Todo proprietário às vezes tem o desejo de atualizar o interior: trocar o papel de parede, comprar novos móveis, substituir alguns elementos de design por outros. Infelizmente, as solicitações nem sempre correspondem às capacidades, mas neste caso há uma solução. Para atualizar seu design sem gastar muito, basta atualizar seus móveis antigos. Uma peça de mobiliário que pode ser facilmente estofada é uma cadeira.
Contente
Fazendo uma escolha
Uma cadeira é aquele móvel que está presente em qualquer casa em maior quantidade do que outros acessórios. Em geral, um apartamento médio tem até seis cadeiras: uma para cada membro da família e mais uma para os hóspedes. Portanto, a atualização deste elemento definitivamente não passará despercebida.
Você pode encomendar serviços de estofamento de cadeiras de especialistas ou fazê-los você mesmo. A segunda opção é apoiada pela oportunidade de economizar dinheiro extra, demonstrar suas habilidades criativas e – o que mais você pode dizer – exibir o fruto de sua própria imaginação para sua família e amigos.
Quais ferramentas você precisará?
O estofamento de móveis começa com a compra dos materiais e ferramentas necessários.
Você precisará de:
- extrator de pregos;
- tesoura;
- martelo;
- faca.
Essas quatro ferramentas ajudarão você a remover estofados e enchimentos antigos. Para o trabalho subsequente, prepare:
- chaves de fenda;
- alicate;
- grampeador de móveis;
- grampos/pregos para móveis;
- cutelo;
- pedaço;
- malho;
- PVA.
Escolhendo o tecido
Ao escolher um novo estofamento para seus móveis, procure um material forte e durável, do qual seja fácil remover a sujeira. O mercado moderno oferece os seguintes tipos de tecido para estofamento para trabalhar com móveis estofados.
- Couro genuíno
Material caro, mas muito prático – couro legítimo
Alto custo, aparência atraente. Caracterizado por uma vida útil extremamente longa, fácil manutenção e resistência a manchas. É considerado um indicador de prestígio e se distingue pela sua durabilidade e resistência à umidade. A gama de cores não é tão ampla quanto a dos materiais tecidos.
- Couro artificial (substituto do couro)
Estofados em couro sintético duram de 2 a 5 anos, dependendo da intensidade de uso.
Uma opção econômica com preços externos altos. Adequado para cadeiras de cozinha, pois não absorve odores. A sujeira pode ser facilmente removida com um pano úmido comum. Resistente à abrasão, não necessita de manutenção a longo prazo. Com o tempo, rachaduras e arranhões podem aparecer na superfície.
- Jacquard
Um tecido com um padrão luxuoso, criado a partir de muitos entrelaçamentos de fios de diferentes composições
Tecido de estofamento denso, grande seleção de padrões. Resistente à luz solar e à abrasão. É agradável ao toque, mas sensível à umidade e requer apenas lavagem a seco. Não é a melhor opção para estofados em casas com animais de estimação: marcas de garras permanecerão na superfície.
- Chenille
Um tecido lindo e acessível feito de fios chenille macios.
Prático, hipoalergênico, brilhante, agradável ao toque, resistente à deformação e à abrasão. Uma ótima opção para estofar cadeiras infantis, mas, assim como o jacquard, não é indicado para quem tem animais de estimação. Absorve umidade e é caro.
- Rebanho
Flock é um análogo artificial do veludo.
Uma opção comum para estofar móveis estofados. Quase universal: adequado para famílias com crianças, não tem medo de garras de gato, não acumula pelos. A sujeira pode ser facilmente removida com água e sabão, mas a limpeza com álcool/solventes fortes deve ser evitada. Absorve odores, por isso é melhor não usá-lo em cadeiras de cozinha.
Além dos tipos de tecido listados, veludo, têxteis, tapeçaria e debrum autoadesivo também são adequados para trabalhos de estofamento de cadeiras.
Quanto ao enchimento, de todos os materiais, é melhor escolher espuma de borracha.
Atenção! Antes de comprar o material, meça o assento e acrescente 20 cm para a bainha e a altura do estofamento.
Vamos começar a transportar
O estofamento de cadeiras envolve diversas etapas.
- Removendo tecido de estofamento antigo. Usando ferramentas, remova cuidadosamente o tecido desgastado e retire o molde dele.
Retiramos o assento da cadeira, lembrando da ordem de desmontagem Prendemos os grampos com uma chave de fenda e os puxamos com um alicate - Execução de trabalhos de reforço da estrutura. Inspecione cuidadosamente a estrutura, preencha as rachaduras com selante ou cola PVA e aperte os fixadores soltos.
Verificamos o estado das molas que ficaram inutilizáveis (podem ser substituídas por fita de juta) - Adicionando materiais de enchimento. Prenda o enchimento ao compensado usando PVA.
Observe a base de vime substituída da cadeira, ela pode ser substituída por elásticos largos e grossos Usando um estêncil pronto, cortamos a espuma de borracha para o novo estofamento - Estofamento de cadeiras. Coloque o tecido do estofamento voltado para baixo e coloque o enchimento por cima dele como uma camada adicional. O assento deve ser posicionado de modo que o material de enchimento fique na parte inferior. Encaixe o estofamento na parte dura do assento e prenda com um grampeador de móveis.
Grampeamos sequencialmente as bordas do estofamento ao assento de madeira compensada usando um grampeador de móveis. - Ajuste de estofamento. Remova o excesso de tecido, certificando-se de que não haja dobras ou vincos na superfície do novo estofamento.
Martelamos os grampos não confiáveis e cortamos o excesso de tecido. - Montagem do produto acabado. Após concluir o trabalho, fixe o assento na estrutura.
Instalamos o assento estofado na cadeira, fixamos as placas e parafusamos todos os parafusos no lugar Cadeira estofada antes e depois da restauração DIY
Decoração
O estofamento de cadeiras pode ser combinado com decoração posterior.
Um pouco de tinta, fita, laço, corda, apliques ou outros materiais decorativos - e uma peça de mobiliário única com elementos de design inimitáveis se tornarão a decoração da sua casa. Envolva os membros da sua família no trabalho – e você terá a garantia de um passatempo criativo agradável.