A alta da maternidade é um evento festivo para o qual você precisa se preparar com cuidado especial. A aparência e o conforto do bebê exigem atenção. Macacões, meias, camisetas, camisas... Uma criança precisa de tudo isso, e isso pode variar dependendo da estação. Entretanto, o atributo mais estável é o cobertor.

Kits de alta de verão
Conjuntos de alta de verão para meninos e meninas

Durante os meses de inverno, um cobertor quente protegerá seu corpinho do vento frio e o manterá aquecido. No verão não deve ficar apertado para que o bebê não sue. Em altas temperaturas, sua função é proteger contra ventos, insetos e poeira. E a decoração da manta ficará linda nas fotos, principalmente se for de renda.

Cobertor-Envelope para Bebê para o Inverno
Cobertor-envelope para bebê com isolamento para um bebê no inverno

Portanto, a escolha do envelope para descarga deve ser feita com cuidado especial. E o melhor é costurar você mesma.

Cobertor de bebê faça você mesmo para alta

Cobertor Dupla Face Faça Você Mesmo
Lindo cobertor caseiro dupla face para a estação quente

Costurar um cobertor de bebê para alta com suas próprias mãos não é tão difícil quanto parece.

As principais vantagens de costurar você mesmo são:

  • encontrar tecidos com composição adequada;
  • escolha independente de cores e padrões;
  • a capacidade de ajustar o tamanho dependendo da altura e do peso do bebê;
  • costurando detalhes que criam uma aparência única do produto final. Por exemplo, renda.
Manta de renda para descarga
Cobertor de renda com acabamento exuberante para alta hospitalar

Tipos de materiais e enchimentos

Para costurar você mesmo, você não precisa de tecidos ou ferramentas incomuns. O principal é que o produto contenha o máximo de materiais naturais possível, principalmente nos locais onde o tecido entra em contato com a pele do recém-nascido.

Também vale a pena prestar atenção aos elementos decorativos. Não deve haver muitos deles, eles não devem ser afiados ou perigosos para a criança. Na pior das hipóteses, o bebê se machucará.

A lista geral de materiais para costurar um cobertor para um recém-nascido consiste nos seguintes itens.

  1. Dois tipos de tecido que ficarão na parte interna e externa.

Como mencionado anteriormente, nos locais onde o tecido entra em contato com a pele da criança, o tecido deve ser natural para evitar a ocorrência de alergias. O tipo mais adequado é o tecido de algodão. Apesar de sua tendência a enrugar, é reconhecido como o material mais hipoalergênico. A superfície externa pode ser feita de cetim ou seda, dependendo da aparência desejada. Não é proibido criar dois lados do envelope a partir do mesmo tecido. Cetim, algodão e popeline são perfeitos para esse propósito.

  1. Costura de elástico, bem como fitas de cetim para decoração, costuradas na parte externa do envelope.
  2. Renda e babados.

Se a renda foi escolhida como decoração, é melhor usar renda de organza de vários tipos: estreita (menos de 80 cm) e larga (mais de 1 m).

  1. Alfinetes e agulhas para fixar tecidos.
  2. Tesoura.
  3. Fita métrica.
  4. Máquina de costura.
  5. Sintepon como enchimento.

Corte e instruções passo a passo para costurar com suas próprias mãos

Cortar o molde e costurar não leva muito tempo. O principal é ter boas ferramentas e preparar os materiais com antecedência para não perder tempo procurando peças que faltam.

Passo a passo para confecção de um envelope de manta para alta hospitalar de recém-nascido

  1. Corte dois quadrados idênticos do tecido para os lados externo e interno, bem como do enchimento sintético. Eles devem ser 1 cm maiores que o tamanho pretendido do cobertor.

    Materiais para o trabalho
    Materiais para costurar um envelope
  2. Coloque dois quadrados de tecido sobre o quadrado de enchimento sintético recortado, colocando-os frente a frente.
    Fixamos estofamento de tecido e sintético
    Primeiro, pegue um quadrado de tecido para a frente do envelope e o enchimento sintético e prenda-os com alfinetes, costure-os na máquina na forma de algum tipo de desenho

    Costurando renda
    Costuramos renda nas bordas deste quadrado.
  3. Costure o tecido em três lados, deixando uma parte da borda sem costura. Use-o para virar o cobertor do lado direito.

    Costure todas as camadas juntas
    Coloque o segundo quadrado de tecido e costure ao longo de toda a borda, costurando todas as camadas, deixando cerca de 10 cm sem costura.
  4. Insira o quadrado de poliéster de enchimento na janela restante e costure as laterais da borda com um ponto invisível.

    Recebemos um envelope
    Vire do avesso, costure o furo à mão e você terá um lindo envelope para descarga
  5. Para preservar o produto em sua forma original, prolongar sua vida útil e dar-lhe resistência adicional, é necessário costurar o cobertor na diagonal com uma pequena costura, criando assim os contornos de losangos.

Costurando um laço para decorar um envelope de alta

  1. Para criar uma fita de tecido de cetim, corte duas tiras, cuja largura deve ser de 12 cm.
  2. Coloque as peças viradas para baixo. Costure ao longo das bordas.

    Costure uma tira de tecido
    Costure uma tira de tecido para o cinto, vire-a do avesso, costure 2 vezes no centro desta tira, insira um elástico
  3. Vire as tiras para o lado direito.
    Fazendo metades de um arco
    Para o laço, pegue uma tira larga de tecido, meça o meio e dobre as bordas em direção a ele.

    Preencher com holofibra
    Costure de cima para baixo, vire do avesso e preencha com holofibra
  4. Para aumentar a funcionalidade, você precisa inserir um elástico na fita resultante e costurá-la com uma costura. Para decoração, você pode costurar um laço grande ou uma flor feita de fitas no topo. A decoração de renda costurada na parte superior do quadrado impresso fica linda.

    Conectamos os detalhes do arco para descarga
    Costure o buraco, corte uma tira de tecido de cor diferente para conectar o elástico e o laço, costure formando um anel

Cálculo da quantidade de materiais

Cada recém-nascido tem sua própria altura e peso. Na maioria das vezes, a altura não ultrapassa 55 cm e o peso é de 3.500 kg. Usando esses parâmetros, você pode criar uma representação aproximada da criança no envelope de alta.

Provavelmente, o processo de costura do cobertor ocorrerá antes do nascimento, então não será possível estimar com precisão o tamanho do bebê. Teremos que recorrer aos tamanhos geralmente aceitos. Na maioria das vezes, um cobertor de descarga do tipo "faça você mesmo" tem os seguintes parâmetros:

  • lados 140×110;
  • lados 120×80;
  • lados 1z5×110;
  • lados 140×110.

Claro que antes de costurar é importante determinar até que idade o cobertor será usado.

Vale ressaltar que nem sempre a criança precisa ficar enrolada nele. Em idade mais avançada, por volta de 1,5 a 2 anos, esse cobertor pode ser usado para cobrir uma criança ou para cobrir suas pernas ao andar de trenó. Neste caso, você não deve costurar enfeites de renda – eles rasgarão. É por isso que é tão importante considerar a propriedade e os métodos de utilização do cobertor de descarga.

A estação em que o cobertor será usado também é importante. Em estações frias, é usado um cobertor maior – 140×110. Nos meses de verão, tamanhos menores podem ser usados ​​– 100×80.

Se você decidir costurar um cobertor “de reserva”, não deve costurá-lo muito grande. O bebê não deve se afogar no tecido. Isso é inconveniente e desconfortável não só para a criança, mas também para os pais que terão que segurar a bolsa.

Com gravatas ou zíperes

A terceira dúvida principal dos pais é: qual cobertor escolher? Com zíper ou com amarras? A época do ano também desempenha um papel aqui.

O zíper cobre completamente o corpo do bebê, impedindo a passagem de vento pelas bordas. No entanto, se manuseadas sem cuidado, as peças podem danificar a pele delicada do bebê.

As gravatas são mais adequadas para o verão, quando uma brisa quente não causa resfriados. Os nós não machucam a criança, mas é importante garantir que os dedos da criança não fiquem presos entre as partes dos nós.

Opções de verão e inverno

As versões de verão e inverno dos modelos diferem, em primeiro lugar, no tipo de tecido. No verão é preferível usar algodão, seda, cetim. Não há necessidade de inserir enchimento sintético entre as camadas de tecido, para não causar suor excessivo no bebê. As bordas do produto são costuradas em 4 lados ao mesmo tempo.

No inverno, o envelope precisa ser devidamente isolado. Não só uma camada de enchimento sintético ou algodão é boa, mas também a opção de costurar com um tecido com velo (isolamento adicional) na parte interna do envelope. Neste caso, você deve levar em consideração o calor do envelope ao vestir o bebê. Caso contrário, a criança pode ficar com muito calor e depois pegar um resfriado ou começar a choramingar porque está com muito calor. As versões de inverno são costuradas com costuras menores.

Zíperes e gravatas

Os modelos com zíper não permitem a passagem de ar, mas prendem firmemente o tecido, retendo assim o calor.

No verão, é mais eficaz usar gravatas. Elas permitirão que o envelope seja soprado e ventilado, evitando que a pele do bebê fique suada. Vale ressaltar que neste caso as peças devem ser costuradas bem justas ao tecido para que não rasguem no momento mais importante.

Cobertor transformador faça você mesmo

Diagrama de padrão de cobertor
Diagrama de padrão de um transformador de manta-envelope

Hoje em dia, um cobertor transformador está ganhando popularidade; pode servir como um envelope de descarga e proteger o corpo do bebê do vento. Apesar do nome complicado, costurar esses modelos não exige grandes gastos financeiros ou de tempo. O principal é seguir rigorosamente a tecnologia e costurar o produto passo a passo.

Para costurar um cobertor transformador você precisará das seguintes peças:

Vamos preparar o material
Vamos preparar materiais para costurar um cobertor transformador
  • Tecidos para o lado externo e o lado interno. Tamanho – 1,1 m.
  • Tecido de enchimento sintético. Se o modelo de cobertor for costurado para o inverno, será permitido fazer várias camadas de enchimento sintético.
  • Costura elástica.
  • Zíper ou fitas para amarrar em ambos os lados.
  • Encadernação de viés. Tamanho – 60 cm.
  • Tesoura.
  • Formigueiro.
  • Renda.
  • Giz ou sabão.

Costura passo a passo

  1. Dos tecidos para as partes interna e externa, bem como do enchimento sintético, você precisa cortar um pedaço de tecido medindo 90 por 85 cm no formato de um trapézio.

    Cortamos o tecido preparado
    Cortamos o tecido preparado, não esquecendo de deixar margem para as costuras
  2. Costure os pedaços quadrados recortados ao longo de três lados, deixando um lado livre. Será inserido enchimento sintético nele.
  3. Corte um retângulo de tecido de 45 x 65 cm, costure as peças ao longo de três lados e depois costure um elástico ao longo da borda.
    Cortamos dois pedaços
    Cortamos dois pedaços para o nosso bolso.
    Bolso pronto
    Costure as peças, costure o elástico e prenda a fita de viés em ambos os lados do bolso.

    Costurando um bolso de dois lados
    Costuramos um bolso dobrável de dupla face na frente do cobertor para posterior fixação do bebê no envelope
  4. Costure o bolso na peça principal na parte superior central, com o lado direito para fora.

    Nós dobramos os tecidos frente a frente
    Colocamos os tecidos frente a frente, o enchimento de poliéster na parte inferior, nossos zíperes ficarão localizados entre os tecidos
  5. Insira o poliéster de enchimento no bolso restante. Costure parte do produto com um ponto invisível.
    Zíper para capuz
    Costuramos um zíper não separável ou oculto exatamente no meio da costura superior do cobertor para formar um capuz.

    Costurando os zíperes laterais
    Alfinetamos, alinhavamos, conferimos e costuramos os zíperes laterais do envelope na máquina
  6. Para decoração, você pode costurar rendas, fitas e outros detalhes na parte da frente.

    Costure todas as partes do envelope juntas
    Prendemos as partes do envelope com alfinetes, costuramos, viramos o envelope do avesso pelo furo do lado direito e verificamos
  7. O cobertor transformador está pronto.
    O cobertor acabado
    O cobertor acabado desdobrou-se

    Transformador de envelope
    Envelope-transformador, fechado com zíper

Conclusão

Hoje em dia, as lojas infantis oferecem uma grande variedade de cobertores de alta, decorados com rendas, fitas e outros detalhes decorativos. No entanto, é melhor que você mesmo costure o cobertor. Dessa forma, você não só economizará dinheiro, como também conhecerá os materiais com os quais o produto foi feito, ou seja, controlará todas as etapas da criação.

Tenha certeza de que seu cobertor para recém-nascido feito em casa durará muito tempo e deixará boas lembranças na mente dos seus filhos.

Vídeo: Cobertor-Envelope com Laço para Alta na Maternidade

50 lindos envelopes-cobertores para recém-nascidos para alta: