Um sinal de design competente de qualquer interior são tecidos habilmente selecionados. Cortinas, colchas e guardanapos soam como um acorde poderoso na sinfonia de um espaço elegante. Portanto, é importante manter o bom gosto ao escolher o tecido para uma colcha.

A colcha deixará o quarto aconchegante
Uma colcha desenhada para decorar a cama vai decorar e deixar o quarto aconchegante

Para que a colcha agrade, na hora de escolhê-la, foque nas características do tecido, ela deve atender aos seguintes requisitos:

  • tem uma trama apertada, então o produto manterá sua forma;
  • suportar cargas mecânicas, ser resistente à abrasão e ao desbotamento;
  • manter o apelo estético após lavagens repetidas.

Antes de comprar, meça o tamanho da área de dormir, adicionando em cada lado quantos centímetros forem necessários para que a colcha fique pendurada na lateral. Esta técnica simples permite esconder roupa de cama e um colchão. Os designers usam alguns truques que lhes permitem destacar as propriedades vantajosas de um ambiente e ocultar características indesejáveis.

  • Se os parâmetros da sala forem desproporcionais, listras do padrão posicionadas corretamente ajudarão a normalizar visualmente a aparência.

    Colcha com listras
    Uma colcha com listras ao longo do comprimento alongará visualmente o ambiente
  • Uma colcha lisa deve necessariamente estar em harmonia com as cortinas, móveis estofados, carpete e paredes.

    Colcha lisa
    Uma colcha lisa de jacquard bordô harmoniza perfeitamente com cortinas da mesma cor.
  • Se houver muita luz no ambiente, escolha tons frios de cor. Se o ambiente for escuro, recomenda-se tons quentes.

    cobertor escuro
    Uma colcha escura em um quarto claro cria algum contraste e adiciona entusiasmo ao interior
  • Se todos os detalhes do ambiente forem feitos em tons da mesma cor, é melhor escolher um tecido da mesma gama, mas com estampa.

    Combinação de cortinas e colcha
    Um quarto chique com uma combinação bem escolhida de cortinas e colchas no mesmo esquema de cores
  • Franjas e borlas podem criar problemas para famílias com gatos. Os gatos certamente começarão a brincar com os elementos decorativos engraçados e arrancá-los.

    Colcha com franjas
    Colcha delicada de algodão com franjas na borda

As propriedades dos principais tecidos comumente utilizados em design de interiores são descritas abaixo. Depois de se familiarizar com as principais vantagens e desvantagens das variedades listadas, todos poderão escolher o material ideal que se adapta às suas condições individuais.

Tecidos básicos para colchas

Acrílico

Colchas de acrílico
As colchas de acrílico são fortes e duráveis ​​e estão disponíveis em uma ampla variedade de cores e padrões.

As condições de vida modernas e a necessidade de economizar tempo e dinheiro sugerem o uso de materiais de acabamento artificiais em espaços residenciais, e os têxteis não são exceção. Os materiais sintéticos no design do quarto minimizam os custos financeiros de compra e manutenção, além de durarem muitos anos. É fácil lavar uma manta de acrílico e a secagem leva pouco tempo.

O acrílico leve é ​​fácil de manusear até mesmo para crianças e pode ser armazenado em um pequeno espaço no armário. A gama ilimitada de cores e a amplitude de design permitem que você decore qualquer quarto com estilo. A principal desvantagem do acrílico é a formação de pellets. O tecido manterá sua aparência decente por mais tempo quando detergentes especiais forem cuidadosamente selecionados. O acúmulo de eletricidade estática é mais difícil; esse processo não pode ser interrompido.

Atlas

colcha de cetim
Colcha de cetim para o quarto - uma opção leve, bonita e romântica

A aparência impressionante faz do tecido de colcha de cetim a melhor solução de design para quartos sofisticados. Uma cama coberta com cetim perfeitamente liso parece arrumada e o quarto adquire um aspecto sofisticado. Usar apenas tecidos lisos com roupas de cama de seda é uma má ideia. A cama estará sempre desarrumada: a colcha escorregará dela.

O atlas requer uma abordagem especial. O menor descuido resulta na formação de manchas evidentes. A umidade provoca o aparecimento de manchas desagradáveis.

Bambu

Manta de bambu
Colcha de bambu – uma opção ecológica e barata com uma textura agradável

A base natural e orgânica faz com que o bambu seja muito procurado. Uma ampla gama de cores permite que você complete qualquer solução de design de interiores. Esse material costuma ser fino, então qualquer dona de casa pode lavar uma manta de bambu sem problemas. As regras de armazenamento são extremamente simples. Quando dobrado, o item ocupa o mínimo de espaço.

O bambu tem propriedades antibacterianas, é capaz de absorver umidade, odores desagradáveis ​​e eliminá-los. Não fica poeira nele. O ar passa facilmente sem criar efeito estufa.

Veludo

Colchas de veludo
As colchas de veludo são fofas, macias, agradáveis ​​ao corpo, mas desgastam-se rapidamente

O desejo das pessoas por veludo vem crescendo ao longo dos anos. Aparência luxuosa e textura agradável não deixam ninguém indiferente. Mas ao escolher o tecido para uma colcha, evite veludo natural. O custo é muito alto e a resistência à abrasão é mínima.

Se ninguém quiser sentar ou deitar na cama, o veludo servirá perfeitamente. Ela só pode desempenhar uma função decorativa. Para manter a unidade estilística, recomenda-se que, além da colcha, outro detalhe têxtil do interior deste quarto seja feito de veludo. Mas se você usar muitos detalhes de veludo em um quarto pequeno, o visual ficará sem graça. Moderação é a base do estilo.

Viscose

Colchas de viscose
As colchas de viscose para quarto são consideradas a opção mais natural entre as artificiais.

A viscose é baseada no material natural celulose. Portanto, é agradável ao toque como o algodão, mas prático como o poliéster. Leveza, ampla variedade de cores e decoratividade são as principais vantagens que fazem da viscose uma das melhores bases utilizadas para a produção de colchas.

Ao comprar, leve em consideração a propriedade da viscose de encolher após a lavagem. Se você decidir costurar roupa de cama com suas próprias mãos, antes de cortar a viscose, lave-a e seque-a, então surpresas desagradáveis ​​serão excluídas mais tarde.

Tapeçaria

Colchas de tapeçaria
As colchas de tapeçaria são verdadeiras obras de arte que chegaram até nós praticamente “do fundo dos séculos”.

Tapeçaria é um material tradicional que era usado para decorar interiores na Idade Média. Nos tempos soviéticos, quase todo mundo tinha colchas simples de tapeçaria. Na virada dos séculos XX e XXI, essa variedade de tecido perdeu sua relevância. No entanto, ultimamente, designers têm recorrido cada vez mais a ela, tentando dar ao quarto ou à sala de estar um visual finalizado.

Profissionais usam tapeçaria com muito cuidado. Afinal, ele tem a capacidade de reduzir visualmente o espaço. Tapeçarias não são apropriadas em quartos pequenos. Mas em salas espaçosas onde os clássicos reinam, a tapeçaria se tornará a personificação da prosperidade e estabilidade.

Jacquard

Colchas jacquard
As colchas jacquard são fáceis de cuidar, resistentes ao desgaste e mantêm a riqueza de suas cores.

Tecidos jacquard caros apresentam padrões grandes e complexos. Jacquard é feito de fios naturais e artificiais. Esta é uma opção clássica para costurar tecidos para o lar. Entre as vantagens dos itens jacquard, os especialistas destacam a resistência, os efeitos benéficos ao corpo, a durabilidade e a higroscopicidade. Mas o principal é o apelo estético. Os principais problemas estão relacionados ao alto custo e às dificuldades de manutenção. Se o item for feito de materiais naturais, especialmente lã, podem ocorrer reações alérgicas.

