De acordo com a ciência moderna, uma pessoa passa em média quase um terço de sua vida dormindo. E a qualidade do sono determina como será o dia seguinte. Você entrará bem descansado, revigorado e cheio de energia, ou exausto pela falta de sono. Bem, um sono saudável só pode ser alcançado em uma cama aconchegante, macia e confortável. É isso que o torna tão confortável: roupa de cama, em especial um travesseiro macio e um cobertor leve e arejado.
Portanto, é necessário abordar a escolha desses acessórios com muita responsabilidade, porque eles têm responsabilidades sérias e terão que lidar com essas responsabilidades. Naturalmente, as pessoas tentam escolher roupas de cama de acordo com seu gosto, mas ninguém vai argumentar que elas devem atender às características fisiológicas de nossos corpos, condições de temperatura confortáveis e tamanhos de cama. O cobertor desempenha um papel importante na arrumação da cama. Como é maravilhoso se envolver em uma nuvem leve de um cobertor sem peso. Deve ser quente o suficiente, não pressionar o corpo, mas também não queremos suar por baixo. Então vamos tentar encontrar um super cobertor por um preço baixo.
Contente
Como escolher um cobertor
O principal parâmetro que deve ser levado em consideração para que a escolha de uma manta seja bem-sucedida é o tipo de enchimento. Hoje em dia, o mercado de acessórios de cama está repleto de um grande número de enchimentos diferentes e novos produtos aparecem constantemente. É difícil fazer uma escolha sem entendê-los. Vamos tentar lidar com a tarefa e nos familiarizar com os tipos mais comuns.
Os preenchimentos disponíveis no mercado são divididos em dois grandes grupos: sintéticos e naturais.
Enchimentos sintéticos
Você pode ter uma ideia dos materiais sintéticos modernos para enchimento de cobertores conhecendo dois tipos.
- O primeiro tipo é feito de tecidos de poliéster. Elas incluem as conhecidas holofibra, ecofibra e microfibra. Essas fibras têm propriedades básicas semelhantes entre si. Cobertores com esses enchimentos não causam reações alérgicas, não caem, mantêm seu formato muito bem, retêm bem o calor, são leves, podem ser facilmente lavados, secam rapidamente e têm uma vida útil bastante longa. Mas elas têm qualidades negativas significativas. Materiais sintéticos são péssimos em absorver líquidos e condensam rapidamente eletricidade estática.
O cobertor de fibra oca é prático e durável, seguro e ecológico. A ecofibra tem características semelhantes às fibras naturais, mas não atrai poeira e não se torna um criadouro de ácaros. - O segundo tipo de enchimento artificial é o Thinsulate, criado como um substituto para a penugem natural de cisne. O nome "penugem do cisne" pegou. Este enchimento, assim como as fibras sintéticas descritas acima, é hipoalergênico, durável, praticamente leve, não requer cuidados especiais e aquece bem. Mas além das qualidades negativas das fibras de poliéster, que também são características da penugem de cisne, seria justo falar sobre mais uma. O Thinsulate não permite a passagem de ar, o que significa que, ao se cobrir com esse cobertor, você pode superaquecer, o que pode ser perigoso, por exemplo, para bebês. Debaixo de um cobertor de penas de cisne, fará calor no verão e frio no inverno. Esta é provavelmente uma excelente escolha para a baixa temporada.
Colchas com enchimento artificial são mais baratas que as naturais. Isso os torna bastante populares no mercado moderno.
Enchimentos naturais
Agora vamos lidar com materiais naturais. Isso inclui fibras de bambu e eucalipto, lã de animais como camelos, ovelhas, cabras e penugem de pássaros. Vamos analisar cada um dos preenchimentos mencionados com mais detalhes.
Vamos começar com o pássaro abatido. Para fazer esse enchimento, é usada a plumagem de mergulhões, patos e gansos. Colchas com enchimento de penas de mergulhão são as mais caras. É por isso que geralmente são usadas penas de ganso, mais baratas. Além disso, não é tão pesado quanto o pato. Edredons de plumas são bons para uso em regiões do norte. Possuem boas propriedades de aquecimento, permitem a passagem perfeita de massas de ar e possuem alta absorção de água. Eles também têm uma vida útil recorde de até vinte anos. Mas aqui também houve algumas desvantagens. É tudo uma questão de cuidado especial, que requer ventilação obrigatória e lavagem a seco. Existe risco de reações alérgicas.
Não menos quentes são os cobertores de lã preenchidos com lã de animais como camelos, ovelhas e cabras. Além dos mesmos benefícios dos edredons de plumas, esses cobertores têm a maravilhosa capacidade de relaxar os músculos cansados e aliviar o estresse durante o sono. Agora sobre as desvantagens. Isto é, novamente, alergenicidade e o fato de que as traças adoram se alimentar de lã. Para aumentar a vida útil dos cobertores descritos, é necessário um cuidado cuidadoso, que consiste em arejar e lavar a seco. Colchas cheias de lã de camelos adultos são desagradavelmente espinhosas. Cobertores de lã de camelo são bem caros. A lã de ovelha é mais barata que a lã de camelo, mas tem uma desvantagem: ela pode endurecer rapidamente, reduzindo sua vida útil. Além disso, cobertores feitos de lã de ovelha são bastante pesados.
Bem, agora vamos falar sobre a nova geração de preenchimentos naturais. São fibras de eucalipto e bambu, que são materiais vegetais.
A fibra de eucalipto é obtida por meio do tratamento químico dos troncos da árvore de eucalipto. Mas nenhum produto químico é usado aqui. O solvente utilizado neste método é de origem orgânica. O resultado é uma fibra leve, suave e muito resistente, com propriedades maravilhosas. Como o enchimento de eucalipto é poroso, ele permite boa passagem de ar e água. Sob esse cobertor você pode dormir confortavelmente e ganhar forças para um novo dia. O eucalipto tem propriedades antibacterianas, por isso nenhum microrganismo nocivo começará a crescer em suas fibras. Por esse motivo, o enchimento de eucalipto é indicado para crianças, pessoas alérgicas e sensíveis. E sem eletricidade estática.
As vantagens dos produtos feitos com fibras de eucalipto incluem durabilidade e fácil manutenção. Sinta-se à vontade para lavar este cobertor sempre que necessário. Mesmo um grande número de lavagens não afetará seu formato. O cobertor seca instantaneamente, o que é conveniente; você pode lavá-lo de manhã e à noite ele estará pronto para fazer seu trabalho. E não se pode deixar de notar o poder curativo das fibras, que elas conservam em forma de enchimento, graças aos óleos essenciais conservados. O eucalipto não só pode curar dores de cabeça, aliviar o estresse e a tensão nervosa, mas também restaurar perfeitamente o tônus muscular e melhorar a microcirculação sanguínea. Bem, que mulher não sonha em dormir e ficar mais jovem e bonita enquanto dorme? E esse milagre é possível com a fibra de eucalipto.
Um cobertor de eucalipto pode ajudar a curar um resfriado. Ele também tem outra propriedade maravilhosa: cria frescor no calor. Mas uma única desvantagem coloca os cobertores de eucalipto fora do alcance de muitas pessoas. Este é o alto custo dos acessórios de cama feitos de fibras de eucalipto. É um fato inegável que tudo é natural e de alta qualidade e tem um preço adequado.
Há também um enchimento natural mais barato obtido de plantas, que entrou com segurança no mercado consumidor: a fibra de bambu. Sua madeira faz parte da vida das pessoas há muito tempo. É usado para fazer muitos itens domésticos, papel e até produtos alimentícios. Entretanto, o bambu só recentemente começou a ser usado para produzir fibras utilizadas na indústria leve. Em um período de tempo relativamente curto, eles conquistaram o coração das pessoas e começaram a ter uma demanda crescente.
Hoje em dia, qualquer loja que ofereça acessórios de cama está repleta de produtos feitos com essa madeira. Isto não é uma homenagem à moda. Essas colchas provaram ser muito boas. Elas têm muitas vantagens. Claro, algumas das vantagens são fictícias e distantes da realidade. O que nas histórias sobre cobertores de bambu é verdade e vale a pena prestar atenção, e o que é ficção? Vamos analisar. Qualquer biólogo lhe dirá que a diversidade do bambu é grande e que ele pode ser encontrado em quase todos os cantos da Terra. Entretanto, na indústria leve, são preferidas árvores que crescem em florestas tropicais e subtropicais.
Como o enchimento de bambu é obtido?
As matérias-primas dos troncos das árvores são produzidas de duas maneiras: química e mecanicamente.
Considerando que o bambu não é suscetível a nenhuma doença, não é danificado por insetos e não necessita de fertilizantes durante toda sua longa vida, o método mecânico produz fibras ecologicamente corretas. Leva-se em consideração que somente meios naturais são utilizados na produção. Como o material mais leve é produzido a partir da madeira? As plantas são trituradas, amolecidas pela adição de uma substância natural e, da massa obtida como resultado dessas manipulações, são penteadas teias longas, uniformes e muito fortes, com grandes pentes de metal. O método mecânico é caro, pois todas as etapas são realizadas manualmente, e a quantidade de material obtida é insignificante.
