Com o aumento da variedade de colchões, surgiram problemas para manter lençóis e colchas sobre eles. Colchões ortopédicos e regulares, de espuma, algodão e molas diferem entre si em altura, cobertura e grau de maciez. Portanto, para quase todos é necessário selecionar opções separadas para prender a roupa de cama, levando em consideração seus parâmetros.
Contente
- Maneiras de prender um lençol a uma cama ou sofá
- Como consertar um lençol: escolhendo suportes, clipes, fechos
- Como prender corretamente uma folha usando fixadores?
- Método de fixação de folhas com suportes com clipes nas extremidades
- Dispositivos práticos que seguram o lençol na cama
- Como costurar um lençol com elástico você mesmo
- Lençóis com elástico de jersey ou cetim
- Vídeo: Como costurar um lençol com elástico
Maneiras de prender um lençol a uma cama ou sofá

Em geral, ao considerar os métodos de como fixar um lençol em uma cama, duas direções principais podem ser distinguidas entre eles. Uma delas envolve o uso de fixadores. A segunda direção é mudar o formato e o tamanho da própria roupa de cama. Aqui estão alguns métodos usados para prender um lençol a um colchão.
- Eles usam fixadores especiais feitos de elásticos largos com grampos de plástico ou metal nas extremidades; Eles podem ser comprados tanto online quanto em lojas.
Suportes para lençóis com fechos de plástico que permitem prender a roupa de cama Porta-folhas com fechos de metal - Eles usam prendedores de cortina serrilhados que funcionam segundo o princípio dos prendedores de roupa (clipes de crocodilo).
Clipe de metal com dentes para cortinas - Eles usam clipes de papel, que podem ser usados para prender tecido em alguns tipos de colchões.
Os clipes de papel vêm em tamanhos diferentes - Costure fitas ou elásticos nos cantos do lençol, com a ajuda dos quais o tecido é puxado sobre o colchão e preso por baixo.
Uma opção econômica é costurar elástico nos cantos do lençol você mesmo - Eles compram lençóis prontos com elástico costurado nas bordas ou eles mesmos alteram a roupa de cama.
Lençol especial com elástico - Costure botões e casas de botão, ou cole fita adesiva em lençóis e colchões.
Fixando a folha com fitas ou fita adesiva - Eles usam um elemento separado de roupa de cama, que consiste em elástico e tecido; Ele se encaixa sobre o lençol e fica preso nas paredes laterais do colchão.
A saia em forma de saia com elástico é puxada diretamente para o colchão depois que a cama estiver arrumada - É selecionado um lençol grande, cujas bordas podem ser dobradas bem abaixo do colchão.
Como consertar um lençol: escolhendo suportes, clipes, fechos
Existem várias opções de como prender um lençol ao colchão para que ele não escorregue.
O suporte para lençóis é talvez o elemento de fixação de lençóis mais versátil e durável já inventado. Os porta-lençóis para camas vêm em uma variedade de configurações, sendo os mais comuns os de duas e três pontas.
Grampos duplos consistem em uma faixa elástica de cores diferentes com um par de pontas de grampo de metal ou plástico. Os clipes se prendem às laterais da folha e criam uma tensão suave e ajustável. O elástico desses fechos pode esticar até 30-150 cm, dependendo do tamanho original.
O suporte triplo possui um módulo adicional feito de borracha com braçadeira. Isso permite que você fixe um canto, o que melhora significativamente a aparência estética da cama.
Como prender corretamente uma folha usando fixadores?
Se descrevermos brevemente o princípio de fixação dos grampos, a própria fita está localizada na parte inferior do colchão e os grampos agarram a borda do lençol perto dos cantos. Um conjunto padrão geralmente inclui quatro fechos para prender todos os cantos do lençol ao colchão. Se você usar suportes triplos, os cantos da tela também serão presos, o que aumenta a tensão.
Método de fixação de folhas com suportes com clipes nas extremidades
- Espalhe o lençol uniformemente sobre a superfície do colchão.
- Prenda a ponta do fixador em um lado da folha, perto do canto.
- Deslize o fecho ao longo da parte inferior do colchão, levantando-o pelo canto.
- Fixe a segunda extremidade da fita na mesma distância do canto até o lado perpendicular ao anterior.
- Repita o mesmo processo com os cantos restantes.
- Certifique-se de que o tecido esteja esticado uniformemente. Se houver dobras, ajuste a posição dos grampos.
Dispositivos práticos que seguram o lençol na cama
Uma das maneiras mais fáceis de evitar que um lençol escorregue da cama ou do sofá é pressioná-lo nas bordas. Para isso, os “crocodilos” retirados das cortinas são bem adequados. Eles prendem o tecido ao colchão em todos os quatro lados. Geralmente, 5 a 6 prendedores de cortina para cada lado são suficientes. Em vez de clipes de cortina, você pode usar clipes de papel se a folha for feita de tecido fino. As desvantagens desse método de fixação incluem o fato de que o tecido pode rasgar. Você também pode usar velcro ou presilhas de botão para manter o lençol no lugar. Ambos podem ser costurados à mão. Outros métodos improvisados incluem usar lençóis com elásticos e prender os cantos do tecido com elásticos.
Como costurar um lençol com elástico você mesmo
Embora os lençóis com elástico sejam vendidos prontos, nem sempre é possível escolhê-los de acordo com o tamanho de uma cama específica. E se o tamanho não for o ideal, o elástico se torna praticamente inútil, já que não impede que o tecido escorregue.
O problema mais comum é como prender a roupa de cama em uma cama de casal devido à sua grande área. O mais conveniente nesses casos é selecionar o tecido do tamanho desejado e costurar você mesmo o lençol com elástico.
- Recorte quadrados nos cantos do tecido com lados iguais à altura do colchão, mais doze centímetros.
Recorte um quadrado ao longo das linhas desenhadas em cada canto da folha. - Una as laterais dos quadrados com costuras e finalize.
Conectamos os lados cortados de cada quadrado, o lado direito do tecido deve ficar para dentro. - Dobre as bordas do lençol e costure-as, deixando espaço para passar o elástico.
Dobramos a borda da folha e fazemos um ponto ao longo do perímetro - Meça o comprimento do elástico necessário para sua cama e passe-o por ele.
Medimos o tamanho necessário do elástico e o passamos pelo furo
- Antes de começar a costurar, é aconselhável pré-lavar os tecidos naturais. Isso é feito para encolher o tecido.
Lençóis com elástico de jersey ou cetim
O elástico é geralmente costurado em lençóis de jersey e cetim, pois o tecido fino ou elástico adapta-se muito bem ao formato da cama. Tecidos de cetim e malha não formam dobras e aderem perfeitamente não só à superfície, mas também às laterais dos colchões.
O sono é uma parte importante da vida. Condições confortáveis de sono permitem que o corpo descanse completamente. Portanto, um lençol bem ajustado, sem dobras e caroços, pode afetar significativamente seu bem-estar e saúde geral. Uma cama confortável com lençóis bem presos é especialmente importante para crianças.
Além disso, a fixação adicional da roupa de cama economiza tempo que normalmente é gasto arrumando a cama todos os dias.