Uma pessoa passa cerca de um terço de sua vida dormindo. Ao mesmo tempo, sua pele está constantemente em contato com o tecido. roupa de cama. Isso significa que a qualidade desse contato também influencia a qualidade do resto da sua vida. É muito importante abordar a escolha do tecido com sabedoria.

Qual tecido é melhor para roupa de cama
Qual é o melhor tecido para roupa de cama?

Os melhores tecidos

O mercado é representado por ampla escolha de tecidos. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um deles e suas características.

Algodão

Matérias-primas naturais, mais comumente encontradas. Fácil de lavar, respirável. Ao mesmo tempo, o preço da roupa íntima de algodão é acessível. Para aumentar a resistência do tecido à deformação e torná-lo mais elástico, são adicionados acetato, viscose ou poliéster.

Algodão Piqué
Algodão Piqué

As fibras obtidas dos frutos da planta do algodão são entrelaçadas de várias maneiras. O tipo de trama determina a maciez, rigidez e densidade do tecido. Eles destacam:

  • sarja;
  • linho;

  • cetim;
  • finamente padronizado.

Os seguintes tecidos para roupa de cama são feitos de algodão:

Uma variedade fina e durável, com trama simples. Variedades de algodão de fibra longa são usadas na produção. O tecido é macio e agradável ao toque, mas muito durável. Os produtos de percal não causam alergias, são ecológicos e higiênicos.
Um tecido barato com uma trama esparsa de fibras grossas. Depois de apenas algumas lavagens, a roupa perde sua antiga atratividade.
O tecido é leve, translúcido, bonito, mas pouco prático. É produzido por meio de tecelagem simples de fios de fibras longas. Lingerie feita desse tecido é cara. Geralmente é comprado como presente para uma ocasião especial.
É produzido por meio de entrelaçamento denso de fios grossos. É caracterizada por maior resistência ao desgaste e boa permeabilidade ao ar. Mantém seu apelo visual mesmo após muitos anos de uso intensivo, não desbota nem solta pelos.
É uma mistura de fibras naturais de algodão e poliéster. A porcentagem pode variar muito. Os produtos acabados dificilmente enrugam e não encolhem quando lavados. As vantagens também incluem baixo custo e baixo consumo de sabão em pó.
Tecido leve e fino. Ela mantém a cor e a forma por muito tempo, é agradável ao toque e permite boa passagem de ar. Seguro para quem sofre de alergias, dificilmente amassa e retém bem o calor no inverno.
Um tecido denso e brilhante feito de fios duplamente torcidos. Visualmente lembra seda. Poliéster e bambu são adicionados à composição, o que lhe confere um brilho característico. O brilho permanece mesmo após várias lavagens.
Talvez a variedade mais macia, mais gentil e mais agradável ao corpo. Ele retém bem o calor, por isso é frequentemente usado em conjuntos de inverno. Adequado para costurar roupa de cama infantil.
A densidade da trama é maior que a do linho ou da chita. A tela é muito durável e durará muito tempo. Ao mesmo tempo, a textura é macia, sedosa e agradável ao corpo.
Observação! Há também microfibra. Este tecido tem sido usado na produção de roupas de cama há não muito tempo. Feito de 100% algodão, não enrola, não amassa nem deforma. A vantagem será a facilidade de manutenção.
Roupa de cama de microfibra
Roupa de cama de microfibra

Tecidos de seda

Roupa de cama feita de seda é um item de elite. O conjunto não será barato, mas durará muitos anos sem desbotar ou perder a beleza. O tecido é respirável, não eletrifica e previne o crescimento de microrganismos. O material natural se adapta rapidamente à temperatura do corpo e não esfria a pele. O tecido mantém seu brilho característico por muitos anos.

Lingerie de seda é um verdadeiro luxo
Lingerie de seda é um verdadeiro luxo

O material requer cuidado. Você terá que gastar dinheiro em uma lavagem a seco profissional ou escolher uma lavagem delicada.

Tecidos de linho

O linho é feito de Matérias-primas 100% naturais. Os produtos são duráveis ​​e densos. A textura é caracterizada por pequenos nós e rigidez. O linho proporciona um efeito de micromassagem, facilitando o relaxamento e a descontração. O tecido mantém você fresco no verão e aquecido no inverno. O material não fica molhado com o suor e absorve bem a umidade. O linho não causa reação alérgica.

Isso é interessante! Material da mais alta qualidade é obtido usando tecnologias de tecelagem tradicionais. Graças a eles, o tecido se torna durável, respirável e resistente a altas temperaturas e à luz solar direta.

Bambu

Está presente no mercado russo há 10 anos. O material é natural, ecológico e adequado para pessoas com doenças de pele. É frequentemente escolhido como análogo de algodão. Mas um produto assim custará mais.

O bambu macio e sedoso produz conjuntos de cama suaves e delicados
O bambu macio e sedoso produz conjuntos de cama suaves e delicados

Liocel

O mesmo Tencel. O tecido é obtido a partir da madeira de eucalipto. O material é durável e ecológico. Absorve bem a umidade, adequado para pessoas com pele sensível. Possui propriedades antissépticas. O tecido é macio, sedoso e suave. Graças à boa permeabilidade ao ar do material, o sono será confortável mesmo em climas quentes.

O tecido tem uma linda textura sedosa, absorve bem a umidade e é muito agradável ao corpo.
O tecido tem uma linda textura sedosa, absorve bem a umidade e é muito agradável ao corpo.

Siblon

Tecido feito de matérias-primas de árvores coníferas. A textura lembra a seda, mas sua força é 1,5-2 vezes maior que sua. O material é resistente à deformação, permite boa passagem de ar e absorve umidade. O tecido tem um brilho lindo, que lembra seda. Mas um conjunto de roupas íntimas não será barato: a produção do material foi reduzida.

Modal

Material ecológico feito com 100% de celulose de madeira de eucalipto, faia ou pinho. A superfície do tecido é macia e sedosa. Graças a isso, o material é adequado para pessoas com pele sensível. Ele amassa muito menos que o linho ou o algodão. Absorve grande quantidade de umidade, não acumula eletricidade estática, por isso seu sono será confortável.

Roupa de cama de seda-modal
Roupa de cama de seda-modal

Há também uma desvantagem: o modal não tolera altas temperaturas.

Roupa íntima infantil

Na escolha da roupa íntima infantil, são levados em consideração uma série de critérios:

Hipoalergênico. As crianças são mais propensas a sofrer de alergias, por isso dê preferência a ingredientes 100% naturais.

Conforto. É importante que o tecido seja macio e agradável ao corpo.

Eco-amizade. Corantes químicos tóxicos ou substâncias nocivas são proibidos. No entanto, os adultos também devem evitá-los.

Permeabilidade ao ar. O linho deve ser respirável para que o bebê possa dormir confortavelmente.

Fácil de cuidar. As roupas das crianças terão que ser lavadas com frequência. Um bebê pode sujá-lo facilmente. Por isso, é importante que o produto seja fácil de limpar, mantendo suas propriedades: forma, cor, maciez.

É melhor escolher roupas íntimas de algodão. Na maioria das vezes, a flanela é comprada para a cama de uma criança. Dê preferência a produtos lisos e em tons pastéis: eles terão um efeito calmante na psique, promoverão o sono e um descanso de qualidade.

Diferentes tecidos são feitos de diferentes tipos de fios e matérias-primas.
Diferentes tecidos são feitos de diferentes tipos de fios e matérias-primas.
Observação! Evite muita decoração: franjas, apliques, inserções. Em primeiro lugar, elementos adicionais podem excitar a criança (especialmente se for pequena), impedindo-a de relaxar e adormecer. Em segundo lugar, eles nem sempre são seguros: o bebê pode arrancá-los e experimentá-los com os dentes. Além disso, o material do qual a decoração é feita nem sempre é natural.

Sintético ou natural

É melhor escolher tecidos naturais. Primeiro, eles são menos propensos a causar alergias. Em segundo lugar, elas permitem que o ar passe melhor (e, portanto, não criam efeito estufa). Em terceiro lugar, eles são mais ecológicos e seguros.

Natural os tecidos não ficam eletrificados, o que é possível com os sintéticos. Você sintéticos Também tem vantagens: aumenta a elasticidade do produto e é mais barato.

Uma pequena porcentagem de fibras sintéticas é aceitável. Mas não é recomendado comprar roupas íntimas com mais de 30% de materiais sintéticos.

Dicas para escolher

Certifique-se de que o tecido esteja bem tingido e não deixe vestígios de tinta. Para fazer isso, passe a mão sobre a superfície. Se você notar vestígios de tinta na palma da sua mão, é melhor procurar outro conjunto: este deixará tinta na sua pele mesmo depois de você dormir.

Dicas para escolher roupa de cama
Dicas para escolher roupa de cama
Importante! Nunca compre roupas íntimas com cheiro forte de produtos químicos. Independentemente de o tecido ser totalmente natural ou de fibras sintéticas terem sido usadas na produção, a roupa de cama não deve ter cheiro de produtos químicos. Isto é uma evidência da baixa qualidade dos materiais utilizados.
Há vários critérios importantes a serem considerados ao procurar roupas de cama.
Há vários critérios importantes a serem considerados ao procurar roupas de cama.

Leve em consideração temporada, para o qual você seleciona roupas íntimas. No inverno, peças quentes de flanela são mais apropriadas. No verão, as de bambu ou linho serão agradáveis, pois permitem a boa circulação do ar e proporcionam um leve frescor.

Leve em consideração Dificuldade de atendimento para este ou aquele material. Se você comprar produtos caros e de alta qualidade, esteja preparado para gastar tempo cuidando deles, além de dinheiro em pós ou géis caros para lavar. Se você não tem tempo ou vontade de manter a beleza desse material caprichoso, é melhor escolher um tecido mais fácil de cuidar. As instruções de cuidado geralmente são fornecidas no rótulo.

Para o verão, escolha tecidos que absorvam bem a umidade. Principalmente se você sofre de suor excessivo. Dê preferência tecidos densos. Eles duram mais e são mais resistentes ao desgaste.

Algodão, linho, bambu, tencel, viscose, seda – todas essas são excelentes escolhas para um conjunto de cama.
Algodão, linho, bambu, tencel, viscose, seda – todas essas são excelentes escolhas para um conjunto de cama.

Antes de comprar em uma loja online, leia as avaliações. Caso contrário, você corre o risco de gastar dinheiro em um produto de baixa qualidade. E não precisa ser necessariamente barato.

Perguntas frequentes

O que é melhor escolher, cetim ou percal?

Os tecidos têm propriedades semelhantes. Ambos são feitos de algodão, duráveis ​​e grossos. Mas ao toque, o cetim lembra a seda, e o percal lembra mais o veludo. O cetim também brilha lindamente aos raios solares. Mas o conjunto custará mais que o percal.

Qual é a diferença entre cetim e popeline?

O cetim é suave, sedoso e brilhante. A popelina tem um toque áspero. O cetim dura mais devido à alta densidade dos fios, por isso é preferido com mais frequência. A vantagem da popeline é seu preço mais baixo, o que a torna preferida quando o orçamento é limitado.

Quanto custa um conjunto de qualidade?

O custo médio varia de 1.500 a 5.000 rublos. Tecidos premium custarão mais, de 5.000 a 10.000 rublos. Mas podem custar mais. Por exemplo, o custo de um conjunto feito de cetim egípcio raro pode chegar a 30.000 rublos, e os de seda podem ser ainda mais caros, chegando a 100.000 rublos.

Qual tecido é melhor para uma pessoa propensa a reações alérgicas?

Recomenda-se escolher conjuntos de roupa de cama de bambu ou linho.

Quais são os melhores tecidos para escolher se seu orçamento for muito limitado?

Leve chita ou percal. Eles são bastante agradáveis ​​ao toque, duram muito tempo e são hipoalergênicos.

Dicas em vídeo sobre como escolher tecido para roupa de cama