Guardanapos e toalhas de mesa simples e bonitos só parecem assim à primeira vista. Na verdade, as artesãs que tricotam esses elementos decorativos passam por muitas etapas para chegar a essa pequena peça de tecido. E cada um deles é descrito em detalhes neste artigo.

guardanapos de crochê
Um símbolo de aconchego doméstico, pureza branca como a neve e conforto – guardanapos de crochê.

Finalidade dos guardanapos de malha

O principal objetivo dos guardanapos de malha é a decoração. Com a ajuda desses pequenos produtos, você pode decorar o interior do ambiente, colocando-os em diversas superfícies horizontais. O que cria uma atmosfera de aconchego, conforto e herança familiar.

foto de guardanapos de crochê
Antigamente, essas obras-primas do artesanato cobriam quase todas as superfícies possíveis.

Além disso, se o guardanapo for processado corretamente, ele pode ser usado para um segundo, terceiro e quarto propósito. Por exemplo, eles podem ser usados ​​para decorar tecidos de cama, fazer abajures com eles, inseri-los em guarnições de móveis, etc.

Guardanapos de crochê também são um ótimo campo de treinamento para iniciantes antes de fazer projetos maiores, toalhas de mesa inteiras ou itens usando apenas uma agulha.

ideias de guardanapos de crochê
Hoje em dia, apesar da enorme variedade de elementos decorativos, os guardanapos de malha não perderam em nada sua relevância.

Instruções sobre como ler um padrão de tricô corretamente

Se você não aprender os princípios básicos do tricô, ou seja, abreviações e símbolos, não será possível fazer nem mesmo o guardanapo de crochê mais simples. Para poder tricotar, você só precisa conhecer todas as nuances desse processo. E então os diagramas se tornarão tão claros para o mestre quanto a leitura de um livro comum.

Vamos começar com o fato de que existem 2 tipos de padrões que podem ser encontrados no segmento russo da Internet para crochê, a saber: para crochê filé e crochê regular.

ideias de guardanapos de crochê foto
Eles são usados ​​em design de interiores, que envolve o uso de tecidos vazados.

O primeiro é apresentado na forma de uma folha de papel quadriculada com um desenho aplicado a ela. Algumas células são coloridas, outras estão vazias e há números nas laterais. Este padrão foi criado para tornar o tricô mais fácil de entender. Afinal, os produtos de filé se assemelham a uma rede com células preenchidas e vazias, a partir das quais o padrão é formado.

Assim, consequentemente, as células pintadas implicam três ou quatro colunas em uma fileira. E os brancos são alças de ar comuns que criam o contorno das células.

padrão de guardanapos de crochê
No design, eles ganham nova vida, tornando-se material para a concretização das mais ousadas soluções de design.
diagrama de guardanapos de crochê foto
Existe um número enorme de padrões para guardanapos de crochê, que está em constante crescimento, graças às novas ideias e fantasias das artesãs.

Além disso, o padrão para tricô filé tem números na horizontal e na vertical. Eles mostram a largura e a altura dos produtos em loops, mas muitas vezes seu número precisa ser multiplicado várias vezes, porque eles acabam sendo muito pequenos em volume.

Com circuitos convencionais é muito mais complicado. Para lê-los corretamente, você precisa conhecer as abreviações nos textos que descrevem como tricotar um produto. Mas, além disso, muitas vezes acontece que os autores não revelam todas as suas cartas, e a maioria das etapas da criação podem simplesmente não ser indicadas. Então os padrões de crochê vêm ao resgate. Eles contêm símbolos que imitam um ou outro tipo de loop. E sem conhecê-los, também será impossível ler o diagrama.

guardanapo azul com pinheiros
Os guardanapos podem ser pequenos e grandes, redondos e ovais, quadrados e retangulares.
guardanapo azul com foto de pinheiros
Eles podem ser tricotados de forma contínua ou montados a partir de motivos; você pode usar fios de cores diferentes e decorações volumosas.

Abreviações em descrições de texto

VP – circuito de ar;

SP – laço de conexão;

PP – alça de elevação

PS – meia coluna;

St – coluna;

SC – ponto baixo;

С1Н – ponto alto;

С2Н – ponto alto;

С3Н – uma coluna com 3 fios;

[…], *** - repetição;

A – vértice comum;

Pico – 4VP e 1SC no primeiro VP.

design de guardanapos de crochê
Além da habilidade da costureira, o principal fator que influencia a qualidade do produto, sua leveza e padronização, é a seleção correta dos fios e da agulha para eles.

Técnicas de trabalho e recomendações para facilitar o processo de tricô

  1. É melhor começar a tricotar guardanapos trabalhando alguns elementos do molde separadamente. Dessa forma, você pode entender a espessura da linha ou o tamanho da agulha necessários para tricotar o guardanapo inteiro com mais conforto.
  2. Se a artesã começou a se interessar recentemente por guardanapos de tricô, então é melhor começar a tricotar um modelo em forma de retângulo. Ao contrário de todos os outros, seu formato é o mais fácil de monitorar. Não há necessidade de adicionar ou remover laços extras em nenhum lugar para obter uma determinada geometria do produto.
foto de design de guardanapos de crochê
Para tricotar guardanapos, os fios de algodão são os melhores, pois são elásticos e não permitem que o produto vazado se deforme.

Quando o guardanapo retangular já estiver familiar e simples, você poderá passar para padrões mais complexos e melhorar gradualmente seu nível.

  1. É melhor começar a tricotar guardanapos não de acordo com os padrões que você gosta, mas de acordo com aqueles que têm uma descrição, onde todas as nuances do tricô são explicadas passo a passo.
  2. Se o tricô for feito em várias etapas, é melhor usar fios de cores diferentes para facilitar a localização do ponto de parada no padrão e no próprio tecido.
  3. Uma das regras obrigatórias para todos os itens decorativos de malha é o cuidado adequado. Depois que o guardanapo estiver pronto, ele precisa ser lavado em água morna com sabão, de preferência à mão. Além disso, também é melhor fixar o resultado com amido e passar o produto. Então ele manterá sua forma por mais tempo.

Guardanapos de Crochê: Padrões e Instruções Detalhadas

Guardanapo de crochê simples

Para tricotar este guardanapo, você precisará saber como fazer pontos correntes e laçadas colunares. O design do produto em si também é muito simples, então mesmo artesãos novatos não terão problemas para fazer o produto de acordo com ele.

guardanapos de crochê como fazer
Graças à abundância de padrões de tricô com vários níveis de complexidade, qualquer pessoa pode dominar facilmente o processo de criação de guardanapos de crochê.
guardanapos de crochê como fazer foto
Com a ajuda de guardanapos você pode refrescar seu interior com produtos artesanais exclusivos.

Tudo começa com um anel clássico de laços como base. Para este modelo, 12 VP são suficientes, que são então amarrados com ST de 3 níveis. Eles são conectados em um anel, que é maior em diâmetro que o primeiro.

Na segunda carreira, inicia-se a formação de um padrão, que será repetido em todas as etapas subsequentes do tricô, a saber: são retiradas quatro laçadas do segundo anel e tecidos 3 pontos de cada uma delas. Eles são conectados um ao outro, e toda a linha é tricotada dessa maneira. No 3º estágio e nos subsequentes, o princípio é repetido, apenas com a adição de 1 coluna em cada lado. Isso precisa ser repetido até a carreira 7. Assim, observa-se um padrão simples em forma de raios, que divergem do meio do produto.

Guardanapo oval

Para fazer um guardanapo oval você precisará de: linha de algodão (cerca de 100g) e uma agulha de crochê. Recomenda-se usar os nºs 1, 25 ou 1,5 para obter um produto mais limpo. Mas, em geral, a escolha desta ferramenta depende mais da conveniência do próprio mestre.

Como o guardanapo será tricotado em círculo, para começar a tricotá-lo você precisa fazer uma base. É composto por 26 elos de corrente que são combinados em um anel. O próximo passo é tricotar várias carreiras, conforme mostrado no diagrama, para fixar a base. Neste caso, cada primeira laçada da nova linha é substituída por um VP.

guardanapos de crochê padrão oval
O diagrama mostra parte do guardanapo.

As carreiras 3 e 5 são feitas usando pb, usando apenas a parede posterior da laçada. À medida que o padrão se torna mais complexo, atenção especial deve ser dada às carreiras 1, 10, 15 e 17. Elas consistem em uma combinação igual de VP, PS e C1H

Importante! Cada linha subsequente começa com a conclusão do SS.

A complexidade do padrão deste guardanapo surgirá durante a formação do rapport, principalmente nas partes retas e na formação do formato. É improvável que você consiga fazer tudo com sucesso na primeira vez.

Guardanapo redondo

Um guardanapo redondo pode conter qualquer desenho. Este design é baseado em uma flor com oito bordas afiadas.

As primeiras carreiras sempre levantam muitas dúvidas sobre a melhor forma de tricotá-las. Afinal, a maioria dos autores de diagramas coloca a ênfase principal no desenho em si.

padrão de tricô para guardanapos
Guardanapo de crochê com padrões magníficos.

Portanto, para começar a tricotar, você precisa pegar 8 VP e conectá-los em um anel. Depois disso, começa a construção de colunas de 5VP, conectadas entre si por 2VP. Isso permite que você divida uniformemente o círculo no qual as bordas da flor ficarão localizadas.

Na 2ª linha deve haver 2С1Н e 3 VP entre eles igualmente espaçados. As carreiras subsequentes, até 6, repetem esse princípio com apenas uma condição: cada carreira subsequente aumenta o número de VP e C em 2 peças. O efeito é que as bordas da flor ficam mais volumosas. Mas depois de 6 ele retorna à posição original.

foto do padrão de tricô para guardanapos
O diagrama mostra uma parte do guardanapo, a fileira circular é finalizada de acordo com o padrão.

Para evitar que o guardanapo continue estreitando junto com as bordas da flor, é recomendável aumentar o número de VP entre os St e começar a formar um losango. Assim, a tecelagem continuará até a linha 11. Resta apenas 1С1Н, que separa o desenho da borda – o elemento final da composição.

Guardanapo quadrado

Este padrão é para um guardanapo quadrado. Porém, na base ele tem um design redondo. Por isso, o início do seu tricô começa com a criação de uma base clássica em formato de anel.

guardanapo quadrado de crochê
Uma variação de guardanapo quadrado de crochê.

Para fazer isso, você precisa montar 7 PV na agulha. Quando elas são conectadas em um anel, a união das colunas começa imediatamente. O primeiro é feito de 3 C1H, e todos os outros são feitos usando o método clássico. Após a formação das colunas, elas precisam ser conectadas usando 15 C1H e finalizadas com 1 SP.

Importante! Pode não estar visível no diagrama, mas cada linha termina com um SP e começa com um VP.

Após a carreira 27, o primeiro segmento do produto termina e precisa ser fixado adicionalmente com carreiras retas e reversas, conforme mostrado na figura.

foto de guardanapo quadrado de crochê
Os cantos do produto são tricotados separadamente em cada lado.

Eles começam na carreira 28 e terminam na carreira 42. Eles diferem em seu tricô e consistem em um número igual de laços diretos e reversos, que se alternam entre si. Após formar os cantos, o produto pode ser levado até a linha de acabamento.

guardanapo de mesa festivo

O guardanapo festivo de Páscoa é tricotado de uma maneira não muito padronizada, como foi indicado anteriormente. Tudo se resume ao fato de que o mestre do crochê cria um padrão não em círculo, mas horizontalmente, usando a técnica do crochê filé para preencher todos os elementos do tecido.

guardanapo retangular de crochê
Lindo guardanapo retangular com borboletas.

