A cadeira vienense tem o design mais simples e é bastante prática de usar. A história da cadeira vienense começa em meados do século XIX. Foi inventado pelo mestre vienense Michael Thonet.

Ele introduziu a tecnologia de madeira curvada a vapor na produção. Já naquela época, ele ganhou enorme popularidade entre vários estratos da sociedade. As cadeiras foram fabricadas pela Thonet e foram chamadas de cadeira nº 14. A popularidade deste produto naquela época pode ser comparada à popularidade dos móveis da Ikea hoje.

Restaurar uma cadeira vienense com suas próprias mãos não causará nenhum problema específico, pois é muito fácil de fabricar. A cadeira é composta por dois arcos que são conectados às pernas traseiras, o assento é feito em forma de círculo, as pernas dianteiras e uma dúzia de parafusos. Essa é toda a construção da cadeira vienense. A segunda razão para restaurar uma cadeira vienense é que ela é bastante antiga e, portanto, bastante durável. Depois de ganhar uma segunda vida, ele servirá por muito tempo em casa ou no campo. A terceira razão é puramente prática. Se você aprender a restaurar móveis antigos, poderá organizar master classes sobre como restaurar cadeiras vienenses com suas próprias mãos. Isso pode se tornar um trabalho que lhe trará uma renda significativa.

Antes da restauração, é necessário preparar as seguintes ferramentas para o trabalho.
- Martelo.
- Grampos.
- Grampos, grampeador.
- Chave de fenda.
- Chave de fenda.
- Malho de madeira.
- Lixa, solvente.

Materiais necessários para o trabalho:
- unhas;
- parafusos;
- espuma de borracha;
- cola;
- solvente;
- tingir.
Contente
Execução de obra

Primeiro você precisa lavar a cadeira para remover sujeira e poeira. Mesmo assim, é possível que ocorra descascamento da pintura. Não é recomendado deixar a cadeira na água por muito tempo, pois a madeira tende a absorver água. Após a lavagem, a cadeira deve ser bem seca.
A restauração de uma cadeira vienense começa com um exame externo. Durante a inspeção, são identificados os seguintes possíveis defeitos:
- as pernas da cadeira estão bambas;
Degrau inferior, rachado no topo - há rachaduras ou lascas no revestimento de verniz da cadeira;
Danos na parte externa da estrutura do assento - O material do assento ficou inutilizável.

Para consertar as pernas de uma cadeira, ela deve ser completamente desmontada. Para uma montagem rápida e bem-sucedida da cadeira, é necessário marcar as peças desmontadas para não esquecer a ordem de fixação das peças entre si. Há várias opções aqui.

As pernas são fixadas usando o princípio de macho e fêmea. Neste caso, é necessário soltar cuidadosamente as pernas dos fixadores. O encosto e o assento são removidos da mesma maneira.
É muito mais fácil e rápido desmontar uma cadeira montada com parafusos. Desmontamos com uma chave de fenda, usando óleo para lubrificar os parafusos. Usar óleo fará com que os parafusos saiam muito mais fácil e rápido. Então você não precisará aplicar muita força na chave de fenda.

As partes da cadeira podem ser coladas. Há duas maneiras de aquecer a cola. Aqueça as partes coladas com um secador de cabelo ou um pano embebido em água quente. Em qualquer caso, a cola ficará mais macia. As partes da cadeira podem ser facilmente separadas umas das outras.
A próxima etapa é a restauração dos elementos estruturais. É necessário remover rachaduras profundas, lascas e áreas que foram severamente danificadas por insetos. Rachaduras profundas devem ser preenchidas com cola e essas áreas devem ser apertadas com grampos. Pequenas lascas ou pequenas rachaduras são preenchidas com cola e unidas com fita adesiva. Uma mistura de serragem e cola pode ser usada para remover lascas ou rachaduras muito grandes. Depois disso, as peças devem secar.

Retificação de peças

A moagem é feita com uma máquina de moer ou manualmente. Primeiro, as peças são lixadas com lixa de grão grosso e depois com lixa de grão fino.

O processo é considerado completo quando a superfície das peças fica absolutamente lisa e completamente livre de verniz e tinta antigos.


Reparo de fixações de cadeiras
As extremidades das peças desgastadas que estão conectadas umas às outras são serradas a vários centímetros de profundidade. Então uma cunha é colocada entre eles. Dessa forma, a parte expandida se encaixa perfeitamente no assento.
Ao trabalhar com antiguidades, um furo fino é feito na costura da junta. Depois é adicionada cola de madeira. Em caso de desgaste severo do encaixe, é feita uma cunha. A cunha é feita de um pedaço de madeira revestido com cola. Ele precisa ser inserido no furo junto com a peça durante a montagem.
Montagem da estrutura

Todas as peças são coladas. Os pontos de colagem são fixos.

O estofamento antigo é removido para que possa ser usado como molde. Novo estofamento está sendo feito. O material pode ser escolhido para atender a qualquer gosto ou cor. Pode ser feito de tecido, couro ou qualquer outro. É importante considerar a combinação da cor do estofamento e da cor da estrutura da cadeira. Se isso for um problema, um mapa de combinação de cores é usado.

Depois você precisa cortar a espuma de borracha no formato do assento. A espuma de borracha é colocada no assento, o material é esticado por cima e preso com um grampeador ou outro método.


Pintura da moldura (decoração)

Todos os produtos de moldura seca podem ser processados de qualquer forma. Pode ser tinta, verniz, folha de ouro.

O assento é fixado à estrutura seca usando parafusos autoatarraxantes ou cantos de metal. Agora, a cadeira vienense está pronta para ser usada para o propósito pretendido em um novo formato.
























































É possível fazer em casa as partes curvas que faltam do Vienna Court, em especial a parte interna das costas?
É possível fazer em casa os elementos curvos perdidos da cadeira vienense, em especial a parte interna do encosto?
É impossível ler, todo o conteúdo está bloqueado por publicidade