Fio, agulhas de tricô e um molde: é tudo o que você precisa para tricotar um pequeno tapete para sua sala de estar.

Em comparação com seus equivalentes soviéticos, os tapetes de hoje têm uma função mais decorativa. As pessoas perceberam que tapetes pequenos e brilhantes enfatizam a riqueza do interior de forma muito mais favorável do que itens volumosos de lã em todas as superfícies horizontais e verticais.
Claro, você não conseguirá fazer um tapete persa macio sozinho, mas mesmo habilidades básicas de tricô serão suficientes para fazer um item original e brilhante para o chão ou para o encosto de uma cadeira. Tudo o que você precisa para isso é de um padrão adequado com uma descrição detalhada do processo de tricô e um pouco de tempo livre, e todos os outros materiais para artesanato podem ser adquiridos em uma loja especializada.
Contente
- Como tricotar um tapete com agulhas de tricô?
- Tricotando um tapete para iniciantes
- Tapete redondo
- Tapete Cunha
- Tapete estrela
- Tapete fofo "Ovelha"
- Tapete para assento de cadeira
- Tapete para encosto de cadeira
- Como tricotar um tapete com fio grosso usando agulhas de tricô?
- Conclusão
- VÍDEO:
- 50 opções de tapetes de malha para interiores:
Como tricotar um tapete com agulhas de tricô?
Fazer um tapete com agulhas de tricô é bem simples se você souber por onde começar, ou seja: escolher o desenho, os materiais para produção e o local onde o tapete ficará.
Para tapetes de cozinha que serão lavados com frequência, é melhor usar fios de acrílico ou algodão.
Esses materiais resistem melhor aos efeitos químicos dos detergentes em pó. Portanto, um produto feito com eles não perderá a forma e a cor mesmo após 30 ciclos de lavagem.
Modelos de carpetes mais grossos e quentes são usados em quartos ou salas de estar. Geralmente são mais volumosos e têm um padrão complexo. Você pode conseguir esse efeito usando fios de lã. Ele mantém sua forma constantemente, e os fios se encaixam tão firmemente que não formam espaços vazios.
A única desvantagem da lã é que ela se desgasta rapidamente. Para prolongar sua vida útil, você deve escolher lã não feita de fibras puramente naturais, mas com adição de fibras sintéticas. Mas essa opção é mais adequada para corredores entre cômodos, por onde as pessoas passam com mais frequência.
Importante! Ao combinar várias cores em um tapete, você precisa usar fios do mesmo diâmetro e densidade. Para tornar o produto mais elegante e organizado.
Os diagramas com descrições são destinados a artesãos iniciantes que desejam saber como tricotar um tapete com as próprias mãos. Esses padrões são semelhantes aos padrões comuns para fazer qualquer outro item de malha. E eles contêm os mesmos símbolos.
A única diferença é o método de montagem. Portanto, os tapetes tricotados à mão podem ser divididos nos seguintes tipos.
- Redondo. O tricô começa no centro e continua em espiral. Dessa forma você pode fazer um caminho no chão de qualquer tamanho. O principal é ter linhas e espaço suficientes nas agulhas de tricô.
O principal é escolher a cor, o padrão e o material para criar uma composição única e completa. - Quadrado. O tapete é feito de forma padrão. Um certo número de laçadas são lançadas nas agulhas de tricô. Eles determinarão a largura do caminho.
Para tapetes feitos perto da cama, é bom usar lã e acrílico. Eles são mais macios e serão agradáveis para seus pés pisarem. - Seleções nacionais. O tapete é composto por várias partes que são tricotadas separadamente. Depois disso, eles são coletados e formam um único padrão.
Um produto com motivos fica bem na sala de estar e na cozinha, onde é fácil ver todos os detalhes do quadro geral.
Além desses métodos, não é difícil fazer um tapete com laços, pompons, cordões, cintos, fios grossos ou até mesmo materiais comuns que tenhamos à mão, etc.
Tricotando um tapete para iniciantes
Para iniciantes que ainda não tricotaram desenhos complexos, é melhor começar a fazer tapetes com agulhas de tricô no formato de um quadrado ou retângulo regular. Esta é a base, para a qual a decoração em forma de franjas ou tranças é igualmente importante.
Ferramentas:
- 400 gramas de fio;
- Agulhas de tricô de 4 mm;
- Gancho de 4 mm.
Fabricação:
- Você precisa montar 58 pontos regulares + mais 2 pontos de borda na agulha de tricô;
- então há dois relacionamentos conectados de acordo com o esquema 1. É chamado de “confusão”;
- a estrutura da trança é mostrada no diagrama 2, depois dela há mais 2 relações;
- desta forma você precisa tricotar pelo menos 42 cm do produto;
- A franja completa a composição e é feita a cada duas voltas.
Importante! Tapetes retangulares feitos à mão nem sempre ficam perfeitos nas agulhas de tricô. A aparência pode ser prejudicada por laterais não tratadas do produto. Elas podem ser corrigidas usando uma fita de crochê. Mas esta não é uma etapa obrigatória.
Tapete redondo
A maneira mais fácil de tricotar um tapete redondo é em espiral. Mas, ao mesmo tempo, é um verdadeiro teste de resistência do mestre.
Ferramentas:
- gancho;
- fios de várias cores;
- agulhas de tricô.
Fabricação
Antes de começar a tricotar um tapete redondo com agulhas de tricô, você precisa fazer uma base para ele. Para isso você precisa de um gancho. Com sua ajuda, um pequeno círculo com diâmetro de 20 cm é tricotado.
Agora você precisa pegar as agulhas de tricô e montar apenas 15 laçadas. E comece a tricotá-los da maneira usual. Na 10ª carreira, você precisa reduzir o comprimento do tecido resultante para 10 laçadas, virar o produto e, assim, tricotar mais 10 laçadas. Em seguida, você terá que aumentar o número de voltas para 15 novamente. Essa alternância acompanhará todo o processo de confecção do tecido do tapete.
Tapete Cunha
Um tapete de cunha é um trabalho complexo que requer instruções. Afinal, a tecelagem aqui ocorre simultaneamente tanto na parte da frente quanto na de trás.
Ferramentas:
- algodão ou qualquer outro fio;
- Agulhas de tricô circulares nº 7, comprimento 60, 80 cm.
Fabricação
- Monte 50 laçadas nas agulhas de tricô usando três fios.
- Selecione 10 laçadas para tricotar a estrutura de acordo com o padrão.
- Nas 40 restantes, são usadas carreiras curtas regulares: na parte da frente, até as 3 alças externas, as 2 alças seguintes são tricotadas em uma alça da frente.
- Vire o tecido e continue até o final da carreira com pontos meia até os últimos 4 pontos e os próximos 2 pontos são tricotados em um só.
- A próxima carreira é tricotada em uma laçada de cada vez até as últimas 5, e as próximas 2 laçadas são tricotadas em uma laçada frontal.
- A próxima linha é repetida até as últimas seis.
- O princípio continua até que 38 carreiras sejam tricotadas na agulha.
- O próximo padrão seria como 2 pontos unidos como tricô, 1 tricô, 1 tricô e termina com 1 laçada.
- Repita o novo algoritmo até o último loop e, então, a tela é girada novamente;
- A próxima carreira é tricotada no avesso, de acordo com o padrão.
- Os laçadas das carreiras anteriores não são viradas. No lugar deles, formam-se buracos;
- O trabalho envolve novamente 50 voltas.
Portanto, você precisa tricotar 11 cunhas e 22 rapports. Quando todas as peças estiverem prontas, elas são costuradas com linhas de costura comuns.
Tapete estrela
Para fazer este tapete você precisará de vários tons de linha. Para tornar o desenho mais volumoso.
Ferramentas:
- fio 4 cores;
- agulhas de tricô;
- agulha;
- linhas de costura.
Fabricação
Primeiro, os detalhes são feitos com fios amarelos. Para fazer isso, monte 5 laçadas nas agulhas de tricô. Elas são tricotadas em ponto meia. Em cada carreira subsequente, depois da primeira e antes da última laçada, há um aumento. Exatamente mais uma volta. Assim, cada carreira acrescenta 2 laçadas à largura do produto.
Na próxima peça (amarelo escuro), ao contrário, diminuem-se 2 laçadas de um lado e, no outro lado, acrescentam-se 2 laçadas.
O tom azul ficará ao lado do amarelo claro. Portanto, ele deve repetir sua curva. Assim, de um lado as alças são reduzidas, e do outro formam-se dentes. Você precisa repetir esses passos pelo menos mais 4 vezes. O mesmo precisa ser feito com as partes azuis. Com uma curvatura correspondente em relação ao tom amarelo escuro.
Tapete felpudo "Ovelha"
Você pode tricotar um tapete com agulhas de tricô de forma criativa e fácil se recorrer a truques. O produto "Ovelha" é composto por 80% de pompons e apenas 20% de peças de malha.
