Como regra geral, tricotar um cobertor com agulhas de tricô está além do poder das artesãs iniciantes. Criar um produto assim exige muito esforço e paciência. Mas os resultados não tardarão a chegar. O resultado é um cobertor que mantém os membros da família aquecidos nas longas noites de inverno. Pode ser colocado sobre uma cadeira ou sofá, complementando o interior e criando um ambiente aconchegante. Se você não tem muita familiaridade com tricô e este é seu primeiro projeto, escolha a versão mais simples de um cobertor com padrão seccional para treinar. É bem simples e vai ajudar você a pegar o jeito.

Contente
A melhor ferramenta
Geralmente as costureiras usam uma de duas ferramentas para tricotar.
- Agulhas de tricô.
- Gancho.
Claro, há o tricô com agulha. Entretanto, essa técnica não se difundiu devido à grande complexidade de execução.
Gancho
Tricotar com esta ferramenta maravilhosa é muito fácil, por isso é perfeita para iniciantes. Eles criam uma variedade de padrões. É pequeno, compacto e não ocupa muito espaço.
A principal desvantagem é a nervura e a rigidez dos produtos. A fileira de laços não é densa, criar algo simples leva muito tempo.
Raios
Adequado para artesãs mais experientes. Tricotar com elas é difícil, mas comparado ao crochê, o processo de criação de padrões arejados é visivelmente mais complicado. Elas permitem tricotar grandes peças em pouco tempo (uma tricotadora experiente consegue fazer até quatro laçadas por segundo). Os itens ficam macios, suaves (todas as voltas serão iguais entre si, independentemente da tensão) e agradáveis à pele.
Existem vários tipos de agulhas de tricô.
- Abrir
Agulhas de tricô de ponta aberta ou dupla
Vendido em conjuntos de cinco. Relativamente curto, com afunilamento duplo. O objetivo principal é tricotar em círculo. Adequado para fazer luvas e meias.
- Fechado.
Agulhas de tricô fechadas e retas
Vendido em pares. A mais longa de todas as agulhas de tricô. Eles são convenientes para tricotar peças longas e retas, como um cachecol ou um suéter. Frequentemente usado para criar cobertores.
- Anel
Agulhas de tricô circulares ou circulares
São dois gravetos curtos conectados por uma linha de pesca fina. Eles são universais e podem substituir qualquer ferramenta de tricô. As desvantagens incluem:
- a necessidade de selecionar com precisão o comprimento da linha;
- técnica de tricô complexa.
Se você decidir tricotar um cobertor com agulhas de tricô, use agulhas fechadas. Elas evitarão que as alças escorreguem da parte de trás e permitirão que você crie uma variedade de padrões. Além disso, elas facilitam a troca de cores dos fios.
Padrões seccionais
O mais leve de todos os tipos é o cobertor com padrão secional. Uma variação comum é "grão".
Antes de criá-lo, marque mentalmente seu cobertor em seções iguais, de 20 por 20 voltas de tamanho. Alterne os quadrados em um padrão xadrez, usando pontos tricô e meia, até formar um padrão.
Para tricotar um cobertor desses com agulhas de tricô, você não precisa ser uma artesã experiente. Se desejar, você pode fazer seções multicoloridas usando tricô uniforme. Não há restrições quanto ao tamanho dos quadrados, altere-os como desejar.
Para escolher o tamanho correto, monte vinte pontos e meça-os com uma régua. Divida o comprimento e a largura desejados pelo número resultante. É assim que você calcula quantos pontos precisa montar na primeira carreira.
Cobertor em zigue-zague
As listras do cobertor são tricotadas gradualmente, sem necessidade de costura. Cada tira pode ser tricotada com fios diferentes, criando assim um padrão único. Artesãs experientes usam sobras de fios de outros trabalhos.
Descrição do Cargo
Monte 10 pontos, tricote dez carreiras em meia, sempre diminuindo um ponto à esquerda e um à direita. Repita esse passo, mas adicionando à esquerda e subtraindo à direita. Isso resultará em uma faixa irregular que parece um raio. Os ziguezagues podem ser diagonais ou verticais (dependendo da sua preferência). Conte periodicamente o número de laçadas nas agulhas de tricô. O número deve permanecer sempre o mesmo (no nosso caso 10).
Quando atingir o comprimento desejado, feche nove laçadas na tira, deixando uma laçada na agulha de tricô. Gire a futura obra-prima 180 graus e tricote o próximo zigue-zague da mesma maneira, prendendo-o com o anterior. Depois de tricotar outro cobertor usando agulhas de tricô, lave-o com água morna.
Folhas volumétricas
Antes de começar a trabalhar, é necessário estudar o padrão “pérola”. Junto com o elástico e a trança, é um elemento extremamente popular utilizado em muitas obras.
Tricotar uma carreira de pontos alternados na frente e atrás, e depois fazer o próximo da mesma maneira, mas em um padrão xadrez. O resultado será um padrão "pérola". Vale ressaltar que algumas artesãs chamam de “sementes”, “escamas de peixe” ou “teia de aranha”.
Depois de estudar o novo elemento, comece a tricotar o cobertor com agulhas de tricô.
Monte 112 pontos. Em seguida, trabalhe 4 carreiras usando o padrão de pérolas e, depois, trabalhe o motivo de folhas, deixando 4 nós de cada lado.
Ao tricotar as “folhas”, você precisará dividir o tecido restante em 7 seções iguais de 16 laçadas (use alfinetes para facilitar).
1 carreira: 2 juntos. pessoas. À esquerda, tricotar 8, 1 laçada, tricotar 4, tricotar 2. pessoas. Para a direita;
2ª carreira: 2 juntos. pessoas. Esquerda, 3 malhas, 1 laçada, 3 malhas, cruzar 8 pontos para a direita;
3ª carreira: 2 juntos. pessoas. Esquerda, 6 malhas, 1 laçada, 4 malhas, 1 laçada, 2 malhas, 2 juntas. pessoas. Para a direita;
Linha 4: 2 juntos. pessoas. Esquerda, 1 tricô, 1 laçada, 6 tricôs, 1 laçada, 5 tricôs, 2 juntos. pessoas. Para a direita.
Continue dessa forma até atingir o comprimento desejado. Finalize o cobertor com quatro fileiras de "teia de aranha" e depois corte o fio.
De quadrados
Talvez o tipo de cobertor mais popular. A principal vantagem é que ele consiste em pequenos quadrados costurados com linha. Ou seja, você pode tricotar enquanto está no trânsito ou visitando alguém. Em comparação com os métodos tradicionais, tricotar pequenas áreas não exige muito tempo, espaço e esforço.
Você precisará de uma grande quantidade de fios diferentes. Aproveite sobras de produtos anteriores. Use sua imaginação. A gama de cores, formato, padrão e tamanho do cobertor não são limitados de forma alguma. Você pode escolher várias cores combinando e criar uma única composição. Mas ninguém vai proibir você de pegar os fios em qualquer ordem e criar padrões coloridos únicos, complementados por vários elementos.
Outra vantagem é a possibilidade de costurar novamente os quadrados em uma ordem diferente ou substituí-los por novos a qualquer momento.
Não existe um padrão único de tricô, tente inventar um tecido único.
Aproveitar
Depois de terminar o cobertor com as agulhas de tricô, é aconselhável fazê-lo em crochê. Isto é necessário para aumentar a vida útil.
Para fazer isso, você precisará de uma agulha curta (3 mm) e um fio que combine com o tecido.
1 carreira: amarre o perímetro do produto com p. b. n.;
Linha 2: Alterne 2 correntinha. p., 3 colheres de sopa. b. n.;
Linha 3: tricotar 5 pontos no anel formado pelas alças de ar. n., então prenda com 1 colher de sopa. n. (continue até o final da linha).
Cuidado
Para manter seu cobertor com a melhor aparência, siga estas dicas.
- Não guarde peças de malha em pilhas apertadas, caso contrário o fio se desgastará.
- Antes de guardar o cobertor no armário, não se esqueça de lavá-lo. Suor e sujeira atraem traças.
- Coloque repelente de traças no seu armário.
- Lave sempre à mão peças de malha. A máquina de lavar danifica as peças (estica e embaraça a lã).
- Lave com água morna, mas não quente.
- Não seque o cobertor em frente a radiadores. É melhor colocá-lo sobre uma superfície plana e deixá-lo lá até secar completamente.
Conclusão
Como você pode ver, tricotar um cobertor com agulhas de tricô, embora difícil, é uma tarefa factível. Existem inúmeros padrões e tipos de designs. Você sempre pode usar sua imaginação e criar algo novo. Os itens recebidos serão um presente maravilhoso para seus amigos e parentes. Um cobertor colorido e vazado é perfeito para o quarto de uma criança, enquanto um cobertor de cor única em zigue-zague combina com qualquer interior de apartamento moderno.