Uma mesa é um atributo necessário dos móveis de cozinha. Hoje em dia, os fabricantes usam uma grande variedade de materiais para produzir mesas. Existe uma grande variedade de formatos de pernas de mesa, são mais de vinte. A versão tradicional tem quatro pernas. Na maioria dos casos, os modelos padrão têm um formato de mesa quadrado ou retangular.
Uma mesa com três pernas geralmente é redonda. Pode ser usada como uma pequena mesa de centro ou como área de jantar.
Também são produzidas mesas com duas pernas; elas podem ser de diferentes tipos, mas os modelos mais comuns são aqueles com duas pernas em formato de X ou aqueles resistentes feitos de madeira maciça.
Contente
Métodos de montagem
Muitos artesãos sabem que pernas mal fixadas são a principal razão pela qual a mesa balança e fica em ângulo. Existem suportes ajustáveis que podem corrigir uma grande porcentagem de inclinação, mas a qualidade da montagem ainda é de suma importância.
Existem várias opções para fixar pernas em tampos de mesa:
Fixação com placas de superfície | Digamos que você comprou pernas sem os acessórios correspondentes. Para instalá-las, você precisará de parafusos de olhal e de orelha para mesas maiores e de buchas roscadas para mesas menores. |
Fixação com porcas T | Esta opção de montagem é adequada se você pretende restaurar a superfície frontal da mesa e, assim, dar ao interior uma aparência atualizada. Você deve ter porcas T, parafusos de olhal e parafusos de orelha à mão. |
Fixação com parafusos | Este é um método comum e testado pelo tempo para fixar a superfície da mesa às barras laterais sem o uso de acessórios adicionais. Adequado para móveis clássicos. |
Aplicação de suportes em forma de Z | Usar pequenos fixadores de ferro em forma de Z é outro método popular de fixação. As principais vantagens deste método são baixo custo, instalação simples e confiável. |
Aplicação de grampos de madeira | Um método fácil e durável para fixar um tampo de mesa sem usar ferragens compradas. Eles são semelhantes aos suportes em forma de Z. Elas podem ser feitas com qualquer tipo de retalho, desde que seja respeitada a orientação das fibras. |
Usando suportes em formato de oito | Esses fixadores de metal são amplamente utilizados na fixação de bancadas. Eles vêm em dois tipos: com arruelas do mesmo tamanho e de tamanhos diferentes. |
Aplicação de espaçadores ranhurados | Neste caso, 2 ou 3 espaçadores auxiliares com ranhuras retangulares, cujo comprimento é de 10-15 mm, são fixados nos trilhos da estrutura do conjunto. |
Materiais necessários
Os materiais usados para fazer mesas são muito diferentes, vamos falar sobre alguns deles.
- Madeira maciça de diferentes tipos é adequada para isso, por exemplo, coníferas, carvalho, etc. Se você é iniciante, é melhor usar pinho, pois é fácil de processar. É importante lembrar que esses móveis desbotam, absorvem odores e líquidos e não toleram bem mudanças de temperatura. As vantagens são que o material é ecológico, durável e tem uma aparência elegante.
Pinho maciço para fazer uma mesa com as próprias mãos - O aglomerado é um material bastante popular para a produção de móveis. Na produção são utilizadas lascas de madeira seca e resinas. Entre as desvantagens, destacam-se os riscos ambientais. A vantagem é o preço relativamente baixo.
Aglomerado é uma opção de material barato para fazer uma mesa de jantar - O MDF é mais ecológico do que o aglomerado, mas também é mais caro. Na produção são utilizados cavacos de madeira, resinas de carboneto e melamina modificada. Desvantagem: inflama facilmente, há risco de incêndio mesmo em objetos que aquecem rapidamente.
O MDF é adequado para fazer uma mesa, é de maior qualidade e mais ecológico - O painel para móveis é o oposto completo do MDF e do aglomerado. Preço razoável equivalente, material durável e ecologicamente correto. Elas são feitas de barras coladas e prensadas.
Placa para móveis - folhas quadradas ou retangulares de madeira, feitas pela colagem de blocos de madeira ao longo da largura ou do comprimento - Metal – na maioria dos casos, é utilizado aço inoxidável. Uma coisa dessas será cara, mas uma mesa dessas atrairá atenção.
Produtos de aço inoxidável são fáceis de manter, duráveis, práticos e versáteis no uso.
Esses materiais são adequados tanto para tampos quanto para pernas de mesa. Eles também fabricam pernas de plástico, cromadas e forjadas. Ao escolher, confie em suas preferências.
Ferramentas necessárias
Para fazer isso, você precisará das seguintes ferramentas: uma plaina, uma retificadora, uma serra tico-tico, uma serra, uma furadeira, brocas, lixa, uma chave de fenda, parafusos, cola, buchas, grampos, uma fita métrica, um lápis, equipamentos de proteção - óculos, luvas.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
Primeiro, é imprescindível fazer um desenho. Decida que tipo de pernas você vai instalar: compre-as ou faça as suas próprias. O formato pode ser qualquer.
Se o tampo da mesa tiver 0,8 m de largura, as pernas deverão ter 1,2 m de comprimento. Para deixar o tampo da mesa liso, lixe-o com uma lixadeira. Não deve haver espaços entre as juntas. Para evitar que o tampo da mesa se deforme devido à alta umidade, as tábuas devem ser colocadas com a textura oposta.
Nas extremidades das tábuas a serem unidas, é necessário fazer furos de 8 cm de profundidade, com um vão de 10 a 15 cm entre elas. Lixe as áreas preparadas e cubra as bordas, cavilhas e furos com cola. Inserimos pinos nos furos, conectando assim o tampo da mesa. Remova o excesso de cola.
Usando cola e parafusos, conectamos as tábuas transversais e de veios às pernas. Sobre este último fazemos dois recessos para fixar o tampo da mesa. Esperamos doze horas e editamos. Revestimos a estrutura com verniz, tinta ou stain.
Importante! Ao aplicar a tinta, tenha em mente o seguinte: escolha o diluente com cuidado, a superfície antes do revestimento deve ser lixada com cuidado e o principal é ajustar corretamente a pistola (o formato do maçarico deve ser oval e a camada aplicada deve cobrir a existente pela metade).
Depois de se familiarizar com as opções para fixar as pernas ao tampo da mesa, você não terá problemas em fazer uma mesa com suas próprias mãos, atualizando assim o interior com algo tão original.