Acolchoar um cobertor é um processo artístico de combinar todas as suas camadas. Esse processo costuma ser muito difícil para as artesãs, mas quando você pega o jeito, pode criar uma verdadeira obra-prima.
A colcha exige paciência, meticulosidade e até coragem. Um resultado de alta qualidade depende muito da experiência e do monitoramento cuidadoso e constante da situação. Mesmo costureiras experientes raramente conseguem acolchoar um cobertor corretamente.
No entanto, não é preciso ter medo de assumir esse tipo de trabalho. Seguindo as instruções e seu sentimento interior, você certamente alcançará o resultado desejado.
Geralmente eles acolchoam uma manta de retalhos (técnica de patchwork) ou uma manta inteira de algodão. Vamos analisar cada opção com mais detalhes.
Contente
Acolchoando uma colcha de retalhos
Antes de começar a quiltar, você precisa fazer todos os preparativos necessários.
Preparando-se para quilting manual
Primeiro, decida como aplicar os pontos: à mão ou com uma máquina de costura. Escolhida a primeira opção, é importante adquirir imediatamente as ferramentas; o conjunto padrão consiste nas seguintes ferramentas.
- Aros grandes. Quanto maior o diâmetro, melhor. Certifique-se de que o arco seja confortável para segurar em suas mãos.
Bastidor grande de madeira para cobertores de quilting à mão - Pelo menos dois dedais, porque a agulha terá que ser “recebida” dos dois lados do cobertor.
Dedais para costura à mão - Agulha forte. Quanto menor for o comprimento, mais bonito será o cobertor final. Trabalhando com uma agulha curta, você obterá costuras pequenas e perfeitas.
Uma agulha de costura fina e pequena - Fios de espessura média, por exemplo, nº 30. Um fio muito fino irá arrebentar, um fio muito grosso ficará muito visível. Escolha a cor que mais combina com o tecido; para uma colcha de retalhos, escolha qualquer tom que combine com o esquema de cores fornecido.
Linhas de costura multicoloridas de espessura média
O primeiro passo do trabalho propriamente dito é o ponto de alinhavo, que conectará o forro, a entretela e a parte frontal do cobertor. Normalmente, o tecido patchwork não requer marcação do molde: basta costurar as junções dos pedaços de tecido.
Nesta fase, os preparativos estão completos e você pode começar a costurar o molde.
Técnica de trabalho
As costuras em si são feitas com pontos comuns usados em produtos similares.
Mais importante aqui é considerar a essência da primeira costura do quilting.
- Para começar, posicione o bastidor de modo que o trabalho fique voltado para você.
- Pegue uma linha bem longa, uma agulha e faça um nó na ponta da linha.
A agulha deve ser segurada em um ângulo reto em relação à camada superior, perfurando todas as três camadas e puxando a linha para baixo. - Passe a agulha por todo o cobertor, de baixo para cima, de modo que o nó “fique escondido”, ficando dentro da camada do meio – o enchimento.
Nós varremos ao longo das linhas fixadas, removendo os pinos conforme varremos. - Insira a agulha a meio centímetro da extremidade pretendida do ponto.
- Usando o polegar, levante um pouco o tecido para criar uma pequena dobra, insira a agulha em ângulo, pegando-a da outra extremidade.
Enrolamos o excesso de forro na superfície superior, dobramos a borda para dentro em 10 mm, fixamos com alfinetes e alinhavamos em três camadas, costuramos o forro com um ponto invisível
Quando a linha acabar, você precisa esconder a ponta dela sob o ponto anterior e começar o próximo de acordo com o primeiro.
Como acolchoar um cobertor em uma máquina?
Este método é objetivamente mais fácil que o manual. Você só precisa preparar um calcador especial para cerzir e uma agulha forte.
A principal regra da técnica de trabalho é a uniformidade: certifique-se de manter a mesma velocidade de costura durante o processo.
Usando uma máquina, o quilting é geralmente feito em colchas com costura artística.
Para isso, é preparado um diagrama do desenho em tamanho real. É melhor aplicar um desenho com giz ou lápis sobre o tecido e depois costurar os contornos.
Vedação de bordas de alta qualidade
Existem muitas maneiras de criar uma linda borda, a mais comum é a “cheesecake”.
Primeiramente, deixe alguns centímetros livres na parte de trás da colcha; se você pulou esta etapa, use uma fita de tecido larga separada. A parte de trás (ou fita) precisa ser dobrada para a frente e uma costura precisa ser feita ao longo do perímetro do produto, tentando chegar mais perto da borda da parte dobrada.
Conclusão
Uma colcha se tornará um elemento indispensável em qualquer lar, uma lembrança calorosa do amor da pessoa que a criou. E fazer quilting em casa não será difícil se você tiver o desejo e a perseverança necessários.