Penas, plumas e todos os tipos de enchimentos naturais estão rapidamente perdendo sua relevância devido à inconveniência de uso e à enorme quantidade de poeira que “gruda” neles mesmo após várias lavagens. E os ácaros não hesitam em se instalar em um item doméstico tão popular. Elas foram substituídas por roupas de cama práticas e duráveis feitas de fibra de bambu.
Graças a uma tecnologia especial de processamento, o bambu duro se transforma em um material macio e agradável ao toque, o que tem um efeito benéfico no relaxamento humano.
Além disso, esses produtos são muito procurados pelas donas de casa devido às suas propriedades higroscópicas e facilidade de cuidado.
Mas não importa quão alta seja a qualidade do produto, a influência de fatores externos deixa sua marca nele. É por isso que a resposta à pergunta “é possível lavar um cobertor de bambu em uma máquina de lavar automática” é definitivamente positiva.
Este enchimento não tem medo de água e retorna à sua posição original após interação com detergentes.
A fibra de bambu é um material durável e forte, podendo suportar mais de 500 lavagens (mas somente se você seguir as recomendações abaixo). Como evitar erros e prolongar a vida útil de cobertores e travesseiros de bambu?
Contente
- Por onde começar a lavar na máquina de lavar?
- Lavagem manual de produtos de bambu
- Secagem adequada de cobertores e travesseiros de fibra de bambu
- Segredos para o cuidado adequado da roupa de cama de bambu
- Armazenamento de produtos
- Uma opção alternativa para limpar cobertores e travesseiros de bambu
- Vídeo: Cobertor de bambu
Por onde começar a lavar na máquina de lavar?
No início do processo, muitas pessoas são atormentadas por dúvidas: caberá um cobertor grande na máquina? É claro que a capacidade do tambor desempenha um papel importante em um processo tão responsável, mas com a abordagem correta, até mesmo essa tarefa é considerada uma mera ninharia.
Para garantir que o produto caiba em uma máquina de tamanho padrão, ele deve ser dobrado corretamente. Para fazer isso, você precisará estender uma manta de bambu no chão, dobrá-la no sentido do comprimento várias vezes e enrolá-la em um rolo.
Com um travesseiro, as coisas são um pouco mais simples devido ao seu tamanho compacto. Basta colocá-lo no tambor e iniciar o processo de lavagem. Em seguida, ele define os seguintes parâmetros:
- Modo suave em máquina de lavar automática;
O cobertor deve ser lavado na configuração mais delicada, sendo a melhor a configuração “Cobertor de plumas”. - temperatura não superior a 35 graus;
- enxágue 2-3 vezes;
- centrifugação – não mais que 700 rpm.
Se o produto estiver muito sujo, não aumente a temperatura nem use agentes de limpeza agressivos. Apesar do bambu ser caracterizado por maior durabilidade, tais fatores não terão o melhor efeito na aparência da roupa de cama.
Para tratar um cobertor de bambu na máquina de lavar, é melhor usar detergentes suaves indicados para produtos de plumas ou penas. Não use pós soltos nem produtos químicos corrosivos, pois eles podem irritar muito a pele após enxágue inadequado.
Antes de colocar o item no tambor, é necessário inspecioná-lo para verificar se há danos mecânicos — furos, abrasões, costuras soltas. Ao girar, as fibras de bambu podem se soltar e ficar deformadas. Para evitar esses problemas, até mesmo pequenos furos devem ser costurados.
Lavagem manual de produtos de bambu
Como qualquer outro item, um cobertor e um travesseiro com enchimento de bambu podem ser lavados à mão. A única ressalva é evitar deixar de molho. A fibra de bambu não tolera exposição prolongada à água, o que pode reduzir sua vida útil. O detergente líquido também deve ser selecionado com cuidado; durante o processo de lavagem, ele deve ser pré-diluído com água.
Se houver uma criança pequena em casa, a roupa de cama certamente apresentará vestígios de brincadeiras infantis e muita sujeira, que podem ser facilmente removidas com sabão em pó. No entanto, você não deve exagerar no atrito e usar força bruta ao desparafusar.
Secagem adequada de cobertores e travesseiros de fibra de bambu
A etapa final e talvez a mais importante é a secagem dos produtos. Vale ressaltar que a secagem inadequada pode fazer com que o enchimento forme grumos, que depois serão muito difíceis de alisar. E é improvável que a aparência lembre itens domésticos arejados e macios.
Seguir as regras de secagem a seguir é o caminho mais seguro para um produto bonito e, mais importante, limpo.
- Após a lavagem, coloque o cobertor ou travesseiro sobre uma superfície horizontal. O método rústico de secagem (pendurar o cobertor no varal sob luz solar direta) é contraindicado, principalmente quando está ventando lá fora.
Não seque o cobertor no varal - O bambu não tolera altas temperaturas, então não tente secá-lo usando ferro ou aquecedores.
O ar quente pode “fechar” os poros do bambu, e a fibra pode perder suas propriedades. - É melhor secar o produto ao ar livre, mas se isso não for possível, escolha áreas bem ventiladas. A opção ideal é uma varanda ou loggia.
- Durante o processo de secagem, é necessário sacudir e afofar o cobertor periodicamente.
Se não estiver frio lá fora, um cobertor de bambu levará apenas um dia para secar completamente. Mas mesmo depois que o produto estiver seco, você não deve colocar uma capa de edredom sobre ele imediatamente. Coloque-o sobre a cama, talvez as costuras internas não estejam completamente secas.
Segredos para o cuidado adequado da roupa de cama de bambu
Descobrimos como lavar um cobertor de bambu na máquina de lavar, mas cuidados adicionais e armazenamento adequado desempenham um papel importante na integridade e no apelo estético. Apesar de tais produtos não “acumularem” excesso de poeira, recomenda-se lavá-los pelo menos várias vezes ao ano.
Na verdade, cobertores e travesseiros com enchimento de bambu são os itens de cama mais despretensiosos, podendo ser limpos várias vezes por mês sem o uso de produtos especiais. Para fazer isso, basta aspirá-los e arejá-los ao ar livre por algumas horas.
Armazenamento de produtos
Para garantir que seu produto lhe agrade por muitos anos, esqueça o uso de sacos plásticos e todos os tipos de embalagens a vácuo durante o armazenamento. Por causa deles, eles podem se deformar e perder sua forma original. Pelo mesmo motivo, você não deve colocar coisas pesadas em cima do cobertor.
O bambu é um material natural que necessita de circulação de ar. No verão, o cobertor pode ser colocado em um saco sintético perfurado ou em um saco de papel.
Devido às suas propriedades antibacterianas, este material não afeta de forma alguma o desenvolvimento de fungos e microrganismos patogênicos que são perigosos para a vida humana. Devido a isso, a necessidade de uso de medicamentos antimicrobianos desaparece automaticamente.
Uma opção alternativa para limpar cobertores e travesseiros de bambu
Se você não tiver tempo para lavar à mão ou na máquina, leve a peça à lavanderia. Equipamentos inovadores e tecnologia de limpeza moderna usando meios especiais permitirão que você conclua o trabalho da melhor maneira possível. Além disso, na saída você obtém um produto limpo e totalmente adequado para uso.
Ao comprar roupa de cama de fibra de bambu, preste atenção ao rótulo. Lá você pode encontrar informações adicionais sobre como cuidar do seu cobertor ou travesseiro.