Coisas feitas com suas próprias mãos nunca sairão de moda. E isso não se aplica apenas às joias. Móveis de jardim e de interior, feitos à mão, não são menos populares. Isso se explica por muitos fatores, sendo o mais importante o baixo custo. Também consideraremos outras vantagens, desvantagens e todas as nuances do design usando o exemplo da criação de uma mesa para um gazebo.

Uma mesa grande e resistente
Uma mesa grande e resistente para uma casa de verão feita por você

Prós e contras

Antes de começar o processo, você pode estar preocupado com a pergunta: “Vale a pena?” Não é mais fácil encomendar um design ou comprar um pronto? Pode ser mais fácil, mas não é a melhor opção. E você ficará convencido disso depois de ler este artigo.

Mesa com bancos
Uma mesa de jardim conveniente com bancos que não requer grandes despesas de produção

Vamos começar com o fato de que um gazebo em uma casa de veraneio tem um lugar significativo. Ela reúne todos os parentes e pessoas próximas, e também é um motivo de autoexpressão e orgulho para o proprietário. A mesa aqui deve ser sólida o suficiente para acomodar todos os convidados e, ao mesmo tempo, feita com maestria, de preferência pelas próprias mãos do dono, o que indicará seu cuidado com sua própria casa.

Mesa para gazebo
Mesa para gazebo de formato incomum

Ao fazer uma mesa para gazebo com suas próprias mãos, você tem ainda mais vantagens.

  • Preço. É claro que fazer os móveis você mesmo custará menos. Afinal, você não precisa pagar pelos serviços de um especialista e pode usar meios improvisados ​​e ferramentas existentes.
  • Aparência. Nem sempre é possível encontrar o que é necessário em um caso específico entre produtos prontos. Ao fazer tudo com suas próprias mãos, você já terá uma ideia completa na cabeça e poderá dar vida a ela com precisão.
  • Dimensões. Um fator igualmente importante. Durante o processo de design, você leva em consideração todas as dimensões do pavilhão e das cadeiras ou bancos. Você não precisará correr pelas lojas procurando móveis do tamanho certo. Tudo o que você precisa fazer é fazer o desenho correto.

Outra vantagem é o prazer do processo. Muitos proprietários gostam de fazer vários itens para suas casas, que mais tarde se tornarão um objeto de orgulho.

Mesa com caixa de gelo
Uma mesa de campo com uma caixa de gelo embutida ajudará a tornar a recreação ao ar livre em um dia quente ainda mais agradável

Falando em desvantagens, só podemos mencionar muito tempo perdido. Mas você passará um bom tempo dirigindo pelas lojas procurando o produto certo. E o tempo gasto com prazer pode ser considerado desperdiçado?

Selecionando o tipo de construção

Já decidimos: uma mesa para gazebo feita por você mesmo é uma opção vantajosa para todos. Então vamos ao que interessa.

Primeiro, você precisa decidir o tipo de construção. Com base nessa característica, podemos distinguir 3 opções.

  • Dobrável. Sua principal vantagem é a compactação. A característica especial é que ele tem pernas dobráveis ​​ou giratórias e um tampo de mesa dobrável. É fácil de transportar ou guardar por um tempo.

    Mesa dobrável
    Mesa de piquenique dobrável
  • Transformador. Este tipo de design também possui um mecanismo de dobramento. Ela se diferencia da anterior por poder ser transformada em banco ou outro móvel. Este tipo também é bastante prático, mas não tão durável devido ao grande número de mecanismos deslizantes.

    Mesa transformadora
    Mesa transformadora com cadeiras para piquenique
  • Estacionário. Sem mecanismos adicionais e capacidade de transformação.

    Mesa redonda estacionária
    Uma mesa redonda fixa para uma casa de verão ficará ótima em uma varanda ou em um gazebo

Optamos pela última opção porque é a mais fácil de fabricar e durável de usar.

Mesa de jantar fixa
Mesa de jantar estacionária feita à mão

Os produtos também podem ser divididos pelo formato do tampo da mesa. Os mais comuns são quadrados. Mas os redondos também são encontrados com frequência. Pretendemos fazer uma mesa quadrada com ângulos obtusos.

Selecionando material

Um fator igualmente importante. O material futuro deve atender aos seguintes critérios:

  • força;
  • durabilidade;
  • confiabilidade;
  • facilidade de processamento;
  • naturalidade.

Este é o conjunto perfeito de qualidades. Porém, na realidade, às vezes temos que abandoná-los. Então, há diversas opções de materiais.

  • Metal. Mais fácil de processar para aqueles que estão familiarizados com soldagem. Fazer uma mesa de metal não é difícil. Será realmente forte e confiável, mas tem uma desvantagem significativa: a aparência. É frio, tanto ao toque quanto aos olhos. Móveis de metal podem criar uma atmosfera um tanto desagradável. No entanto, essa opção pode ser interessante e tem direito de existir.

    Estrutura de mesa de metal
    Banco com mesa sobre estrutura metálica
  • Árvore. A opção mais comum. Muitas vezes, os móveis, como o pavilhão, são feitos de madeira natural.

    Mesa e bancos para o gazebo
    Mesa e bancos de madeira faça você mesmo para um gazebo

Vamos escolher a segunda opção. E neste caso também temos várias opções para escolher.

  • Madeira natural. Normalmente, os móveis do gazebo são feitos de pinho ou carvalho. Considere também outros tipos de madeira, mas eles devem ser duráveis. A madeira natural tem uma energia, cheiro e formato especiais, que criarão uma atmosfera agradável para encontros amigáveis.

    Madeira para fazer mesa
    A melhor opção para fazer uma mesa para um gazebo com suas próprias mãos é a madeira nobre
  • Materiais de cavacos de madeira. Eles raramente são usados ​​em móveis de jardim, pois não são particularmente duráveis, mas também são encontrados em tais produtos. Na maioria das vezes, são usados ​​em combinação com outras matérias-primas (madeira ou metal)

    Aglomerados
    Os aglomerados têm medo de humidade, por isso não são adequados para gazebos abertos ao ar livre

Escolhemos madeira natural para o nosso trabalho. Portanto, vamos considerar todas as nuances de trabalhar com ele.

Processamento da base

Como os móveis de jardim, por serem de exterior, ficam expostos a diferentes níveis de humidade e temperatura, além de sobreviverem ao período de inverno, a madeira deve ser tratada com meios especiais. Este procedimento é obrigatório. Isso ajudará o produto a durar mais tempo, pois evitará a destruição da base pela umidade, mudanças de temperatura e insetos.

Tratamento com camada protetora
É necessário tratar a madeira com compostos protetores antes e depois do trabalho, já no produto acabado.

Vale lembrar que o processamento da madeira é realizado antes e depois da instalação. No final da construção, o produto acabado é revestido com verniz duas vezes.

Importante! Escolha produtos de tratamento de base de qualidade, mesmo que sejam caros. Um produto químico barato não protegerá a árvore e a danificará.

Então, escolhemos o material base e o processamos. Agora podemos prosseguir com a construção da nossa criação e decoração.

Instruções passo a passo

Design de mesa de jardim
O design mais simples de uma mesa de jardim

Para fazer bem o trabalho e não deixar nada passar, é melhor fazer um plano e indicar nele todos os detalhes necessários. Oferecemos um plano passo a passo que você pode usar como base.

Estágio de trabalho Ferramentas e materiais Resultado esperado
Criando desenhos Papel Whatman, lápis, régua, fita métrica O projeto está concluído com todos os cálculos
Preparatório Todas as ferramentas (consideraremos abaixo), quantidade suficiente de madeira, fechos As bases para novas acções foram lançadas
Fabricação de peças individuais Tábuas, ferramentas de marcenaria, fita métrica, lápis Todos os componentes do futuro produto foram feitos
Conjunto Componentes preparados, ferramentas de fixação A montagem está concluída, a superfície está pronta para o revestimento final
Revestimento final Verniz, tinta, pincéis A criação pode ser usada

Agora vamos analisar cada ponto do plano com mais detalhes.

Criando desenhos

Desenho de mesa
Desenho de uma mesa de madeira simples

Todo trabalho deve começar com um plano e desenvolvimento de projeto. Nesta fase, você pode contar com a ajuda de um profissional ou fazer o desenho você mesmo. No entanto, é preciso lembrar que elas devem ser precisas. Qualquer erro, mesmo pequeno, nos cálculos pode levar a erros de fabricação.

Diagrama de montagem
Diagrama de montagem de uma mesa de jardim de madeira

As dimensões são calculadas com base nas dimensões do gazebo e dos bancos. A altura ideal é de aproximadamente 80 cm. O desenho deve indicar todos os componentes do futuro produto, dimensões, métodos de montagem e o custo do projeto.

Desenho de mesa de jardim
Desenho de uma mesa de jardim com pernas em forma de X

Estágio preparatório

Será mais fácil prosseguir se você tiver um desenho. Nele indicamos o número de peças e medidas necessárias. Com base nesses indicadores, selecionamos materiais e ferramentas.

Para o trabalho precisaremos de madeira de alta qualidade. Nós escolhemos tábuas de pinho. Parafusos auto-roscantes e cantos de metal também são necessários. Das ferramentas prepararemos uma serra, uma retificadora e uma furadeira.

Moagem
A superfície é processada com uma plaina e polida com uma retificadora elétrica.

Como podemos ver, não precisamos de muitas ferramentas e materiais, e fazer uma mesa com as próprias mãos não será difícil.

Fabricação de peças individuais

O processo de fabricação real começa com o processamento de peças individuais. Temos um desenho que indica quais elementos são necessários, sua quantidade, tamanho e outros parâmetros. Então, precisamos fazer:

  • bancada,
  • caixa retangular;
  • pernas.

Para fazer um tampo de mesa, você precisa colocar tábuas lixadas bem próximas umas das outras e conectá-las com tábuas finas de madeira.

escada feita de tábuas
Montamos um tampo de mesa a partir de tábuas lixadas

As pernas são cortadas no formato e tamanho necessários e lixadas. Isso é suficiente para prepará-los para a montagem.

Faremos a caixa de acabamento superior. Primeiro, faça uma caixa retangular resistente, um pouco menor que o tamanho do tampo da mesa (tire todas as medidas do desenho). Para fazer isso, você precisa pegar tábuas grossas e fortes e uni-las de ponta a ponta.

Montagem da estrutura da mesa
Montamos a estrutura da mesa e lixamos tudo cuidadosamente.

Em seguida, passamos para a montagem das peças.

Conjunto

Instalando as pernas
Instalamos pernas e travessas

Fixamos as pernas na caixa retangular. Para isso, eles precisam ser inseridos nos cantos do retângulo e fixados com cantos de metal e parafusos.

Para tornar a estrutura forte, é necessário adicionar nervuras de reforço. Para isso, prepare tábuas que tenham o tamanho correspondente à distância entre as pernas. Fixe-os na parte interna das pernas usando parafusos. Para dar resistência, adicione outra tábua no quadrado resultante. Faça a mesma operação com o quadrado de cima.

Mesa ao ar livre
Mesa de exterior para casa de veraneio com bancos – opção de montagem

Falta o último toque: a instalação do tampo da mesa. Aplique o plano resultante na caixa e fixe-o usando uma furadeira e parafusos. Então, compramos uma mesa durável e simples para o gazebo, feita com nossas próprias mãos.

Revestimento final e design

Cobrimos a mesa com verniz
Em seguida, cobrimos a mesa com verniz, lixamos e repetimos mais 1 ou 2 vezes.

Estamos na linha de chegada. O produto está pronto, só falta fazer o acabamento final. Antes de iniciar o trabalho, tratamos a madeira com produtos químicos especiais para evitar sua destruição. Após a instalação, é necessário mais um tratamento: o envernizamento. Dessa forma o produto durará muito mais e será mais seguro de usar.

Mesa faça você mesmo
A mesa de jardim DIY está pronta para uso

Nossa criação está pronta para uso. Pode ser deixado como está, porque a madeira natural em si é uma decoração maravilhosa para um gazebo.

Outra opção de mesa
Outra versão de uma mesa caseira feita de tábuas

Você pode pintá-lo ou decorá-lo e envernizá-lo novamente. Existe outro método interessante: a queima. Mas isso é feito antes do revestimento, e é melhor confiar esse trabalho a um profissional.

Foi assim que conseguimos uma mesa para o gazebo. Como podemos ver, não é difícil construí-lo e até emocionante.

Mesa e bancos
A mesa e os bancos parecem originais em uma versão bicolor

Vídeo: Mesa DIY

50 mesas de madeira lindas e funcionais para seu gazebo: