Meias de nylon são um dos itens menos duráveis no guarda-roupa de uma mulher. Flechas, buracos... Isso é familiar a todas as mulheres. Acontece que se você não tem pressa em se desfazer desse elemento da imagem feminina, pode complementar habilmente o interior com uma coisa incomum - um tapete feito de meia-calça.
Contente
Como fazer um tapete de meia-calça
Existem várias técnicas para fazer "revestimento de piso" com meias-calças velhas. Por isso, cada costureira escolhe a técnica que melhor funciona ou que ela simplesmente mais gosta.
Como tecer um tapete com meia-calça nos dedos
Tecendo de anéis
Para trabalhar você precisa preparar:
- Meias velhas;
- Tesoura afiada;
Corte as partes superior e inferior (meias) de meias-calças velhas para que fiquem apenas as “pernas”. Nós os dobramos ao meio (ou até mesmo em quatro) e os cortamos em pedaços de 3–5 cm de largura. Esticamos ligeiramente os “anéis” resultantes para que se enrolem e comecem a assemelhar-se a um tubo.
Agora vamos ao trabalho. Pegue o anel e enrole-o em volta de quatro dedos da mão formando um oito. Colocamos o próximo anel em nossos dedos da mesma maneira, removemos as alças do primeiro anel e as transferimos para o dorso da mão. Fazemos o mesmo com todos os anéis subsequentes. À medida que novos anéis são adicionados, uma teia será formada.
Outra opção é tecer uma corrente de anéis. Dobramos o primeiro anel ao meio e o colocamos em apenas dois dedos, formando um oito. Colocamos o próximo anel duplo em cima e removemos as “laçadas” inferiores para o dorso da mão. E assim por diante. Essa técnica é semelhante à técnica de tecelagem com elásticos. O resultado é um torniquete.
Nós torcemos o torniquete em espiral, prendendo-o com alfinetes de alfaiate e depois costuramos com linha forte.
O tapete está pronto! Se você usar meias-calças de cores diferentes, obterá modelos muito interessantes.
De tranças
Outro modelo de tapete feito sem gancho. Para fazer um tapete de tranças de náilon com suas próprias mãos (aliás, não só meias-calças adultas, mas também infantis servem), você precisa cortar não na transversal, mas no sentido do comprimento, para obter os pedaços mais longos possíveis. Depois de cortar uma quantidade suficiente, prendemos a borda e começamos a tecer tranças regulares de três “fios”.
Usando diferentes ganchos e suportes (de papelaria ou de cortina), o processo acaba sendo muito prazeroso e emocionante.
Se desejar, as tranças podem ser feitas com diferentes quantidades de fios.
Uma vez que as tranças estejam prontas, elas são conectadas. Há várias opções. Primeiro, torça a trança em espiral e prenda-a com cola. Em segundo lugar, elas são fixadas usando uma costura à máquina ou à mão.
Fazendo um tapete com meia-calça em um bastidor
Ou você pode tecer um tapete redondo em um bastidor.
Para fazer isso, você precisará de:
- Aro;
- "Fio" feito de nylon;
- Tesoura;
- Agulha e linha.
Primeiro, fios verticais são presos a um arco especial. O número deles é arbitrário. Quanto mais houver, mais denso será o produto. Depois passamos os fios horizontais pelos verticais, para cima e para baixo, trançando a base. Em cada linha fixamos o início e o fim do trabalho. Ao chegar ao bastidor, retiramos o trabalho e costuramos a última carreira, prendendo o fio de trabalho.
Essa técnica é relevante não apenas para aros, mas também para armações retangulares.
Meias, camisetas, pedaços de tecido ou fios de tricô também são usados para tricotar. Quanto mais variada for a textura do “fio”, mais interessante será o tecido. Talvez não seja mais um tapete, mas uma pintura feita à mão.
O tapete, feito com a técnica de tecelagem, assemelha-se a um tecido. E quando usa peças multicoloridas fica muito estiloso.
Como fazer um tapete de crochê com meia-calça
Tapete redondo
O “fio” para este produto é preparado da seguinte forma: as “pernas” de nylon são cortadas longitudinalmente em tiras. Outra opção é cortar em espiral.
Vamos começar a tricotar. Feche 5 alças de ar formando um anel. Continue tricotando com pontos baixos, aumentando gradualmente o número de laçadas para que o tapete fique plano.
Se você tiver "fios" de cores diferentes, é melhor prendê-los alternadamente. Isso pode ser feito sem nós. Quando um fio acabar, coloque cuidadosamente o segundo fio sob a borda do primeiro e continue trabalhando.
O tamanho e a cor são determinados com base em seus desejos pessoais.
Tapete oval
Os “fios” para um tapete de crochê oval são preparados da mesma forma que para um redondo – quanto mais longo o fio, melhor. E você pode tricotá-lo usando qualquer padrão para um tecido oval.
Por exemplo, um tapete feito de meia-calça usando esse padrão parece lacônico, mas muito interessante. Se você não quiser tricotar “colunas exuberantes” e alças de ar, você pode tricotar todo o tecido com colunas com uma laçada.
Vale ressaltar que ao utilizar “fios” multicoloridos, você não precisa se preocupar com o padrão; o item parecerá interessante de qualquer maneira.
Dicas úteis
- Não jogue fora suas meias-calças velhas, deixe-as de lado e, assim que tiver tempo, prepare o "fio".
- Se você tingir meias-calças bege em cores brilhantes usando corantes comuns, você terá uma paleta alegre do material original.
- Ao tricotar, não estique o fio, pois assim o tapete ficará arejado.
- Se você não tiver meias-calças suficientes para fazer um tapete do tamanho desejado, continue tricotando com fio de jersey ou "fios" obtidos de camisetas velhas.
Um tapete feito de meia-calça de náilon vai decorar seu corredor ou banheiro. E graças à imaginação e alguma habilidade, obtêm-se telas exclusivas feitas à mão.