É muito agradável relaxar deitado sobre pele natural. O material é macio, quente e fofo. | Preço alto. Os preços desses produtos estão sempre acima da média. | |
Sintéticos | Nenhuma reação do sensível organismo humano. Esses tecidos são absolutamente seguros. Eles não causarão nenhuma reação negativa no corpo. | Aparência menos marcante. O cobertor sintético parece "barato". |
Facilidade de cuidado. Os sintéticos podem ser facilmente lavados em uma máquina de lavar comum. Não requer uma abordagem especial. O principal é manter o regime de temperatura. Em baixas temperaturas o tecido conserva melhor a cor. | Os sintéticos não são tão agradáveis ao toque. Às vezes desliza de forma desagradável e tem uma textura áspera. | |
Resistência ao desgaste. Lavagens frequentes não são uma ameaça aos tecidos sintéticos de alta qualidade. | ||
Aparência atraente. Os fabricantes oferecem essas capas em diferentes variações de cor, formato e design. |
Sofá com formato fora do padrão: como escolher uma manta?
É muito difícil escolher uma colcha para um sofá de canto ou qualquer outro móvel com formato fora do padrão. O principal problema é fixar o tecido em todas as superfícies. Normalmente, para móveis com formas complexas, as capas são encomendadas em um estúdio. O mestre mede o item de forma independente, esboça o design do futuro produto e seleciona o tecido junto com o cliente. Capas prontas para sofás de canto geralmente incluem fechos: botões, elásticos, cordões, ferragens de metal. Elas ajudam a evitar que o material escorregue de uma superfície de formato irregular. A capa protetora para um sofá redondo, oval ou de canto pode ser inteiriça ou composta por várias partes separadas.
A segunda opção é mais simples. Você mesmo pode fazer esse revestimento. O principal é tirar as medidas corretas dos móveis. Você também pode comprar uma colcha pronta em um formato não padronizado. Geralmente vem na forma de uma capa feita de material elástico. A capa se ajusta perfeitamente a todas as superfícies e é fixada com vedações especiais de silicone. Se necessário, pode ser removido e lavado na máquina de lavar. Esse tipo de capa é relativamente barato, fácil de colocar e está disponível em uma grande variedade de cores.
Regras para selecionar tecidos para o design da sala
Ao escolher uma capa protetora para um sofá de campo ou residencial, você deve considerar as seguintes recomendações.
- A textura e a densidade do material de revestimento devem estar em harmonia com o restante da decoração do ambiente. Se você tem cortinas de seda clara, não deve comprar uma capa de pele. É melhor dar preferência aos sintéticos. A pele ficará bem com cortinas grossas de várias camadas nas janelas.
O cobertor de pele original de dupla face adicionará entusiasmo ao interior - O estilo do revestimento e o design do ambiente devem ser os mesmos. Isso deixará o ambiente mais harmonioso.
Manta floral delicada para sala de estar em estilo rústico - O sofá é um lugar para dormir, descansar e relaxar. Levando isso em conta, você deve escolher a cor do seu revestimento. Tons brilhantes e ácidos excitam muito a mente. Eles não deixarão você relaxar completamente. O mais adequado seria tons pastéis e claros;
Uma colcha de cor clara e almofadas coloridas são perfeitas para decorar um sofá na sala de estar. - A decoração e o padrão do revestimento devem estar em harmonia com os elementos decorativos do interior do ambiente. Coincidências podem ser rastreadas em cores e formas.
A colcha do sofá e a toalha da mesa de centro são feitas no mesmo esquema de cores
Como cuidar de uma colcha?
O princípio do cuidado têxtil depende do tipo de tecido. Cada matéria-prima tem suas próprias regras, recomendações de lavagem e uso diário. No entanto, existem algumas regras gerais para cuidar da sua colcha.
- Leia atentamente as recomendações do fabricante, se disponíveis. Elas devem ser rigorosamente observadas.
Símbolos de cuidados com tecidos - Se aparecer alguma mancha, não tenha pressa em usar alvejante. Primeiro, preste atenção ao rótulo. Se não houver permissão, é proibido adicionar tais agentes agressivos durante a lavagem.
O rótulo do fabricante proíbe o uso de alvejante neste cobertor. - A dosagem do sabão em pó e do gel deve corresponder à dosagem recomendada. O excesso de detergente pode danificar o tecido.
Utilizamos pós ou géis especiais dependendo do tecido do cobertor na quantidade recomendada. - Não é recomendado deixar de molho modelos coloridos ou estampados. Para manchas graves, é melhor levá-las à lavanderia. A imersão pode levar à perda do brilho da cor, alterações na espessura do recheio e na sua qualidade.
- A camada protetora deve ser seca naturalmente – ao ar livre. A secagem mecânica aumentará a taxa de desgaste.
É aconselhável secar o cobertor ao ar livre e ventilar bem. - Tecidos naturais e sintéticos devem ser lavados separadamente. Separe suas roupas cuidadosamente antes de colocá-las na máquina. Ao lavar pela primeira vez, é melhor lavar a capa separadamente das outras roupas. A primeira vez lhe dará a oportunidade de entender se o material colore a água.
A colcha de linho natural feita de elementos individuais requer um manuseio delicado