A cozinha não é usada apenas para preparar comida, mas também para hospedar jantares em família e entreter convidados. Portanto, você precisa escolher uma mesa de jantar para a cozinha com sabedoria: o estilo geral de todo o ambiente depende disso. Os móveis “errados” ficarão feios e podem até mesmo acabar com seu apetite. Além da estética, há também as sensações físicas: o produto pode ser simplesmente desconfortável. É seguro dizer que simplesmente ir a uma loja e comprar móveis seria a decisão errada. Neste artigo iremos contar-lhe, como escolher uma mesa de cozinha, o que considerar ao comprar uma mesa de cozinha.
Contente
Como fazer uma escolha?
Existem vários critérios que determinam o tamanho da mesa, seu formato e estilo. Esses critérios incluem:
- área da cozinha;
- design de interiores e geral;
- material da unidade de cozinha;
- cor de elementos individuais do interior;
- número esperado de pessoas na mesa.
Materiais
Os materiais utilizados na fabricação são completamente diferentes, os mais populares são as seguintes mesas de jantar.
1) Feito de aglomerado laminado.
Eles são baratos e têm a maior variedade de cores. Na verdade, esta é uma mesa de aglomerado comum, coberta com uma película laminada especial durante o processo de produção.
2) Feito de MDF.
Esses produtos são muito mais duráveis do que móveis feitos de aglomerado laminado. Eles geralmente são decorados com vários mosaicos e padrões, o que os torna muito elegantes.
3) Com pedra artificial.
Além da originalidade, beleza e durabilidade, as vantagens deste móvel incluem a resistência a quaisquer influências externas.
4) Vidro.
Produtos estilosos, bonitos e elegantes. Há opções à venda com tampos de mesa com acabamento em couro ecológico. Eles acrescentam originalidade e elegância.
5) Feito de madeira maciça.
Uma opção rara, mas ecologicamente correta e incomum. Os móveis duram muito tempo: não têm medo de umidade nem de influências externas. Uma mesa de madeira maciça pode custar bastante, mas isso é mais do que compensado pela beleza e aristocracia de tais móveis.
6) Com azulejos.
Esses produtos são praticamente imunes a influências externas. O material permite que você escolha qualquer tom que combine com qualquer estilo.
com mosaico. Um tampo de mesa com acabamento em mosaico trará aconchego e calor para sua casa. Há opções de cores únicas à venda e, ao contrário, opções de cores brilhantes. Afinal, o mosaico é elegante e original.
Classificação
Existem muitos formatos de mesas de cozinha no mercado: redondas, quadradas, retangulares, dobráveis ou extensíveis.
A mesa de jantar redonda une os sentados com uma linha suave, como se igualasse seus direitos. Ela é sustentada por uma perna grande ou por várias pequenas. A vantagem desses móveis é que eles não evocam associações desagradáveis com trabalho ou estudo (mesa de escritório, carteira escolar). Há uma desvantagem significativa: o produto não pode ser colocado perto da parede, o que nem sempre é conveniente para os donos de cozinhas.
Uma mesa oval é uma ótima opção para uma sala de jantar espaçosa. Ele pode acomodar muito mais pessoas do que um redondo e é igualmente estável. Anteriormente, esses produtos eram usados por cidadãos ricos da Europa, mas o formato oval também é apropriado no mundo moderno.
A mesa quadrada incorpora austeridade, simplicidade e funcionalidade. Não é adequado para reuniões de amigos, festas ou jantares, pois acomoda apenas duas pessoas. Na verdade, geralmente são os casais que compram uma mesa quadrada. Para economizar espaço, este móvel pode ser encostado na parede, adaptando-se perfeitamente a uma cozinha pequena.
A opção mais comum é uma mesa retangular. Ele pode acomodar cerca de dez pessoas, e o móvel em si pode ser colocado em qualquer lugar: no meio da sala, ao lado da parede, perto da janela.
A mesa triangular raramente é usada como mesa de jantar principal, geralmente atuando apenas como um elemento decorativo adicional. Uma mesa de centro triangular complementará perfeitamente a decoração de uma cozinha espaçosa.
Produtos de outros formatos são muito menos comuns. Se você quer se tornar o dono de uma mesa com uma aparência incomum, você deve fazer um produto personalizado.
Há também mesas dobráveis e mesas de jantar extensíveis. Além de compactas, elas também economizam espaço, o que é uma grande vantagem para quem tem cozinhas pequenas.
Projeto
Não é segredo que em qualquer ambiente os móveis devem estar dispostos harmoniosamente. Essa regra também se aplica à mesa da cozinha. Os estilos de design de cozinha mais populares são:
- Clássico. Móveis de madeira simples com uma elegância única.
- Alta tecnologia. Metal, plástico, vidro. O estilo usa linhas retas e ângulos e tende a favorecer tons de branco e cinza.
- Moderno. Linhas curvas naturais. A peculiaridade desse estilo é que ele busca ser completamente original.
- Estilo ecológico. Trabalho visualmente bruto e ascético. Móveis desse estilo são feitos de materiais de origem natural.
O design da cozinha pode envolver um tipo de ecletismo ou pode ser feito em um único estilo. O principal é que a aparência final do ambiente seja harmoniosa e agrade a todos os membros da família.
Dicas para escolher uma mesa de cozinha
Primeiro, estime as dimensões gerais do produto. Os móveis devem corresponder à área da cozinha e atender às necessidades de todos os membros da família. Uma mesa retangular enorme, em volta da qual os moradores dos apartamentos terão que andar, ficará um tanto feia em uma cozinha pequena. Portanto, para salas pequenas, geralmente é adquirido um produto compacto e transformável, e para salas maiores, uma mesa de jantar para várias pessoas seria apropriada.
Em seguida, pense no local: os móveis serão colocados perto da parede e, se sim, de que lado. A distância entre o objeto e a parede deve ser suficiente para uma passagem confortável.
Ao escolher uma mesa de cozinha redonda, preste atenção ao seu diâmetro. O ideal é que não passe de um metro e meio, caso contrário causará transtornos, pois para chegar ao prato os convidados terão que se levantar dos assentos. Cálculos semelhantes são realizados para tabelas de outros formatos.
A aparência do produto é escolhida com base nas necessidades dos proprietários. Se houver mais de 4 pessoas na mesa, uma opção retangular será adequada; se houver menos, então um quadrado. Mesas redondas geralmente não acomodam mais de 8 pessoas, enquanto mesas ovais podem acomodar mais. Vale a pena prestar atenção às mesas redondas se houver crianças na família: esses produtos são muito mais seguros. Tampos de mesa com uma perna em vez de quatro estão ganhando popularidade. Eles podem acomodar mais pessoas e esses móveis parecem muito elegantes e interessantes.
Ao escolher um material, considere
- Produtos feitos de madeira maciça são os mais duráveis, resistentes à umidade e realmente bonitos. Eles não exigem cuidados especiais, mas os móveis feitos com esse material são bastante pesados.
- Mesas feitas de aglomerado não são duráveis, mas são baratas. Como opção, você pode adquirir móveis laminados, pois eles são quase impermeáveis à água.
- Os produtos de vidro são leves, incomuns e bonitos à sua maneira. É verdade que elas precisam ser lavadas e limpas regularmente. Preste atenção à espessura do vidro e à sua têmpera, certifique-se também de que o móvel seja à prova de umidade, pois se entrar água, será impossível retirá-la de lá.
As cadeiras são compradas junto com a mesa e também são escolhidas com sabedoria. O mais importante na escolha de um produto são assentos e encostos confortáveis. A idade dos membros da família também é levada em consideração. Se houver crianças na família, são compradas cadeiras pequenas especialmente para elas. Você não precisa se limitar a apenas uma opção ao escolher móveis para sala de jantar. Para algumas salas de jantar, cantos ou bancos de cozinha são ideais.
Depois de decidir que tipo de mesa você quer, experimente cadeiras de diferentes alturas e formatos. Não compre móveis de cozinha até ter certeza de que eles são adequados para você em todos os aspectos. Se você escolher um produto transformável, certifique-se de tentar montá-lo e desmontá-lo diretamente na loja para ter certeza de que este móvel realmente se adapta à sua família.
Agora você sabe como escolher uma mesa de jantar. As recomendações listadas acima devem ajudar você a tomar uma decisão e comprar móveis que combinem bem com o interior da sala de jantar.