Talvez o maior espaço em qualquer armário de roupas de cama seja ocupado por conjuntos de cama. Não importa se é um conjunto infantil ou familiar, um conjunto de um e meio ou um conjunto de tamanho europeu – cada conjunto inclui um lençol, pelo menos uma capa de edredom (e geralmente duas) e fronhas. Considerando que há vários conjuntos em qualquer casa, isso resulta em um monte de coisas!
Não temos muito espaço em nossos armários, então a questão de como dobrar roupa de cama de forma compacta é relevante para a maioria das pessoas.
Existem várias opções para dobrar roupa de cama. Os métodos mais comuns são:
- clássico (em pilhas);
- vertical;
- guardando o conjunto em uma fronha.
Contente
Método clássico
A essência desse método é o armazenamento tradicional de conjuntos de roupas íntimas em pilhas. Para ocupar menos espaço no seu armário, um passo importante é passar as peças previamente: isso permitirá que você dobre suas peças da forma mais compacta possível.
O processo de passar roupa pode ser substituído sacudindo bem as peças antes de secar. É verdade que sacudir uma capa de edredom ou um lençol para que fiquem mais ou menos uniformes não é tão fácil: é necessária uma certa quantidade de força.
Os itens do conjunto são cuidadosamente dobrados, de ponta a ponta, em pequenos retângulos (assim, capas de edredom e meia ou lençóis são dobrados aproximadamente dez vezes, fronhas – quatro vezes) e colocados uns sobre os outros em pilhas. As pilhas são então colocadas em uma prateleira do armário ou em uma cômoda.
As desvantagens desse método são a dificuldade de retirar as roupas das prateleiras: há uma grande probabilidade de que, ao tentar pegar um conjunto, você toque ou amasse outro.
Método vertical
Esse método de dobrar roupa de cama veio do Japão. As coisas não são enroladas em retângulos planos, mas em rolos grossos, e não são colocadas umas sobre as outras, mas dispostas em fileiras.
Portanto, se uma capa de edredom padrão dobrada da maneira clássica for dobrada mais três vezes (claro, tudo depende do tamanho), o resultado será um pequeno pacote retangular, e ele deve ser armazenado "colocando-o" na parte estreita. Lençóis e fronhas são “colocados” um ao lado do outro.
Esta opção para guardar roupas de cama é conveniente porque você pode encontrar imediatamente os acessórios desejados e também é muito fácil retirá-los.
No entanto, para coisas dobradas dessa maneira, é necessário um nicho especial ou uma cômoda alta: mantê-las em uma prateleira padrão em um armário comum é inconveniente.
Colocado em uma fronha
Uma opção muito conveniente é guardar roupa de cama dobrada em uma fronha. Este método praticamente não tem desvantagens: coisas diferentes não se misturam, pilhas organizadas ocupam pouco espaço e é muito fácil obter o conjunto certo sem tocar nos outros.
Vamos ver passo a passo como embalar um conjunto de roupa de cama em uma fronha:
- passe as peças a ferro (ou endireite-as delicadamente e sacuda-as antes de secar);
- dobre cuidadosamente a capa de edredom de ponta a ponta (aproximadamente dez dobras) para que ela caiba facilmente na fronha;
- também dobre cuidadosamente as folhas em um retângulo limpo;
- dobre todas as fronhas (exceto aquela em que vamos “embalar” o conjunto);
- coloque todos os itens do conjunto em uma pilha;
- Coloque a pilha dentro da fronha restante, endireite as bordas e dobre-as para trás, de modo que o linho fique em uma espécie de bolsa.
Colocamos as pilhas resultantes em uma prateleira no armário – e tudo está pronto!
Roupa de cama com elástico
Ultimamente, os lençóis com elástico têm se tornado cada vez mais populares: são fáceis de usar, práticos e não amassam depois de dormir. No entanto, pode ser difícil enrolá-los cuidadosamente para armazenamento.
Existe uma maneira fácil de dobrar lençóis com elástico de forma compacta. Para fazer isso, você precisa endireitar a folha e, alternadamente, dobrar todos os seus cantos em um só. No retângulo resultante, você precisa endireitar todas as dobras e, em seguida, dobrá-lo de uma forma que seja conveniente (dependendo do método de armazenamento escolhido).
Regras para guardar roupa de cama em um armário
Para garantir que sua roupa de cama permaneça fresca e com um cheiro agradável, mesmo depois de ficar guardada no armário por meses, você precisa seguir algumas regras simples de armazenamento:
- Nunca guarde roupas em sacos plásticos - isso pode causar cheiro de mofo;
Sacos e embalagens plásticas não são adequados para armazenar roupas de cama. - você pode colocar sachês aromáticos, cascas de laranja ou um pedaço de sabão sem embalagem na prateleira onde você guarda suas roupas de cama;
Óleos aromáticos ou sachês especiais com ervas ou notas cítricas deixarão sua roupa perfumada Sachê de cera - fragrância para roupa de cama, guarda-roupa com seus aromas favoritos - Você só pode colocar coisas no armário que estejam completamente secas, caso contrário, o cheiro de umidade é garantido.