Você mesmo pode fazer móveis confortáveis para sua casa de verão ou varanda. Uma cadeira transformadora é algo bem prático. Se necessário, ele sempre pode ser dobrado de forma compacta e guardado até ser necessário.

Montar uma cadeira dobrável com suas próprias mãos leva de 2 a 3 horas. Para fazer este móvel simples, você pode usar os materiais mais baratos – blocos de madeira de diferentes comprimentos, fechos, etc. Tudo isso pode ser encontrado tanto em casa quanto na loja de ferragens mais próxima. A questão de como fazer uma cadeira dobrável geralmente é relevante e facilmente resolvida para proprietários qualificados.

Contente
- Os benefícios do faça você mesmo
- Design e construção: o que escolher?
- Materiais e ferramentas necessários
- Processo de fabricação: instruções passo a passo
- Decoração
- VÍDEO: Como fazer uma cadeira dobrável com suas próprias mãos
- 50 ideias de fotos sobre como fazer uma cadeira dobrável com suas próprias mãos
Os benefícios do faça você mesmo
Fazer móveis para casa ou jardim com suas próprias mãos tem uma série de vantagens significativas em relação aos produtos comprados:
- baixo custo;
- a oportunidade de criar um design especial;
- não há necessidade de perder tempo procurando uma opção adequada.

Uma cadeira que você mesmo constrói pode ser muito mais resistente e confortável porque você pensa em cada detalhe. Para fazer uma amostra, todas as ferramentas e materiais geralmente estão à mão. Você também pode decorar uma cadeira dobrável usando os recursos existentes: restos de tecido ou papel de parede sempre podem ser encontrados em utensílios domésticos de proprietários econômicos.

Móveis feitos por você mesmo costumam ser mais práticos. Para montar uma cadeira dobrável com suas próprias mãos, você pode escolher um tipo de madeira durável, isso prolongará a vida útil do produto. Além disso, ele pode ser feito de forma mais compacta, com dimensões de encaixe preciso.
A cadeira dobrável criada é mais agradável de usar, porque é feita com amor.

Design e construção: o que escolher?
Uma cadeira montada em casa com suas próprias mãos pode ser feita em diversas versões. Para a fabricação, é melhor preparar um desenho com cálculos precisos. Dessa forma você realmente verá o resultado futuro e poderá seguir seus planos.

Uma cadeira dobrável pode ser feita com encosto retangular ou arredondado. O assento pode ser feito da mesma maneira.

Se você planeja usar a cadeira dobrável regularmente, pode fazer com que o assento e o encosto sejam estofados suavemente.

Materiais e ferramentas necessários
Para fazer uma peça de mobiliário você precisará de blocos de madeira. Escolha espécies de madeira dura, como bétula ou pera, para que o produto dure mais. Para um assento e encosto largos, você pode precisar de uma placa sólida (ou aglomerado). Para a primeira opção, selecione:
- fixadores – um conjunto de parafusos ou porcas, porcas para parafusos e arruelas;
- parafusos auto-roscantes;
- serra de madeira;
- para as pernas dianteiras – barras de 740 mm de comprimento (2 peças);
- para as pernas traseiras – barras de 470 mm de comprimento (2 peças);
- para as ripas do encosto e do assento – barras de 320 mm de comprimento (5–8 peças);
- para travessas de quadro – barras de 430 mm de comprimento (3 peças);
- lixa.

Para montar a cadeira rapidamente e sem muito esforço, utilize as seguintes ferramentas:
- chave de fenda;
- chave de fenda.

Se você for estofar uma cadeira dobrável, compre espuma de borracha e tecido para cobrir o encosto e o assento, além de um grampeador de construção e grampos.

Se você planeja fazer a cadeira sozinho, prepare um espaço livre para o trabalho e coloque um oleado ou papel grosso embaixo para que o processo ocorra sem problemas.

Processo de fabricação: instruções passo a passo
Antes de fabricar o produto, as peças de madeira devem ser medidas, cortadas no tamanho certo e lixadas para que fiquem lisas e sem rebarbas.

Vejamos um exemplo de implementação da opção de design mais simples: fazer uma cadeira com encosto e assento de ripas.

Para fazer uma cadeira dobrável, comece fazendo o assento. Conectamos as ripas selecionadas de acordo com o tamanho às barras de suporte usando parafusos auto-roscantes.

Então você precisa fazer uma estrutura de suporte com as patas dianteiras e traseiras. Fixe as ripas do encosto nas pernas superiores e uma barra transversal na parte inferior.

Depois disso, faça os suportes traseiros. É necessário fixar duas travessas a elas – inferior e superior.

Conecte os dois quadros resultantes – traseiro e dianteiro – usando porcas e parafusos.

Fixe o assento na estrutura frontal. Faça furos nele e nos suportes do assento. Conecte a estrutura com parafusos. Todos os fechos que saem para a superfície do encosto ou do assento devem ser “rebaixados” para que não fiquem para fora.

Se o processo for feito corretamente, o assento se moverá livremente dentro da estrutura. Quando desdobrado, a parte traseira do assento ficará apoiada na barra transversal da estrutura traseira. Dessa forma, você terá uma cadeira completa que poderá ser facilmente recolocada na posição original.

A ordem inversa de dobrar a cadeira é levantar um pouco o assento e montar as estruturas dianteira e traseira.

Após o trabalho, verifique a estabilidade do produto. Os móveis podem ser colocados na varanda ou em uma cozinha grande. A cadeira é conveniente para levar com você em uma viagem para um piquenique ou para o campo.

Decoração
A cadeira dobrável pode ser lindamente decorada para dar-lhe uma aparência personalizada. Tecido para estofamento é adequado para acabamento. Para tornar o assento e/ou encosto macios, use espuma de borracha de baixa altura (4-5 cm) para enchimento e estique o tecido de estofamento sobre ela. Tapeçaria ou qualquer outro material denso serve. Dobre o tecido ao longo das bordas e prenda-o cuidadosamente com grampos usando um grampeador.

Você pode decorar uma cadeira que você mesmo fez usando a técnica de decoupage. Pegue papel de parede velho ou pedaços de tapeçaria e cole-os nas ripas do assento e do encosto. O padrão vegetal (floral) em tons bastante brilhantes parece interessante. As pernas e os suportes ao redor do perímetro podem ser pintados em uma única cor, com tom próximo ao da decoração.

A maneira mais fácil de decorar é aplicar um padrão na superfície do assento e do encosto. Para isso, utilize tintas permanentes e resistentes à água.
Para variar, você pode decorar a parte de trás com entalhes se escolher a opção com uma placa sólida. Uma cadeira revestida com verniz fosco com tom amadeirado fica bem.




















































Você pode enviar as dimensões e diagramas com desenhos para meu e-mail.