A qualidade do sono depende em grande parte da escolha certa do cobertor, pois o material deve proporcionar conforto, termorregulação e segurança. Há um grande número de opções diferentes disponíveis no mercado moderno. Para evitar confusões na hora de comprar o cobertor perfeito, você precisa definir seus critérios de seleção.
Contente
Por que escolher um cobertor é importante
Durante o dia, a temperatura corporal de uma pessoa muda ligeiramente. Isso é especialmente pronunciado à noite. À noite a temperatura atinge o seu máximo, e por volta das 2-3 da manhã ele cai para o seu nível mínimo. É por isso que começamos a sentir frio durante o sono se não nos cobrirmos com um cobertor ou escolhermos um muito fino.
Além disso, o cobertor desempenha função calmante. Cientistas descobriram que o peso de um cobertor sobre o corpo de uma pessoa estimula a produção de serotonin - o hormônio da calma, e melatonina - hormônio do sono.
É justamente por isso que os modelos com peso estão se tornando cada vez mais populares, mas os cobertores comuns também cumprem muito bem essa tarefa.
Dimensões do cobertor
Ao comprar um cobertor, você deve ter uma ideia clara do tamanho que precisa. Muitas vezes o comprador adquire uma opção que não cabe na capa do edredom ou é muito pequena para a cama. Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer antes de comprar um cobertor é decidir suas dimensões.
Existe uma tabela de tamanhos padrão para cobertores, de acordo com a qual as capas de edredom são costuradas.:
Cama de casal (1,75 m por 2,05 m). Projetado para camas de 1,7 m a 1,90 m de largura.
Densidade do cobertor
Densidade é a quantidade de enchimento por metro quadrado do produto. Quanto maior o valor deste indicador, mais denso e, portanto, mais quente, será o cobertor. A escolha depende se a compra é para o verão ou inverno, do aquecimento da casa, das preferências pessoais: algumas pessoas dormem profundamente no calor, enquanto outras precisam de frescor para um sono saudável.
Os fabricantes classificam os cobertores por densidade.:
Com base nessa divisão, pode-se entender que produtos leves são adequados para o verão ou para ambientes com aquecimento potente no inverno, bem como para pessoas que estão sempre com calor. Cobertores para todas as estações ou universais são úteis em qualquer época do ano: no verão eles não são abafados e no frio eles são quentes. As opções de inverno são as mais grossas e manterão você aquecido mesmo em climas frios e em um quarto mal aquecido.
Tipos de enchimento
Os enchimentos de cobertores podem ser divididos em dois grandes grupos: artificiais e naturais.
Enchimentos naturais
Enchimentos naturais são mais quentes, mas podem causar alergias. Os materiais mais populares nesta categoria são os seguintes.
Penugem
Geralmente são utilizadas penas de pato ou ganso, misturadas com penas artificiais para reduzir o custo do produto. Os cobertores de plumas são leves e retêm bem o calor, permitindo a passagem do ar e não absorvendo umidade. As desvantagens de tais modelos incluem seu alto preço, bem como manutenção bastante complicada. O cobertor precisa ser arejado regularmente, e não é recomendado lavá-lo você mesmo, dando preferência à lavagem a seco. Além disso, os ácaros adoram fiapos, o que é perigoso para quem sofre de alergias.
Lã
Na maioria das vezes, os fabricantes usam lã de ovelha ou de camelo. A versão mais cara deste cobertor é feita de caxemira, feita com lã de cabras montesas. Os produtos de caxemira são particularmente macios, leves e duráveis. Cobertores de lã criam um microclima ideal e também têm propriedades antibacterianas. As desvantagens de tais produtos são: muito pesados, cheiro específico e também a possibilidade de aparecimento de traças.
Bambu
Esses cobertores praticamente não apresentam desvantagens, mas muitas vantagens: são leves, hipoalergênicos, respiráveis e proporcionam termorregulação, além de não exigirem cuidados especiais. Basta lavá-los periodicamente em modo delicado e depois secá-los bem. É importante lembrar que cobertores de bambu não são tão quentes quanto cobertores de lã e plumas, e também há um alto risco de encontrar um falso. Ao comprar um produto, você precisa selecionar cuidadosamente o fabricante, dando preferência a empresas conhecidas; caso contrário, você pode comprar um cobertor preenchido com poliéster em vez de material natural.
Linho
Muitas pessoas não gostam desse enchimento por causa de sua rigidez, mas ele tem propriedades higroalergênicas e antibacterianas.
Seda
Em sua forma pura, quase nunca é usado e geralmente é misturado com bambu ou poliéster. Esses cobertores são caracterizados pela leveza e respirabilidade, sendo mais adequados para o calor da estação. Desvantagens: alto custo e dificuldade de limpeza (cobertores de seda não podem ser lavados na máquina de lavar).
Algodão
Cobertores de algodão são leves e quentes, mas infelizmente têm uma alta capacidade de absorver água. Por isso, elas ficam pesadas e úmidas.
Enchimentos artificiais
Cobertores com enchimento sintético ocupam posições de liderança em vendas.
Isto é explicado pelas seguintes propriedades:
- preço acessível;
- peso leve;
- facilidade de atendimento;
- resistência ao desgaste;
- resistência à umidade;
- hipoalergênico.
Para costurar cobertores são usados holofibra, enchimento sintético, ecofibra, poliéster, penugem de cisne artificial.
cobertor pesado
Uma nova pesquisa mostrou que cobertores pesados ajudam reduzir os níveis de estresse e lidar com a insônia. Os médicos recomendam o uso desses produtos para crianças com doenças do sistema nervoso, bem como com transtornos do espectro autista. Esses cobertores podem pesar de 2 a 14 kg. Materiais naturais, como trigo sarraceno ou ervilhas, ou bolas de plástico são usados como enchimento.
Capa de cobertor
O material do qual a capa é feita não é menos importante que o enchimento do cobertor.
As capas são divididas em três categorias:
Quanto mais natural for a composição da capa, mais caro será o produto. A melhor, mas também a mais cara opção é cobertor em uma capa de algodão. Este material absorve umidade, permite a passagem de ar e não fica eletrificado. As coberturas artificiais reduzem o custo do cobertor em cerca de um terço, mas apresentam muitas desvantagens. Ao entrar em contato com uma capa de edredom, os materiais sintéticos ficam altamente eletrificados; além disso, não deixam o ar passar bem e duram menos que o algodão.
Uma excelente opção são as capas combinadas, que estão no segmento de preço médio e têm qualidades melhoradas (em comparação aos materiais artificiais).
Tecnologia de costura
Dependendo do tipo de costura, os cobertores podem ser cassete ou acolchoados. cobertor cassete costurados a partir de blocos separados, que são preenchidos com enchimento (geralmente plumas) e conectados uns aos outros. Com essa tecnologia, há o risco de o enchimento ficar aglomerado.
Cobertores acolchoados são um tecido monolítico, costurado longitudinalmente e transversalmente. O enchimento é distribuído uniformemente no interior e não deforma mesmo após uso prolongado.
Como escolher um cobertor para uma criança
Todos os produtos relacionados à saúde infantil estão sujeitos a requisitos maiores. Um cobertor para uma criança deve ser higroalergênico, leve, quente, fácil de cuidar, respirável.
Os pediatras não recomendam cobrir os bebês, alegando que qualquer item extra no berço pode desencadear a síndrome da morte súbita infantil. A Academia Americana de Pediatria aprova o uso de cobertores para crianças maiores de um ano, e antes dessa idade, ele recomenda bolsas especiais.
Retomar
Portanto, ao escolher um cobertor, é importante prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- sazonalidade (leve, universal, inverno):
- dimensões;
- enchimento. Este fator é especialmente importante se você tem tendência a reações alérgicas;
- caso. Deve ser hipoalergênico e agradável ao tato;
- tipo de costura: cassete ou acolchoado. Opções sem firmware não devem ser consideradas.
Perguntas e Respostas
Um cobertor pesado deve pesar de 10 a 15 por cento do peso de uma pessoa. A área da cobertura não deve ultrapassar as dimensões da cama.
Quando usado corretamente, é seguro, mas há um caso conhecido de um bebê de sete meses que morreu sob um cobertor muito pesado.
A caxemira vem em primeiro lugar, a seda em segundo e o linho em terceiro.
Se a temperatura no apartamento permanecer estável durante todo o ano, um cobertor para todas as estações será suficiente. Se a casa for fria no inverno e quente no verão, é melhor comprar algo mais leve e denso.
A marcação é aplicada na etiqueta na forma de uma imagem do sol. 1-2 sóis - cobertor leve, 3 - para todas as estações, 4 e mais - inverno.