Ultimamente, coisas feitas com as próprias mãos têm se tornado cada vez mais populares. Itens de malha são especialmente valorizados. Nas noites frias de inverno, elas ajudarão você a se aquecer e também trarão aconchego para sua casa. Suéteres e vestidos de malha quentes são simplesmente necessários no inverno, e os vestidos de malha estão no auge da popularidade nesta temporada de outono-inverno. Mas os itens de malha são populares não apenas no inverno; há muitas opções diferentes de roupas de malha para o verão. E para todas as opções propostas, a técnica de tricô quadrado da vovó é adequada.

Todos nós conhecemos a técnica do patchwork. Baseia-se na combinação de vários quadrados, círculos e matéria de formato arbitrário. A principal área de aplicação é a produção de cobertores. Essa técnica é fácil de usar e também permite que você use coisas velhas e desnecessárias em uma nova função. Sua silhueta principal é um quadrado.
A técnica descrita é baseada na variante patchwork descrita acima. A única diferença é que os elementos do quadrado da vovó são itens de tricô, enquanto o patchwork é baseado em costura. A ideia continua a mesma: você precisa criar vários elementos e depois uni-los em um único todo. Dessa forma você obtém um cobertor de quadrados. Por que essa técnica recebeu esse nome? Este é um nome coloquial. Para muitas pessoas, o tricô é associado às avós, porque estamos acostumados ao fato de que as avós são quem fazem isso. Afinal, muitos dos nossos ancestrais realmente amavam tricotar. O quadrado da vovó pode ser considerado uma técnica de patchwork feita apenas com elementos de tricô.
Contente
- Para que essa técnica é indicada?
- Aula magistral sobre tricô quadrado da vovó
- Como usar a tecnologia na confecção de roupas
- Tricotando um cobertor com quadrados da vovó
- Como decorar um cobertor quadrado da vovó
- Vídeo: Motivo de quadrado de crochê da vovó. Fácil e acessível para iniciantes.
- Ideias para inspiração e criação de itens DIY lindos e exclusivos a partir do elemento quadrado da vovó:
Para que essa técnica é indicada?
Como já mencionado, a principal área de aplicação desta técnica é a produção de mantas. Também é adequado para tricotar tapetes, capas de cadeiras e bancos, fronhas e diversos porta-copos. Também é usado na produção de roupas.
Boho é um estilo de roupa muito popular no momento. Ele é o principal consumidor dessa técnica, tanto na forma de costura quanto de tricô. Se você quer criar uma saia, blusa, camiseta ou vestido estiloso para você, essa técnica é perfeita. Também vale destacar que os quadrados da vovó são feitos com fios de cores diferentes. O resultado é um modelo brilhante e interessante que destaca perfeitamente o estilo boho.
Assim, a técnica pode ser usada para criar:
- cobertores;
- capas de edredom;
- fronhas;
- estandes quentes;
- pegadores de panela;
- aventais;
- bolsas;
- acessórios;
- roupas.
Como podemos ver, o uso desta opção de tricô é bastante popular e multifacetado. Se você quer ter uma aparência original e exibir um produto que você mesmo criou, não deixe de prestar atenção a essa técnica.
Aula magistral sobre tricô quadrado da vovó
Sugerimos criar diversas coisas interessantes usando essa técnica que vão te ajudar no seu dia a dia.
Vale dizer que a execução é bem fácil e indicada até para tricoteiras iniciantes. Você também pode criar o produto junto com seu filho se quiser apresentá-lo ao tricô, pois ele é baseado nos padrões e designs mais simples. Se você já tem experiência, não deixe de lado a técnica, pois ela pode ser diversificada com vários elementos que já estão no arsenal. Mas antes de começar a trabalhar, é necessário passar pela fase preparatória.
Quais ferramentas você precisará?
Para quadradinhos da vovó, os padrões podem ser encontrados tanto em crochê quanto em tricô. Em ambas as versões, você pode criar um tecido vazado ou denso - tudo depende dos seus desejos.
Em termos gerais, você precisará de:
- agulhas de tricô ou agulha de crochê;
Para tricotar o motivo você precisará de uma agulha, idealmente número 3 ou 3,5 - fios brilhantes.
