Mesa redonda dobrável de madeira
Linda mesa redonda dobrável de madeira para cozinha-sala de jantar

Pequenas cozinhas de estilo soviético não conseguem acomodar os móveis e eletrodomésticos necessários em um determinado espaço. Colocar uma mesa de cozinha comum ali já é um problema, pois vai desorganizar todo o espaço. A única maneira de resolver esse problema é usar uma mesa extensível em vez de uma comum.

Mesa extensível de cozinha
Mesa extensível de cozinha dobrada e desdobrada no interior da sala
Mesa de jantar extensível
Mesa de Jantar Extensível – O Segredo para uma Hospitalidade de Sucesso

Normalmente, os móveis são comprados em lojas, mas nosso povo há muito tempo encontrou outra saída para essa situação: fazê-los com as próprias mãos. É realmente estúpido gastar cerca de vinte mil rublos em uma coisa simples se você pode fazê-la sozinho.

Móveis de cozinha com suas próprias mãos
Móveis de cozinha e sala de jantar faça você mesmo
Mesa extensível oval de madeira
Conjunto de mesa oval extensível de madeira com cadeiras

O desejo de fazer uma mesa extensível dá origem a muitos problemas, e o primeiro deles leva o mestre a decidir que tipo de mesa ele precisa? Se não levarmos em conta os modelos mais exóticos, todas as mesas que conhecemos se dividem em dois tipos: redondas e retangulares.

Mesa dobrável retangular
Mesa dobrável retangular para uso permanente e para receber convidados
Mesa redonda dobrável de madeira natural
A mesa redonda dobrável feita de madeira natural torna-se oval após desdobrada e pode acomodar mais pessoas.

Uma mesa redonda, ou mais precisamente uma mesa oval extensível, é uma realidade do cotidiano das pessoas modernas; fazer esta forma oval não é mais difícil do que fazer um retângulo.

Mesa extensível oval de vidro
Mesa extensível oval de vidro em um interior moderno

É uma questão diferente quando você se propõe a fazer uma mesa extensível com o formato redondo correto, inclusive no estado estendido. Montar tal peça de mobiliário é difícil, o número de suas peças constituintes é muito grande e isso exigirá a resolução de uma série de problemas de engenharia ou o uso de soluções de outras pessoas, o que não levará a uma simplificação significativa do trabalho futuro. Para uma pessoa prática, essas supertarefas não são típicas; ele segue o caminho de menor resistência.

Mesa extensível redonda
Uma mesa redonda extensível que dobra a área do tampo quando necessário e permanece redonda

O caminho de menor resistência, neste caso, é fazer uma mesa deslizante retangular ou oval (no formato de um círculo irregular). Uma mesa redonda ocuparia muito espaço precioso na sala, por isso a maioria dos artesãos prefere uma mesa retangular, e é mais fácil encontrar materiais adequados para ela.

Mesa retangular de vidro
Mesa retangular extensível de vidro

Em seguida, você precisa decidir sobre o material. Devido ao alto custo e à complexidade do processamento da madeira maciça, você terá que abandonar o tampo e as pernas de carvalho. Faremos o tampo da mesa em aglomerado laminado e as pernas de metal podem ser compradas na loja. O laminado é a melhor escolha para um tampo de mesa porque tem um visual elegante e bonito, e a superfície laminada da mesa repele a umidade.

Laminado impermeável
Laminado impermeável adequado para fazer bancadas
Pés de metal para móveis
Pés de metal para móveis são ideais para mesas pré-fabricadas

Além de pedaços de laminado e pernas de metal, você precisará de muitas outras peças, incluindo:

  • quatro cantos de alumínio, cada um com pelo menos cinquenta centímetros de comprimento;
  • um par de guias telescópicas, cujo comprimento corresponde aos cantos;
  • cavilhas com diâmetro de 8 mm e comprimento de 40 mm;
  • parafusos auto-roscantes com diâmetro de 4 mm e comprimento de 20 mm,
  • parafusos, porcas, cola e material para acabamento da borda do tampo da mesa.
Acessórios adicionais
Acessórios adicionais para montagem de mesa

Os parafusos devem ser significativamente mais curtos que a espessura da futura bancada. As principais ferramentas para montar a mesa serão uma furadeira e uma chave de fenda. No entanto, uma chave de fenda também pode ser usada em vez de uma furadeira sem fio. O processo se tornará mais trabalhoso, mas a satisfação pelo trabalho realizado na linha de chegada não será menor.

Instruções passo a passo para fazer uma mesa extensível

Dispositivo de mesa
Dispositivo de bancada em aglomerado laminado
  1. O processo de montagem de uma mesa extensível deve começar com as medidas. A primeira coisa que você precisa medir são as peças laminadas. Deve haver três peças de largura igual no total. Duas delas devem ter o mesmo comprimento, a terceira deve ser mais curta. Elas devem ser dispostas sobre uma superfície plana de modo que o pedaço curto fique entre dois idênticos, alinhados e medidos no lugar. O comprimento total será o comprimento da mesa estendida, é importante que ela caiba na cozinha ou na sala.
    Recortamos as peças da mesa conforme o desenho
    Recortamos os detalhes da futura mesa de acordo com o desenho

    Desenho e corte de material
    Desenho de um tampo de mesa deslizante
  2. Para que a estrutura da mesa fique íntegra, tanto estendida quanto fechada, é necessário fazer no mínimo dois furos de 8 mm de diâmetro e 20 mm de profundidade na extremidade interna de cada peça de laminado. Os furos no inserto devem ser perfurados em ambos os lados. Os furos em uma placa devem corresponder exatamente aos furos nas outras duas quando elas estiverem conectadas uma à outra. Em seguida, pinos de quarenta milímetros devem ser colados nos furos da primeira tábua para que fiquem firmemente assentados. O mesmo deve ser feito com os furos de um lado do inserto. Agora você pode conectar os pedaços de laminado. Os pinos que saem da extremidade de uma tábua se encaixarão livremente nos furos da outra.
  3. Em seguida, você precisa medir o comprimento dos cantos e marcar em um lado de cada um deles o meio e os pontos dos futuros furos que precisam ser perfurados. Os furos em dois cantos devem estar localizados à esquerda do meio, e os outros dois à direita.

    Perfuração de furos
    Fazemos furos nos cantos
  4. As guias telescópicas são compostas por duas partes, sendo que uma delas é colocada dentro da outra e se movimenta livremente dentro dela. Elas precisam ser separadas e parafusadas no canto de alumínio de modo que a parte larga e fixa das guias fique presa ao canto com furos à direita, e a parte estreita fique presa ao canto com furos à esquerda.

    Aplicamos as peças guia nos cantos
    Aplicamos as peças guia nos cantos, marcamos os furos e os perfuramos
  5. A segunda guia telescópica deve ser conectada ao segundo par de cantos exatamente da mesma maneira. Resta apenas parafusar as guias nas duas peças principais do laminado com parafusos autoatarraxantes. Neste caso, as partes largas das guias devem ser fixadas em uma parte do tampo da mesa, e as estreitas na outra. Isso resulta em um mecanismo deslizante que permite aumentar significativamente a área da mesa quando necessário e retorná-la ao seu estado normal quando a necessidade de uma mesa grande desaparecer.
    Construções de cantos
    Construções de cantos com guias móveis e fixas

    Fixamos as guias nas partes direita e esquerda
    Parafusamos o lado móvel na parte direita e o fixo na parte esquerda do tampo da mesa.
  6. Uma mesa livremente extensível é conveniente apenas nos casos em que seu tamanho aumenta a pedido dos proprietários. Você pode evitar deslizamentos espontâneos instalando travas simples em todas as partes do tampo da mesa que mantêm as metades da mesa juntas. O encaixe adicional é preso entre as metades esquerda e direita do tampo da mesa não apenas por quatro pinos, mas também por um mecanismo deslizante (no qual ele fica) firmemente parafusado ao tampo da mesa.

    Colocamos um cadeado em cada lado da mesa.
    Em cada lado da mesa fixamos uma trava com parafusos auto-roscantes
  7. Para fixar as pernas à mesa, primeiro é preciso fixar os chamados calcanhares à sua superfície interna, onde as pernas são então simplesmente parafusadas. Os saltos são fixados ao tampo da mesa com parafusos autoatarraxantes de vinte milímetros.
    Fixando as pernas
    Fixamos as pernas ao tampo da mesa com parafusos

    Mesa de cozinha com pernas compradas em loja
    Mesa de cozinha com pernas de metal compradas

Os toques finais

Mesa dobrável
Mesa dobrável simples com pernas cromadas

Uma mesa de cozinha com este design pode se tornar um local de reunião para uma grande família à noite ou o centro de um evento festivo (aniversário, aniversário de casamento, etc.). No entanto, é improvável que um piso laminado antigo sozinho inspire as pessoas a fazerem um longo banquete. É diferente se você decorá-lo um pouco. Acontece que superfícies laminadas, após algum processamento, podem ser pintadas e até mesmo desenhadas. Para obter o efeito desejado é preciso muito pouco. Cubra a extremidade do tampo da mesa com fita de borda, não importa a cor, desde que cubra a extremidade feia. Lixe a superfície com uma lixa, preencha os amassados ​​com massa e cubra com tinta acrílica. A tinta pode ser de qualquer cor: do branco ao preto. O fundo preto da mesa é decorado com uma imagem de flores no estilo das bandejas Zhostovo, transformando a mesa extensível, um objeto utilitário comum, em uma obra de arte. O artesanato sempre corre o risco de virar arte, o mestre que o cria é sempre um criador.

Exemplos de pintura em fundo preto
Exemplos de pintura no estilo Zhostovo “Flores” sobre fundo preto

Vídeo: Mesa extensível faça você mesmo