Mais cedo ou mais tarde chega um momento em que uma mesa de madeira perde sua antiga atratividade. Mandá-lo para o sótão acumular poeira ou jogá-lo fora completamente não é a solução certa. A melhor saída para essa situação é restaurar a mesa antiga.
Isto é especialmente verdadeiro quando o produto é feito de madeira cara. Nessas circunstâncias, será muito mais lucrativo restaurar a mesa do que comprar uma mesa nova e cara ou substituir a mesa antiga por um produto de qualidade inferior. Além disso, os modelos antigos ganham cada vez mais valor com o tempo, e é provável que em poucos anos uma mesa reformada aumente significativamente de valor.
Para muitos, uma mesa antiga na casa não é apenas um item de decoração, mas também uma lembrança dos ancestrais, uma herança de família e um símbolo de muitos anos de estabilidade. Ao restaurar uma mesa de madeira, você pode dar a ela uma segunda vida e preservá-la como parte da história da sua família.
A melhor opção para fazer isso é restaurar você mesmo a mesa de madeira. Consertar uma mesa lhe dará muitas impressões positivas e permitirá que você obtenha algo único que ninguém mais terá.
Objetos de madeira resistentes duram muito tempo, mas às vezes perdem sua aparência apresentável. Esse problema pode ser facilmente corrigido consertando a mesa. Restaurar uma mesa com suas próprias mãos ajudará a economizar seu orçamento familiar, já que as oficinas cobram um preço alto por esse trabalho.
Assim, resumindo tudo o que foi exposto acima, podemos destacar as seguintes vantagens de restaurar uma mesa de madeira com as próprias mãos:
- economia de orçamento;
- segunda vida de uma mesa velha;
- preservando uma herança de família;
- criação de móveis exclusivos;
- baixos custos de reparo de mesa;
- produto de alta qualidade e durabilidade.
O processo de restauração de uma mesa antiga é trabalhoso, mas está ao alcance de qualquer pessoa, mesmo com pequenas habilidades em trabalhar com madeira e conhecimento modesto na área de design de móveis. Com a ajuda de meios improvisados e pequenos gastos com materiais, você pode dar a uma mesa antiquada uma aparência nova e apresentável.
As seguintes ferramentas são usadas para restaurar mesas de madeira:
- máquina de moer;
- lixa;
- conjunto de peles;
- rolo de primer;
- conjunto de pincéis.
Para restaurar a mesa, você precisará dos seguintes materiais:
- massa de vidraceiro;
- produtos especiais para madeira;
- verniz;
- tingir;
- cola;
- se necessário, uma tela de madeira.
Contente
Como consertar uma mesa
Existem várias maneiras de consertar uma mesa de madeira. O método mais popular se baseia em pintar a superfície da mesa com tinta e depois aplicar verniz.
O segundo método mais comum é cobrir os móveis com filme autoadesivo. Este método é o mais barato, mas permite esconder defeitos existentes nos móveis e transformar a aparência do produto para melhor.
Uma técnica original na restauração de móveis é colocar azulejos sobre a superfície de uma mesa. Este método permitirá que o produto mantenha sua bela aparência por muito tempo, já que não será afetado pela umidade e altas temperaturas.
O trabalho de restauração de uma mesa deve começar com uma inspeção completa do produto em busca de defeitos. A melhor opção seria desmontar os móveis em pedaços, limpá-los da sujeira e depois remontá-los.
Se alguma falha for encontrada, ela deverá ser corrigida. Caso não seja possível consertar uma das peças, ela deverá ser substituída por uma nova, preparada por você ou feita sob encomenda.
Em seguida, você precisa remover o verniz antigo. Para isso, o produto é polido. Isso pode ser feito usando uma lixadeira ou, se você não tiver uma, com uma lixa de vários graus de dureza.
É muito importante polir a madeira no sentido dos veios, caso contrário podem ocorrer defeitos difíceis de remover. Ao final do tratamento, é necessário limpar a superfície com lixa e depois remover todo o pó do móvel. Depois disso, você precisa desengordurar a superfície da mesa usando solventes especiais, álcool ou acetona. Caso alguma parte do produto apresente lascas, rachaduras ou arranhões, elas devem ser preenchidas e as áreas quebradas devem ser unidas com cola.
Em seguida, você deve realizar novamente a etapa de lixar e desengordurar a superfície do móvel. Se a mesa for de madeira natural, é aconselhável protegê-la de pragas e doenças. Para isso, o produto é impregnado com um agente apropriado.
Envernizamento
O próximo passo é envernizar as partes de madeira. Se você precisar mascarar alguns defeitos ou apenas quiser mudar a cor de uma mesa antiga, você pode usar tinta antes de aplicar o verniz. Mudar a tonalidade dos móveis também pode ser feito usando verniz colorido em vez de transparente. Depois que todas as peças estiverem bem secas, você precisa montar o produto.
Toque final
A etapa final da restauração de uma mesa de madeira é a decoração. Você pode pegar o pincel novamente e, usando vários estênceis ou fita adesiva, aplicar o aplique na superfície da mesa.
Para aqueles que sabem desenhar bem, uma imagem de sua própria obra-prima em um móvel é adequada, e ela permanecerá por muitos anos.
O design do tampo da mesa também pode ser criado usando mosaico ou folha de ouro. Este último é utilizado em trabalhos quando o objetivo é imitar um dos metais nobres - ouro, prata ou bronze.
Gostaria de restaurar minha mesa de jantar. Como sei quanto custará?
Obrigado.