O conforto é uma condição essencial da vida cotidiana. Isso também se aplica à roupa de cama, cuja finalidade é garantir um bom sono e uso.

Estando no turbilhão dos afazeres cotidianos, sobra menos tempo para a vida cotidiana. Soluções simples e inesperadas são encontradas, mas que, por algum motivo, só agora estão ganhando vida.

Lençol com elástico
Para quem está cansado de arrumar a cama todas as manhãs, existe uma ótima solução – um lençol com elástico ou um lençol com elástico

O tópico em consideração é como escolher um lençol com elástico.

Vantagens

A folha tem características próprias. É um tipo de caixa sem fundo. Ele se ajusta firmemente ao colchão e é fixado a ele por baixo graças a um elástico costurado de várias maneiras.

Lençol clássico e com elástico
Desvantagens e vantagens dos lençóis clássicos e com elástico

Este tipo é adequado para camas infantis, para pessoas que dormem agitadas e é amplamente utilizado na hotelaria devido à rápida troca de roupa de cama. As principais vantagens são a fixação clara e a rapidez de curativo. Não é necessário ajustá-los todas as manhãs depois que você fizer o colchão. Para facilitar a colocação, o lençol é fixado diagonalmente e depois puxado sobre os cantos restantes. O surgimento de um novo tipo de roupa de cama se deve à altura significativa dos modernos lugares para dormir, o que causa transtornos na hora de arrumar a cama.

O lençol com elástico não amassa nem escorrega
Se a roupa de cama normal escorrega e enruga após o sono, um lençol com elásticos nas bordas permanece na posição original

Há um ponto importante. Esses produtos vêm com a parte da frente em tecido felpudo e a parte de trás emborrachada. Eles são usados ​​como capas impermeáveis ​​no cuidado de pacientes acamados ou recém-nascidos.

Lençol felpudo
Lençol impermeável Terry com elástico

No design, é um retângulo com quatro cantos recortados e costurados. Em seguida, costure o elástico:

  • ao redor do perímetro;

    Lençol azul com elástico
    Um lençol azul com elástico em toda a volta é a opção mais confortável
  • nos cantos;

    Folha laranja
    Lençol de baixo laranja com elástico nos cantos
  • ao longo dos curtos com uma extensão para os lados longos.

    Lençol de linho com elástico
    Lençol de linho com elástico no lado mais curto

Nós determinamos as dimensões

Tamanhos de colchão
Os tamanhos padrão de colchões são úteis para escolher os tamanhos dos lençóis

Na hora de comprar surge a dúvida de como escolher um lençol com elástico de acordo com o tamanho do colchão. Você precisa conhecer os parâmetros da área de dormir: largura, comprimento, altura.

Medidas básicas
Medidas básicas para um padrão de folha

Os dois primeiros valores são a distância entre os topos dos cantos costurados. Agora determinamos a altura deles. O lençol deve envolver completamente o colchão nas laterais e ligeiramente na parte inferior. Portanto, com uma altura de área de dormir de 17 cm, o comprimento do canto deve ser de aproximadamente 20-25 cm. Afinal, o conjunto ficará escondido por baixo, criando um efeito de cobertura, para o qual serão necessários centímetros extras. A altura nem sempre é indicada no rótulo. Meça isso. Muitas vezes a ausência desse indicador nas lojas é explicada pelo fato do produto ser universal. E, no entanto, tal folha “sentará” de forma diferente a uma altura de 15 e 22 cm. Vale lembrar disso na hora de escolher.

Vista esquemática da peça de trabalho
Vista esquemática do blank para confecção de lençol com elástico

Selecionando o material

Materiais para lençóis com elástico
Lençóis com elástico são feitos de uma variedade de algodão ou outros tecidos: chita, cetim, popeline, algodão, jersey, terry

Materiais naturais são preferidos. Tradicionalmente é chita, cetim. Eles podem suportar lavagens repetidas, absorvem bem a umidade e são fáceis de cuidar. O cetim tem uma paleta de cores mais rica e brilhante, enquanto a chita retém o calor. Existem modelos feitos de malha de algodão ou de tecido atoalhado macio. Com uma variedade de materiais, vale a pena escolher aqueles que contenham 100% algodão ou tenham um pequeno teor de fibras sintéticas de até 3%.

Lençóis de cetim com elástico
Lençóis de cetim com elástico vêm em cores lisas e uma variedade de estampas

Para produtos emborrachados para fins especiais, a porcentagem de fibras naturais será significativamente menor.

Uma pequena desvantagem

Passando um lençol com elástico
Passando um lençol com elástico em uma tábua de passar

A montagem não permite passar o produto com alta qualidade, por isso lençóis com elástico ao redor do perímetro geralmente são costurados em tecido felpudo ou jersey resistente a rugas. Mas você pode acariciá-lo. Com a mão esquerda, puxe o lençol para baixo da mesa de passar, endireite os franzidos e passe a ferro. Não é tão rápido, mas é possível. Portanto, você não deve ter medo de produtos de algodão com elásticos ao redor do perímetro.

Esses produtos não podem ser fervidos, pois isso danificará os finos fios de borracha. Há outra desvantagem: é difícil de dobrar.

Nós mesmos costuraremos

Calculando tamanhos de tecido
Depois de decidir o tecido, você pode começar a medir a área de dormir e calcular as dimensões do tecido.

Acontece que você não encontrou um produto adequado. Depois pode ser costurado. Vamos levar em conta que os tecidos na loja têm 150 cm de largura. Isso significa que não será possível costurar um lençol a partir de uma única peça sólida para um colchão de 160x200. Neste caso, você precisa comprar dois comprimentos.

Padrão para costurar um lençol
Antes de começar a costurar um lençol, você precisa fazer um molde para um colchão específico.

Quantidades de cálculo:

  • comprimento 200 cm;
  • altura, por exemplo 20 cm;
  • a tolerância necessária para a curvatura inferior é de 4 cm;
  • Margem de costura – 1 cm.

200+20+4+1=225 cm. 225x2=4,5 m.

Agora costuramos essas partes ao longo da borda com um ponto regular. Linho e costuras sobrepostas são mais resistentes, mas também mais grossas, e podem causar desconforto durante o sono. O resultado é um retângulo grande com uma costura no meio do comprimento necessário, incluindo todas as margens necessárias. Suas dimensões são: 225x300.

Determinamos a largura da mesma forma que o comprimento: 160+20+4+1=185 cm.

Coloque a costura no meio. Da costura, reservamos metade do valor calculado em ambas as direções. Na peça resultante de 225x185 cm, cortamos os cantos e o excesso. Calculamos: 20 cm é a altura do colchão, 4 e 1 cm são tolerâncias. 20+4+1=25 cm. Mas precisamos deixar 1 cm para costura, então cortamos quadrados com 24 cm de lado. Feito.

Cortamos os quadrados nos cantos
Primeiro, corte um quadrado com 24 cm de lado em cada canto do tecido.

Dobramos os cortes com o avesso para dentro. Faça uma costura de 7 mm de largura. Agora viramos os cantos para a frente e os endireitamos com as mãos.

Costure os lados do quadrado juntos
Coloque um lado do quadrado resultante sobre o outro (frente com frente), costure
Canto da folha
Um canto é formado na parte frontal

Costuramos uma linha que já tem 1 cm de largura. Obtemos uma costura de linho tradicional. Costure um elástico de 1-2 cm de largura ao redor do perímetro do lençol, colocando-o na parte da frente do material e puxando-o levemente.

Fazendo um cordão
Agora fazemos um cordão ao longo da largura da folha, capturando um pouco do comprimento
Passamos o elástico por
Passamos um elástico pelo cordão resultante
Nós consertamos as bordas
Fixamos as bordas do elástico

Viramos o elástico para o avesso e costuramos outra linha. Preparar. Você pode passar os cortes no lado avesso duas vezes por 1 cm. Em seguida, colocamos o elástico, costurado em forma de anel, na margem resultante, costuramos ao longo da dobra do tecido em 1-2 mm, deixando um pequeno furo sem costura.

Vire e costure as bordas
As bordas abertas restantes do comprimento são simplesmente dobradas e costuradas.

Esse tratamento é bom quando se utiliza elástico estreito, pois ele fica mais suscetível a esticar durante o uso. Através da seção livre ela pode ser afrouxada ou apertada.

Lençol com elástico faça você mesmo
Lençol de baixo com elástico no verso
Lençol faça você mesmo para colchão
Nosso lençol faça você mesmo fica ótimo no colchão e permanece no lugar enquanto você dorme.

Elástico somente nos cantos. Você precisará de quatro pedaços de fita elástica de 30 cm de comprimento. Na peça costurada, a partir de cada costura em ambos os sentidos, colocamos marcas a uma distância de 20 cm, e costuramos o elástico entre elas. Processamos os cortes ao longo do perímetro, dobramos o tecido duas vezes por 1 cm e costuramos.

Fazemos elásticos nos cantos
Dobre a borda do lençol, alinhave, deixando 20 cm em cada canto para o elástico, coloque o elástico, estique e costure

O elástico nos lados curtos é feito de forma semelhante à versão descrita, mas o tamanho das peças do elástico é maior. O conjunto está localizado ao longo da largura do colchão.

Quanto maiores forem as partes franzidas, melhor será a fixação do lençol no colchão.

Há uma grande seleção de produtos acabados e uma variedade de tecidos. Com uma abordagem competente para a seleção ou fabricação do produto, você pode obter o efeito esperado: dormir em uma superfície lisa e uma aparência elegante da cama. Comprovadas suas vantagens, o lençol com elástico ocupará seu devido lugar no quarto.

Vídeo: Como costurar um lençol com elástico para um colchão retangular de qualquer tamanho