Segundo muitos, o uniforme escolar dos tempos soviéticos distantes está irremediavelmente ultrapassado. No entanto, cada vez mais, no último sinal, os formandos se vestem com um vestido cor de chocolate e um avental branco como a neve.

Contente
Como costurar um avental escolar
Não é difícil costurá-lo com as próprias mãos. O cumprimento rigoroso das instruções, a atenção cuidadosa ao fazer as medições e ao processo de corte, bem como um forte desejo de ter uma aparência diferente de todos os outros, ajudarão a lidar com essa tarefa.
Materiais necessários
Vamos ao trabalho. Para começar, você precisará do seguinte.
- Papel, lápis e régua para fazer um molde.
- Um centímetro para fazer medições.
- O material do qual o avental será feito (algodão fino ou renda, guipura, organza, etc.).
- Tesoura, linhas (de cor contrastante: para alinhavar e costurar o produto).
- Alfinetes para fixar o molde no tecido para corte.
- Máquina de costura e noções básicas de operação.
Como fazer medições
É melhor que alguém próximo ajude você a fazer as medições necessárias, pois a automedição pode conter erros.
Tomemos como exemplo o modelo clássico.
Se desejado, quaisquer variações e estilos podem ser implementados com base nele.
Então, vamos começar com a circunferência da cintura. A medida é determinada pelo ponto mais estreito do corpo. Este será o comprimento do futuro cinto no avental. Para as gravatas, você precisa adicionar mais 1 metro.
Em seguida, a circunferência do quadril é determinada. Essa medida é feita nos pontos mais volumosos das nádegas.
O próximo indicador é o comprimento do avental. Para fazer isso, meça o comprimento necessário a partir da cintura. Normalmente, o avental é feito de 2 a 5 cm mais curto que o vestido. Em geral, esse tamanho depende das preferências e desejos pessoais.
O comprimento da alça do avental é medido da seguinte forma: um centímetro é passado da cintura para cima, sobre o ombro, até a cintura nas costas.
Para determinar o tamanho do “peito”, é melhor recortar um modelo de papel e aplicá-lo em você mesmo em frente ao espelho. Se você estiver visualmente satisfeito com tudo, deixe como está, mas se não gostar, você pode experimentar um pouco com a largura e a altura. O principal é não “exagerar” na largura, caso contrário as alças cairão constantemente dos ombros.
Padrão das partes superiores do avental
Agora podemos prosseguir com o material. Lembra do ditado sobre medir sete vezes? Transfira cuidadosamente o molde para o tecido, faça concessões, confira novamente e só então pegue a tesoura.
Claro, você pode facilmente pegar um molde pronto da Internet ou de uma revista velha. Somente tais esquemas são feitos de acordo com medidas padrão, mas na realidade isso raramente acontece. Portanto, é preferível que você mesmo tire suas medidas e crie o molde.
Para evitar cometer erros na quantidade de tecido necessária, você pode primeiro dispor as peças do molde sobre a mesa e determinar aproximadamente qual largura e comprimento serão necessários.
Normalmente, os moldes são colocados em tecidos dobrados ao meio. Isso permite que você torne as peças simétricas e mais uniformes.
Importante! Deve haver margens de costura. Dependendo da textura do tecido, elas podem ser diferentes. Em média, se o tecido não desfiar, acrescente 1 cm.
Etapas de costura de um avental
Então, você pode começar a criar uma obra-prima.
Na primeira etapa, processamos o baú: dobramos a parte superior e costuramos.
Depois conectamos o peito e as alças.
Dobramos as duas partes da alça esquerda, uma frente para a outra, e colocamos o peito entre elas. Nós costuramos.
Fazemos o mesmo com a alça direita. Depois, virando do avesso, costuramos as linhas de acabamento.
As bordas externas são dobradas para dentro e também costuradas com uma linha de acabamento.
A produção da parte inferior do avental começa com o processamento da parte inferior da peça.
Depois o cinto é costurado na parte superior.
É importante garantir que os centros das peças coincidam. Em seguida, a parte inferior do avental e o peito são conectados com tiras e um cinto. Se desejar, você pode usar trança, renda ou babados. Elas são costuradas na parte inferior da peça, nas alças, deixando-as um pouco mais largas nos ombros para criar “asas”, e também na parte superior do peito.
Avental para o último sino feito de guipura branca
Guipura é um material leve e arejado. É difícil imaginar um tecido mais adequado para uma ocasião tão especial quanto o último sinal antes do baile de formatura.
Para o avental, você precisará de cerca de 3 metros de tecido de 0,6 m de largura e 8 m de costura para acabamento (4 cm de largura).
Primeiro, corte a base da parte inferior sem o babado.
Depois fazemos as tiras. Neste caso, as tiras serão costuradas.
Para fazer um babado, multiplique o comprimento da tira por 1,5. O resultado é uma cortina com o volume necessário. Depois cortamos o peito.
E finalmente decidimos o cinto. Isso também será costura.
Como resultado, antes de se aproximar da máquina de costura, você obtém um desenho parecido com este.
Primeiro, a costura é costurada nos babados das tiras usando uma máquina overlock.
Depois conectamos as alças ao peito.
Costure o babado na parte inferior.
Agora costuramos o cinto. Para isso, seu meio deve estar alinhado com o meio do peito e com o meio da parte inferior. Alinhavar.
Ao alinhavar, faça as dobras planejadas na parte inferior. Ponto. E então costure uma linha de acabamento.
Para finalizar o trabalho, costuramos as alças nas costas. E há um pequeno truque aqui. É melhor que as tiras onde elas se prendem ao cinto sejam estreitas. Então o babado fica impressionante. Se você deixar as alças largas, o babado vai acabar ficando sobreposto, muito áspero e feio.
Vale ressaltar que além do estilo clássico de avental, existem muitas opções interessantes. Por exemplo, aventais de crochê. Independentemente da técnica utilizada para fazer o trabalho: tricotado a partir de motivos ou como uma tela sólida, esses modelos acabam sendo muito incomuns e impressionantes.
O último sinal, assim como a cerimônia de formatura, é um evento muito importante e tocante. Quero ter uma aparência decente. E ao fazer um avental para uniforme escolar com suas próprias mãos, você não só pode ficar linda, mas também se sentir confortável.