Tricotar com dez laçadas usando uma laçada frontal é um tipo de bordado muito interessante. Usando esse método, você pode criar um cobertor lindo e prático usando sobras de fios de tricô. Trabalhar usando o método de loop facial não é nada difícil.

Cobertor pequeno 10 voltas
Manta pequena, tricotada em espiral pelo método “10 laçadas”

Cobertor 10 laçadas: descrição

O produto pode ser de qualquer tamanho. Você pode tricotar uma colcha, um cobertor quente, uma pequena capa para cadeira e uma toalha de mesa de tricô.

Linda manta e blusa para bebê
Lindo conjunto de manta e blusa infantil, tricotados com quadrados "10 laçadas"
Fios multicoloridos
Fios multicoloridos para tal cobertor

As cores também podem ser muito diversas. As opções mais populares são:

  • duas cores,

    Quadrado bicolor
    Manta quadrada bicolor “10 laçadas”
  • multicolorido com cores iridescentes,

    Lindo cobertor multicolorido
    Um lindo cobertor multicolorido com cores iridescentes fica muito bonito
  • multicolorido sem iridescência.

    Cobertor multicolorido sem iridescência
    Manta quadrada multicolorida “10 laçadas” sem transbordamentos

A escolha do esquema de cores depende das preferências pessoais da costureira e da disponibilidade de linhas de tricô. A opção mais sofisticada é um cobertor multicolorido e iridescente. Ele se encaixará perfeitamente em qualquer interior, não terá um visual antiquado e adicionará charme e aconchego a qualquer ambiente.

Versão redonda do cobertor 10 laçadas
Você pode tricotar uma versão redonda original do cobertor “10 voltas”

E a escolha certa da cor permitirá que você aproveite ao máximo as sobras de fios de tricô multicoloridos que você tem em casa.

Fios multicoloridos para um cobertor
Qualquer fio multicolorido é perfeito para este cobertor.

Esquemas de trabalho

Você precisa tricotar esse cobertor usando um dos métodos simples: ponto meia em dez laçadas.

Ponto meia
Tricô ponto meia - diagrama e descrição

Neste caso, o primeiro laço frontal deve ser removido constantemente, e o décimo pode ser feito usando qualquer método conveniente, mas de forma que cunhas da trança lateral sejam formadas na borda. Isso é necessário para facilitar a fixação das tiras umas nas outras.

Exemplo de tricô em carreiras curtas
Exemplo de tricô em carreiras encurtadas - montar pontos, tricotar 2 carreiras em ponto meia
Tricotar 8 laçadas
Na terceira carreira, tricote 8 laçadas e deixe 4 na agulha de tricô esquerda.

A tira inicial deve ser tricotada criando laçadas com rabicho - tanto na frente quanto no verso. Se o cobertor for quadrado, a laçada frontal deve ser criada em 9 sulcos de tricô.

Coloque a linha de trabalho na agulha de tricô esquerda sobre a última laçada.
Para virar o trabalho, jogamos o fio de trabalho na agulha de tricô esquerda sobre a última laçada e removemos esta mesma laçada na agulha de tricô direita como um tricô
Pegamos o fio de trabalho atrás do laço,
Em seguida, pegamos o fio de trabalho atrás da laçada e retornamos a laçada para a agulha de tricô esquerda.
Enrolado em volta do laço externo
Dessa forma, enrolamos a laçada externa na agulha de tricô esquerda – isso é necessário para que não haja nenhum furo no ponto de virada.

Para tricotar um cobertor retangular, os segmentos da trança lateral devem ser mais longos. Por exemplo, para um artesanato medindo 200x150, a fita inicial precisa ter 50 centímetros de comprimento durante o processo.

O processo de tricô

Monte 10 pontos e tricote em ponto meia
Monte 10 pontos e tricote a fita inicial em ponto meia (com pontos meia na frente e atrás)

O momento crítico de todo o processo é a primeira curva. É necessário levar em conta o deslocamento de 1 laçada e tricotar o canto de modo que não haja furos entre as laçadas adjacentes. Para evitar confusão, o canto pode ser tricotado com 9 laçadas da esquerda para a direita e depois o mesmo número na direção oposta.

Terminamos de tricotar o primeiro canto inteiro
Terminamos de tricotar o primeiro canto inteiro, contando de trás para frente

Em seguida, você precisa enfrentar a segunda curva. No processo, não se esqueça do deslocamento e que o primeiro laço da trança deve ser removido.

Nós tricotamos o segundo canto
Começamos a tricotar o segundo canto, contando de 9 a 1

Depois que os dois cantos estiverem prontos, é hora da fita. Ele deve ser amarrado ao mesmo tempo em que são fixadas as tranças do tecido principal. Para fazer isso, você precisa puxar a alça da frente através da alça número dez removida anteriormente.

O segundo canto está pronto.
Terminamos de tricotar o canto, fazendo aumentos, contando de 1 a 9 – o segundo canto está pronto

E se você fizer crochê?

Fazemos crochê somente na parte de trás da trança ou em ambos os lóbulos. No primeiro caso, você obtém uma cicatriz fina e reticular; no segundo caso, a cicatriz será densa, bem definida e volumosa.

Manta 10 laçadas crochê tunisiano
Manta de bebê multicolorida “10 laçadas”, feita com crochê tunisiano

Ao tricotar a parte de trás, o lado de trás fica menos volumoso e mais agradável ao toque. Entretanto, uma cicatriz bipartida ficará muito mais limpa. Qual método escolher é uma questão pessoal de cada costureira.

Vamos começar a tricotar a fita
Começamos a tricotar a fita, prendendo-a simultaneamente à trança lateral do tecido de malha; essa nervura é obtida se você tricotar a alça frontal sob ambos os segmentos da trança lateral.
Lado de trás
O verso tem uma pequena ranhura no lugar da nervura
Tricotando sob ambos os lóbulos da trança lateral
Se você tricotar sob ambos os lóbulos da trança lateral, a nervura será obtida a partir de duas trilhas de laços faciais

Fazemos o resto do trabalho em espiral, medindo constantemente os mesmos dez laços. É racional seguir uma direção: tradicionalmente, esse cobertor é tricotado no sentido anti-horário. Neste caso, o produto fica muito bonito e, o que é importante para costureiras inexperientes, é fácil desfiá-lo corretamente caso seja cometido algum erro durante o processo de tricô.

Nós tricotamos o canto em espiral
Agora tricotamos o canto em espiral novamente, prendendo o tricô à trança da borda do tricô.
O segundo quadrado está pronto.
O segundo quadrado está pronto, continuamos tricotando, formando cantos e fixando o tricô nas partes retas

Alguns erros

Quais são alguns erros comuns cometidos ao usar o método de 10 pontos? A primeira é a contagem incorreta dos próprios loops. Um erro comum é não deslizar o primeiro ponto ao terminar uma carreira. Depois é preciso desfiar o fio e começar de novo.

Erros também são cometidos ao tricotar um canto. Tudo fica estragado por causa de fileiras soltas - o cobertor não só perde sua função de item quente, mas sua aparência também se deteriora significativamente. Para evitar o estiramento, é necessário usar tricô com carreiras encurtadas - fica denso e é mais fácil fazer cantos com esse tricô.

Este tipo de artesanato é um passatempo maravilhoso para qualquer dona de casa e um excelente método para produzir produtos práticos, confortáveis, elegantes e aconchegantes.

A ponta do cobertor
A borda do cobertor pode ser feita em crochê com leques

Vídeo: Manta em 10 voltas, master class

50 cobertores “10 laçadas” – quadrados e retangulares, opções infantil e adulta: