Em casa é simplesmente necessário ter coisas multifuncionais. Eles permitem que você economize espaço de armazenamento e dinheiro. Além disso, eles desempenham plenamente suas funções. Um desses produtos é um banquinho. É útil para muitos trabalhos e pode servir como cadeira. Mas não é necessário sair correndo pelas lojas em busca dele. Podemos fazer tal inovação com nossas próprias mãos.

Contente
O que é isso

Primeiro, vamos descobrir o que é. Pelo nome fica claro que o produto inclui as funções de dois itens: uma cadeira e uma escada. Por conseguinte, ele tem suas características próprias.
Então, uma cadeira tipo escada é composta de degraus, pernas e um assento. Dependendo do tipo de construção, o assento pode ser usado como degrau ou dobrado para trás para funcionar como uma escada. Vale ressaltar que este produto possui peso e dimensões maiores que uma cadeira comum. Mesmo assim, esse design é um sucesso entre muitos proprietários.
Os benefícios do faça você mesmo
Já descobrimos por que você precisa ter um banquinho em casa. Agora vamos falar sobre por que decidimos criá-lo nós mesmos. É simples: há muitas vantagens neste caso.
- Barato. Fazer uma cadeira em casa custará menos do que comprá-la em uma loja.
- Economizando tempo. Nem sempre é possível encontrar uma opção adequada, e a escolha pode demorar um pouco. E construir um banquinho com suas próprias mãos não é difícil e não leva muito tempo.
- Autoafirmação. Há também um aspecto psicológico aqui. Qualquer proprietário gosta de ver como seu produto é usado na vida cotidiana e traz benefícios.
A prática tem observado que móveis feitos à mão são tratados com mais cuidado, o que faz com que durem mais. Antes de começar, vamos ver que tipos desses produtos existem.
Decidindo sobre o tipo
Podemos dividir os tipos de degraus dependendo de 2 critérios.
Material de fabricação.
- Madeira natural. O pinho é o mais utilizado. Este é o material natural mais barato e fácil de processar. Mas você também pode usar outros tipos de madeira: acácia, carvalho, faia, etc. Mas eles serão mais caros e exigirão certas habilidades de carpintaria para serem processados.
Escadote de madeira natural - Materiais de cavacos de madeira. Eles são usados para criar camadas de degraus, assentos, encostos e, raramente, pernas. Muitas vezes essas duas opções são combinadas. Isso resulta em um tipo ideal em termos de preço e complexidade de trabalho.
Uma versão barata de uma cadeira feita em casa com aglomerado - Metal. Para criar um banquinho de metal com suas próprias mãos, você precisará de algumas habilidades para trabalhar com esse material e de uma máquina de solda. Você também pode comprar uma base de metal pronta e combiná-la com aglomerado.
Banco de degrau transformador com estrutura metálica
Tipo de produto.
- Escabelo. A opção mais simples. Parece um banco alto com vários degraus largos, geralmente 2 ou 3.
Esquema da solução de design de um banquinho simples Banquinho alto de madeira - Cadeira transformadora. A parte que é a cadeira sofre alterações. Para ser usado como escada, o assento se dobra para baixo para criar um degrau extra.
Diagrama de projeto e montagem de uma cadeira transformadora - Escada transformadora. As mudanças afetam a parte funcional das escadas. O produto parece um banco alto. Os degraus da escada se estendem ao longo de guias.
Diagrama de montagem do transformador - cadeira-escada
Você pode fazer qualquer tipo com suas próprias mãos. A cadeira transformadora é a variação mais bonita e disfarçada. Mas levará mais tempo para criar.
Para pessoas que não têm experiência em criar móveis com as próprias mãos, recomendamos começar com um banquinho. É o mais fácil de fazer e não exige muito tempo, materiais, ferramentas ou esforço. E como experiência é um ótimo trabalho.
Processo de fabricação
Vejamos os passos que precisam ser tomados:
Estágio | O que precisa ser feito |
Criando desenhos | Faça um diagrama de montagem detalhado com todas as medidas. |
Preparatório | Selecione a quantidade necessária de material, prepare as ferramentas necessárias |
Fabricação de peças | Faça um assento, um suporte e uma escada |
Montagem das peças | Utilizando trilhos de conexão e ferramentas apropriadas, coloque todas as peças na condição de um único produto |
O final | Realizar lixamento final, envernizar, criar decoração |
Em geral, nosso trabalho consiste nas 5 etapas descritas acima. Esta é uma descrição condicional da obra, agora vamos passar para um exame detalhado.
Trabalho preparatório
Primeiro, você precisa criar um desenho. Você pode fazer isso sozinho ou encontrar um pronto na Internet, o que também é lucrativo e prático. Se você mesmo desenhar, não se esqueça de incluir todas as dimensões e detalhes. Um desenho correto é a chave para um negócio de sucesso.
Agora, de acordo com os dados do desenho, selecionamos a quantidade necessária de material, preparamos as ferramentas e construímos as peças individuais.
Ferramentas e materiais
Escolhemos o pinho como base. Então, precisaremos de:
- para sentar: 2 tábuas largas, 2 vigas;
- para o poste de suporte: 2 barras-guia do mesmo comprimento, 2 para conexão transversal, 1 para conexão diagonal;
- escada: 2 guias, tábuas de degraus;
- trilhos de conexão.
Selecione todas as peças acima de acordo com as dimensões indicadas no desenho. Para continuar o trabalho, precisaremos de algumas ferramentas:
- máquina de moer;
- furar;
- pincel;
- lixa.
Parafusos auto-roscantes são necessários para a conexão. Você também precisará de um primer e verniz para móveis. O trabalho preparatório está concluído, vamos prosseguir com a criação da cadeira.
Principais obras
Cortamos e serramos todas as partes necessárias. Agora nós os montamos. Para isso, são utilizados parafusos auto-roscantes e uma furadeira.
- Primeiro fazemos o assento. Pegue duas tábuas largas e conecte-as firmemente uma à outra. Cole-as se desejar. Duas vigas são fixadas na parte traseira para maior resistência.
- Conectamos as partes do poste de suporte. Faça isso usando parafusos autoatarraxantes de acordo com o diagrama no desenho: fixe 2 travessas nas guias, uma na diagonal.
Nós fazemos as paredes laterais (pernas) da cadeira Recortamos o contorno interno da lateral com furadeira e serra tico-tico - Faça uma escada: coloque-a em ângulo e fixe os degraus paralelos ao chão.
Todas as peças estão prontas. Agora nós os coletamos.
- Fixe as guias do poste de suporte e as longarinas da escada ao assento.
Nós fazemos e consertamos um assento de degrau - Conecte a escada e o poste de suporte prendendo as ripas com uma extremidade sob o assento e a outra extremidade no meio dos postes de suporte.
Os retoques finais ainda estão por vir. Cubra o produto com primer e três demãos de verniz. Se desejar, pode ser pintado ou decorado.
Como podemos ver, fazer um banquinho não é difícil. E algo tão útil certamente será útil em casa.