No mundo moderno, onde a maioria das coisas que nos cercam são feitas em fábricas, os itens artesanais estão ganhando grande popularidade. A marca “feito à mão” é valiosa devido à singularidade do produto criado.
No inverno, quando está frio e úmido lá fora, você quer que sua casa seja um lugar de calor e conforto. Um cobertor de pompom faça você mesmo cria uma atmosfera especial na casa, e é duplamente agradável se este cobertor, além de seu apelo estético, também for útil.
Contente
- Como fazer um cobertor de pompom com suas próprias mãos
- Como fazer uma moldura para tecer um cobertor de pompom
- Escolhendo o fio para um cobertor de pompom
- Manta de bebê feita de pompons
- Manta de tricô para recém-nascido com pompons
- Vídeo: Cobertor de pompom
- Uma seleção de fotos de lindos cobertores de pompom feitos à mão:
Como fazer um cobertor de pompom com suas próprias mãos
Antes de começar a fazer um cobertor de pompom com suas próprias mãos, você deve ler atentamente as instruções. As técnicas de tricô são variadas: você pode tricotar um cobertor com agulhas de tricô ou usar um material especial como base.
Parece bastante simples na descrição, mas na realidade é um procedimento muito trabalhoso, que exige tempo, esforço e perseverança, pois você terá que realizar muitas ações monótonas, que podem causar calos nas mãos. Se o mestre for paciente, o resultado será um cobertor quentinho e fofo feito de pompons, que decorará a casa e aquecerá o dono.
Você precisa preparar as ferramentas necessárias:
- moldura especial;
- fio;
- tesoura.
Como fazer uma moldura para tecer um cobertor de pompom
Fazer uma estrutura para tecer um cobertor é um processo bastante difícil para uma mulher; em 90% dos casos, você tem que usar a força masculina. Precisamos preparar materiais.
- A tira tem 3 cm de largura. O comprimento da moldura é 144 cm, a altura é 136 cm. Como se trata de algo bem grande, a estrutura deve ser forte para suportar o peso dos fios, não quebrar e não estragar todo o trabalho. A qualidade da madeira não importa.
- Parafusos auto-roscantes para fixação das ripas.
- Pregos no valor de 132 peças, com 7-8 cm de comprimento.
- Martelo.
A tecnologia para fazer a estrutura é simples. Primeiro, você precisa prender quatro ripas juntas nos cantos; duas ripas de 144 cm de comprimento ficarão localizadas na parte inferior e superior da estrutura, e mais duas - 136 cm - à direita e à esquerda. Isso resultará em um quadrado. As ripas são fixadas nos cantos com parafusos auto-roscantes; o comprimento de todas as ripas na estrutura acabada será o mesmo devido à fixação.
Em seguida, usando um martelo, você precisa pregar os pregos. Você precisa recuar 8 cm do canto e começar a martelar 33 pregos em cada lado a cada 4 cm. A moldura está pronta.
Para garantir a resistência da estrutura, você pode usar fixadores adicionais na forma de tiras estreitas e curtas nos cantos da estrutura principal, na parte traseira.
Em tal moldura será possível tecer um cobertor infantil de 115 cm por 115 cm, e com franjas nas pontas - 130 cm por 130 cm.
Escolhendo o fio para um cobertor de pompom
Dependendo da finalidade de utilização do item, a escolha se resume a três tipos de fio:
- algodão;
- lã;
- acrílico.
O algodão é ecologicamente correto, hipoalergênico, proporciona livre circulação de ar, é fácil de lavar à máquina no modo manual, o fio não estica e retém a cor. A única desvantagem do algodão é provavelmente seu peso: o cobertor ficará bem pesado.
A lã tem propriedades curativas, aquece bem, impede a entrada de umidade de fora e a remove de dentro. Ao mesmo tempo, um cobertor de lã pode causar alergias, é muito difícil de cuidar e pode esticar ou, inversamente, encolher após a lavagem. Lã limpa acabará desenvolvendo bolinhas. Definição de qualidade: Quando esticadas, as fibras podem encolher de tamanho, mas o fio permanecerá intacto.
O acrílico é semelhante à lã, mas é mais forte, mantém bem a cor, não desbota no sol, é mais resistente ao desgaste, desgasta-se lentamente, mas não permite a passagem de umidade, mas retém bem o calor. Pode esticar após a lavagem, recomenda-se lavar em ciclo delicado.
Considerando que cada tipo tem suas desvantagens, é melhor escolher fios naturais com uma mistura de artificiais. Para um cobertor com franjas de 130 cm por 130 cm, você precisará de 11 novelos de 100 m de fio.
Tecnologia de tecelagem.
- Você precisa começar a tecer a partir da base. Se o artesão for iniciante, é melhor escolher duas cores diferentes, isso facilitará o corte dos pompons. A base será composta por 20 camadas de trama. Primeiro, você precisa prender a linha com um nó no prego do canto superior esquerdo.
Primeiro vamos tecer a base verticalmente, por conveniência é melhor fazê-lo com outros fios, um tom mais escuro ou mais claro, ou uma cor completamente diferente - Em seguida, você precisa ir até os pregos no trilho inferior, dobrar ao redor dos dois primeiros pregos juntos, depois subir e dobrar ao redor dos próximos dois pregos superiores da mesma maneira. E assim por diante até o final.
Agora viramos o fio para a parte horizontal e da mesma forma, segurando dois pregos, tecemos até o fundo - Quando todos os pregos de cima e de baixo estiverem enrolados, do último prego de baixo você precisa passar a linha até o prego direito mais próximo, contorná-lo e passar a linha horizontalmente até o prego paralelo esquerdo. Passe ao redor dos dois pregos da esquerda, também horizontalmente para o trilho da direita, passe ao redor dos dois pregos – e volte para a esquerda. Continue avançando até o topo.
É assim que ficarão 1 fileira enrolada verticalmente e 1 fileira enrolada horizontalmente. - Quando a linha atingir o prego do canto esquerdo, você precisará jogá-la no prego horizontal extremo e continuar tecendo de acordo com o padrão anterior. Então faça 20 camadas de base. Depois disso, dê um nó na linha do prego do canto esquerdo.
Depois, entrelaçamos novamente a parte vertical, depois a horizontal e assim por diante até enrolar 20 fios na parte vertical e 20 na horizontal. - Em seguida, pegue outra cor e faça o mesmo procedimento, só que com 30 camadas — essa é a base.
O próximo passo é pegar um fio de cor diferente e enrolá-lo exatamente da mesma forma na vertical e na horizontal, 30 fios cada, eles serão nossos futuros pompons. - Depois você precisa pegar pedaços de aproximadamente 10-15 cm, amarrar cada intersecção transversalmente para que não desfie. Corte as pontas dos pedaços a uma distância de 2 cm do nó. Você tem que ter muito cuidado para não perder nenhum cruzamento, caso contrário, tudo vai desmoronar.
Dê nós nas intersecções, sem pular nenhuma intersecção, caso contrário o cobertor não funcionará. - Corte os fios nas bordas, no meio, entre os pregos, em todo o perímetro, formando uma franja.
Cortamos nosso cobertor dos pregos, percorremos todo o perímetro da moldura e onde está marcado com uma linha vermelha, cortamos ao meio - Retire com cuidado da moldura.
- Corte as 30 camadas superiores com uma tesoura no meio, entre as bandagens, e afofe-as. Se a base for de uma cor diferente, será mais fácil selecionar os fios.
Pegamos uma tesoura e cortamos 30 fios dos nossos nós nos quatro lados, sem tocar na base. - A etapa final para fazer um cobertor com pompons em uma moldura é cortar o excesso, alinhar a franja ao longo das bordas e afofá-lo.
Cortamos todos os pompons e o resultado é um cobertor fofo e maravilhoso
O cobertor ficará macio com pompons fofinhos.
