Hoje em dia, a técnica de decoupage está se tornando cada vez mais popular. Consiste em decorar itens domésticos colando neles vários desenhos, enfeites e outros materiais.

Isso permite que você renove a aparência de móveis antigos e lhes dê um toque de exclusividade. Além disso, a decoupage não exige custos financeiros significativos, e as opções de design atualizado são limitadas apenas pela imaginação da anfitriã.

Contente
História do desenvolvimento

Muitos especialistas acreditam que o desenvolvimento da decoupage como uma forma de arte teve origem na Alemanha, no final do século XV. No entanto, essa técnica foi usada pela primeira vez na China no século XII.

Devido à pobreza, os camponeses não tinham condições de comprar bons móveis, então eles mesmos tentavam tornar suas casas aconchegantes. Para fazer isso, eles recortaram várias imagens de papel fino e as colaram em itens de interior.

A técnica de decoupage atingiu seu auge de popularidade no século XII, quando a Europa foi varrida pela moda do luxo oriental. No entanto, móveis em estilo japonês ou chinês eram muito caros e nem todos tinham condições de comprá-los. Por isso, os artesãos recortaram fragmentos individuais de padrões orientais e os colaram na superfície dos móveis. Para tornar a falsificação invisível, o desenho foi coberto com várias camadas de verniz.

Hoje em dia, a decoupage voltou à moda. O desenvolvimento da indústria e o surgimento de novos materiais permitem que os artesãos dêem vida às ideias mais ousadas. É impossível não notar que hoje os artesãos populares estão divididos em dois campos: alguns usam imagens prontas para decorar, outros preferem colorir eles mesmos os desenhos em preto e branco.

Principais tipos e estilos
Na técnica artesanal, existem cinco tipos principais de decoração.
- Clássico – a técnica mais comum, que envolve colar uma imagem na superfície externa de um objeto.
Técnica clássica de decoupage com colagem de fragmentos individuais - Reverso – usado para decorar objetos de vidro, onde o aplique é colado na parte interna.
Técnica “decoupage reversa sobre vidro” - Volumétrico – o design é obtido pela fixação de vários materiais pequenos na superfície. Podem ser pequenas pedras, contas, pedaços de tecido de cortinas, cascas de ovos, etc.
Decoupage volumétrica - flores vermelhas - Deco patch – este tipo incorporou elementos da técnica de patchwork, só que em vez de retalhos de tecido, são usados fragmentos de papel. Vale ressaltar que ao combinar dois tipos de equipamentos, o mobiliário adquire um estilo totalmente único.
Mini cômoda decorada com papel de design na técnica decopatch - Artístico – envolve o uso de várias combinações de efeitos, o que permite criar um desenho completo sem transições visíveis entre o fundo da tela e seu motivo.
Caixa na técnica de decoupage artística (esfumaçada)
Ao decorar uma cadeira, você pode dar a ela qualquer estilo que desejar - do vitoriano ao ultramoderno. Os seguintes são os mais populares hoje em dia.


| Vintage ou chique gasto | Uma cadeira feita neste estilo é extremamente popular. Uma condição necessária é criar um efeito de envelhecimento. Existem vários métodos usados para envelhecimento artificial. Por exemplo, respingar tinta escura na superfície dará o efeito de insetos comendo a cadeira, e géis especiais ajudarão a criar rachaduras. Para criar um efeito desgastado, aplica-se tinta de tom escuro no móvel, depois aplica-se parafina nas saliências e cantos, e o móvel é completamente pintado na cor base. Após a secagem, a parafina deve ser removida com lixa. |
| vienense | Uma característica distintiva do estilo são as curvas suaves das peças de madeira. Para adicionar uma sofisticação especial, é melhor decorar a cadeira em tons florais neutros. Ao aplicar uma imagem, é melhor usar tintas pastéis. |
| Provença | Notável por criar um efeito visual de elegância francesa. Ao implementar essa ideia, você pode usar todos os tons claros, o que criará a impressão de flores desbotadas pelo sol. A superfície do móvel é caracterizada pela presença de irregularidades, bem como imitação de arranhões. |
| Cidade Simples | Não prevê uso a longo prazo, pois caracteriza a modernidade atual com sua imediatez e fragilidade. Revistas e jornais comuns são usados para decoração.
Estilo de sala de impressão – fotocópias em preto e branco de desenhos do século XIX são usadas como material. |


Decoupage de cadeira faça você mesmo. Principais etapas do trabalho, ferramentas e materiais necessários
Antes de iniciar a restauração, você deve preparar as ferramentas e materiais necessários, a saber: guardanapos ou papel para decoupage, cola PVA, lixa de diferentes granulometrias, tinta acrílica, tesoura, pincéis, massa, verniz, primer, elementos decorativos adicionais (adesivos, miçangas, strass, etc.). Para corrigir uma imagem ou desenho, você pode precisar de lápis ou marcadores.

A decoupage de uma cadeira velha pode ser dividida em três etapas principais: preparação, decoupage e envernizamento.
- O primeiro passo é limpar a cadeira de sujeira, poeira e verniz descascado. Depois disso, limpamos a superfície com lixa de grão fino, aplicamos primer e deixamos a cadeira secar completamente. Em seguida aplicamos a camada de tinta base, lembrando que a cor da base deve ser um pouco mais escura que a camada superior.
Limpamos e desengorduramos completamente a cadeira Nós preparamos a superfície limpa e lixamos depois que ela seca. Aplique tinta acrílica na superfície preparada usando um pincel, esponja ou pulverizador. - A segunda etapa é a decoupage propriamente dita. Recortamos um fragmento da imagem de acordo com as dimensões da superfície onde será colado. Ao usar papel para decoupage ou guardanapo, retire a camada inferior. Colamos o fragmento na área selecionada da cadeira e deixamos o aplique secar.
Recortamos elementos florais de guardanapos de decoupage, alisamos o desenho na parte superior com um pincel e cola e deixamos secar. Depois que a cola para decoupage secar, pinte levemente as bordas do guardanapo com tinta de fundo para uma transição mais suave. Depois aplicamos tinta dourada usando o método do pincel seco. - A etapa final é o envernizamento da superfície. Para isso, utiliza-se verniz acrílico, que deve ser à base de água. Para esconder transições e limites, o verniz deve ser aplicado em várias camadas, deixando a cadeira secar após cada camada.
Quando a tinta seca, cobrimos a cadeira com verniz para móveis para maior durabilidade.
Dessa forma, a técnica de decoupage é um processo simples e que não demanda grandes gastos. Tudo o que você precisa para restauração é um pouco de imaginação e vontade de criar. O resultado não demorará a aparecer: a decoração exclusiva dos móveis impressionará os convidados com sua aparência, e sua família poderá aproveitar ao máximo o ambiente aconchegante.

Vídeo: "Feito à mão". Cadeira em técnica de decoupage (30/09/2015)
Galeria de fotos de lindas cadeiras decoradas com técnica de decoupage:






























































