Antigamente, em quase todas as casas era possível encontrar um cobertor ou colcha costurados com retalhos de tecido multicoloridos. Hoje em dia, esses produtos estão populares novamente. Colchas de retalhos decoram interiores modernos, decorados em estilos campestre, provençal e minimalista. Amostras acabadas desses tecidos artísticos são bem caras. Você pode fazer uma colcha de retalhos com suas próprias mãos. O resultado será uma peça moderna, estilosa e exclusiva, feita com a técnica patchwork, que custará várias vezes menos do que uma comprada em uma loja.

Lindo cobertor feito de listras coloridas
Um lindo cobertor feito de listras multicoloridas parece lindo e original

Quais materiais serão necessários para a produção?

O futuro produto consistirá em três camadas:

  1. face;
  2. isolamento;
  3. forro inferior.

Primeiro, você precisa selecionar os tecidos para a parte da frente. Podem ser peças de cetim, chita, seda, linho, drapeado, cetim, chita, malhas.

Pedaços quadrados de tecido
Pedaços quadrados de tecido para a frente do cobertor

Fragmentos de jeans também são adequados, pois combinam bem com chita ou algodão. Você pode fazer remendos com coisas desnecessárias ou comprar espaços em branco para costura de patchwork em lojas especializadas. Estofamento sintético, manta e holofibra são usados ​​como isolamento sintético.

Enchimento: enchimento sintético
O enchimento sintético em rolo é perfeito para fazer um cobertor

O enchimento natural pode ser lã ou algodão.

enchimento de algodão
Enchimento de algodão para cobertores de verão

Se você quiser fazer uma colcha de retalhos com suas próprias mãos, e não um cobertor, não precisará de isolamento. Qualquer tecido grosso serve para o forro traseiro.

Tecido de algodão
Tecido de algodão é adequado para forrar um cobertor leve.

A quantidade de material depende do tamanho do produto.

Você também precisará de:

  • roscas nº 45 ou nº 50;
  • fios regulares;
  • moldes de papelão ou plástico;
  • máquina de costura;
  • ferro;
  • agulhas, alfinetes;
  • tesoura, giz, fita métrica.
Ferramentas de patchwork.
Ferramentas que você pode precisar para patchwork

A cor dos fios é escolhida para contrastar ou combinar com o tom do produto. Serão utilizados fios comuns para alinhavar. Os moldes são feitos com base no formato de cada pedaço individual de tecido.

Diagrama de modelo
Molde quadrado de patchwork com margem de costura

Pode ser um quadrado, losango, triângulo, círculo, hexágono, retângulo. Cada elemento deve ter uma margem de costura de 0,5–1 cm.

Diagramas de padrões
Padrões para patchwork de elementos quadrados

Como costurar uma colcha de retalhos com suas próprias mãos. Instruções passo a passo

Primeiramente, são pensadas a aparência do produto e as combinações de cores dos elementos. É aconselhável selecionar cores de modo que a composição harmonize com o design geral do interior. A ideia deve ser movida para o esboço. Para isso, é adequada uma folha de caderno comum em formato de grade, na qual a futura composição de patchwork pode ser delineada com lápis de cor. O padrão mais simples para a parte da frente consiste em quadrados do mesmo tamanho conectados entre si. Padrões mais complexos podem ser criados de forma independente, encontrados na Internet ou comprados em uma loja especializada, junto com um kit de artesanato.

Dispondo os quadrados
Nós organizamos os quadrados de forma que gostemos da combinação de estampas e padrões

Em seguida, são feitos elementos individuais, que posteriormente serão conectados uns aos outros. Os tecidos devem ser pré-lavados e bem passados. Utilizando modelos, o número necessário de peças é cortado. Cada peça deve ser passada com cuidado.

Costure os quadrados em uma linha
Costure os quadrados em uma linha igual à largura do cobertor

A maneira mais simples de fazer patchwork é unir as peças em tiras, que depois são costuradas.

Costure linhas horizontais
Costure as fileiras horizontais juntas

O método de costura com listras é o mais simples e popular entre iniciantes e artesãos profissionais. O resultado é uma parte frontal sólida.

O principal é combinar cuidadosamente todas as costuras.
Alinhe cuidadosamente todas as costuras para uma parte frontal perfeita
Passando os quadrados
Passamos a manta resultante

Depois disso, é recortado o forro, que ficará do mesmo tamanho da camada superior do produto.

Nós cortamos o selo
Cortamos o selo no tamanho certo, colocamos sobre uma superfície plana e colocamos o cobertor por cima, com a parte da frente voltada para cima.

Em seguida, espalhe o tecido de forro sobre uma superfície plana e dura, com o avesso voltado para cima. Seria uma boa ideia fixar o material a uma mesa ou ao chão com fita adesiva. O isolamento é colocado e nivelado na parte superior. É importante que o tamanho do recheio seja 5 cm menor nas bordas que o restante do produto. A superfície de retalhos do cobertor é colocada em cima. Depois disso, todas as três camadas são conectadas com pinos.

Costuramos 3 camadas ao longo do perímetro
Recorte a peça para a parte de trás do cobertor e coloque o tecido voltado para baixo em cima da pilha, costure 3 camadas ao redor do perímetro
Nós o despejamos pelo buraco
Vire do avesso através de um pequeno furo, passe a ferro e costure à mão

As camadas coladas devem ser acolchoadas corretamente. Se você for fazer esse trabalho usando uma máquina de costura, será necessário instalar um calcador especial para bordado. Então você deve começar do centro da tela na diagonal em direção às bordas. Em vez de um ponto regular, geralmente é usado um contorno ondulado.

Costura decorativa
Adicione costuras decorativas ao longo das costuras

Se você estiver fazendo quilting à mão, precisará começar terminando as bordas do cobertor. As bordas são emolduradas com uma borda de tecido ou fita. Para a borda, use material de 8 cm a 10 cm de largura, o comprimento deve ser um pouco maior que a borda do produto. O tecido ou fita é dobrado no sentido do comprimento e passado a ferro. Em seguida, a borda é costurada ao longo das bordas dos lados frontal e traseiro da colcha de patchwork.

Colcha de retalhos finalizada
Manta de patchwork finalizada, feita à mão

Como costurar um cobertor de patchwork para um recém-nascido com suas próprias mãos

Colcha de retalhos para bebê
Até uma costureira novata pode fazer um cobertor de patchwork para um bebê

Você pode criar algo interessante e fofo para seu bebê com suas próprias mãos. Para isso, é melhor selecionar patches quadrados com desenhos temáticos ou de enredo, alternando-os com detalhes simples. Se você não encontrar tecidos com essas imagens, você pode criar um cobertor com apliques fofos ou bordados. Por exemplo, combinando quadrados multicoloridos em uma única peça e costurando apliques infantis em forma de casa, pirâmide, sol, coração ou outras opções em alguns dos remendos. O cobertor também pode ser decorado com bordados. Para um cobertor de bebê, é melhor usar enchimento natural em vez de sintético.

Colcha de retalhos para bebê com estampa
Um cobertor de patchwork feito à mão será uma ótima decoração para o quarto de uma criança ou um presente original

Como costurar uma manta de retalhos com triângulos

Desenho de Triângulo
Nós criamos o padrão desejado a partir de triângulos multicoloridos recortados de acordo com o modelo.

Para iniciantes, a maneira mais fácil é formar manchas no formato de triângulos equiláteros regulares do mesmo tamanho. A partir desses detalhes, a parte frontal do produto pode ser facilmente decorada com interessantes composições geométricas e ornamentos. A partir de triângulos você pode formar estrelas, flores, ondas e muitos padrões diferentes. Os adesivos triangulares combinam bem com os quadrados e os em formato de diamante. Ao criar um modelo para peças futuras, é importante não esquecer de prever recuos ao longo das bordas para costuras de 0,5 cm a 1 cm de largura. O padrão da futura composição de patchwork pode ser encontrado em revistas, na Internet ou você mesmo pode criá-lo.

