Pompons arejados são uma adição maravilhosa a qualquer interior. Um tapete colorido feito de pompons volumosos adicionará detalhes e frescor ao interior.

Este tapete será especialmente útil no quarto de uma criança; você não precisa mais se preocupar com seu filho pegando um resfriado enquanto brinca no chão frio.
Contente
- Métodos de fazer pompons
- Como fazer um tapete de pompom com suas próprias mãos
- Materiais e ferramentas
- Tapete quadrado em base de grade
- Tapete redondo sobre base de tecido
- Mini tapete decorativo ou capa para cadeira
- VÍDEO: Tapete Mini Pompom DIY.
- 50 ideias originais para tapetes e outros itens feitos de pompons:
Métodos de fazer pompons
Há mais de uma maneira de criar bolas volumosas. Para saber como fazer um tapete macio com pompons arejados com suas próprias mãos, vamos dar uma olhada nos métodos principais e populares.
- Garfo.
Pegue uma tesoura, linha e um garfo. Enrole a linha ao redor do garfo, deixando as pontas livres. Pegue as duas pontas do fio e amarre-as firmemente no meio. Corte as laçadas de linha que se formaram em ambos os lados com uma tesoura. Endireite a bola.
- Cartão.
Corte um retângulo de papelão e cole-o em um cilindro com um furo axial. Dobre-o em um retângulo. Prenda o fio que será usado para amarrar a bola no cilindro de papelão. Pegue os fios preparados para o tapete de pompom e enrole-os ao longo da largura do retângulo de papelão. De um lado, corte-os e do outro, amarre-os.
- Clássico.
Este método geralmente aceito requer a presença de dois círculos especiais de papelão com um furo no meio. Você mesmo pode cortá-los. Colocamos os círculos juntos e começamos a enrolá-los formando um círculo com fios. Quando você tiver enrolado fio suficiente, corte-o da borda externa dos círculos, no espaço entre eles. Retiramos o papelão e amarramos o fio no meio.
- Cadeira.
Usando esse método, você pode produzir um grande número de acessórios de uma só vez. Será muito útil se você estiver planejando fazer um grande tapete com pompons multicoloridos passo a passo com suas próprias mãos. Vire a cadeira de cabeça para baixo. Enrole os fios ao redor das pernas. Amarre os fios da ferida a cada 5-6 cm. Após a conclusão dos procedimentos, corte-os.
Importante! Ao usar uma cadeira para fazer bolas, amarre e corte os fios em intervalos iguais para que fiquem uniformes e idênticos.
Como fazer um tapete de pompom com suas próprias mãos
Pense com antecedência sobre como as bolas multicoloridas serão dispostas e em que ordem. Um voo de fantasia ajudará você a criar um produto incrível com suas próprias mãos na forma de um animal ou qualquer figura geométrica. Tapetes feitos à mão com pompons rosa em formato de coração têm um visual romântico.
Depois de saber a cor e o formato futuros da obra, pense na sua espessura. Se o piso da casa for frio e um tapete feito de pompons fofos feitos à mão desempenhar uma função isolante, é necessário pensar em uma camada adicional. Para fazer isso, adicione enchimento sintético ou outro material que economize calor ao trabalho.
Observe! Para sua função decorativa, o tapete não necessita de uma camada adicional de isolamento.
A maneira mais rápida de criar um tapete de pompom é com uma pistola de pompom quente. Antes de fazer um tapete macio com pompons fofos com suas próprias mãos, prepare uma malha ou tecido de acordo com o tamanho do trabalho desejado.
Como fazer um tapete com pompons fofinhos com suas próprias mãos passo a passo: no que você deve prestar atenção.
- Ao costurar as bolas bem próximas umas das outras, em um padrão xadrez, você criará um produto fofo, uniforme e organizado.
- Quanto mais largo for o molde para criar as bolas, mais fofas e volumosas elas ficarão.
- Se os elementos do tapete forem feitos de fio de tricô, alise-o cuidadosamente para que as futuras bolas mantenham o formato e tenham uma aparência atraente. Você pode usar um vaporizador.
- Para criar uma peça com formato não padronizado, como um animal ou um coração, primeiro desenhe um diagrama. Pense com antecedência em como as cores serão dispostas. Elementos individuais podem ser tricotados ou feitos em crochê (por exemplo, a cabeça, as patas, o nariz, os olhos).
- O acessório pode ser decorado com elementos adicionais: botões, franjas.
- As bolas podem ser feitas em tamanhos diferentes, assim o tapete ficará inusitado e original.
- Se você obteve fios ao desfiar uma peça de tricô antiga, alise-a molhando-a e colocando-a sob um peso.
- O tamanho ideal da bola é 10 cm de diâmetro.
Atenção! Prenda cada bola firmemente para que o trabalho seja durável e dure muito tempo.
Para criar uma oncinha você precisará de pompons de tamanhos diferentes, feitos com fios pretos e brancos. A cabeça do leopardo pode ser volumosa. Para fazer isso, você precisa costurá-lo com tecido grosso e enchê-lo com enchimento sintético e, em seguida, costurá-lo firmemente com pequenos pompons.
Há ideias mais interessantes para uma casa de campo. Em particular, você pode facilmente fazer um padrão de pele de urso. Em seguida, costure pompons de cor escura na parte superior e forme a cabeça do urso com eles.
Materiais e ferramentas
- Fios de qualquer cor e espessura. Quanto mais grosso for, mais fofa e volumosa a bola ficará.
- O fio pode ser obtido de qualquer material disponível: lã, viscose, acrílico.
- Tesoura, linha e agulha.
- Material escolhido para a base: malha, tecido, PVC espumado.
- Papelão, bússola, caneta ou lápis.
- Agulha de crochê.
Tapete quadrado em base de grade
Vamos considerar uma opção onde uma base de malha é usada para um tapete feito de pompons multicoloridos.
- Prepare duas bases, a primeira de malha: recorte o formato retangular ou quadrado desejado, e a segunda similar de tecido.
- Faça o número necessário de pompons que cobrirão toda a base de maneira firme e uniforme.
- Amarre as bolas na base. Prenda as linhas pelo lado avesso. Os fios de dois pompons adjacentes também são amarrados juntos na parte de trás. A distância entre elas deve ser mínima para que o trabalho fique volumoso e macio.
- Prepare a segunda camada de tecido da base e costure-a na parte de trás do produto.
Observe! Você pode fazer pompons com fios de peças de tricô velhas, cortando-os em tiras finas.
Tapete redondo sobre base de tecido
Para este formato de tapete de pompom faça você mesmo, você precisa cortar uma base de tecido redonda em duas cópias. O tecido deve ser denso, por exemplo, jeans, tapeçaria, veludo cotelê, estopa.
- Usando uma agulha grande e linha grossa, costure os pompons na base. Prenda as linhas pelo lado avesso.
- Coloque as bolas em círculo, o mais próximo possível umas das outras.
- Prenda e costure a segunda base pelo avesso.
- Se precisar de um tapete mais grosso, você pode engrossá-lo com tecido não tecido, enchimento sintético ou feltro.
Mini tapete decorativo ou capa para cadeira
Se você não sabe como fazer um molde para um tapete de pompom brilhante para uma cadeira passo a passo, pegue uma fita métrica e meça os parâmetros: assento e encosto. Adicione 2 cm aos números resultantes em cada lado e recorte a base da capa. O tecido é uma base melhor para um tapete macio e redondo com pompons para uma cadeira.
Costure as bolas firmemente na base. Coloque o tecido na parte de trás para esconder quaisquer nós ou fios na capa. Não há necessidade de selar adicionalmente o produto; não deve ser grosso, para não perder a flexibilidade e se adaptar bem ao móvel. As bordas do trabalho podem ser finalizadas com tricô ou costuradas com trança, à sua escolha.
Há três opções de pouso.
- Cole cuidadosamente a capa no assento e no encosto da cadeira, se ela tiver estofamento macio.
- Costure fitas especiais nos cantos da capa.
- Coloque sem fixar.
Com um maravilhoso tapete DIY feito passo a passo com pompons brilhantes, sua cadeira será transformada: ela não será apenas bonita, mas também confortável.
Imagine e crie seus próprios produtos exclusivos. Um tapete macio de pompom é uma ótima solução para qualquer sala de estar: como um elemento decorativo aconchegante ou algo prático e quente para sentar no chão.