Os produtos de vidro sempre possuíram uma sofisticação e beleza especiais e renovaram qualquer interior com brilho e leveza. Uma mesa de vidro com uma base bem selecionada não tem peso, o que é especialmente importante em espaços pequenos. No entanto, o alto preço dos móveis de vidro muitas vezes impede os consumidores de comprá-los. Você pode resolver esse problema fazendo uma mesa de vidro com suas próprias mãos. Ao abordar o processo com cuidado e responsabilidade, seguindo rigorosamente as instruções e conselhos de especialistas, o resultado será uma peça de mobiliário linda e única.

Contente
Nós definimos o design
Antes de começar o processo de fabricação de uma mesa de vidro e comprar os materiais necessários, você precisa pensar cuidadosamente sobre sua aparência, decidir onde ela ficará na sala e como exatamente ela será usada.

De acordo com suas características funcionais, pode ser:
- revista,
- escrito,
- cozinha,
- e até mesmo computador.

De acordo com seu design, eles são divididos em:
- móvel,
- transformadores,
- deslizando,
- com uma prateleira adicional.

Dependendo do formato do tampo de vidro, eles podem ser:
- retangular e quadrado,
- redondo e oval,
- segmentar (angular),
- não padrão.

Ao escolher uma base de mesa (sejam apenas pernas ou uma estrutura pronta com moldura para uma superfície de vidro), atenção especial deve ser dada ao interior geral da sala em que a mesa ficará:
- pernas de metal são ideais para estilo de alta tecnologia;
- pernas forjadas ou de madeira combinadas com vidro pertencem ao estilo clássico ou loft, enquanto combinam com qualquer esquema de cores do interior;
- se a ideia principal da sala for feita em um estilo minimalista, você pode escolher uma base de vidro ou metal fino, enquanto a mesa em si é melhor equipada com rodas para que possa ser movida para o local desejado a qualquer momento;
- no caso de um interior rústico, você pode usar materiais de madeira áspera (toras, vigas não tratadas), e tampos de mesa ovais ou redondos ficarão melhores nesse par.

Vantagens, desvantagens
Uma mesa de vidro tem muitas qualidades positivas.
- Alta estética e versatilidade permitem o uso de tal item de interior em quase todos os cômodos com diferentes soluções de design. Além disso, uma ampla gama de produtos de vidro permite que você escolha a opção ideal de bancada (seja ela simples, transparente ou fosca, branca ou colorida).
- Os produtos de vidro são ecologicamente corretos, não absorvem odores, gorduras, tintas e são resistentes a produtos químicos. Essas características são ideais para a cozinha.
- É muito prático: o cuidado com os vidros envolve lavagem ou limpeza regular, mesmo sem o uso de detergentes.
- A tecnologia utilizada na produção do vidro torna este móvel muito resistente a impactos, lascas, arranhões e uma película especial retém todos os fragmentos mesmo após a quebra, eliminando o risco de ferimentos.
Junto com muitas qualidades positivas, também há aspectos negativos nos tampos de mesa de vidro:
- O vidro não é capaz de absorver sons, então quando entra em contato com outros objetos, ele produz muito ruído. Para resolver esse problema, você pode usar suportes especiais. Mas em hipótese alguma você deve cobrir uma mesa de vidro, pois ela perderá completamente sua função principal: transparência e leveza.
- No vidro, com suas altas propriedades refletivas, quaisquer marcas e manchas, mesmo as mais insignificantes, são visíveis. Para resolver esse problema, basta escolher os guardanapos de pano adequados para polir o tampo da mesa e os agentes de limpeza adequados, colocar a mesa longe de fontes de luz ou escolher um tipo de vidro fosco.
- Se um vidro simples mais acessível for usado na produção, há risco de arranhões, pois essa superfície pode quebrar facilmente.

Ferramentas e materiais
A principal etapa da preparação envolve escolher o material que você usará para fazer uma mesa de vidro com suas próprias mãos. Um papel importante nisso é desempenhado não apenas pelo resultado desejado, mas também pelo material mais fácil de trabalhar. Para iniciantes, pernas de metal cromado são mais adequadas.

Para fazer uma mesa de vidro com suas próprias mãos você precisará de:
- uma folha de vidro comum ou especial, cuja espessura será de pelo menos 6 mm.;
- 4 pernas;
- 4 ventosas para pernas;
- adesivo de construção para colagem de vidro ao metal, que fica transparente após a secagem;
- lixa e pasta para polir vidros;
- óleo vegetal e gasolina (acetona);
- Aglomerado ou compensado para garantir uma colocação uniforme da placa de vidro.

Para trabalhar você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- régua de metal,
- marcador ou lápis,
- cortador de vidro (diamante ou rolo),
- óculos e luvas para proteção durante o trabalho,
- martelo de borracha,
- furadeira e retificadora,
- lima ou bloco de lixa,
- roda de feltro (para polir a borda com pasta).

Corte e processamento de vidro
Fazer uma mesa com tampo de vidro com suas próprias mãos não é tão difícil, a etapa principal desse processo é cortar o tampo da mesa de uma folha de vidro no formato desejado e processar suas bordas.

Para garantir um resultado de alta qualidade, a placa de vidro deve ficar sobre uma superfície plana (aglomerado, compensado) e também deve ser cuidadosamente lavada e polida. A presença de até mesmo as menores partículas de sujeira pode causar lascas e cortes irregulares.

Usando um lápis, você precisa fazer marcações na parte inferior do vidro e colocar uma régua fina de metal ao longo da linha na parte superior. Ao usar um cortador de vidro, você precisa levar em consideração que o cortador de rolo, diferentemente do cortador de diamante, deve ser pressionado com mais força contra o vidro, lubrificando-o com óleo vegetal. Para pessoas que não estão familiarizadas com uma ferramenta como um cortador de vidro, é melhor praticar primeiro em um material semelhante e fazer vários cortes de teste usando materiais mais baratos.

A técnica de trabalho com um cortador de vidro difere dependendo do tipo de cortador de vidro disponível:
- Ao usar um cortador de vidro diamantado, você precisa fazer um movimento correto e preciso, excluindo paradas e repetições, sem aplicar pressão especial;
- Se for utilizado um cortador de vidro de rolo, a pressão deve ser de pelo menos 2 kg. O corte pode ser feito várias vezes na mesma seção de vidro se o resultado anterior não tiver sido satisfatório.
Em seguida, você precisa bater cuidadosamente na linha de corte com um martelo de borracha e separar as bordas cortadas do vidro. Para evitar lesões, todas as manipulações devem ser feitas com luvas.

A próxima etapa é processar as bordas da placa de vidro. Para fazer isso, primeiro use uma lima (remova as maiores irregularidades), uma lixa e uma esmerilhadeira, e use óculos de construção para proteger os olhos do pó de vidro. É necessário limpar gradualmente as bordas afiadas, começando pelas maiores e terminando pelas menores com uma lixa. Nesta fase, você pode não apenas fixar as bordas do vidro, mas também dar a elas o formato necessário:

| Nome | Espessura do vidro (mm) | Vista da borda |
| Euro | 6-19 | Três cortes trapezoidais pares |
| Lápis | 6-19 | Arredondamento suave |
| Cascata Dupla | 15 | Dois cortes arredondados de alturas diferentes |
| Cascata Tripla | 19 | Três cortes arredondados de diferentes alturas |

No final, as bordas do vidro são polidas com pasta e um círculo de feltro.
A maneira mais fácil é fazer uma superfície retangular ou quadrada. Para fazer um tampo de mesa de vidro oval ou não padronizado, primeiro você precisa preparar um modelo (gabarito) e, para cortar um tampo de mesa redondo, há um cortador de vidro especial em forma de bússola.

Montagem, decoração e eliminação de defeitos
Para que uma mesa de vidro feita à mão seja elegante e atenda aos requisitos básicos, o processo de montagem deve ser abordado com muita responsabilidade.

A peça acabada é virada e são feitas marcações nos locais onde as pernas ficarão (7 a 10 cm da borda e cerca de 13 cm do canto). Em seguida, são feitos furos na parte superior das pernas para as ventosas, é aplicada cola e elas são fixadas. Muitas vezes, as ventosas são suficientes para segurar o tampo da mesa com firmeza, mas é melhor fixar os fechos aplicando cola neles.

Para garantir que a mesa final fique impecável, é importante escolher a cola certa e não exagerar na quantidade. Depois de seco, ele deve ficar completamente transparente e não aparecer através da superfície do vidro.
Depois que a cola secar, a mesa de vidro DIY estará pronta, você só precisa limpá-la e instalá-la no local destinado a ela.

No entanto, nesta fase, muitas pessoas se perguntam como fazer uma mesa de vidro com as próprias mãos a mais exclusiva possível, quais métodos de decoração e embelezamento existem?

A maneira mais fácil de decorar a superfície de uma mesa é fixar uma película adesiva especial com vários desenhos na parte inferior. Para pessoas criativas, uma excelente solução seria usar a tecnologia de vitrais, que permite aplicar imagens desejadas na superfície usando estênceis e tintas.
Usando cola e várias pedras de vidro e plástico e strass, fixando-os na superfície, você pode obter um item de interior brilhante e glamoroso.

Padrões foscos em superfícies de vidro são muito populares em qualquer interior. Elas são aplicadas usando tecnologia de jateamento de areia ou corrosão. Ambos os métodos envolvem o uso de um estêncil e a criação de um padrão fosco na superfície da bancada usando meios mecânicos ou químicos.
Se você quiser fazer uma mesa de vidro com suas próprias mãos, com uma superfície transparente simples, sem decorações e desenhos adicionais, você pode melhorá-la instalando uma prateleira adicional. O processo de fabricação de tal peça de mobiliário é semelhante ao descrito, só que em vez das pernas usuais, são necessárias pernas especiais - com um pino, no qual serão colocados furos pré-perfurados na prateleira de vidro e arruelas intermediárias. Para garantir uma fixação confiável, utilize cola de construção transparente.

É importante manter a aparência nova, o que pode ser bem difícil se a superfície for brilhante. Durante a operação, aparecem pequenas abrasões e arranhões, que podem ser removidos com pasta GOI. Ele deve ser triturado e usado como polidor, limpando as irregularidades do vidro. Além dessa pasta, você pode encontrar esmaltes com partículas de diamante.

Seguindo a sequência de ações, usando materiais de alta qualidade e levando em consideração os conselhos tecnológicos, qualquer pessoa pode fazer uma mesa de vidro com as próprias mãos e, usando a imaginação, esta peça de mobiliário pode se transformar em uma obra de arte.

VÍDEO: Mesa de vidro faça você mesmo.
50 Ideias de Fotos para Design de Mesa de Vidro DIY


















































