Para decorar o interior do quarto, cada vez mais são adquiridos tapetes de cabeceira, que são usados como elemento de design e para garantir conforto ao caminhar descalço.
Escolher este item decorativo não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer inicialmente.
Contente
Como escolher um tapete para o quarto?
Para garantir que o produto se ajuste perfeitamente e dure o máximo possível, você deve considerar uma série de fatores ao comprar:
- decidir sobre o material e o tipo de superfície;
- selecione as dimensões necessárias;
- escolha o formulário apropriado;
- encontre uma cor ou padrão que combine com seu gosto;
- coloque o tapete em um local adequado.
Material
Dependendo da composição, os tapetes de quarto são divididos em artificiais, naturais e combinados. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Vamos dar uma olhada nos materiais mais comuns.
De lã.
Uma opção clássica que se caracteriza pela durabilidade e boa transferência de calor. Caminhar sobre o tapete será confortável e agradável, e sua aparência adicionará luxo ao interior e criará uma sensação de aconchego.
Muitas donas de casa têm medo da dificuldade de manter o tapete limpo, já que esse material é suscetível à contaminação, e as traças adoram. Produtos de limpeza especiais podem ser uma solução para esses problemas. Muitas vezes, os fabricantes já cobrem o produto na fase de produção com compostos especiais repelentes de sujeira e antimicrobianos.
Interessante! Os produtos mais comuns são feitos de caxemira e lã de ovelha. Muitas vezes é utilizado trabalho manual, o que, infelizmente, aumenta não só a qualidade, mas também o preço.
Seda.
Eles se distinguem pela durabilidade especial, brilho único, mas também pelo alto preço. Macio e agradável ao toque. Infelizmente, sua vida útil não é longa. Por exemplo, se o quarto estiver localizado no lado ensolarado e os raios solares incidirem sobre o tapete durante a maior parte do dia, o produto perderá a cor rapidamente.
Algodão.
Os compradores desses tapetes de cabeceira para o quarto são atraídos por esse material por sua facilidade de manutenção, baixo preço e baixa probabilidade de reações alérgicas em humanos. A desvantagem desse material é que ele enruga e deforma facilmente.
Interessante! Os tapetes de algodão são adequados para o quarto, mas para a sala de estar é melhor usar opções mais resistentes ao desgaste, já que há mais tráfego ali.
Feito de viscose.
É produzido pelo processamento da celulose de árvores coníferas. Às vezes, esse material é chamado de seda artificial. No mercado, os produtos feitos com ele são apresentados em uma ampla gama de cores e padrões, já que essa substância é fácil de tingir.
Para um quarto ensolarado, esses tapetes de cabeceira são perfeitos, pois são altamente duráveis, não desbotam, mantêm a cor por muito tempo e são seguros para a saúde.
Entre os aspectos negativos, pode-se destacar a instabilidade aos efeitos da umidade e a necessidade do uso de produtos de limpeza especiais.
Juta.
Eles pertencem ao segmento de baixo custo. O material é obtido da planta de mesmo nome, encontrada em países asiáticos, africanos e América do Norte. Se você colocar um carpete desses embaixo da cama, ele durará bastante tempo, pois o material é resistente a impactos mecânicos e é fácil de limpar.
A reação desse produto a um ambiente úmido é interessante: o líquido é distribuído uniformemente dentro das fibras e, ao mesmo tempo, não é visível do lado de fora. Porém, quando a água evapora, o produto encolhe um pouco.
Poliéster.
Ou lã sintética. Pela aparência, pode ser confundido com acrílico. Destaca-se pelo baixo preço, facilidade de cuidado, leveza, resistência ao desbotamento e maciez especial.
Como o material é artificial, ele pode ficar eletrificado.
Polipropileno.
Feito de fibras sintéticas. Você pode comprar um tapete desses para o quarto se tiver crianças ou animais de estimação em casa, pois ele é fácil de limpar, inofensivo à saúde, não absorve sujeira e os insetos não entram nele.
A vida útil é de cerca de 5 anos.
Conjunto de acertos.
Semelhante ao polipropileno. Os fabricantes inicialmente revestem esses produtos com agentes antisujeira e antimicrobianos na fábrica. O material não produz descargas estáticas, tem baixo peso e boas propriedades de resistência. Tem um custo baixo.
Poliamida.
Refere-se aos tipos sintéticos de matérias-primas usadas na produção de carpetes de quarto, que são brilhantes e iridescentes. A luz não os afeta, eles retêm a sombra e toleram bem um ambiente úmido. Mas, à medida que são usados, perdem a maciez e endurecem, “dando choques elétricos”.
Selecione o tamanho
Ao escolher esse parâmetro, ele será influenciado pelas dimensões do cômodo e também, se for um tapete de cabeceira para quarto, pela largura e comprimento da área de dormir. A divisão, dependendo da área, é a seguinte:
- Grandes.
