Uma pessoa passa cerca de um terço de sua vida dormindo. Ao mesmo tempo, sua pele está constantemente em contato com o tecido. roupa de cama. Isso significa que a qualidade desse contato também influencia a qualidade do resto da sua vida. É muito importante abordar a escolha do tecido com sabedoria.
Contente
Os melhores tecidos
O mercado é representado por ampla escolha de tecidos. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um deles e suas características.
Algodão
Matérias-primas naturais, mais comumente encontradas. Fácil de lavar, respirável. Ao mesmo tempo, o preço da roupa íntima de algodão é acessível. Para aumentar a resistência do tecido à deformação e torná-lo mais elástico, são adicionados acetato, viscose ou poliéster.
As fibras obtidas dos frutos da planta do algodão são entrelaçadas de várias maneiras. O tipo de trama determina a maciez, rigidez e densidade do tecido. Eles destacam:
- sarja;
- linho;
- cetim;
- finamente padronizado.
Os seguintes tecidos para roupa de cama são feitos de algodão:
Tecidos de seda
Roupa de cama feita de seda é um item de elite. O conjunto não será barato, mas durará muitos anos sem desbotar ou perder a beleza. O tecido é respirável, não eletrifica e previne o crescimento de microrganismos. O material natural se adapta rapidamente à temperatura do corpo e não esfria a pele. O tecido mantém seu brilho característico por muitos anos.
O material requer cuidado. Você terá que gastar dinheiro em uma lavagem a seco profissional ou escolher uma lavagem delicada.
Tecidos de linho
O linho é feito de Matérias-primas 100% naturais. Os produtos são duráveis e densos. A textura é caracterizada por pequenos nós e rigidez. O linho proporciona um efeito de micromassagem, facilitando o relaxamento e a descontração. O tecido mantém você fresco no verão e aquecido no inverno. O material não fica molhado com o suor e absorve bem a umidade. O linho não causa reação alérgica.
Bambu
Está presente no mercado russo há 10 anos. O material é natural, ecológico e adequado para pessoas com doenças de pele. É frequentemente escolhido como análogo de algodão. Mas um produto assim custará mais.
Liocel
O mesmo Tencel. O tecido é obtido a partir da madeira de eucalipto. O material é durável e ecológico. Absorve bem a umidade, adequado para pessoas com pele sensível. Possui propriedades antissépticas. O tecido é macio, sedoso e suave. Graças à boa permeabilidade ao ar do material, o sono será confortável mesmo em climas quentes.
Siblon
Tecido feito de matérias-primas de árvores coníferas. A textura lembra a seda, mas sua força é 1,5-2 vezes maior que sua. O material é resistente à deformação, permite boa passagem de ar e absorve umidade. O tecido tem um brilho lindo, que lembra seda. Mas um conjunto de roupas íntimas não será barato: a produção do material foi reduzida.
Modal
Material ecológico feito com 100% de celulose de madeira de eucalipto, faia ou pinho. A superfície do tecido é macia e sedosa. Graças a isso, o material é adequado para pessoas com pele sensível. Ele amassa muito menos que o linho ou o algodão. Absorve grande quantidade de umidade, não acumula eletricidade estática, por isso seu sono será confortável.
Há também uma desvantagem: o modal não tolera altas temperaturas.
Roupa íntima infantil
Na escolha da roupa íntima infantil, são levados em consideração uma série de critérios:
Hipoalergênico. As crianças são mais propensas a sofrer de alergias, por isso dê preferência a ingredientes 100% naturais.
Eco-amizade. Corantes químicos tóxicos ou substâncias nocivas são proibidos. No entanto, os adultos também devem evitá-los.
É melhor escolher roupas íntimas de algodão. Na maioria das vezes, a flanela é comprada para a cama de uma criança. Dê preferência a produtos lisos e em tons pastéis: eles terão um efeito calmante na psique, promoverão o sono e um descanso de qualidade.
Sintético ou natural
Uma pequena porcentagem de fibras sintéticas é aceitável. Mas não é recomendado comprar roupas íntimas com mais de 30% de materiais sintéticos.
Dicas para escolher
Certifique-se de que o tecido esteja bem tingido e não deixe vestígios de tinta. Para fazer isso, passe a mão sobre a superfície. Se você notar vestígios de tinta na palma da sua mão, é melhor procurar outro conjunto: este deixará tinta na sua pele mesmo depois de você dormir.
Leve em consideração temporada, para o qual você seleciona roupas íntimas. No inverno, peças quentes de flanela são mais apropriadas. No verão, as de bambu ou linho serão agradáveis, pois permitem a boa circulação do ar e proporcionam um leve frescor.
Para o verão, escolha tecidos que absorvam bem a umidade. Principalmente se você sofre de suor excessivo. Dê preferência tecidos densos. Eles duram mais e são mais resistentes ao desgaste.
Antes de comprar em uma loja online, leia as avaliações. Caso contrário, você corre o risco de gastar dinheiro em um produto de baixa qualidade. E não precisa ser necessariamente barato.
Perguntas frequentes
Os tecidos têm propriedades semelhantes. Ambos são feitos de algodão, duráveis e grossos. Mas ao toque, o cetim lembra a seda, e o percal lembra mais o veludo. O cetim também brilha lindamente aos raios solares. Mas o conjunto custará mais que o percal.
O cetim é suave, sedoso e brilhante. A popelina tem um toque áspero. O cetim dura mais devido à alta densidade dos fios, por isso é preferido com mais frequência. A vantagem da popeline é seu preço mais baixo, o que a torna preferida quando o orçamento é limitado.
O custo médio varia de 1.500 a 5.000 rublos. Tecidos premium custarão mais, de 5.000 a 10.000 rublos. Mas podem custar mais. Por exemplo, o custo de um conjunto feito de cetim egípcio raro pode chegar a 30.000 rublos, e os de seda podem ser ainda mais caros, chegando a 100.000 rublos.
Recomenda-se escolher conjuntos de roupa de cama de bambu ou linho.
Leve chita ou percal. Eles são bastante agradáveis ao toque, duram muito tempo e são hipoalergênicos.