Uma pessoa não pode viver sem roupa de cama. Para fronhas, lençóis e capas de edredom, os moldes não são feitos no papel. O desenho é feito diretamente no tecido. E raramente surgem dúvidas sobre como costurar uma fronha a partir de um único pedaço de tecido ou fazê-la a partir de retalhos no estilo patchwork. Até mesmo a costureira mais inexperiente consegue dar conta dessa tarefa - não é necessário nenhum trabalho complicado de construção de moldes! Cortar quadrados/retângulos de tecido é fácil.

Este tipo de roupa de cama pode ser feita em qualquer tipo: com botões, zíperes ou envolvente. Você pode verificar o que foi dito acima e tentar costurar uma fronha você mesmo usando as instruções deste artigo.

Costurando uma almofada com suas próprias mãos
Uma fronha é fácil de costurar, até mesmo uma costureira novata pode lidar com esse trabalho

Materiais necessários

Antes de costurar uma fronha, você precisa preparar os seguintes materiais.

  1. Tecidos. Cetim e chita são mais adequados para esse propósito; você pode usar seda, chita, etc., que são retalhos selecionados.
  2. Máquina de costura.
  3. Fios que combinam em cor e textura.
  4. Fita métrica.
  5. Lápis, giz para desenhar linhas.
  6. Tesouras e alfinetes usados ​​para prender pedaços de tecido.
  7. Outros acessórios, se necessário.
  8. Cálculo do consumo de tecido para o tipo mais simples de fronha.

Deve ser retirado o valor calculado de consumíveis, acrescido de 5%. Para uma almofada de 50 x 50 cm, você precisa de 1 m mais 5 cm. Se a fronha for costurada com um envoltório, você precisará adicionar tecido para o envoltório.

Dimensões da fronha
Ao calcular o comprimento necessário do tecido, levamos em consideração as dimensões da própria fronha, as margens de envoltório e costura

Vale lembrar que nas lojas, quando vendido, o material vem cortado de forma irregular ou até rasgado, o que às vezes o deforma. Portanto, artesãs experientes levam cerca de 10-20 cm a mais do que o planejado.

Agora você deve entender as instruções para costurar esta peça de roupa de cama.

Fronhas retangulares com cheiro

Como costurar uma fronha? Existem diferentes maneiras de costurar esse tipo de roupa de cama. Aqui está um deles.

  1. As extremidades são viradas para baixo. Geralmente são dois.

    Nós dobramos as bordas
    Dobramos as bordas e costuramos
  2. O produto é dobrado com a frente voltada para fora, como deve ser quando finalizado.

    Medimos a bainha
    Coloque o tecido com a face para cima, meça 70 cm do lado esquerdo e dobre esta borda
  3. As laterais são fixadas com pinos. Uma linha reta é desenhada com giz ou lápis onde a costura será feita.

    Dobre a válvula à direita
    Dobre a aba da fronha para a direita, costure as bordas e costure as margens de costura com um ponto zigue-zague.
  4. Depois disso, a peça é virada do avesso e costurada novamente, de modo que a borda da costura frontal fique para dentro. Com esse tipo de processamento não há necessidade de chulear as bordas. Eles estarão todos escondidos lá dentro. O bom desse tipo de cicatriz é que ao costurar, forma-se um chamado rolo, que evita que o produto deforme durante a lavagem e a passagem.
Fronhas retangulares
Fronhas retangulares com padrão floral

Fronha com "orelhas", master class

Fronhas com orelhas
Fronhas com "orelhas"

Seria mais correto chamar essas lindas capas de Oxford (“com bordas”). As regras para costurá-los não são mais complicadas do que as que são comuns para costurar. Neste caso, o consumo de material é um pouco maior.

Cortamos os detalhes
Recortamos os detalhes para nossa almofada dupla face com orelhinhas
Nós processamos os cortes
Processamos os cortes das partes traseiras, dobramos as laterais em 2,5 cm e passamos a ferro

O produto geralmente é costurado para um conjunto de cama de casal, onde o material utilizado tem pelo menos 220 cm de largura. Antes de costurar, os retângulos necessários são recortados.

Dobre mais 2,5 cm
Vire mais 2,5 cm, passe a ferro e prenda com alfinetes.
Nós costuramos na máquina
Costuramos as partes dobradas na máquina, recuando 3 mm da borda

Primeiro, as bordas curtas são processadas por dobra dupla. A borda é dobrada em cerca de 1 cm e alisada. Dobre mais uns 2 cm e passe a ferro.

Coloque as 2 peças traseiras uma sobre a outra
Coloque uma das peças da frente com o lado avesso para baixo e coloque as peças de trás por cima, alinhando os cortes, com o lado direito para baixo.
Nós alfinetamos e costuramos
Alfinetamos ao longo do perímetro e costuramos, deixando 1 cm

O produto é costurado ao longo da borda. Se desejar, você pode deixar a borda onde ficará o zíper. Em seguida, é feita uma costura dupla, cuja largura é de 5 cm.

Nós aparamos os cantos e viramos do avesso
Cortamos os cantos e viramos a fronha do avesso, endireitamos e passamos a ferro.
Nós prendemos as camadas de tecido juntas
Para evitar deslocamentos ao costurar as “orelhas”, prenda as camadas de tecido com alfinetes

A capa é virada do avesso e passada a ferro ao longo da bainha. Pegue uma régua, desenhe linhas retas com giz, a 5 cm da borda ao longo do perímetro do tecido, e costure. A fronha com "orelhas" está pronta.

Medimos a largura das orelhas
Com um marcador de tecido que desaparece, desenhe as bordas da fronha, medindo a largura das “orelhas” e costure na máquina
Fronha dupla face pronta para uso
Fronha dupla face pronta com zíper e “orelhas”

Se não houver tecido suficiente, você pode costurar a capa com um zíper. Neste caso, é feito um ponto de alinhavo à máquina no local onde ficará o fixador. Em seguida, o tecido é desdobrado e alisado para que o material fique uniformemente distribuído ao longo das cicatrizes. O zíper é colocado sobre a cicatriz, com o zíper voltado para baixo e meio aberto. A linha dos dentes deve ficar estritamente ao longo da costura de alinhavo. Um calcador para zíper é instalado na máquina e a costura é feita com cuidado. Em seguida, o produto é virado do avesso através do fecho semiaberto.

Fronhas para almofadas redondas de sofá

Além dos travesseiros usados ​​para dormir, muitas vezes há almofadas decorativas para sofás em apartamentos. Eles vêm em uma variedade de formatos: redondos, quadrados, em forma de flor, etc.

Cortando o tecido
Cortando tecido para uma almofada redonda

Costurar uma capa para uma almofada redonda não é mais difícil do que costurar uma quadrada. Você precisa de um padrão para isso. Para fazer essa fronha, meça o diâmetro do travesseiro e adicione cerca de 1,5 cm de margem de costura. O molde é fixado no tecido e parte da parte frontal da capa é recortada.

Costurando as peças juntas
Coloque as peças com os lados direitos juntos e costure a costura ao longo da linha de alinhavo usando uma máquina.

Uma linha para o zíper é desenhada no molde. Depois, para a parte de trás, o molde é cortado em duas partes. Uma linha para o zíper é desenhada na tela. As peças do molde são afastadas, as peças são cortadas levando em consideração as margens de costura, inclusive na borda reta.

Cortes de travesseiro redondos
Cortamos as margens de costura ao redor da circunferência, viramos a capa do avesso e inserimos a almofada pela área não costurada.

A costura traseira é fixada com alfinetes e costurada, deixando uma abertura para o zíper. Em seguida, a fronha é finalizada da mesma forma que no caso de uma almofada quadrada.

Costure com pontos invisíveis
Costurando a área aberta da almofada com pontos invisíveis
Almofada redonda pronta
A almofada redonda acabada vai decorar o seu interior

Decoração

Há muitas maneiras de decorar fronhas. A maneira mais simples de decorar a tela de um produto é com apliques. Elas podem ser costuradas com antecedência, antes da costura final.

Aplique de borboleta
Decorando uma almofada de sofá com aplique 3D “Borboletas”

O mesmo deve ser feito ao fazer capas usando a técnica de patchwork. Os retalhos são recortados, colocados sobre o tecido da futura fronha/molde de papel e fixados. Você pode até costurá-los à mão. Depende do estilo do tecido patchwork. Quando os remendos são costurados, o tecido está pronto e o pano é costurado da maneira descrita.

Almofada decorativa patchwork
Almofada decorativa, decorada com técnica patchwork

Se a almofada for decorada com bordado em ponto cetim/fita, isso pode ser feito quando toda a peça já estiver costurada, marcando o padrão na parte externa.

Decoração de fita
Aplique volumétrico feito de fitas e botões para decorar almofada de sofá

Esses padrões em almofadas parecem muito fofos, originais e não exigem muita experiência. O principal é a paciência, porque decorar é um trabalho muito trabalhoso e que muitas vezes leva muito tempo.

Vídeo: Como costurar uma fronha com “ORELHAS” – uma maneira simples e rápida.

https://www.youtube.com/watch?v=uBtigbIhkJQ