A partir de 6 metros quadrados. Eles ocupam uma parte significativa do ambiente e permitem que você não apenas acorde e se levante confortavelmente pela manhã, mas também ande por todo o espaço.
Dica: Tapetes grandes são ótimos para definir claramente as áreas de dormir em cômodos maiores.
- Média.
Eles são usados para separar áreas de preparação, áreas de recreação infantil, espelhos, etc. Tamanho entre 3 e 6 metros quadrados.
- Pequenos.
Até 3 m² Sua principal função é criar um lugar macio e quente para pendurar os pés no sofá ou na cama.
Forma
Para um quarto de estilo clássico, geralmente são escolhidos tapetes com ângulos retos: quadrados ou retangulares. Esses itens, se forem de tamanho impressionante e ficarem embaixo da cama, aumentam visualmente a área de dormir.
O formato oval ou redondo é indicado para cômodos com cantos arredondados. Opções semelhantes são usadas para repetir a geometria de mesas de cabeceira, espelhos e até camas.
Tapetes modernos de cabeceira também são apresentados em formas incomuns ou abstratas para chamar a atenção para esse objeto interior específico. As variações e combinações aqui são variadas: triângulos, gotas, labirintos, flores, silhuetas de animais, etc.
Textura
A natureza da superfície pode variar, dependendo das preferências em sensações táteis.
Nas lojas, você pode encontrar com mais frequência a seguinte classificação.
- Os mais comuns são os fofos, que podem ser atribuídos aos estilos clássicos de design de interiores. Elas são feitas de peles naturais de animais (essas opções são caras, mas aquecem melhor) ou de materiais artificiais.
- Salsicha. Eles são feitos com pelo alto de cerca de 10 cm e pelo baixo de 3 cm, e também diferem em densidade. Uma grande variedade de materiais, tanto naturais quanto sintéticos, são usados em sua produção. Isso cria uma ampla gama de opções, dependendo do gosto dos proprietários e do orçamento. Interessante: As crianças adoram andar em tapetes de pelo longo, pois seus pés literalmente afundam no material macio.
- Suave. Os padrões nelas são claramente visíveis, ao contrário de outras texturas, e também são fáceis de limpar.
- Alguns tapetes de cabeceira para o quarto têm superfícies incomuns: bolas de borracha convexas para um efeito de massagem, imagens tridimensionais de becos e castelos antigos. A variedade é surpreendente e agradável aos olhos.
Cor e padrão
A primeira coisa a se considerar ao levar esse fator em conta são, claro, as paredes. Ao decorar um interior, um tapete no quarto geralmente serve como um destaque no fundo do ambiente. Se o papel de parede ou a tinta for de cor clara, o produto será colocado em cor escura e vice-versa.
Você não deve escolher um tapete exatamente da mesma cor ou com um padrão que repita a cor das paredes, pois elas se fundirão em um único ponto de cor.
Um tapete para um quarto monocromático geralmente é escolhido com padrões brilhantes. Essa técnica anima o ambiente, delimita-o e desvia o foco da atenção para esse item específico, por isso não vale a pena economizar nela.
Recomendações gerais para cores específicas.
- Cores brilhantes criam o clima para o trabalho e excitam a mente, por isso não são muito adequadas para o quarto. Mas em um ambiente calmo elas podem ser apropriadas.
- Cores brancas e claras ampliam visualmente o espaço, por isso são usadas em cômodos pequenos.
- Tons calmos são ideais para dar o tom do sono e do relaxamento.
Tapetes de cabeceira para o quarto: esquemas de arranjos
É melhor decidir o local de instalação com antecedência para evitar erros nas dimensões. Ao planejar um design, são usados diferentes padrões para a colocação de tapetes para o quarto.
- Clássico. A cama é colocada inteiramente sobre um tapete maior que ela em tamanho, tanto em largura quanto em comprimento.
- Aos pés. Este esquema dá uma sensação de aconchego e calor. É usado quando o revestimento do piso precisa ser coberto com algo quente para que seja agradável acordar de manhã.
- Moderno. O produto é colocado transversalmente, aproximando-o da parte dos pés da área de dormir. É conveniente; há mesas de cabeceira na cabeceira da cama que não são colocadas sobre uma superfície macia.
- Dois ou um tapete ao lado do local de descanso.
- Três tapetes. 2 deles estão localizados nas laterais e 1 na parte inferior. Às vezes é mais barato do que um grande.
- Assimetria. Eles são especialmente movidos para um dos cantos da cama, dependendo da disponibilidade de espaço livre em um lado ou outro do quarto.
Conclusão
A variedade de utensílios domésticos hoje em dia cria um problema de escolha para os compradores. Para simplificar esse processo, é recomendável que você se familiarize com as características e complexidades do uso do produto que está comprando com antecedência.
Neste artigo, tentamos fazer isso com tapetes, mas, em qualquer caso, a decisão final deve depender apenas das preferências e gostos dos proprietários.