Podem ser linhas especiais para crochê ou opções de semilã e acrílico.
Você também pode achar úteis um alfinete de tricô e marcadores de ponto. No entanto, esses elementos muitas vezes são desnecessários, pois os elementos para criar um produto completo são muito pequenos e são tricotados com um fio, sem remoção.
Se você planeja costurar as peças em vez de amarrá-las, precisará de uma agulha grande e linha grossa. Não se esqueça das decorações. Se forem esperados, prepare-os com antecedência.
Porta-copos para chá Granny Square
Sugerimos tricotar bases vazadas e lindos porta-copos usando o padrão de tricô quadrado da vovó. Esses porta-copos podem ser usados em casa ou dados de presente a um amigo. Perfeito para criar uma atmosfera aconchegante em casa. Neste caso, o padrão escolhido significa muito.
Observação! O padrão de tricô “cervo” é mais adequado para um presente de Ano Novo.
Oferecemos a criação de suportes simples que até mesmo um artesão iniciante pode manusear. Você pode então decorá-los com vários elementos ou, à medida que avança em suas habilidades, usar outros padrões.
Vamos começar!
- Faça uma laçada de amigurumi, ela se tornará o início do elemento e não permitirá que o produto se desfaça. Esse laço funciona muito bem porque não deixa espaços ou buracos no meio do suporte.
Tricotamos uma corrente de 6 correntinhas. e feche-o em um anel usando um poste de conexão Tricotar 6 corr. (3 corr + 3 corr conforme o padrão) e 3 p. s/n no anel Depois mais 3 corr, 3 p. s/n, 3 corr, 3 p. s/n, 3 corr. - Trabalhe a primeira carreira com pontos baixos, aumentando o número de pontos em cada canto trabalhando dois pontos em uma laçada.
Em seguida, tricote mais 2 pontos. s/n e conecte a linha com a ajuda de uma conexão. st., inserindo a agulha em 3 corr. desta série Para começar a tricotar a próxima carreira a partir do arco, para avançar para ela, tricote mais 1 pb. st., 3 corr.p.p., 2 st. s/n no arco de v.p. linha anterior - Depois de tricotar um círculo, prenda o fio.
Em seguida, tricote 3 correntinhas. e 3 colheres de sopa. s/n no mesmo arco, 1 corr, e no próximo arco da corr. anterior. tricotar 3 pontos em uma carreira s/n, 3 corr., 3 p. s/n Repetimos mais 2 desses elementos e depois tricotamos 1 corr. e feche a série de conexões. st, inserindo o gancho na alça de elevação superior desta linha - O próximo círculo deve ser tricotado com fios de uma cor diferente. É importante que os fios tenham a mesma espessura. Nos cantos, adicione também mais 3 ou 4 colunas.
Tricotar as carreiras seguintes da mesma maneira até obter o tamanho de quadrado desejado. - Tricotar todas as carreiras subsequentes desta maneira.
Obtemos um elemento finalizado do tamanho necessário - um quadrado de vovó de acordo com o padrão
Importante! Em cada nova carreira aumente mais que na anterior. Caso contrário, o produto ficará irregular e enrolado.
Foi assim que foram criados porta-copos interessantes, brilhantes e simples usando a técnica proposta. Eles podem ser usados na vida cotidiana. O principal é escolher fios escuros se você pretende usá-los na cozinha. Vamos passar para opções mais complexas.
Como usar a tecnologia na confecção de roupas
Para vestuário, esta opção é usada em qualquer peça: saia, vestido, túnica, casaco, suéter. O uso mais popular é para criar uma saia ou vestido. Isso lhe dará uma bainha brilhante e larga. É melhor escolher fios leves e finos como lã. Eles não acrescentam peso ao produto, dobram bem e não atrapalham o caminhar. Se você usar fios grossos, o produto ficará ossudo e desleixado.
Escolha também padrões de tricô arejados, com muitos furos e com pontos que não fiquem muito próximos uns dos outros. Caso contrário, você obterá o mesmo efeito de rigidez.
Para tricotar, escolha o padrão vazado que você gosta entre os apresentados e tricote o número necessário de elementos. Você pode calculá-los criando um padrão para o produto. Por fim, tricote os quadrados juntos usando uma técnica vazada e costure ou amarre-os no cinto.
Importante! Uma saia feita com essa técnica requer uma anágua, porque a saia vazada é muito translúcida.
Tricotando um cobertor com quadrados da vovó
Sugerimos fazer o produto mais comum usando essa técnica: um cobertor. Dependendo do método de tricô e dos fios escolhidos, o resultado será quente ou leve e arejado. É melhor escolher uma malha de densidade média para que o cobertor fique quente, mas não pesado ou muito denso.
Estágio preparatório
Sugerimos que você faça um cobertor de quadrados da vovó em crochê. Então prepare a agulha nº 4 e o fio. A escolha do fio deve ser feita com responsabilidade, pois disso depende a qualidade e a condição do cobertor. Considere os tipos mais populares, seus prós e contras e escolha o certo.
Tipo de fio | Vantagens | Imperfeições |
Lã (ovelha) | Naturalidade, respirabilidade, mantém bem o calor | Ele é eletrificado, pode causar alergias e fica mais fino com o tempo. |
Mohair | Fofo, macio, tinge bem, tem uma ampla gama de cores | Pode desbotar quando lavado, requer cuidados cuidadosos, contém aditivos sintéticos |
Alpaca | Macio, retém bem o calor, natural | Alto custo |
Caxemira | Muito macio e leve, adapta-se bem na criação de vários padrões | Tem o preço mais alto entre as opções disponíveis |
Nós tricotamos peças individuais
Como o método de tricô é semelhante à técnica de patchwork, a primeira etapa será a produção de elementos individuais. Depois de selecionar o fio necessário de cores diferentes e uma agulha, comece a tricotar.
A versão mais simples usa o método fornecido para criar estandes. Envolve apenas pontos correntes e pontos altos duplos.
Para tricotar um cobertor com quadrados, sugerimos usar fios de cores diferentes, não em um único elemento, caso contrário, o processo levará muito tempo e o cobertor ficará muito colorido. É melhor tricotar um elemento, composto inteiramente de uma cor, e selecionar cores diferentes para cada detalhe. Um cobertor em formato de tabuleiro de xadrez também seria uma boa opção. Neste caso, você precisará de fios de apenas duas cores. Você também pode escolher preto e branco.
Escolha o padrão que você gosta entre os apresentados e tricote o número necessário de quadrados de acordo com ele. Seu número depende do tamanho dos próprios componentes e do produto futuro. É melhor usar o tamanho médio de 10x10 cm.
Conectando as peças
A etapa final permanece: a montagem. Isso pode ser feito de duas maneiras.
- costura;
- vinculativo.
Observação! O segundo método será mais confiável e fácil. Além disso, ele se encaixará no design geral do cobertor.
Método um. Use fios fortes. Melhor #10 ou mais. Você também pode costurar com as mesmas linhas que foram usadas para tricotar. Somente neste caso é necessária uma agulha com um furo grande. Você pode usar fios da mesma cor ou de cor contrastante, a seu critério. Mas ao costurar um produto, é melhor deixar a costura invisível. Em seguida, costure os elementos juntos usando um ponto chuleado comum.
Método dois. Pegue os fios que você gosta e amarre os elementos usando pontos baixos. Elas devem ser tricotadas de modo que o início da coluna fique na borda de um quadrado e o final na outra.
Aqui podemos destacar outro método de conexão. Faça os elementos redondos e, conectando-os, tricote a borda quadrada como um elemento inteiro, tricotando cada círculo. Dessa forma você conectará todas as partes em um único todo.
Como decorar um cobertor quadrado da vovó
Como os componentes geométricos são feitos de fios brilhantes multicoloridos, decorar o cobertor com quadrados da vovó será desnecessário. Eles só tornarão o produto mais pesado. Mas se desejar, você pode fazer pompons ou borlas ao longo da borda do cobertor. O principal é que a decoração não interfira no uso do cobertor e no desempenho de suas funções principais.