Ferramentas:
- agulhas de tricô;
- fio marrom;
- fios de lã branca ou bege;
- linha de costura e agulha.
Fabricação
Os pompons são feitos de fios de tom mais claro. Para fazer isso, você precisa enrolar uma certa quantidade de linha na palma da mão dobrada. As pontas deixadas no início do enrolamento e no final devem ser amarradas. O novelo resultante é cortado e um pompom é obtido.
O corpo e a cabeça são planos, então não é preciso ter grandes habilidades de tricô. Para fazer isso você vai precisar de:
- 4 tiras retas para membros;
- 2 triângulos pequenos;
- 1 triângulo grande para a cabeça.
Importante! Uma das dicas para incrementar criativamente o produto é fazer pompons que imitem o corpo da ovelha, em tamanhos diferentes. Dessa forma o tapete ficará mais volumoso.
Tapete para assento de cadeira
A capa da cadeira é feita de acordo com as dimensões e o formato do seu assento. Portanto, esse tipo de produto pode ser apresentado em diferentes técnicas e variações. Um deles é um tapete retangular feito com sobras de fios de diferentes texturas.
Ferramentas:
- agulhas de tricô;
- restos de fios diversos;
- gancho;
- fios;
- agulha.
O processo passo a passo de criação de um tapete de assento pode ser dividido em:
- preparação de fios;
- tricô de peças;
- conjunto;
- processamento.
Assim, os elementos-chave do tapete são pequenos retângulos medindo 5 por 25 cm. Elas são feitas com laços faciais regulares. Para obter um tapete pequeno, você precisará de pelo menos 10 dessas peças.
Importante! Diferentes tipos de fios podem não se manter bem unidos. Portanto, com o tempo, o tapete pode começar a se desintegrar. Para evitar esse processo, o produto deve ser vaporizado em água quente e depois passado com gaze. Dessa forma a conexão entre os fios ficará mais forte.
A próxima etapa é a montagem. Todas as peças apresentam um padrão vertical resultante do método de tecelagem. Portanto, durante a montagem do produto, é preciso estar atento e dispor as peças verticalmente conforme o desenho, em padrão xadrez.
O toque final é a união das bordas. Isso é feito usando uma agulha e um fio de um dos tons usados dentro do produto.
Tapete para encosto de cadeira
É melhor que o estilo do assento da cadeira seja repetido na capa do seu encosto. Portanto, para fazer uma capa a partir de um pequeno tapete do ponto anterior, você pode costurar adicionalmente elásticos na parte de trás do produto. Para que fique na parte de trás. Ou você pode fazer uma capa completa que cubra tanto os assentos quanto as costas das cadeiras ou poltronas.
Ferramentas:
- agulhas de tricô, gancho;
- fio.
Fabricação
- Monte 60 pontos nas agulhas de tricô.
- Divida o conjunto em 15 pontos. Essas serão as seções para posicionar o desenho.
- No final, você precisa fechar todos os laços.
- O tapete em si é amarrado com fios em dois pontos baixos três vezes.
Se desejar, o produto pode ser decorado com franjas. Também há opções em que 3 a 5 tons de uma cor são tecidos na cobra, criando um gradiente suave e bonito no padrão.
Como tricotar um tapete com fio grosso usando agulhas de tricô?
Para fazer tapetes desse material, é necessário equipamento especial. Neste caso estamos falando de agulhas de tricô. Seu diâmetro deve ser de pelo menos 25 mm para que fios desse volume não caiam e não fiquem emaranhados.
Ferramentas:
- fio;
- agulhas grandes de tricô.
Fabricação:
- usando o método padrão, 41 laçadas são lançadas nas agulhas de tricô;
- então a parte da frente é tricotada usando alças faciais;
- o último laço não é tricotado;
- repita desta forma por mais duas carreiras.
Como os fios são bastante volumosos, tricotar um tapete de 104 cm de comprimento não levará muito tempo e esforço.
Conclusão
A popularidade dos tapetes artesanais em miniatura surgiu porque as pessoas se cansaram das estruturas volumosas com designs incompreensíveis que eram tão populares no espaço pós-soviético algumas décadas atrás.
Hoje em dia, o interior tende ao minimalismo e ao conforto. O que também é enfatizado são esses tapetes pequenos. Como você pode ver, há muitas opções para tricotá-los. E cada um deles é apresentado com diagramas e descrições de domínio público. Alguns deles são destinados a iniciantes, outros a verdadeiros mestres. Mas cada um pode encontrar uma opção adequada para si.