Cobertor Triângulo
Manta de Patchwork Triângulo Grande

Colcha de Patchwork DIY Usando a Técnica da Escada

Padrão interessante Escada de Jacó
Interessante padrão geométrico de duas cores contrastantes “Escada de Jacó”

Para concluir, sugerimos que você se familiarize com uma técnica de patchwork interessante para iniciantes, a “Escada de Jacob”. Não é difícil de dominar, e o produto final ficará bonito, elegante e interessante. A essência da técnica é formar blocos quadrados idênticos, chamados de “Escada de Jacob”, constituídos por um determinado conjunto de peças. Em seguida, todos os blocos finalizados devem ser conectados em uma determinada ordem.

Para um bloco você precisará de 5 partes 2:2. Eles parecem quatro quadrados idênticos de duas cores conectados em um padrão xadrez. Você também precisa fazer 4 quadrados compostos por dois triângulos. Para fazer as peças, você precisa pegar dois tecidos lisos, por exemplo, vermelho e branco.

Listras e quadrados para o bloco
Nós fazemos isso com listras e quadrados de duas cores

Em seguida, faremos peças 2:2. Para isso, você precisará de duas tiras de tecido, uma branca e uma vermelha, de 7 cm de largura. Elas devem ser dobradas frente a frente, bem alinhadas nas bordas. De um lado, as bordas das peças são costuradas, a costura é feita a uma distância de 6 mm da borda. Depois disso, você precisa desdobrar as peças costuradas e alisar a costura. Você receberá uma fita larga de duas cores feita de duas tiras; você precisará de 2 dessas fitas. Elas precisam ser dobradas frente a frente de modo que a faixa vermelha fique sobre a branca, alinhando as bordas. Em seguida, as fitas dobradas são cortadas transversalmente em tiras de 7 cm de largura. O resultado é um par de tiras que, sem desdobrar, precisam ser costuradas ao longo da borda longitudinal. Para a costura, recuamos 6 mm. Depois disso, desdobramos os elementos costurados e alisamos as costuras. Como resultado, obtemos peças acabadas que parecem quatro quadrados dispostos em um padrão xadrez.

Para fazer quadrados a partir de dois triângulos, você precisará de um quadrado de tecido branco e um vermelho com lados medindo 13,5 cm. No quadrado branco, no lado avesso, desenhe uma diagonal de um canto ao outro. Em seguida, coloque o quadrado branco sobre o vermelho, face a face, e prenda com alfinetes. Ao longo da diagonal desenhada, as costuras devem ser feitas em ambos os lados, recuando 6 mm da linha desenhada. Depois de costurar o quadrado, você precisa cortá-lo ao longo da linha desenhada. Desdobramos a peça resultante e passamos a ferro ao longo das costuras.

Agora você pode montar o bloco quadrado "Escada de Jacob" usando um diagrama de modelo simples. Cinco peças 2:2 são dispostas da seguinte maneira: uma bem no centro, duas nos cantos superior e inferior do bloco quadrado. Entre elas colocamos as 4 partes restantes, constituídas por dois triângulos. Todos os elementos são conectados em fileiras, você obterá três tiras, que ainda precisam ser costuradas. Por fim, passamos as costuras e o primeiro bloco está pronto. O número desses blocos é determinado com base no tamanho do futuro cobertor usando a técnica “Escada”. Ao combinar elementos individuais em um design, você obterá um item de designer incrivelmente bonito.

Colcha de retalhos "Escada de Jacob"

Vídeo: Como costurar uma colcha de retalhos com suas próprias mãos. Aula magistral

Galeria de fotos de lindas colchas de patchwork feitas à mão: