Os tapetes sempre foram um símbolo de riqueza e hoje fazem parte do interior do ambiente e o complementam. Mas eles também criam uma sensação caseira e uma atmosfera inesquecível. Para muitos é difícil imaginar uma casa sem carpete.
A escolha de tapetes para o chão é tão grande que é muito fácil estragar a aparência de todo o salão e deixar o ambiente sem gosto. A sala de estar é a cara da casa. Todos os hóspedes vêm para cá e devem se sentir confortáveis e aconchegados.
Contente
Materiais.
A qualidade do material desempenha um papel significativo na escolha de um tapete. Não deve ser apenas bonito, mas também prático. O design é muito importante, mas a qualidade é igualmente importante. Anteriormente, a escolha de materiais não era tão grande. Os tapetes eram tecidos de lã e seda, mas hoje a situação mudou completamente. Hoje em dia, existe uma seleção bastante grande de materiais, o que não pode deixar de agradar a todos os compradores.
Na maioria das vezes, os tapetes são feitos dos seguintes materiais:
- Lã;
- Semi-lã;
- Viscose;
- Algodão;
- Sintéticos;
- Sedas;
- Malhas;
- Juta;
- Poliamida;
- Polipropileno;
- Poliéster.
Elas são muito diferentes umas das outras, assim como os tapetes feitos com elas. Eles não são semelhantes em qualidade, resistência, estrutura e composição.
A lã é talvez o material mais comum e popular de todos. Muitas vezes, ao fazer tapetes de lã, utiliza-se pelo elástico para prolongar sua vida útil e torná-los mais duráveis e confiáveis. São frequentes os casos em que um tapete deste tipo serviu aos seus proprietários por até 50 anos. Este é um número impressionante. Se um tapete de lã com pelo extra for feito com alta qualidade e de boa fé, ele provavelmente permanecerá na sala de estar por pelo menos 10 anos. Mas tudo isso desde que seja cuidado com cuidado e regularidade. Requer: limpeza, compostos antifúngicos e antitraças e ventilação regular.
Se você escolher entre lã e semilã, então a escolha certamente recairá sobre a semilã. É feito com adição de sintéticos, o que o torna menos caprichoso e mais barato.
A viscose é considerada uma fibra sintética, mas é produzida inteiramente de forma natural. Os tapetes feitos com esse material não são inferiores em resistência e podem durar muito tempo em ambientes com muito tráfego.
Os tapetes de algodão se tornaram muito populares ultimamente porque são muito macios e combinam com qualquer sala de estar. Estragá-los é um grande problema, e o fato de serem seguros e naturais faz com que valha a pena prestar atenção e considerar seriamente comprá-los.
Os tapetes sintéticos têm duas vantagens muito importantes: preço e variedade. Para muitos, esses fatores são decisivos. Todo mundo adora ter uma variedade de cores e padrões para escolher, e esses tapetes oferecem essa opção. E os preços não são exorbitantes, o que é uma grande raridade.
Tapetes de seda são caros, mas definitivamente valem a pena. Tapetes de seda ficam absolutamente deslumbrantes na sala de estar e definitivamente chamam a atenção. Via de regra, são feitos à mão, o que influencia na categoria de preço. Eles geralmente são decorados com vários bordados, o que é considerado muito moderno e estiloso. O fio fino de seda permite que o desenho seja reproduzido nos mínimos detalhes. E esse material não tem igual em termos de resistência. Além disso, esses tapetes sempre parecem elegantes e esteticamente agradáveis. Mas você deve ter cuidado com eles. Eles nunca devem ser expostos à luz solar direta e devem ser lavados com extremo cuidado.
Tapetes de malha têm prós e contras. As vantagens incluem baixo preço e durabilidade. A desvantagem é a completa falta de resistência à umidade.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS! Eles nunca devem ser lavados, mas sim limpos apenas com aspirador de pó.
Tapetes de juta ficam muito bem na sala de estar. Eles são ecologicamente corretos e muito duráveis.
A poliamida tem diversas vantagens ou até mesmo características. Eles são resistentes ao fogo e vêm em cores brilhantes. Eles podem ficar ali por um bom tempo sem se deteriorar, e o design neles permanecerá tão brilhante e interessante.
Se o comprador valoriza principalmente a aparência e a cor, então um carpete de polipropileno é a opção ideal. A profundidade e a variedade de cores não deixarão ninguém indiferente. Além disso, eles praticamente não requerem cuidados especiais. Sua estrutura é tal que poeira e sujeira não se acumulam neles.
IMPORTANTE! Os tapetes de polipropileno são altamente inflamáveis. Então você tem que ser extremamente cuidadoso.
O poliéster é muito semelhante à lã. Os tapetes feitos com esse material são sempre macios e muito agradáveis. Eles nunca enrugam.
Como verificar a qualidade de um carpete?
O material já foi mencionado, mas não podemos nos esquecer da qualidade. Se o vendedor o convencer de que o tapete é feito, por exemplo, de 100% lã, isso não significa que você deva acreditar cegamente nele. Ninguém está imune à falsificação. Mas poucas pessoas sabem como verificar corretamente a qualidade de um carpete. Em um carpete de boa qualidade, você não verá o tecido de base ao dobrá-lo, porque com uma fabricação de alta qualidade e cuidadosa, os nós são amarrados com muita firmeza e o pelo não se espalha em direções diferentes.
Como escolher um carpete moderno para o chão do corredor?
Os tapetes podem ter diversas funções. Além de criarem uma atmosfera caseira e confortável, elas são uma solução elegante e moderna para muitos problemas. Por exemplo, um carpete ou simplesmente um tapete retangular pode ajudar a ampliar visualmente o espaço. Mas os tapetes quadrados são indicados para quem quer deixar a sala de estar mais pequena. Além disso, eles podem ser usados para marcar a área de jantar, etc. Tapetes redondos são frequentemente usados para marcar a área no interior.
OBSERVE! Hoje em dia também existem tapetes com bordas cortadas. Mas elas não são recomendadas para salas de estar pequenas.
Quanto ao tamanho, existem tamanhos clássicos de tapetes grandes, médios e pequenos:
- tapetes pequenos têm 0,6x1,1, 0,8x1,5, 1x2, 1,5x2 m;
- médio - 1,5x2, 2x3 m;
- grande - 2x3,5, 2x4, 2,5x4, 3x4, 3x5 m.
Dependendo da função que o tapete deve desempenhar, vale a pena escolher o formato e o tamanho do tapete. Mas com a coloração, tudo é um pouco mais complicado. Para isso, há várias dicas de designers sobre como escolher o esquema de cores e o padrão certos para um tapete.
Não se pode deixar de levar em conta a cor do piso. Se for claro, você pode colocar um tapete de tons claros, brilhantes ou escuros. Mas se o piso for escuro, é melhor evitar cores sombrias e refrescar o espaço com algo claro ou mais calmo.
Como regra geral, já na fase de planejamento da sala de estar, fica claro qual carpete será mais adequado. Mas se esta questão não recebeu a devida atenção, não se pode esquecer do estilo do ambiente. Se o ambiente for mobiliado em estilo clássico, é desejável que o carpete seja em tons neutros. Mas nos estilos Art Nouveau e Art Déco, cores brilhantes são muito populares.
Todo mundo adora uma sala de estar grande e espaçosa. Em salas tão grandes, você pode dar asas à sua imaginação e organizar o ambiente como seu coração desejar, o que não pode ser dito de salas pequenas. Um tapete muito brilhante pode fazer com que um cômodo pareça ainda menor. Portanto, é melhor prestar atenção aos tons suaves. E se sua alma deseja um tapete com um padrão, então ele não deve ser chamativo em hipótese alguma.
Não se esqueça da luz também. Todo mundo quer uma sala de estar iluminada e aconchegante. E um tapete, curiosamente, pode ajudar com isso. Se suas janelas estão voltadas para o norte ou oeste, um tapete de cor quente e aconchegante pode resolver o problema da falta de luz. Se as janelas estiverem voltadas para o sul e leste, então, ao contrário, é necessário compensar o excesso de luz solar com cortinas frias.
A quantidade de móveis no ambiente também desempenha um papel importante. Se o ambiente estiver ricamente mobiliado com móveis diferentes, um carpete brilhante pode fazer com que o interior pareça abarrotado e lotado demais.
Como já mencionado, vale a pena considerar o estilo do ambiente antes de escolher um tapete. Para isso, você precisa saber quais cores e tons combinam com cada estilo.
- Para uma sala de estar em estilo Império, é melhor comprar tapetes com padrões geométricos ou florais. Quanto aos tons de cor, vale a pena parar no azul escuro, vermelho escuro, preto e branco.
- Art Nouveau, Art Déco e Art Nouveau são muito próximos um do outro. Nestes casos, não há restrições claras.
- O barroco aprecia muito os ornamentos vegetais. Eles ficarão muito bons e apropriados em qualquer caso. Aqui, o bege e o dourado combinam bem com outros tons pastéis. E móveis na cor preto dourado ficarão bem com tapetes em tons suaves.
- O ecletismo e o estilo vitoriano só acolhem tapetes orientais interessantes, brilhantes, exóticos.
- O grunge prefere tapetes simples e de cores brilhantes.
- Mas o minimalismo não tolera tapetes brilhantes, orientais ou indianos. Tudo é simples e de bom gosto.
- Mas para uma sala de estar em estilo pop art, ao contrário, você pode escolher tapetes em cores brilhantes e inusitadas.
- Se o ambiente for todo mobiliado com móveis antigos, o tapete deve combinar e parecer um pouco desgastado.
- Um tapete em tons frios com um padrão interessante de linhas retas e claras seria perfeito para uma sala de estar em estilo high-tech.
Como colocar corretamente um tapete na sala de estar?
É desejável que o tapete seja menor que a área do cômodo para que não ocupe todo o espaço. Na maioria das vezes, as pessoas preferem colocar o tapete de modo que ele fique embaixo do sofá, e os pés da pessoa sentada nele fiquem aquecidos.
Se o objetivo do carpete for ajudar a dividir o ambiente em várias zonas, ele deve ser colocado na parte do ambiente que você deseja separar. Debaixo da mesa e das cadeiras ou debaixo de um sofá comum ou de canto, etc.
Conclusão
Escolher um tapete é uma tarefa bastante difícil, mesmo para um designer experiente. Portanto, não são necessários os serviços de profissionais; você pode fazer tudo sozinho. E para fazer isso você só precisa saber exatamente o que quer.