Ao longo dos séculos, a mesa de jogo evoluiu de um item puramente utilitário para uma decoração de interiores elegante. Agora eles não apenas brincam com ele, mas também fazem chás e almoçam lá. Uma opção prática para pôquer ou preferência pode ser feita de forma independente.
Contente
História da aparência
No século XVI. Na Espanha, um jogo de cartas chamado "ombre" se tornou muito popular. Como A. Dumas escreve em seu romance “Gabrielle Lambert”, era uma versão modificada de outro entretenimento de jogo – a bouillotte. Foi proibido na França durante o reinado de Luís XIV. Mas eles permitiram que as pessoas jogassem ombre, mas limitaram o tamanho de suas apostas. Gradualmente, esse passatempo conquistou toda a Europa Ocidental e, sob o reinado de Catarina, a Grande, que suspendeu a proibição de cartas imposta pela Imperatriz Elizabeth, chegou à Rússia.
Para a aristocracia, os fabricantes de móveis começaram a fazer mesas especiais que eram confortáveis para jogar. Eles eram chamados de "lomber". O produto era um atributo importante de uma sala de estar elegante, indicando a riqueza e o alto status social do dono da casa.
Mesas tradicionais
A mesa de jogo clássica tem as seguintes características:
- O formato do tampo da mesa, que pressupõe que os jogadores estejam posicionados equidistantes uns dos outros: um círculo, um quadrado ou um polígono regular.
- Ausência de travessas entre as pernas (prolegs), o que permite sentar-se em qualquer lado.
- Uma mesa coberta com um pano macio ou couro para que as cartas não escorreguem e não precisem ser pegas com a unha quando retiradas da mesa.
- Caixas ou nichos para um baralho de cartas, fichas e outros atributos de jogo.
Há opções para outros jogos de tabuleiro - xadrez, damas, go, gamão, etc. O tabuleiro é desenhado diretamente na mesa, com nichos para peças e fichas em cada lado.
Eles também fabricam produtos universais. Eles são equipados com um tampo de mesa reversível.
De um lado, é coberto com um tecido com forro macio; do outro, é liso, com uma imagem de um tabuleiro de xadrez ou outras marcações.
Opções de designer
Os modelos são feitos com um design decorativo.
Eles podem ter as seguintes características:
- padrões esculpidos;
- pernas dobradas ou torcidas;
- incrustações de marfim, madrepérola, pedras semipreciosas, ouro ou prata;
- tampo de mesa polido brilhante;
- acabamento em esmalte ou bronze dourado.
Esta mesa tem um aspecto elegante e é um elemento importante do interior. O design e os materiais são selecionados de acordo com o estilo em que o ambiente é decorado.
Uso antes e agora
Antigamente, as mesas de jogo eram usadas apenas para jogos, principalmente de cartas. Com o tempo, esses entretenimentos começaram a sair de moda, e a finalidade dessa peça de mobiliário mudou.
Agora você pode ver isso com mais frequência:
- flores em um vaso;
- lembranças;
- revistas e jornais.
A mesa também é usada como mesa de centro, mesa de jantar ou para chás. Com a mudança de propósito, a necessidade de um formato quadrado estrito ou de um polígono regular desapareceu, então os modelos modernos, na maioria dos casos, têm o formato de um retângulo ou oval.
As características clássicas são preservadas nas mesas de pôquer. Eles não podem ser usados para outros fins devido à presença de um campo de jogo coberto com tecido, manta ou outro forro.
De que materiais eles são feitos agora?
Antigamente, as mesas de jogo eram feitas apenas de madeira, mas agora a lista de materiais se expandiu significativamente.
Em produtos de baixo custo, utiliza-se aglomerado laminado ou MDF em vez de tampos de mesa de madeira maciça. Esses modelos não toleram bem mudanças de umidade e temperatura, por isso são adequados apenas para ambientes com as condições mais confortáveis.
Madeira maciça
Hoje em dia, mesas de madeira maciça são consideradas produtos premium. Este móvel sólido e durável parece nobre. Na maioria das vezes, é feito nos estilos Império, Barroco ou Classicismo, que combinam harmoniosamente com um interior clássico.
A versão para instalação na cozinha possui bancada de madeira e estrutura metálica. A maioria desses modelos é equipada com gavetas.
Mesas antigas são as mais caras. Tal item pode ser comprado em uma exposição de antiguidades.
Metal
O produto de metal fica bem em um interior de alta tecnologia. Muitas vezes, um tampo de mesa de vidro fosco é colocado sobre uma estrutura cromada.
Modelos com 1 perna parecem interessantes. Eles são mais leves que os tradicionais, por isso podem ser facilmente movidos para outro local.
PVC
Mesas de jogo de plástico são as mais baratas. Um produto novo parece bonito, mas sua atratividade se perde rapidamente devido a arranhões e deformações.
Os modelos de PVC apresentam 3 vantagens:
- peso leve;
- uma ampla gama de cores;
- a capacidade de imitar a superfície de qualquer material natural.
Eles produzem mesas imitando madeira, mármore e granito. Entre os modelos de plástico é fácil encontrar um adequado para qualquer interior.
Há também produtos combinados – com tampo de mesa de PVC sobre estrutura de metal.
Tipos de mesas de jogo
Existem 2 tipos de produtos:
A segunda opção é usada em espaços compactos. Quando dobrado, o móvel ocupa pouco espaço e não desorganiza o ambiente.
Existem vários tipos de designs.
Dobrável
O representante mais popular desta categoria é a mesa dobrável. Quando dobrado, ele se assemelha a um fólio colocado de cabeça para baixo com a lombada voltada para cima. Para colocá-lo na posição de trabalho, as partes móveis do tampo da mesa são levantadas em ambos os lados e pernas retráteis são colocadas sob elas. O comprimento da mesa aumenta 4 vezes.
Há também modelos que são montados com os cantos voltados para o centro. Para isso, eles são equipados com laços ombra especiais.
Deslizando
Quando dobrados, esses modelos formam uma mesa compacta com tampa dividida em duas. Um pequeno número de jogadores pode jogar atrás dele.
Se novos participantes chegarem, ambas as partes da mesa serão afastadas e uma placa de inserção será colocada no espaço entre elas.
Transformadores
Transformers são produtos com tampos de mesa reversíveis. Um lado é coberto com tecido e é destinado a jogos de cartas, o outro é liso e é usado para tomar chá, comer ou, por exemplo, jogar xadrez.
Mesa de jogo no interior
Além da função utilitária, o produto também tem uma finalidade estética. Ele deve combinar harmoniosamente com outros móveis e se adequar bem ao estilo do ambiente.
Execução antiga
A mesa antiga fica bem em um interior clássico com móveis pesados e monumentais feitos de madeira maciça, um sofá de couro e cortinas nas janelas. Pessoas ricas compram antiguidades genuínas. Esses itens estão sujeitos a restauração: o pano podre é substituído, as passagens deixadas por besouros perfuradores de madeira são preenchidas, a sujeira é removida, etc. Se houver uma imagem no tampo da mesa, por exemplo, uma paisagem, ela também é limpa e quaisquer defeitos são retocados.
É difícil encontrar uma mesa antiga, pois há poucos exemplares bem preservados. Você pode comprar uma imitação.
Externamente, esses móveis parecem móveis antigos:
- feito de espécies valiosas de madeira;
- feito no estilo Império, Barroco ou Classicismo;
- decorado com esculturas, inserções de bronze, marfim ou madrepérola;
- processado usando tecnologia de envelhecimento artificial.
Uma tinta especial chamada craquelure é aplicada ao produto.
Quando seca, fica coberto de rachaduras. Somente um especialista pode distinguir uma mesa dessas de uma antiguidade de verdade.
As pernas são equipadas com “saltos” de bronze. Essa técnica foi usada no século XIX.
A maioria dos modelos é projetada em tons escuros calmos com elementos brilhantes, por exemplo, as cores das pedras naturais - turquesa, verde claro, bordô. Há também tampos de mesa coloridos com padrões, paisagens ou cenas pastorais.
Mesa moderna
O produto com design moderno decorará um interior em estilo moderno ou de alta tecnologia. Brilho, brilho e superfícies lisas são bem-vindos aqui. Uma mesa com estrutura de metal cromado e tampo de vidro se encaixa bem nesse conceito.
A cor é escolhida para combinar com a decoração. Um campo de jogos verde será um ponto de destaque em um interior calmo e de alta tecnologia, mas em alguns casos pode ser dissonante com os objetos ao redor. Nessa situação, você deve adquirir um transformador com tampo de mesa reversível, cujo verso seja feito em tons de preto e branco (tabuleiro de xadrez) ou outra faixa neutra.
Se o proprietário do apartamento for adepto do minimalismo, ele deve prestar atenção a uma mesa com 1 perna. Esses modelos têm aparência elegante e ocupam pouco espaço.
Delícias do designer
Para compradores que gostam de experimentar e preferem tendências progressivas em design de interiores, fabricantes e artesãos individuais criam mesas originais com designs incomuns.
Um produto feito de madeira processada de forma grosseira fica harmonioso em um apartamento ecológico. Uma opção semelhante, mas um pouco mais refinada, seria adequada para um interior em estilo campestre ou provençal.
Uma mesa extravagante com tampo figurado, pernas esculpidas e um balcão lateral estampado ficará ótima em uma sala com um ambiente incomum.
Fãs de temas marinhos podem encomendar um produto decorado com conchas de moluscos e equipado com chips estilizados como seixos marinhos.
Custo médio das mesas de jogo
Os preços das mesas de jogo variam muito - a partir de 600 rublos. até 280 mil e acima. O modelo de pôquer octogonal é vendido por uma média de 4.000 rublos.
Fazendo uma mesa de pôquer com suas próprias mãos
Uma mesa de jogo feita em casa não é tão bonita quanto as elegantes feitas por designers, mas é mais prática e barata.
Construção de uma mesa de jogo
O processo de criação começa com o desenvolvimento de um esboço.
Nesta fase você precisa escolher:
- formato de tampo de mesa;
- tamanho do produto.
O primeiro depende do número esperado de jogadores. Na maioria das vezes, as mesas de pôquer são feitas com 6 ou 8 cantos.
Ao escolher um tamanho, vale a pena ouvir as recomendações da Federação Russa de Pôquer Esportivo.
Os seguintes parâmetros são considerados ótimos aqui:
Número de jogadores | Tamanho do campo de jogo, mm | Dimensões da mesa |
---|---|---|
10 | 1185x2430 | 1400x2680 |
7 | 1050x2000 | 1250x2200 |
A altura é a mesma – 750-800 mm.
O tampo da mesa é revestido com material macio para tornar mais confortável a hora de pegar as cartas. As pernas são removíveis. Após o jogo, essa mesa pode ser desmontada e guardada em um depósito.
Seleção de materiais
Para fazer móveis você precisará de:
Mesa octogonal
Este modelo tem uma estrutura de madeira e um apoio de braço macio. O campo de jogo é coberto com pano.
O comprimento lateral é de 50 cm, as dimensões do tampo da mesa são de aproximadamente 1250x1250 mm.
Instruções passo a passo:
- Um tampo de mesa octogonal é cortado de uma folha de compensado de 21 mm de espessura.
- As bases dos suportes são fixadas a ele com parafusos auto-roscantes.
- As pernas são parafusadas.
- Um campo de jogo de 8 lados é cortado de uma folha de compensado de 10 mm de espessura com dimensões 200 mm menores que as do tampo da mesa.
- Uma camada de laminado é colocada sobre ele e fixada com um grampeador de construção.
- O pano é levemente umedecido e esticado sobre o campo.
- Uma borda de compensado de 4 mm de espessura é fixada ao redor do perímetro do tampo da mesa.
- O laminado é colocado em cima dele.
- Um apoio de braço é cortado em compensado de 10 mm de espessura.
- Uma caixa arredondada é fixada a ele na parte superior e uma reta na extremidade. Para cortar a segunda peça no ângulo desejado, use uma caixa de esquadria.
- O apoio de braço é revestido com isolon. A parte externa da espuma de polietileno é fixada na extremidade da estrutura, e a parte interna é enrolada para que a estrutura possa ser colocada sobre a mesa.
- O couro artificial é esticado sobre o isolon, costurando suas bordas ou prendendo-as com um grampeador. As costuras são cobertas com fragmentos do mesmo material.
- Coloque o campo de jogo no centro do tampo da mesa e, em seguida, parafuse o apoio de braço nele.
Mesa de cartas hexagonal
Esta é uma opção mais bonita.
É feito na seguinte sequência:
- Usando as marcações aplicadas anteriormente, corte aberturas para copos e lascas, processe as bordas com uma fresa e lixe.
Mesa de pôquer clássica
Esta opção está em total conformidade com os requisitos técnicos da Federação de Pôquer Esportivo.
Procedimento de fabricação:
- Usando uma serra tico-tico, recorte a folha A de acordo com as marcações aplicadas anteriormente. Para poder inserir a lâmina da ferramenta, faça um furo em qualquer lugar do contorno.
- Na superfície de jogo, um lado é montado a partir de várias peças, conectando-as com cola e parafusos. As peças são processadas com lixa ou esmerilhadeira.
- A estrutura é coberta com tecido, fixada com um grampeador de móveis. O excesso de material é cortado.
- Um pedaço recortado de uma folha de espuma de borracha ao longo de seu contorno é colado na lateral.
Mesa de pôquer pequena
Criar um modelo projetado para um pequeno número de jogadores exigirá o mínimo de esforço.
Procedimento:
- A lateral é revestida com um revestimento laminado e couro artificial. Uma pequena reserva é deixada do lado de fora.
A mesa está pronta, você pode começar a jogar.