Pelagem

cobertor de pele
As colchas de pele parecem ricas e caras

Tecidos de pele para colchas são o epítome do chique. Selecionando os tons certos de cor, eles podem facilmente se adaptar a qualquer estilo de interior. Esta opção é adequada para pessoas com direitos a um status especial.

Se suas opções forem limitadas, é melhor não usar pele. A principal dificuldade está no atendimento. Pelos longos, sujos, perdem a beleza rapidamente, por isso você terá que usar a lavagem a seco regularmente. Não há outras opções para preservar a beleza original do pelo.

Microfibra (velsoft)

Cobertor de microfibra
Manta de microfibra de fibra ultrafina, caracterizada pela maior durabilidade

A vantagem desse material fino feito de fibras artificiais é seu custo extremamente baixo. O preço dos produtos feitos com ele é significativamente menor do que o de produtos similares feitos com outros materiais. No entanto, uma cama decorada com produtos de microfibra é inferior, seu apelo estético é menor. A aparência de todo o interior se torna menos refinada. Se a colcha for de alta qualidade, seu preço será muito alto.

Velo

Cobertores de lã
As capas de cama de lã são quentes, macias, leves e antialérgicas

O velo tem uma textura agradável e uma enorme variedade de tons. Seu baixo custo atrai um grande número de consumidores. No entanto, os pellets que aparecem rapidamente causam grande decepção. Outras desvantagens incluem a tendência de formar eletricidade estática e deterioração do desempenho quando exposto a altas temperaturas.

Algodão

Colchas de algodão
As colchas de algodão são ecológicas e naturais, adequadas para o verão

Se o tecido de algodão para a colcha for feito sem aditivos artificiais, ele será agradável ao toque, mas não durável. Se lavado várias vezes, ele desbotará e perderá seu apelo visual. Outras desvantagens dos tecidos de algodão:

  • ruga;
  • encolher após a lavagem;
  • difícil de passar.

Entre as vantagens estão: benefícios para o corpo, leveza, pequeno volume quando dobrado, higroscopicidade, hipoalergenicidade. Hoje, o algodão é usado para produzir chita, cetim, popeline, chita e tafetá. Os três primeiros são muito utilizados na produção de colchas.

Seda

Colcha de seda
Linda e cara colcha de seda para o quarto

A sofisticação da seda é perfeita para criar uma atmosfera intimista. Não há necessidade de se preocupar com durabilidade. As sedas naturais são conhecidas por sua resistência aos raios UV. Mas a seda reage negativamente à água com detergentes. Entre as dificuldades está a necessidade de lavar o produto à mão. Como a colcha de tecido de seda é leve, isso não causará grandes problemas. Mas a lavagem a seco é mais indicada, pois a água provoca o aparecimento de manchas desagradáveis.

cobertor de lã
Um cobertor de lã cria aconchego e dá calor mesmo nos meses mais frios

A lã sempre parece apresentável e cria aconchego. Tecido de lã geralmente é usado para um cobertor que cobre a cama. Portanto, esta é a melhor opção para quem quer se livrar do excesso e minimizar a quantidade de coisas. No entanto, produtos feitos de lã natural são bastante pesados, o que gera inconvenientes na hora de lavar e secar.

A variedade ideal é um material com adição de fibras artificiais. Ela mantém muitas das características da lã natural, mas é mais leve. Este tipo de produto têxtil é mais fácil de lavar e não necessita de ser passado a ferro. Caxemira é uma variedade cara de tecido de lã natural. A caxemira raramente é usada para fazer têxteis para o lar. Esta opção só está disponível para pessoas ricas.

Produtos de lã tricotada são suscetíveis a danos mecânicos. Eles não se deteriorarão imediatamente se você escolher fios com características de alta resistência. Então a colcha irá encantar você com sua aparência original por muito tempo e criar aconchego. Se uma pessoa não suporta objetos espinhosos, é mais fácil escolher uma colcha feita de outros fios. Afinal, a base de lã tem efeito irritante em peles sensíveis.

Dicas para fazer sua própria colcha

Se a cama não for padrão, é melhor encomendar uma colcha de uma costureira ou fazê-la você mesmo. Colchas feitas com a técnica patchwork são populares.

colcha de retalhos
Você pode fazer uma colcha de retalhos com suas próprias mãos

Costureiras geralmente têm uma quantidade enorme de retalhos sobrando de projetos anteriores. Ao combiná-los, pessoas criativas obtêm coisas únicas que refletem sua visão criativa do mundo.

Muitas pessoas fazem suas próprias colchas acolchoadas. Hoje em dia, o tecido acolchoado já está disponível para venda. Se costurar é seu passatempo favorito, compre algodão, seda ou cetim, enchimento sintético e linhas da mesma cor.

Colcha
Colcha náutica acolchoada feita à mão

A colcha é feita em 3 camadas. As camadas superior e inferior são feitas de um tecido bonito, a camada do meio é feita de enchimento sintético. 3 camadas são conectadas, alinhadas e alinhavadas.

Material para a colcha
Material para uma cobertura de cobertor de três camadas

Depois, usando um calcador especial, você precisa acolchoar a peça resultante.

Nós fazemos uma linha
Fazemos uma linha ao longo das linhas marcadas, acolchoando todo o cobertor

As bordas são cobertas com fita de viés.

Borda de tecido
Fazemos debrum em tecido contrastante
Costurando o debrum
Costure o debrum ao redor do perímetro do cobertor

Ultimamente, colchas de malha se tornaram populares.

Manta com agulhas de tricô
Cobertor de malha aconchegante na cor leitosa, feito à mão

O trabalho é realizado de acordo com o padrão do desenho que você gostou. As bordas da peça de malha são dobradas e costuradas usando uma máquina de costura.

Cobertores infantis

Linda colcha com babados
Linda colcha de babados para berço de princesa

Os pequenos inquietos precisam de coisas bonitas e seguras. Portanto, deve-se dar preferência às variações naturais e mistas. A adição de fibras sintéticas torna os tecidos menos propensos a enrugar. Cores claras não são adequadas para um quarto de criança. Até o bebê mais cuidadoso deixará manchas nos tecidos.

Alguns materiais naturais podem causar alergias. Portanto, a lã não deve ser usada em quartos de crianças. A preferência é dada ao algodão.

Colcha
Colcha acolchoada para quarto de menino com personagens favoritos

Regras para o cuidado de colchas

Tecidos naturais, artificiais e mistos exigem uma abordagem especial. Se você não seguir as recomendações, lavar, passar, sem prestar atenção às regras, o item logo perderá sua atratividade externa. Se você deseja obter um item durável, comece comprando uma colcha de um fabricante conhecido.

Pendurar a colcha periodicamente ao ar livre prolongará sua vida útil. O item irá respirar, arejar e secar bem. Se a colcha ficar suja, lave-a na máquina de lavar, o que dará um resultado mais eficaz. O volume de roupa não deve exceder 0,5 do volume do tambor da máquina de lavar.

Se houver manchas no item, elas serão removidas antes da lavagem. Para evitar que a colcha estique ou deforme, ela deve ser seca em uma superfície horizontal. Os sintéticos não são secos em altas temperaturas.

A lã requer uma abordagem especial. Artigos de lã são protegidos contra traças e alta umidade. Quaisquer manchas que apareçam são removidas com uma escova.

Conclusão

Decorar uma cama não é tão fácil quanto parece à primeira vista. Em sua escolha, muitos são guiados por necessidades individuais e suas próprias preferências. Donas de casa práticas são aconselhadas a comprar tecidos feitos de fios artificiais. As fibras naturais são escolhidas por pessoas que buscam o máximo conforto.

Vídeo: Costure uma colcha com suas próprias mãos

50 lindas colchas de diferentes tecidos no interior: