Uma maneira fácil de fazer uma linda toalha de mesa retangular ou oval é usar a técnica de crochê filé. Consiste no fato de que usando linhas finas comuns e uma agulha você pode fazer um tecido que imita um padrão de renda. Mas, ao mesmo tempo, ele acaba sendo muito mais prático do que o original fino.

Contente
- O que é crochê filé?
- O que pode ser tricotado usando a técnica de filé?
- Como é feito o tricô de um produto de filé?
- Guardanapo-toalha de mesa em técnica de crochê filé
- Padrão de guardanapo de filé reto
- Guardanapos quadrados
- Toalha de mesa com uma flor grande
- Tricô figurado e retangular de guardanapos
- Guardanapos ovais
- Guardanapos redondos
- Conclusão
- VÍDEO: Tricô de filé faça você mesmo.
- 50 variações de guardanapos usando a técnica de crochê filé:
O que é crochê filé?
A técnica de crochê filé chegou à Rússia vinda da Europa somente no final do século XIX. Consiste no fato de que com a ajuda de um gancho e um novelo de linha era possível criar um produto que imitasse o padrão incomum de rendas raras e caras da época.
Assim como a renda, o tecido filé pode ter uma variedade de padrões e formas. Isso inclui estampas florais em uma toalha de mesa retangular clássica ou simplesmente figuras abstratas em uma grade de guardanapo redonda. Mas todos eles são tricotados exclusivamente de acordo com padrões pré-preparados.
O que pode ser tricotado usando a técnica de filé?
O tricô filé se tornou difundido na Rússia no século XIX. E literalmente em todas as casas você pode ver coisas feitas usando essa técnica:
- toalhas de filé nas mesas,
- cortinas nas janelas,
- guardanapos sob vasos de flores,
- redes para pescadores,
- alguns elementos do vestuário feminino,
- acessórios em forma de capas nos ombros.
A técnica de filetagem também não foi esquecida pelas gerações seguintes. E alguns produtos ainda são usados em interiores modernos. Por exemplo, guardanapos e toalhas de mesa tricotados à mão podem ser vistos em estilos como: barroco, classicismo, country, ecológico, chalé, shabby chic, etc.
Como é feito o tricô de um produto de filé?
Existem duas opções para criar um produto de filé: tricô e bordado. O tricô envolve um trabalho totalmente manual: quando o mestre faz todos os elementos da malha sozinho, usando uma agulha de crochê, introduzindo gradualmente o padrão no tecido.
E o bordado com a técnica de filete não é diferente do clássico. Além disso, a base não é apenas tecido, mas uma tela xadrez pronta, onde você precisa preencher os quadrados necessários com linha.
Importante! Não importa quanta experiência em tricô um mestre tenha, vale a pena começar com uma versão aproximada do padrão. Para fazer isso, você precisa selecionar um fragmento complexo de todo o padrão e montar um pequeno número de laçadas em uma agulha separada. Se você praticar o tricô em uma versão grosseira com antecedência, isso ajudará a evitar erros desagradáveis durante o processo de tricô do produto em si.
Guardanapo-toalha de mesa em técnica de crochê filé
Guardanapos e toalhas de mesa feitos com a técnica de crochê filé, embora pareçam rendas comuns, não são bem assim. Na verdade, esses produtos são muito mais resistentes do que esse análogo, devido à técnica de tecelagem e aos próprios fios. Isso os torna mais resistentes a danos mecânicos, ao mesmo tempo em que mantêm uma aparência elegante em qualquer manifestação de design.
Padrão de guardanapo de filé reto
O padrão reto do guardanapo filé foi criado para aqueles que não querem complicar o trabalho e lidar com um grande número de laçadas para criar o formato. Tudo o que você precisa fazer é coletar um certo número de VPs e seguir o padrão fornecido. As células coloridas devem ser feitas usando a técnica de laçada reversa, e o restante - reto. Isso cria um tecido de filé que se assemelha a uma malha fina com um padrão no meio e um interessante acabamento vazado de 3 cm.
Guardanapos quadrados
O padrão para criar um guardanapo quadrado é bem simples, mas no final você ainda obterá um produto de filé interessante para a mesa.
O tamanho do guardanapo é 90 por 90 cm, então para criar a corrente inicial você terá que montar um número bem grande de laçadas. Total: 106 PV para a base, 3 PV para elevação e mais 2 PV.
O crochê filé começa com a criação de um ponto inclinado na primeira carreira. Ele se conecta ao 9º elo da corrente. Em seguida, mais 2 VP são tricotados. A segunda coluna com inclinação é fixada em 3 VP da base da corrente. De acordo com esse princípio, você precisa tricotar pelo menos 35 células de filé.
O próximo passo é tricotar carreiras retas e reversas, como mostrado no diagrama, até a carreira 35. Para finalizar o trabalho, ele deve ser tricotado de acordo com os padrões 1, 2 e 3 até a carreira 67, inclusive.
Toalha de mesa com uma flor grande
Uma toalha de mesa quadrada simples feita com a técnica de filé fica muito melhor se você decorá-la com um desenho grande no meio. Neste caso, é uma flor enorme composta por 8 pétalas.
Importante! Para que um produto tão grande como uma toalha de mesa (mais de 100 cm de comprimento ou largura) mantenha melhor sua forma, é melhor usar fios que contenham não apenas algodão, mas também pelo menos 56% de poliéster.
O tricô começa com um conjunto de correntes de laçadas superiores: 376 VP – base, 3 VP – elevação. Depois disso, a formação do formulário começa. Para isso, faça 1 coluna com declive, que é fixada com 5 VP da base. Esta técnica deve ser repetida até o final da corrente (Por exemplo, 374 VP = 374 pontos inclinados).
Depois você precisa fazer o tricô filé. Ela é feita em forma de laçadas diretas e reversas e é repetida dessa forma até a carreira 125.
Tricô figurado e retangular de guardanapos
O crochê figurado de guardanapos é uma forma mais complexa, que não está ao alcance de qualquer mestre que saiba fazer crochê. Por exemplo, se você adicionar laços incorretamente em uma linha, em vez de uma oval perfeita, você poderá obter uma figura que antes era desconhecida em geometria. E o desenho em si se transformará em uma obra de arte.
Um produto figurado pode ser complementado com uma malha de células de formatos incomuns. Eles geralmente são tricotados com VP comum, mas são muito maiores e ficam mais bonitos.
Guardanapos ovais
Seguindo esse molde, o guardanapo oval será feito com dimensões de 64 por 80 cm. Mas dependendo do seu desejo, o comprimento do produto pode ser estendido repetindo o padrão duas vezes.
O tricô começa com o fato de que, usando um gancho, uma corrente de 44 laços é coletada, dos quais 22 VP são a base e 3 VP são alocados para levantamento e outros 13 VP.
O princípio básico para criar um guardanapo oval com uma agulha de crochê é adicionar e subtrair células corretamente nas linhas e ao longo das bordas para que o produto não fique redondo.
Guardanapos redondos
O tamanho do círculo é determinado na fase de criação do meio do produto. Aqueles. Se inicialmente foram feitas 8 laçadas, a julgar por este diagrama, o guardanapo terá um diâmetro de 80 cm.
8 VP são montados na agulha e fechados em um círculo regular usando um ponto baixíssimo. Depois disso, na 1ª carreira, são feitos 3 VP para elevação, 1 PCH é colocado no anel e a primeira etapa termina com um SS.
A segunda carreira é conectada à anterior: 3 VP para elevação, 1 PtCH é colocado no primeiro VP de elevação, então 2 PtCH são tricotados no PtCH da primeira carreira, e todas as extremidades com SS.
Terceira carreira: 3 VP para elevação e 1 VP para transição posterior, 1 pbx no pbx anterior, finalize com uma carreira de pbx.
E somente depois disso é que se começa a tricotar a parte principal do guardanapo. A linha 51 é destinada para esta etapa.
Conclusão
Criar lindos guardanapos e toalhas de mesa para sua casa não é tão fácil. Primeiro, você precisa ter bastante tempo livre para isso. Porque não é fácil fazer uma toalha de mesa de 100 x 120 cm em uma noite usando apenas uma agulha. E segundo, você precisa de muita experiência e habilidades de tricô.
Claro, você pode encontrar uma descrição do processo de criação de um guardanapo ou um diagrama na Internet, mas é improvável que você consiga repetir o desenho na primeira vez. Portanto, é recomendável fazer versões “brutas” de alguns padrões a partir dos diagramas de outros ganchos. Para repeti-los sem erros no próprio produto.
Importante! Além de essas toalhas de mesa serem muito bonitas e duráveis, elas também exigem cuidados especiais. Para que o produto mantenha sua forma por mais tempo e os fios não desfiem, após finalizar o trabalho ele deve ser lavado e engomado para fixar o resultado do seu trabalho.