Como você pode ver na imagem, é indicado que a largura do produto será igual a 23 laçadas, mas como isso não é suficiente, esse valor é multiplicado por 3 vezes e mais 3 correntes de giro VP. No total, você precisa discar 72 VP. E então você precisa seguir as regras para ler o padrão para tricô de filé.

foto de guardanapo retangular de crochê
Alise o produto acabado, umedeça-o e deixe secar.

guardanapo estilo japonês

Para fazer um guardanapo com motivos japoneses, você precisará de fio branco ou bege, 150–200 g no total. O produto feito com essa quantidade de material de origem será pequeno – 36 cm de diâmetro.

O guardanapo tem um formato redondo, por isso será tricotado em espiral. A base é um anel e 8 VP. Mas em vez de reforçá-lo novamente, o padrão diz para tricotar 8 pontos de elevação, depois dos quais eles são novamente conectados uns aos outros em um anel, mas de diâmetro maior que o primeiro.

foto de guardanapo de crochê
Guardanapo de crochê japonês.
diagrama fotográfico de guardanapo de crochê
Padrão de tricô para um guardanapo.

No diagrama você pode ver dois tipos de loops. Alguns deles se conectam a outros na parte superior e outros na parte inferior. Elas diferem na localização do ápice. Se no primeiro caso você precisa começar a tricotar as laçadas a partir de um vértice comum, no segundo caso elas têm bases diferentes, mas todas são direcionadas para um ponto de convergência.

Guardanapo de crochê vazado

Os modelos mais complexos de guardanapos que podem ser feitos em crochê são os vazados, devido à abundância de diversas técnicas de tricô para elementos decorativos.

O tricô de um guardanapo começa com a criação de uma laçada deslizante, a partir da qual 17 pb são tricotados para dentro. Depois disso, o último e o primeiro laços são conectados e fechados juntos. Convencionalmente, isso pode ser chamado de primeira linha do futuro produto.

guardanapo de crochê vazado
Guardanapo com rosetas de flores.

O próximo passo consiste em dividir o círculo resultante em partes iguais e tricotar 3 VP sem fio em alguns de seus lugares. Depois disso, elas também são conectadas umas às outras, formando arcos.

A terceira fileira é um pouco semelhante à primeira, pois fixa a posição das roscas. Um fio é passado através dos arcos e vários pb são feitos, quebrando sua sequência apenas nos pontos SP.

foto de guardanapo de crochê vazado
Estique o produto finalizado, pegando cada roseta separadamente, e seque sob uma toalha úmida.

Os próximos arcos serão formados pela amarração de 5VP, que será realizada através do SC. Os furos vazios formarão 2 SP. As linhas a seguir repetem esse algoritmo. A única coisa é que em alguns você pode ver não 5 VP, mas 10 VP (15 VP, 20 VP, ...), que são interrompidos.

Conclusão

Guardanapos de malha ou toalhas de mesa grandes contribuem instantaneamente para o estilo retrô do interior. De fato, esses produtos pertencem a essa direção, com a ajuda dos quais você pode complementar o interior do ambiente ou até mesmo criar novos elementos.

design de fotos de guardanapos de crochê
Um guardanapo de crochê delicado e prático será um presente maravilhoso para apreciadores da beleza feita à mão.

Mini toalhas de mesa podem ser feitas com suas próprias mãos. Tudo o que você precisa para isso é uma agulha, um fio, um pouco de habilidade em tricô e um conhecimento de padrões nessa área. E então tudo depende da experiência e prática do próprio mestre.

guardanapos de crochê com suas próprias mãos
Tudo depende da habilidade do artista.

Usando padrões aparentemente comuns, você pode criar guardanapos originais de vários formatos (redondos, triangulares e até mesmo figurados), com flores ou padrões abstratos, modelos planos ou 3D, etc.

VÍDEO: Guardanapo de crochê vazado.

50 variações de guardanapos de crochê: