Uma alternativa aos móveis comprados é a oportunidade de criá-los você mesmo a partir de materiais descartados. Você pode fazer uma mesa de centro original com suas próprias mãos em algumas horas. O processo é simples e emocionante até mesmo para um iniciante. São necessárias habilidades básicas no manuseio de ferramentas de carpintaria, engenhosidade e um certo senso estético.

mesa de centro feita de caixas
A mesa de centro vem em inúmeras variedades.

Os benefícios de criar seus próprios móveis para casa:

  • custos financeiros mínimos;
  • exclusividade do modelo;
  • conveniência individual.

    A mesa de centro mais simples feita de painel de MDF
    É fácil de fazer: mesmo que você precise de desenhos, eles não são nada complicados.

Você pode colocar uma amostra criada por você na sala de estar, no quarto ou no quarto das crianças. Produtos criados de forma independente ficam ótimos em apartamentos na cidade e casas de campo, encantando proprietários e hóspedes com sua singularidade e estilo.

mesa de centro infinita
Uma mesa de centro no interior é como um terno para um homem ou maquiagem para uma mulher.

O que você pode precisar para o trabalho

Os materiais exatos que você precisará dependerão da base do item que você está construindo. Para fazer uma mesa de centro com suas próprias mãos, você precisará de uma variedade de coisas auxiliares.

Mesa de café
A aparência de uma mesa é dada principalmente pela sua decoração, então seria apropriado começar pelo fim: com design e decoração artística.

Será difícil montar uma estrutura de mesa precisa e durável sem cola, verniz e lixa. Tinta durável também será útil – escolha sprays práticos, eles podem cobrir rapidamente e sem sujar toda a superfície da bancada. Pode ser necessário um primer de qualidade para cobrir a base e os suportes. Você pode comprá-lo em uma loja de materiais de construção. Não se esqueça dos materiais de decoração – tecidos de diferentes texturas e densidades, rendas, plástico ou vidro colorido, etc.

Pequena mesa de centro feita de tábuas
Não será mais difícil selecionar um design entre os prontos ou desenvolver o seu próprio: as cargas no objeto são pequenas e, se ocorrer um defeito, não é difícil refazê-lo ou refazê-lo.

Não seria uma má ideia ter alguns materiais auxiliares – jornais comuns, papelão grande, lonas plásticas, para que os resíduos da “produção” não se espalhem pela sala.

Mesa de centro feita de tronco de árvore sobre pernas de madeira rústica
Os custos trabalhistas e financeiros são quase nulos.

Para montar o modelo pretendido, você precisa preparar as ferramentas necessárias.

Primeiro de tudo, isto é um martelo, uma tesoura e um alicate. Você precisará de diferentes fixadores, pregos para móveis (regulares e rebites) ou parafusos de tamanhos diferentes.

mesa com tubo de perfil de seção retangular
Você pode decorar a mesa de diferentes maneiras, veja a fig.

Para cortar pedaços de madeira rapidamente, você precisa de uma serra. Se você tem uma mesa de carpintaria e habilidades para esse trabalho, ter um cinzel, um cortador e uma plaina será uma vantagem para processar a base de madeira com precisão profissional. Para decorar os elementos, você precisará de um cinzel afiado ou de um conjunto de facas de carpintaria.

mesa rústica
Com a ajuda do papel de parede mais comum, você pode melhorar de forma rápida e barata a mesa mais antiga e surrada, desde que ela seja resistente.

Cabe a você decidir como será sua mesa de centro. Em seguida, decidimos sobre o design e a construção.

Mesa de centro de paletes faça você mesmo

Para fazer móveis bonitos rapidamente, a madeira é frequentemente usada como base. Pode ser feito a partir de um palete comum. Uma peça sem frestas e quatro suportes de madeira são suficientes para você criar uma linda mesa.

 

  1. Começamos a fazer uma mesa original a partir de paletes com marcações.
  2. Depois de definir as dimensões e fazer todas as marcações necessárias, recortamos o meio do palete: a superfície plana deve ficar na parte frontal e a superfície em relevo – com barras simetricamente localizadas – na parte inferior.
  3. Trate as pernas que você escolheu para o trabalho (de preferência as esculpidas) com primer e deixe-as secar.
  4. Neste momento, trabalhe na coloração do tampo da mesa, de cima para baixo e nas laterais.
  5. Depois que todos os elementos estiverem secos, você pode começar a fixá-los. Use pregos (ou parafusos) e ferragens para conectar.
Mesa de centro de paletes lilás
Cada camada, exceto a de acabamento, é lixada após a secagem, mas para isso é necessária uma lixa de veludo, que nem sempre está disponível para venda.

Mesa de centro faça você mesmo com radiador

Essas modelos ficam bem se não forem altas. Uma mesa de centro interessante pode ser feita a partir de um radiador de aquecimento central já desnecessário. Para isso, é preciso pintá-lo uniformemente. Em vez de uma mesa, você pode usar vidro ou uma tábua larga do tamanho apropriado.

Mesa de centro faça você mesmo com radiador
De umas férias na praia você pode trazer uma pilha de conchas vazias e pedrinhas do mar.

Para mobilidade, geralmente são usadas rodas de um carrinho de bebê antigo. A construção de uma obra-prima de mobiliário levará o mínimo de tempo e dinheiro.

Mesa de centro faça você mesmo com janela e livros

Você pode encontrar um novo uso para uma janela velha: use-a para criar uma mesa com suas próprias mãos. Lixe e pinte as molduras, se necessário. Você pode usar não apenas pernas de madeira (barras) como suporte, mas também livros velhos que não cabem nas prateleiras.

Mesa de centro faça você mesmo com janela e livros
Se você substituiu as janelas comuns de sua casa por janelas de metal e plástico, você pode fazer uma mesa de centro interessante usando uma janela velha.

Uma mesa de centro será conveniente na dacha se você passar muito tempo lá. Você pode aplicar um desenho ou uma fina camada de tinta fosca no vidro dessa mesa original.

Mesa de centro da porta da frente

 Uma porta da frente indesejada também pode servir de base para sua mesa. Para isso, aproveita-se sua parte central, e o restante vai para as laterais de apoio, já que a mesa de centro não ficará muito alta. Para maior estabilidade, você pode fazer a prateleira inferior de aglomerado.

mesa enorme de uma porta velha
Bem, se você substituiu as portas de entrada ou internas, use a porta antiga como material para a nova mesa.

Cubra as superfícies do produto – tampos de mesa e suportes – com tinta. Um verniz fosco ficará bom.

Muitas vezes, portas antigas têm zoneamento em relevo, o que é conveniente ao usar uma mesa, pois você pode colocar uma bandeja com pratos com segurança, sem medo de que ela escorregue.

Uma mesa feita de móveis antigos - um guarda-roupa ou cômoda

Às vezes é uma pena jogar fora bons móveis que saíram de moda. Eles podem servir de base para novos produtos. Portas de armário retas, principalmente se forem envernizadas, são uma ótima opção. As pernas também serão úteis - retas ou esculpidas, se o produto for planejado para ser baixo. Você pode usar duas portas, conectando-as com pedaços cortados dos painéis laterais do armário. Esta opção leva muito pouco tempo e é praticamente gratuita.

mesa de centro feita de caixas de madeira
Caixas de madeira feitas de frutas, vegetais ou outros itens são um material universal para criar móveis com suas próprias mãos.

Cômodas são adequadas para mesas compostas ou sólidas. O ajuste é feito serrando as partes salientes. O tampo da mesa montado é instalado em qualquer suporte - por exemplo, elementos da mesma cômoda, barras tratadas com primer, livros, etc.

Mesa de toco de árvore faça você mesmo

Uma mesa de centro incomum é feita de uma única peça de madeira – um toco que sobra de um pinheiro, bétula ou álamo derrubado. Deve ser largo o suficiente e uniforme, com anéis bonitos. Dependendo da altura do toco, você pode escolher entre as seguintes opções:

  • com um tampo de mesa baixo sobre pernas finas de metal;
  • altura média sem apoios (a base do toco serve de apoio);
  • uma mesa baixa sobre rodas.
mesa de centro cortada em toras
Um toco ou tronco lixado pode ser colocado diretamente no chão ou rodas podem ser acopladas.

Se desejar, você pode deixar a aparência natural do toco - com casca (deixá-lo como está ou cobri-lo com verniz) ou pintá-lo de qualquer cor, tendo primeiro removido a casca. Tons de branco e bege ficam melhores.

Uma mesa de mala para os amantes de viagens

 Malas vintage volumosas também podem ser usadas como tampos de mesa. Esta mesa de centro original, feita com suas próprias mãos, vai agradar pessoas românticas que gostam de passar tempo em viagens educacionais.

uma solução original para uma velha mala favorita
Hoje em dia, as mesas de centro finalmente se livraram da autojustiça de seus donos.

Uma mala velha, de preferência feita de tábuas finas de madeira, é usada como base. Deixe as travas no lugar, elas servem como elementos de fixação. Você também pode deixar as alças. A mala pode ser tingida ou deixada em seu estado natural, dependendo das condições da superfície. Para as pernas, você pode usar blocos de madeira (ou suportes de móveis esculpidos) ou rodas.

Mala como mesa de centro
Este tipo de mobiliário é feito de uma grande variedade de materiais: madeira, vidro, aço, alumínio, plástico, aglomerado e compensado.

Para tornar a superfície mais resistente à umidade, você pode cobri-la com verniz. Os fixadores aqui podem ser parafusos ou ferragens. Você pode fazer furos para as pernas no fundo da própria mala e prendê-las com aros de ferro com juntas.

Mesa de centro de madeira
A borda de um tampo de mesa feito de madeira maciça ou de uma placa de móvel colada deve ser processada com uma fresa para dar um formato bonito e depois lixada com lixa.

Uma mesa de madeira para os amantes da natureza

A madeira é um material fácil de processar. Lixe metade do tronco largo e os troncos mais finos. A casca nas laterais e na parte inferior do tampo da mesa pode ser deixada ou removida. Para fixação, utilize pregos e cantos de metal. Em vez de pernas de madeira, você pode usar pernas de metal ou de móveis velhos.

 

Mesa de centro faça você mesmo com madeira de toras
Esta mesa de centro parece feita inteiramente de toras de bétula, mas não é.

Fazer uma mesa de centro exclusiva de madeira é bem simples. Troncos comuns servirão como base e suporte.

 Bobinas como base do produto

Uma mesa de centro feita com um grande carretel de cabo parece muito interessante. Primeiramente, o formato redondo parece harmonioso. Em segundo lugar, ele pode ser girado. Em terceiro lugar, a cavidade lateral pode ser usada para uma variedade de itens: revistas, livros, instrumentos de escrita, discos, utensílios adicionais (se não forem necessários na mesa durante o chá).

 

 

Mesa de centro faça você mesmo com carretel de cabo industrial
Grandes rolos de cabo industrial são um material raro, mas ideal para mesas de centro.

Suas superfícies laterais planas servirão como tampo de mesa.

A mesa de centro pode ser feita com ou sem suportes, bastando deitar o carretel de lado. O disco "Saúde" pode ser usado como um elemento rotativo.

As cavidades laterais ficam mais interessantes se forem divididas simetricamente usando tábuas de madeira fixadas com cola.

Fazendo uma mesa de vidro

Uma mesa de centro de vidro faça você mesmo é muito fácil de fazer. Como tampo de mesa, utiliza-se vidro grosso comum (quadrado, retangular, redondo), de preferência temperado, pois o material é bastante frágil e pode rachar devido a impactos ou mudanças de temperatura.

Faça você mesmo uma mesa de vidro
Vidro - você só pode usar vidro temperado, caso contrário a confiabilidade da mesa estará em questão.

 A mesa de centro pode ser apoiada por pernas de madeira entalhadas com base larga, livros, tocos e outros elementos. É aconselhável fazer um suporte central para isso. Os elementos são fixados com uma cola especial e durável.

A etapa final é a decoração

Uma variedade de ideias pode ser usada para decorar uma amostra feita à mão. Superfícies lisas seguram bem um padrão ou ornamento ao redor do perímetro, enquanto superfícies com texturas irregulares seguram apliques e outros elementos.

 

  • Um tampo de mesa feito de paletes, troncos ou tocos fica bonito se tiver entalhes aplicados nele. E o vidro pode ser feito a partir de peças que formam uma imagem completa (por exemplo, um tabuleiro de xadrez) e fixadas com cola resistente.
  • Uma mesa de centro feita à mão se beneficiará de elementos em relevo. A escultura pode ser aplicada nas partes laterais de madeira, nos cantos e na parte frontal. O material que pode ser usado para tingir parte da escultura é tinta ou verniz.
  • Como alternativa, você pode usar um tecido com pelo pequeno para decoração, cobrindo as partes laterais com ele. O material ideal seria um casaco velho que você não usa mais. Para fixar, utilize pregos pequenos, rebites ou cola em tiras de tecido.
  • Você pode decorar a mesa com renda ou fita com franjas (borlas), cobrindo a base com elas em todo o perímetro. Este acabamento imitará uma toalha de mesa. Combina bem com guardanapos de renda de crochê em estilo pastoral.
  • A parte da frente da amostra fica com uma aparência incomum se você colar um pano áspero, como um tapete, sobre ela.
  • Barbante e corda de cânhamo grossa podem servir como excelentes materiais de acabamento. Eles podem ser usados ​​para decorar tanto as pernas quanto o tampo da mesa. Para decorar os suportes, aplique cola neles e enrole-os com barbante, tentando fazer com que fique bem firme no anel anterior da corda.
  • Usando cola, plástico colorido ou vidro artificial, você pode fazer uma decoração de mosaico inusitada. Para craquelar, pode-se usar cola ou verniz de cor rica.
  • Se você tiver cantos de metal desnecessários sem furos, você também pode usá-los como acabamento de design. Sobreposições de canto são adequadas para unir produtos de madeira com aparência bruta. Os cantos são fixados com cola.
    mesa de centro - decoração para sala de estar
    Uma mesa de centro é uma decoração da sala de estar e, portanto, deve ser bonita, elegante ou incomum, dependendo do estilo, mas em qualquer caso, feita com alta qualidade.

    Mesa de centro de paletes faça você mesmo
    A bandeja pode ser pintada ou deixada em seu estado natural, instalada sobre rodas ou pés pequenos, e o tampo da mesa pode ser feito de vidro ou madeira compensada.

E mais algumas dicas úteis

Ao fazer uma mesa com suas próprias mãos, você pode usar inserções decorativas adicionais. Se você estiver usando um carretel de cabo como base, ele geralmente terá um furo central. Você pode colocar um vaso alto com plantas ou flores secas nele.

O material que você escolher para decoração deve ser resistente à abrasão. A exceção são os elementos que pretendem criar a impressão de um produto vintage.

Mesa de centro em design original
O principal aqui será a adesão exata às proporções indicadas no desenho.

A coloração da tinta também pode atuar como um acabamento decorativo. Você pode criar superfícies padronizadas, adicionar listras naturais às superfícies de madeira, sombrear partes de elementos, criando a aparência mais vantajosa para seu produto.

Se a mesa de centro for instável, os objetos podem escorregar, então você precisa ajustar cuidadosamente todos os suportes para a altura correta. Um acabamento em relevo também pode ser usado como medida antiderrapante.

Mesa de centro faça você mesmo com itens antigos
O produto acabado é tratado com tinta, pintado, envernizado ou “envelhecido” – conforme desejado.

 

Materiais completamente diferentes são usados ​​para fazer esses modelos – sua imaginação não limitará suas ideias. Tente criar opções de mobiliário, isso fará com que o ambiente pareça não apenas elegante, mas também completamente novo.

Mesa de centro faça você mesmo feita de madeira
A madeira é o material mais fácil de processar e o mais maleável.

VÍDEO: Mesa de Centro DIY

50 Ideias de Fotos para Mesa de Centro DIY