Manta de bebê feita de pompons
A escolha do fio é um momento muito importante, pois determina o quão confortável o bebê ficará. Com base na descrição dos tipos acima, é melhor escolher uma mistura de fibras de algodão com bambu ou seda. Se a escolha recaiu sobre a lã. É melhor misturá-lo com linha acrílica - o cobertor durará mais, manterá melhor sua forma e conservará sua cor. Para ter certeza de que o material é hipoalergênico, você precisa comprar o fio rotulado como “infantil”, ele já vem misturado nas proporções corretas.
A tecelagem é feita da mesma forma que a técnica descrita acima, a única diferença está no tamanho do quadro e na quantidade de fio. Dependendo da qualidade, para um recém-nascido de 80 cm por 100 cm, você precisará de 9 a 10 novelos de 100 m.
Manta de tricô para recém-nascido com pompons
Para bebês, você pode tricotar sem bastidor. Para isso, você pode usar uma malha especial como base. Você pode usar fios multicoloridos. Essa criatividade agradará aos olhos.
- Primeiro você precisa cortar usando uma régua, medir o tamanho necessário, marcá-lo e cortar ao longo do contorno.
- Prepare enrolando-o nos dedos, deixando 2 cm entre eles. Faça cerca de 55 voltas.
Pegamos um pequeno pedaço de fio e começamos a enrolá-lo nos dedos, segurando cuidadosamente a ponta. - Retire com cuidado dos dedos.
Para obter um pompom de tamanho médio, enrole a linha na sua mão de 55 a 60 vezes. - Corte um fio de 15 cm de comprimento, passe-o pelo centro do novelo, dê um nó apertado e faça 3 voltas para dar resistência.
Retire cuidadosamente o fio da sua mão e coloque-o sobre a mesa, meça um pedaço de linha da mesma cor com 15-20 centímetros de comprimento - Usando uma tesoura, corte ambos os lados do fio ao meio. Solte o pompom e corte o excesso.
Enrole a linha ao redor do centro do fio para dividi-lo em duas metades iguais e dê um nó nas pontas. Pegue uma tesoura afiada e corte cuidadosamente as alças de ambos os lados, apare os fios ligeiramente salientes - Faça de acordo com o tamanho da malha de base.
Fazemos o mesmo com fios de outras cores e formamos quantos pompons forem necessários de acordo com o tamanho da base. - Pegue um pompom, passe pedaços de linha pelos furos da malha, amarre as duas pontas pelo avesso.
Pegue o primeiro pompom e passe cuidadosamente os fios pelos furos da malha, amarre as bordas com um nó apertado na parte de trás e corte o excesso de fio com uma tesoura. Usando o mesmo método, anexamos pompons de outras cores na primeira fileira e nas subsequentes. - Faça o mesmo com as demais, costurando-as bem firme uma na outra em toda a área da base. Corte o excesso da parte interna.
Depois de terminar tudo, vire o cobertor do avesso e verifique se todos os fios estão cortados. Costure o tecido de base no avesso, se desejar. O cobertor colorido para bebê DIY está pronto
Cuidado.
- Tecidos de malha são propensos a esticar e formar bolinhas; eles não devem ser secos à máquina nem limpos com escovas duras.
- Caso apareçam pelotas, remova-as com uma lâmina de barbear ou uma máquina especial.
- Os nós podem ser facilmente removidos com uma agulha: puxe os fios do lado avesso.
- Após a lavagem, deixe secar completamente; é melhor evitar passar roupa.
- Lave o cobertor em temperatura não superior a 30 graus, no modo de lavagem delicada; para que dure mais, é melhor recorrer a serviços de lavagem a seco.
Com os devidos cuidados, o cobertor irá encantar você com seu calor e aparência aconchegante por muito tempo; itens artesanais refletem o mundo interior do proprietário, criam um caráter especial para a casa e a tornam única.
Vídeo: Cobertor de pompom
https://www.youtube.com/watch?v=hY477RmSBlg