Móveis comprados para o quarto de uma criança, especialmente aqueles feitos de materiais naturais, podem ser bem caros. Nem sempre você encontrará a opção exata que deseja em uma loja ou online. Você mesmo pode criar uma cadeira e uma mesa infantil de madeira. O trabalho não será difícil se você preparar todas as peças e ferramentas necessárias, usar sua engenhosidade e imaginação. A recompensa pelo seu trabalho é um produto exclusivo, extremamente conveniente para o seu bebê e prático para uso doméstico.
Contente
- Os benefícios de fazer uma cadeira você mesmo
- Materiais e ferramentas necessários
- Nós decidimos sobre o design e a construção
- Processo de fabricação: instruções passo a passo
- Decorando uma cadeira
- VÍDEO: Cadeira infantil faça você mesmo
- 50 Ideias de Fotos Faça Você Mesmo para Projetar uma Cadeira Infantil
Os benefícios de fazer uma cadeira você mesmo
Uma cadeira feita à mão custará significativamente menos, e uma feita de acordo com seu próprio esboço atenderá aos parâmetros pretendidos e ao nível de conforto necessário para o bebê.
Todas as peças feitas de madeira natural podem ser adquiridas em departamentos especializados de lojas de construção. Eles selecionarão tábuas e vigas dos tamanhos necessários para você.
Uma cadeira infantil feita por você mesmo é um móvel de qualidade para uma criança. Durante o processo de trabalho, você leva em consideração as dimensões do assento e do encosto, que são mais confortáveis para um bebê em crescimento, e verifica a resistência da estrutura diretamente em casa.
Uma cadeira de madeira feita por você mesmo pode ser decorada de acordo com seu gosto, em vez de ficar satisfeito com uma solução pronta de móveis comprados.
Materiais e ferramentas necessários
Para criar uma cadeira você precisará de vários materiais. Peças individuais serão feitas a partir delas. Primeiramente, são blocos e tábuas de madeira a partir dos quais a estrutura, o assento e o encosto são montados. Em vez de madeira maciça natural, você pode usar aglomerado ou compensado, mas esses materiais não são duráveis. Para fixações, use parafusos auto-roscantes em quantidade suficiente. Você precisará de uma lixa de dureza média.
Dimensões das barras (comprimento):
- pernas de apoio – até 20 cm;
- tiras de conexão da estrutura do assento – até 20 cm;
- travessas do encosto – até 20 cm.
No processo de fabricação, são utilizadas barras mais grossas, com seção transversal de 5x5 cm, para as pernas. Para as tábuas, são utilizadas peças com diâmetro igual à metade do diâmetro das barras de suporte.
Os parâmetros do assento (altura e largura) também não devem exceder 20 cm. A parte de trás pode ser um pouco mais alta, mas de preferência não mais que 30 cm.
Recomendamos que você evite produtos plásticos por dois motivos:
- eles são menos duráveis;
- A compatibilidade ambiental desses produtos não foi comprovada 100%.
Para fazer uma cadeira com suas próprias mãos, você precisa das ferramentas certas:
- chave de fenda;
- chave de fenda;
- quebra-cabeça;
- serra de madeira.
A cadeira montada “exigirá” uma decoração original. Além da opção de entalhe, você pode usar tinta ou outros materiais para aplicar um desenho ou aplique. Para aplicar a imagem com precisão, você precisará de um estêncil.
Nós decidimos sobre o design e a construção
Você pode pensar em qualquer opção para um produto de madeira. Uma cadeira infantil geralmente é feita com apoios retos e as seguintes formas de estrutura de encosto:
- quadrado sólido ou retangular;
- cone truncado largo;
- direto (com uma trave).
Para a solução de design selecionada, as peças são processadas de acordo com ela.
Criar um produto com suas próprias mãos requer uma preparação cuidadosa. É essencial fazer um rascunho do projeto com antecedência. Descreva visualmente o diagrama de conexão de todas as peças separadamente com cálculos de seções e comprimentos. Seguindo os esboços, você recriará o modelo na realidade com parâmetros precisos. Uma cadeira que tenha todas as dimensões corretas se ajustará ao bebê e não causará nenhum desconforto.
Certos modelos são projetados para permitir que a criança se sente à mesma mesa com outros membros da família. Neste caso, são escolhidas pernas altas para o produto, que não são fixadas exatamente na vertical em relação ao assento e ao chão, mas de forma mais ampla. A parte inferior dessa cadeira se parecerá com um cone truncado, conectado para estabilidade por blocos de madeira ao redor do perímetro. O topo ficará aproximadamente 30-35 cm abaixo do nível da mesa.
Se você tiver certas habilidades, você pode montar um produto dobrável. Esses itens podem ser facilmente guardados em áreas de armazenamento, se necessário.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
Depois de preparar um desenho com parâmetros precisos, começamos a montar uma cadeira infantil simples.
- Calcule o comprimento das pernas exatamente de acordo com o diagrama e corte o excesso com uma serra.
- Corte as travessas no tamanho que fixará a estrutura na área do assento.
- Conecte-os à estrutura de suporte. Adicione cola para móveis para reforço.
- Fixe o encosto e o assento pré-cortados usando parafusos autoatarraxantes.
- Todas as peças de madeira devem ser lixadas para remover qualquer aspereza ou rebarba.
Se as peças não estiverem proporcionais, “ajuste” de acordo com o esquema de cálculo usando uma serra. Para ter certeza de que a cadeira que você fez é confortável, peça para seu filho sentar nela e pergunte o quão confortável ela é.
Se todas as dimensões forem determinadas corretamente, a criança gostará do novo móvel. Para deixar as peças lisas, passe novamente uma lixa na superfície.
Para envernizar o produto, utilize somente compostos seguros - um revestimento especial para móveis infantis, ecologicamente correto e com o certificado apropriado.
Depois de finalizar o exterior com verniz, deixe a cadeira secar completamente por um ou dois dias. Depois você pode começar o acabamento decorativo, se houver. Se envolver escultura, o envernizamento é feito após a conclusão do processamento artístico e do lixamento das peças.
Decorando uma cadeira
Use uma serra tico-tico para esculpir. Você pode fazer uma decoração em forma de flor recortando-a no centro das costas, ou qualquer forma geométrica. Primeiro, marque com um lápis o local onde ficará a futura decoração para que a escultura fique uniforme. Partes como pernas e costas podem ser esculpidas. Os cantos do assento podem ser arredondados usando uma serra tico-tico e uma lixa.
O topo também pode ser feito não estritamente retangular, mas um cone truncado, arredondado, composto. Na última opção, você precisará de barras e travessas adicionais - uma ou duas. Eles são fixados usando furos especiais nos pontos onde se conectam à estrutura traseira. Este é um processo bastante trabalhoso, mas se desejar, você pode escolher esta opção.
Todo o processamento das peças deve ser realizado antes da montagem da cadeira - dessa forma o processo de trabalho será mais rápido, prático e organizado.
Para deixar seu móvel infantil feito à mão mais interessante, você pode aplicar um padrão no encosto e no assento. Para fazer isso, você precisa usar tintas seguras. O esquema de cores deve ser brilhante e alegre. Enfeites simples, padrões de plantas e brinquedos infantis de imitação, como carros, ficam ótimos em móveis de madeira.
Devido ao pequeno tamanho do produto, o padrão grande se tornará uma espécie de destaque, atraindo a atenção da criança - ela vai adorar sentar em uma cadeira tão bonita, brincar ou tomar café da manhã.
A imagem ficará suave se você usar um estêncil pré-cortado de papel ou plástico grosso.
Você pode usar apliques para decoração – há muitos filmes adesivos brilhantes à venda. Se a imagem será monocromática ou multicolorida depende da sua imaginação.
Não é recomendado usar detalhes volumosos (salientes), tanto pequenos quanto grandes, no acabamento do assento ou encosto de uma cadeira infantil. Primeiro, é inconveniente para a criança e, segundo, eles caem rapidamente com o uso frequente do produto.