O método químico produz incomparavelmente mais matérias-primas, mas esse método usa vários reagentes químicos. Na primeira etapa, a celulose é obtida pelo tratamento da massa de bambu triturada com hidróxido de sódio. Em seguida, ele é puxado através de placas com pequenos furos, extraindo pelos finos e longos que são tratados com dissulfeto de carbono e branqueados. Na etapa final, as fibras são lavadas várias vezes para remover resíduos químicos. Este método não pode ser chamado de ecologicamente correto, mas é barato, diferentemente do mecânico. Visualmente, as fibras obtidas por métodos diferentes são praticamente indistinguíveis, mas as informações sobre isso são fornecidas pelo fabricante.
Vantagens dos cobertores de bambu
Os cobertores de bambu têm muitas vantagens.
- Apesar de serem utilizados produtos químicos na produção de matérias-primas, o produto resultante não contém substâncias tóxicas e, portanto, é ecologicamente correto.
- Eles são fáceis de cuidar, mas algumas sutilezas indicadas no rótulo ainda devem ser seguidas. O cobertor de bambu pode ser lavado à máquina, mas selecione um ciclo delicado, adicionando um pouco de sabão em pó.
A lavagem à máquina deve ser feita em ciclo suave. - É preferível centrifugar em baixa velocidade e secar na horizontal. Ele secará bem rápido e não perderá o formato.
A temperatura de lavagem recomendada não é superior a 40 - Torcer, alvejar e passar a ferro são contraindicados. Quando dobrado, o produto ocupará pouco espaço.
- Os fios de bambu não acumulam odores estranhos nem eletricidade estática. Nenhum microrganismo se prolifera neles, por isso são hipoalergênicos.
O cobertor de bambu não acumula odores desagradáveis, mas tem uma leve propriedade desodorizante. - Devido à estrutura porosa, as fibras de bambu não acumulam líquidos, têm boa permeabilidade ao ar e termorregulação natural.
- Os cobertores de bambu são muito leves.
Mitos ou verdade
Não é incomum ouvir que um cobertor de bambu tem propriedades curativas, pode rejuvenescer uma pessoa adormecida e aliviar a tensão nervosa e o estresse. Para fins publicitários, seu efeito desodorizante é descrito e o conteúdo de várias vitaminas, aminoácidos e pectinas nas fibras de bambu é discutido. Essas propriedades do material de bambu não foram comprovadas. Seria justo chamar tais afirmações de “mitos”.
Cobertores de bambu não são tão quentes quanto cobertores de lã ou plumas e não duram tanto. Este cobertor não durará mais do que quatro anos.
Escolhendo o cobertor de bambu certo
No entanto, se você escolher o produto com cuidado, ele lhe agradará por muito tempo. Ao escolher uma manta de bambu, antes de tudo preste atenção à capa. Escolha tecidos naturais. A casca artificial da capa pode reduzir a zero todas as qualidades maravilhosas do enchimento de bambu. Preste atenção em como a capa é costurada. Todas as linhas são retas? Para garantir que a capa mantenha bem o seu formato, um debrum deve ser costurado ao redor do seu perímetro. É importante como o cobertor é acolchoado. Seria bom se a gaiola fosse mais apertada.
Vale ressaltar que no mercado moderno, encontrar um cobertor feito inteiramente de fibra de bambu é uma tarefa muito difícil. O fato é que o enchimento 100% bambu é macio e não mantém bem seu formato. Portanto, para obter um material elástico, são adicionadas fibras artificiais às naturais, cuja quantidade pode chegar a 70%. O resultado são os chamados enchimentos mistos. Quanto menos sintéticos eles contiverem, mais caro será o cobertor.
Ao escolher, estude cuidadosamente a composição do enchimento. Para garantir que seu cobertor dure pelo menos quatro anos, escolha um enchimento sintético de qualidade. É melhor se for holofibra ou ecofibra, e mesmo assim em pequenas quantidades.
Se você levar em conta todas as recomendações descritas anteriormente ao escolher um cobertor de bambu, sem dúvida você comprará um cobertor maravilhoso e barato que o aquecerá nas noites frias, e você não passará calor embaixo dele. Com esse cobertor, sua cama ficará aconchegante, seu sono será profundo e você se sentirá descansado e pronto para enfrentar o novo dia.