Nem todos conseguem ver algo majestoso em um bloco de mármore ou em um pedaço de madeira. Ainda menos pessoas conseguem não apenas vê-lo, mas também trazê-lo à vida. Fazer uma mesa com um pedaço de madeira é uma tarefa difícil, mas bem possível. Basta ter vontade de atingir o objetivo.

A escolha por móveis naturais se deve a vários motivos.
- Móveis feitos de materiais naturais e tons naturais calmos têm um efeito positivo no estado mental e emocional do proprietário.
Esses móveis melhoram o ambiente da casa. - Produtos de madeira são ecologicamente corretos. Considerando que os móveis modernos são feitos de materiais tóxicos.
O respeito ao meio ambiente é uma vantagem clara. - Economize em materiais e pague pelos serviços de um artesão se você mesmo fizer. Um produto feito à mão é muito caro, e não pelo preço dos materiais, mas principalmente pelos serviços do designer e do artesão.
Uma mesa feita de madeira cortada se tornará um elemento decorativo confiável e original para sua casa. - Design individual. Cada corte é único e irrepetível. E guarda em si a história da vida, que será capturada no desenho.
Muitos já viram mesas com tampos feitos de cortes de madeira, mas poucos sabem que uma opção tão inusitada pode ser feita de forma independente.
A única desvantagem da escolha é a dificuldade de escolher o interior. Sem dúvida, a mesa será um detalhe marcante, mas você deve concordar que em uma propriedade de estilo barroco ou high-tech ela parecerá selvagem.
Contente
Escolhendo um design de mesa
Então, a primeira coisa que você precisa é de tempo. Esses artesanatos exigem perseverança, cuidado e, portanto, tempo. Mas elas ficarão lindas perto da lareira!
A escolha do tampo da mesa é determinada pelo seu formato.
- O redondo requer muito espaço. Isso deve ser levado em consideração.
Se você tiver espaço suficiente, a versão redonda ficará ótima no interior. - Um modelo oval é adequado para uma família grande.
Toda a família pode se reunir em uma mesa assim para jantar ou para comemorar feriados familiares. - Quer criar uma pequena mesa de centro ou lateral para sua sala de estar?
Para uma mesa como essa você precisa de um formato oval pequeno. - Mais versátil — formato retangular.
Este formato permite a criação de modelos dobráveis ou portáteis.
Como você percebeu, a escolha da bancada é determinada pela finalidade e pelas possibilidades do ambiente.
Tipos de mesas por número de pernas.
- Apoio único (uma perna).
A escolha ideal é um tampo de mesa redondo. - Bípede (duas pernas).
Para fixá-lo, um suporte é instalado entre as pernas. - Tradicional (quatro pernas).
A opção mais estável.
Há muitas opções de modelagem. Tudo depende da sua imaginação e desejos. Essas são ideias inteiramente suas. O que você quer ver como resultado?
Então, você decidiu o design. Fabuloso! Mas agora precisamos preparar os materiais – na verdade, o material de que a mesa será feita. Primeiramente, será necessário cortar árvores.
Você também precisará de um pedaço de madeira compensada para a base, resina epóxi com endurecedor para preencher os espaços vazios entre os cortes, cola para madeira e uma lixadeira elétrica.
Cortes ideais: onde encontrá-los?
Um artesão novato pensa que para criar tal produto basta ir ao quintal ou à floresta, pegar um tronco adequado e cortar “círculos” para decoração. Mas não é tão simples assim.
Mas se você cometer um erro, terá que começar tudo de novo, já que discos rachados são impossíveis de trabalhar. Você pode encontrar um fornecedor na Internet. A principal vantagem dos cortes prontos é que eles já vêm processados e após a compra você já pode começar a realizar o seu sonho.
A única desvantagem é o problema de processamento. A peculiaridade dos móveis feitos à mão é que eles são únicos e existem em um único exemplar. Ao selecionar um corte, é necessário levar em consideração o padrão futuro do próprio tampo da mesa.
O padrão de corte em si também importa. Afinal, é esse o destaque do futuro produto. O ideal, para maior praticidade, é desenhar um layout de forma que você não precise improvisar, mas saiba exatamente qual é o resultado esperado. Assim você evitará decepções no resultado final.
Escolhendo o material certo:
- Os cortes devem ser secos e, de preferência, feitos de um tipo de madeira resistente à umidade.
- A peça de trabalho deve estar livre de nós, pois eles podem quebrar.
- Preste atenção à espessura do corte. Se for muito fino, pode rachar, e se for muito grosso, deixará o artesanato mais pesado e áspero.
É melhor que a espessura seja de 30 a 50 milímetros. - Evite preços baixos para materiais, pois muitas vezes o custo — Este é um indicador de qualidade. Um produto feito de material de baixa qualidade não durará muito. Por que desperdiçar tempo e esforço?
- Cada extremidade deve ser bem colada, por isso é necessário comprar a quantidade ideal de cola para não economizá-la durante o processo de trabalho.
- Depois de trabalhar com uma lixadeira, você precisará de uma lixa, cujo tamanho de grão deve ser de 120 ou mais.
Cola de resina para madeira.
Instruções para fazer uma tabela
O design foi escolhido, as ferramentas e os “consumíveis” estão à mão – agora é hora do trabalho realmente masculino. Mais precisamente, vamos passar diretamente para a parte técnica.
- Primeiro, vamos preparar o material. Limpamos a casca e todas as irregularidades. A rugosidade deve ser mínima, portanto esta etapa não pode ser feita de forma desleixada. As ferramentas que você precisará são uma chave de fenda ou cinzel, luvas (para evitar machucar suas mãos), uma escova de metal, um esmeril e uma lixa.
Como resultado, você deve ter cortes perfeitamente processados, sem nós e cascas. - Nós criamos uma base. Fixe na base usando parafusos para móveis. Mas tome cuidado para não danificar a estrutura.
- Em seguida, fixamos todos os elementos de madeira na posição desejada com cola de madeira – tanto os cortes quanto as pernas.
Para dar resistência, aplique cola de madeira nos furos e prenda cada perna na superfície da mesa com parafusos longos. - Antes de preencher os cortes com resina, é necessário fazer laterais ao longo da borda do tampo da mesa. Preenchemos todos os vazios com resina epóxi, você pode trabalhar com sua cor adicionando elementos adicionais à composição, conseguindo assim o tom desejado para a mesa: cor café (pó de bronze e fuligem), cor branca (giz), preto (fuligem), cinza (cimento).
Você pode comprar pigmentos de cores diferentes. - Após a resina endurecer, a superfície deve ser lixada. Deve ser realizado com muito cuidado para não destruir os resultados do trabalho anterior. O resultado será uma mesa com um padrão de corte de serra claramente definido.
O processo envolve o uso de uma máquina de moer e lixa. - E por fim, só falta aplicar o verniz. Você quer que o resultado do seu trabalho dure o máximo possível, não é? Então a escolha é o verniz de poliuretano. A naturalidade pode ser alcançada escolhendo um verniz transparente. Óleos naturais podem ser usados como alternativa ao verniz: óleo de linhaça, óleo secante, óleo decorativo.
Dar vida a um projeto como esse não é tão fácil. Além disso, é um trabalho árduo e meticuloso, que exige paciência, dedicação e muito trabalho do mestre. Mas tal elemento interior atrairá muito mais atenção do que uma peça de mobiliário sem graça comprada em uma loja.
Móveis feitos à mão são motivo de orgulho para o proprietário
Você criou uma linda peça de madeira. Mas você se pergunta a questão principal: onde colocá-lo? Você pode colocá-lo na sala de estar ou na sala de jantar e simplesmente cobri-lo com uma toalha de mesa. Mas será mesmo necessário esconder tanta beleza, já que o destaque fica por conta do tampo da mesa?
Estilos de interiores em que a mesa ficará apropriada.
- Rústico. Também é chamado de país.
Este estilo é caracterizado pela simplicidade, para que sua criação não se perca entre outros móveis. - Escandinavo. O estilo se distingue pela moderação das cores e solidez.
Uma mesa de madeira é exatamente o que você precisa.
A solução ideal seria um estilo rústico ou escandinavo, mas você pode mostrar um pouco de imaginação e bom gosto. Seja o designer da sua casa. Deixe o estilo da sua casa ser individual.