Nenhum apartamento pode ficar sem um tapete no corredor ou no banheiro. Não ficará fora de lugar em um berçário onde as crianças gostam de brincar no chão.
O mercado atual oferece uma variedade de pequenos revestimentos de piso que protegem contra a hipotermia e decoram o interior.

Entre eles estão os tapetes artesanais; Eles podem parecer uma verdadeira obra de arte e decorar um quarto, uma sala de estar e criar aconchego. Feitos com suas próprias mãos, eles se tornarão uma fonte de orgulho para a artesã e seus entes queridos.
Hoje em dia, existem muitas técnicas usadas para fazer belos tapetes.
Contente
Técnicas de fabricação de tapetes faça você mesmo
Um grande número de técnicas permite que você escolha aquela que será mais interessante de dominar e permitirá que você decore o ambiente.
Tecelagem
A tecelagem é uma das tecnologias amplamente utilizadas na produção de tapetes artesanais. Possui subdivisões próprias.
Tecelagem usando o princípio do macramê
O macramê é um dos métodos de tecelagem mais antigos. Teve altos e baixos em sua história. Hoje em dia está voltando à moda, mas existem poucos verdadeiros mestres dessa arte.
Para tecer usando o princípio do macramê você precisará de:
- um travesseiro pesado e oblongo;
- grandes alfinetes de segurança de aço;
- ferramentas de medição e corte;
- agulhas de crochê;
- bobinas para trabalhar com fios longos.
Você pode tecer com vários materiais: cordão de varal, fios de algodão ou lã de espessura média, fitas, tiras de couro, arame macio. Macramê é um tipo de tecelagem com nós, o que faz com que o produto final pareça volumoso.
O material é preso ao travesseiro com alfinetes e o padrão é tricotado de acordo com o molde. Você pode aprender os meandros da tecnologia estudando as master classes.
Tecelagem em bastidor e bastidor
A tecnologia de tecelagem já existe há algum tempo. Anteriormente, máquinas especiais eram usadas para isso. Os tapetes tecidos parecem bastante profissionais e de alta qualidade.
Para trabalhar ao redor do perímetro de uma moldura ou bastidor, você precisa prender os fios de urdume e então tecer o material escolhido de acordo com o padrão escolhido.
Importante! Você precisa começar a tecer do centro e ir em direção às bordas. Corte os fios excedentes do elemento acabado e costure-o no tecido.
Trança
Muitas pessoas se lembram dos tapetes de suas avós no corredor, feitos com tranças de coisas velhas. Este é o método de fabricação mais simples. Não requer habilidades sérias e é adequado para costureiras iniciantes.
Não é necessário comprar o material, mas sim utilizar:
- coisas velhas cortadas em tiras;
- fita, varal;
- restos de tecido.
Um produto de vime pode ser colocado sob os pés de móveis pesados para proteger o piso de danos, ou instalado em corredores, banheiros ou lavabos.
A tecnologia de trança para cabelo e para carpete é a mesma. A única diferença é que as três partes das peças são fixadas em uma superfície plana e dura. Uma trança tecida da maneira usual pode ser enrolada em um formato conveniente, prendendo-a com barbante para dar mais resistência. Essa tecnologia pode ser usada para fazer um ótimo tapete de cabeceira.
Tapetes de tricô com coisas velhas
Coisas velhas podem ser usadas para trançar e tricotar lindos tapetes. É verdade que isso exigirá algumas habilidades artesanais, mas mesmo que você não as tenha, dominar as técnicas não é tão difícil.
Costura de patchwork
Um dos métodos de fazer tapetes a partir de trapos é hoje chamado por muitos pelo termo estrangeiro “patchwork”, que na verdade é costurar a partir de retalhos. A base da técnica é a conexão de peças individuais de patchwork amarrando uma à outra ou costurando elementos individuais – um ao outro.
Para fazer com que o tapete resultante pareça esteticamente agradável e mais durável, o padrão de patchwork finalizado pode ser colocado sobre uma base de tecido, e as bordas podem ser decoradas com debrum ou amarradas.
Tecnologia de carpetes
Este método de fazer tapetes com as próprias mãos tem duas versões: com nós e com laçadas. Para trabalhar essa técnica, utiliza-se um gancho e seleciona-se tela vinílica para a tela. Na base, são feitos nós de acordo com o padrão aplicado.
Para fazer um tapete com suas próprias mãos usando a técnica de laçada, você precisará de um conjunto de ferramentas e materiais; Para o trabalho você precisará de:
- tecido denso como base;
- fios multicoloridos para o design;
- agulhas especiais para enchimento de moldes;
- lápis, tesoura.
A base deve ser fixada à estrutura. Para garantir que o produto seja um sucesso, é necessário levar em conta algumas regras:
- a agulha é posicionada exatamente perpendicular ao tecido;
- A linha do porta-agulha deve ser segurada de modo que os nós não fiquem emaranhados;
- Cada ponto deve ser espaçado de 1 a 2 mm do próximo.
Informações adicionais. Ao trabalhar com esta técnica, é preciso ter cuidado ao manusear a agulha. Ela precisa ser levantada de modo que a ponta da agulha apareça acima da base do produto. A evidência de que tudo foi feito corretamente são os pontos no verso, e um padrão de laçadas aparece na frente.
Tapetes fofos em uma grade
Você pode fazer um tapete brilhante e elegante usando tela de construção de qualquer tamanho. É forte, durável, confiável e mantém bem o formato do produto.
Observe! Para evitar que as bordas do tapete acabado desfiem, elas precisam ser fixadas com fita adesiva ou feitas de crochê.
O tecido a ser feito é cortado em tiras e, usando um gancho, uma tesoura ou seus próprios dedos, puxado através dos furos da malha. Dê um nó em cada pedaço e corte o excesso de material.
Tapetes fofos com máquina de costura
Para não precisar procurar por malhas e ficar mexendo em cada fita, você pode fazer um tapete fofo usando uma máquina de costura. A base pode ser qualquer pedaço de material disponível ou, por exemplo, uma fronha velha.
Tiras cortadas de tecido são colocadas na base e costuradas na máquina. Depois disso, as fitas são encurtadas para o comprimento necessário com uma tesoura. O resultado é um tapete fofo.
Tapetes de coisas velhas, o que pode ser usado
Um tapete pode ser feito de quase qualquer item que saiu de moda ou que já serviu ao seu propósito. Adequados para isso são camisetas manchadas, suéteres velhos, jaquetas quentes, jeans que ficaram pequenos, meias-calças e até sacolas plásticas.
Tapetes de jeans velhos
Jeans é o tipo de roupa que as pessoas amam e usam por muito tempo, mas infelizmente, não duram para sempre. Contudo, não é necessário jogá-los fora. Você pode fazer um tapete maravilhoso e durável que durará anos. Qualquer método é adequado para sua produção:
- as tiras longas cortadas podem ser tecidas em um tear;
- tecer um produto do tamanho e formato necessários a partir de tranças de tecido;
- crochê com agulha grossa;
- tecê-lo à mão ou costurá-lo à máquina.
Tapetes de camisetas velhas
Provavelmente, em cada casa há mais de uma camiseta que não pode mais ser usada por vários motivos. Em vez de jogar fora um item velho, você pode usá-lo para fazer um tapete. Ele pode ser tricotado, trançado ou costurado à máquina em tranças pré-trançadas. Você pode usar uma variedade de métodos, o que preferir.
Tapetes de meias velhas
Meias rasgadas são um problema real. Às vezes, seu acúmulo é surpreendente, pois eles quebram com muita frequência e não são jogados fora imediatamente.
Para usar meias rasgadas “para fins pacíficos”, basta lavá-las e cortar a parte superior e a ponta. Depois corte em tiras e, se você pretende fazer um tapete grosso, não precisa cortá-lo.
Pode ser tricotado usando meias-calças infantis, que geralmente são coletadas em quantidades incontáveis. Mas você também pode trançá-lo em um bastidor ou à mão, a partir de tranças preparadas, ou tecê-lo em uma máquina.
Tapetes de toalhas velhas
Parece que toalhas não são um material adequado para um tapete. E, no entanto, elas também podem ser usadas para fazer pisos que podem ser instalados em banheiros, cozinhas ou lavabos.
Sua vantagem é a boa absorção de umidade.
Pode ser:
- trança;
- fazer crochê ou tricotar com agulhas grossas de tricô;
- tecer ou torcer.
Tapete de polietileno impermeável
Um tapete feito de tiras ou sacos plásticos velhos será útil na porta ou no banheiro. Será durável e, mais importante, à prova d'água. É fácil de lavar, seca rapidamente e não acumula poeira e sujeira. Fungos e microrganismos nocivos não “vivem” nele.
Em vão algumas pessoas pensam que tal tapete será “chato” e pouco atraente. Pelo contrário, a variedade de cores em que o polietileno é apresentado (inclusive em sacolas) dá amplo espaço para a imaginação e sua concretização criativa.
A própria artesã escolherá o que mais lhe interessa.
Um tapete feito à mão com espuma de borracha não será menos bom. Não será apenas bonito, mas também muito macio.
Tapete feito de cintos de couro velhos
As artesãs estão cheias de ideias originais relacionadas a técnicas e materiais para fazer tapetes artesanais. Havia também uso para cintos de couro antigos de homens e cintos estreitos de mulheres. Eles podem ser usados para fazer tapetes duráveis e duradouros. É verdade que é raro que uma família tenha cintos em abundância, então você terá que pedir ajuda a parentes e amigos.
Com muitas opções para sua produção, geralmente são utilizadas duas. No primeiro caso, eles são conectados uns aos outros por um barbante ou corda forte. Passe a fita pelos furos, que podem ser feitos com um furador ou um furador, em qualquer ordem e prenda-a nas bordas.
A segunda opção envolve colar pedaços de cintos em uma base densa em qualquer ordem. Padrões em ziguezague, espinha de peixe e tabuleiro de xadrez parecem especialmente impressionantes.
Tecendo tapetes com coisas velhas: master class
Apesar da simplicidade dos métodos de fabricação de tapetes, um trabalho de alta qualidade exige consultas de costureiras experientes. Assista às instruções passo a passo, aprenda a fazer um tapete corretamente e com capricho, escolha o padrão certo e estude a ordem de sua execução, as sutilezas e nuances das tecnologias ajudarão nas master classes, onde cada técnica é considerada passo a passo. Eles podem ser facilmente encontrados na Internet.
Você pode obter respostas para suas perguntas entrando em contato com artesãs experientes ou estudando diversos vídeos com recomendações e métodos para fazer itens originais.