Móveis feitos de madeira maciça sempre foram muito valorizados. Hoje em dia, ele pode ser considerado um item de luxo. No entanto, qualquer pessoa com habilidades básicas de carpintaria e bastante vontade pode fazê-lo. mesa de uma matriz com investimento mínimo.

Contente
- 5 razões para fazer uma mesa com suas próprias mãos
- Escolhendo um modelo de mesa
- Qual tipo de madeira é melhor?
- Materiais necessários
- Ferramentas para o trabalho
- Fazendo uma mesa de madeira com suas próprias mãos: instruções passo a passo
- VÍDEO: Mesa de jantar de madeira maciça faça você mesmo.
- Mesas de madeira no interior – 50 ideias de fotos:
5 razões para fazer uma mesa com suas próprias mãos
Claro que comprar um produto pronto é muito mais fácil e rápido, mas fazê-lo você mesmo tem uma série de vantagens:
- Preço. O custo de uma mesa feita de madeira natural é bastante alto.
Porém, quando feito em casa, ele diminuirá significativamente. - Qualidade. Ao selecionar a madeira você mesmo, você reduz o risco de usar materiais de baixa qualidade.
Você pode escolher exatamente a raça que atenderá a todos os requisitos técnicos e estéticos necessários. - Durabilidade, diretamente relacionada à qualidade da montagem do produto. Ao criar móveis para si mesmo, até mesmo um carpinteiro novato montará a estrutura de forma organizada e confiável.
O pré-tratamento de todas as placas com agentes de proteção especiais garante uma longa vida útil. - Projeto. Apesar da enorme variedade nas lojas, muitas vezes surgem situações em que você gosta de tudo, mas gostaria de mudar algum pequeno detalhe.
Ao fazer você mesmo uma mesa, você pode levar em conta todas as nuances e criar o modelo ideal para você. - E, claro, não há nada mais agradável do que admirar e usar sua criação todos os dias.
Esta é uma ótima oportunidade não só de economizar dinheiro, mas também de trazer um pedaço da sua alma para sua casa.
Escolhendo um modelo de mesa
Antes de começar a selecionar materiais e criar diretamente uma peça de mobiliário, você precisa decidir sobre seu design. O modelo depende diretamente do propósito funcional e das características do ambiente.
Por exemplo, se o ambiente for pequeno, é melhor escolher produtos compactos.
Para uma sala de jantar ou sala de estar espaçosa, a opção ideal é uma mesa retangular clássica.
Se houver necessidade de um produto com grande capacidade, mas o ambiente não permitir a presença de itens de grande porte, vale a pena considerar um design deslizante ou dobrável.
Para iniciantes, é mais fácil fazer um móvel quadrado ou retangular com 4 pernas de tamanho médio.
Qual tipo de madeira é melhor?
Cada tipo de madeira tem características próprias que devem ser levadas em consideração na hora de projetar móveis.
Para uma comparação mais conveniente e detalhada das características, vamos consultar a tabela.
Tabela 1. Tipos de madeira mais utilizados na indústria moveleira
Nome | Densidade média kg/m33 | Resistência ao cisalhamento | Características |
Carvalho | 700 | 9,9 | Uma espécie muito durável, resistente a processos de apodrecimento. Possui uma textura linda e nobre. |
Faia | 670 | 12.1 | Um representante de espécies de madeira dura, fácil de processar e maleável. No entanto, é propenso a apodrecer, o que requer um tratamento antisséptico cuidadoso. Ao secar, ele se deforma mais que o carvalho. |
Larício | 660 | 9,8 | Durável, resistente ao apodrecimento e à deformação, propenso a rachaduras. Portanto, não é recomendado para ambientes onde há mudanças constantes de umidade e temperatura. |
Vidoeiro | 630 | 9.0 | É bastante durável, resistente à deformação, lascas e rachaduras, mas com umidade constante tem tendência a apodrecer. Essa desvantagem é facilmente neutralizada com a ajuda de tratamento antisséptico, já que a madeira é facilmente impregnada com compostos especiais. |
Pinho | 500 | 7.4 | Durável, macio, leve, deforma-se um pouco. Devido às suas características naturais, é flexível ao trabalhar. Facilmente impregnado com compostos antissépticos. |
Abeto | 450 | 6.8 | Textura menos uniforme em comparação ao pinho e possui mais nós. Não é tão fácil de tratar com antissépticos e é mais caprichoso no processamento. |
Álamo tremedor | 380 | 6,5 | A textura não é particularmente expressiva, a cor é verde-esbranquiçada. Devido à sua maciez, ele não racha, é fácil de processar e não é suscetível ao apodrecimento. No entanto, vestígios de impactos mecânicos podem permanecer em superfícies feitas deste material (por exemplo, se uma criança desenhar com forte pressão sobre uma caneta ou lápis) |
Abeto | 370 | 5.9 | Por ser uma madeira macia, não tolera bem a umidade e é suscetível ao apodrecimento, não é indicada para móveis que serão utilizados em áreas externas ou em ambientes com alta umidade. É fácil de processar, o que facilitará o trabalho dos carpinteiros iniciantes. |
Assim, após estudar cuidadosamente a tabela, fica claro que espécies de madeira macia (álamo, abeto) serão fáceis de trabalhar, mas durante o serviço podem decepcionar devido à sua suscetibilidade ao estresse mecânico e baixa resistência à umidade. É melhor optar por variedades mais duras, como pinheiro, larício, faia e carvalho.
Materiais necessários
Para fazer a mesa você precisará dos seguintes materiais.
- Viga de 40 mm x 40 mm para fixar a parte de suporte ao tampo da mesa e dar resistência e estabilidade à estrutura.
- Madeira de 70 mm x 70 mm para fazer pernas. Se o projeto incluir balaústres esculpidos clássicos e sua experiência em processamento de madeira não permitir que você os faça você mesmo, você sempre pode escolher uma opção adequada em uma loja de móveis e comprar elementos prontos do produto.
- Placase para o tampo da mesa (espessura não inferior a 40 mm).
- Cola de madeira.
- Cavilhas e confirmações para móveis.
- Antisséptico.
- Verniz ou esmalte para tratamento de produtos de madeira.
Ferramentas para o trabalho
Todas as ferramentas necessárias para o trabalho podem ser divididas em 3 grupos.
- Ferramentas de medição:
- Régua de metal 50-100 cm;
- Roleta;
- Quadrado de metal;
- Nível manual 50-80 cm.
- Ferramentas para trabalhar superfícies de madeira:
- Serra/serra de arco;
- Plaina;
- Máquina de lixar, lixa.
- Ferramentas para montagem do produto:
- Grampos de cunha ou parafuso;
- Malho (adequado para cabeça de madeira ou borracha)
- Chaves de fenda com pontas diferentes;
- Furadeira, chave de fenda.
Fazendo uma mesa de madeira com suas próprias mãos: instruções passo a passo
Tampo da mesa
Trate tudo cuidadosamente placasE.
Após obter uma superfície perfeitamente plana e lisa, faça furos para os pinos em cada extremidade em intervalos de 10-12 cm (para as placas externas, eles devem ser feitos apenas em um lado).
Depois de limpá-los completamente de aparas e poeira, eles devem ser revestidos com cola especial para madeira (é possível usar PVA).
Importante! Ao colar, direcione o padrão em direções diferentes. Isso aumenta a resistência do produto e reduz o risco de sua deformação.
Após a secagem completa, corte o excesso de cola com uma faca de construção e processe a superfície com uma lixadeira.Trate o escudo acabado com um antisséptico especial.
Portanto, é necessário um dia de trabalho para fazer uma tela de madeira.
Pedestal
Vamos dar uma olhada no processo de criação de uma base de mesa padrão (4 pernas e uma estrutura retangular).
Corte as vigas no tamanho necessário para todos os elementos, processe-as usando uma retificadora ou manualmente com lixa e cubra com um antisséptico.
Depois que as peças pré-cortadas estiverem prontas, fixe os pares de pernas às travessas menores usando parafusos para móveis.
Importante! Parafusos autoatarraxantes são parafusados de dentro para fora, em um ângulo agudo em relação à superfície.
Da mesma forma, prenda as pernas com barras longas.
Se você está planejando fazer mesa bicolor, a pintura dos elementos preparados deve ser realizada antes da montagem final. Se o produto for de uma cor, monte a estrutura e pinte-a por completo.
Montagem final do produto
Coloque a bancada voltada para baixo em uma superfície plana e limpa e comece a trabalhar:
Coloque a base em cima como ela deve ser fixada e contorne-a com um lápis na parte interna.
Faça furos na base e no tampo da mesa, remova as aparas, cubra com cola e monte o produto usando fixadores especiais para móveis (como ao fazer um painel de madeira). Use um martelo se necessário.
A fase final
Uma vez montada a estrutura, faça o lixamento final, aplique os elementos decorativos de acordo com o projeto e cubra com várias camadas de verniz ou esmalte.
Importante! Cada camada de revestimento deve secar completamente. Portanto, o acabamento final da mesa levará pelo menos mais um dia. Portanto, o processo de criação de sua própria obra-prima em madeira maciça levará cerca de 3 a 4 dias.
Gastando o mínimo de dinheiro e alguns dias, você receberá uma mesa de jantar confiável e durável mesa de placase carvalho, pinho ou outro material que você goste, e muitas emoções positivas.