Hoje o mercado oferece uma grande variedade de móveis de diversos designs, modelos e finalidades. Os fabricantes também levam em consideração a capacidade financeira dos compradores, por isso, nas lojas de móveis você pode encontrar produtos feitos de diversos materiais. E nos pavilhões de exposição você pode ver produtos com uma variedade de designs e características de construção: desde os mais baratos e simples até modelos exclusivos feitos de espécies de madeira caras e decorados com acessórios originais.

Mas os membros da família podem considerar os móveis feitos pelas mãos de um artesão doméstico como especialmente chiques. Especialistas dizem que aprender a fazer isso sozinho não é tão difícil: o principal critério aqui é o desejo.
Contente
Os benefícios do faça você mesmo
Claro que, além da vontade de fazer algo sozinho, também são necessárias algumas habilidades no manuseio da ferramenta. E se você dominá-los, poderá sentir as vantagens significativas de fazer qualquer peça de mobiliário com suas próprias mãos. Para formá-los, recomenda-se começar com a produção de itens simples, que incluem uma mesa, por exemplo, uma escrivaninha. Além disso, seu design pode ser elementar, sem armário ou gavetas. Se um artesão experiente assumir o trabalho, ele poderá fazer móveis exclusivos. As vantagens de trabalhar em sua produção de forma independente incluem:
- economia significativa no orçamento familiar;
- a capacidade de escolher o material para a futura mesa de acordo com seu gosto;
- desenvolver um design amigável ao usuário;
- leve em consideração o layout do apartamento e seu interior.
Além disso, um artesão doméstico pode realizar sua energia criativa, mas fazê-lo lentamente, levando em consideração suas habilidades existentes e a disponibilidade de tempo livre.
Nós decidimos sobre o design e a construção
Antes de começar a fazer uma mesa com suas próprias mãos, você precisa decidir sobre o design do futuro produto e seu design.
O design deve ser selecionado levando em consideração habilidades, capacidades e capacidades. Se seu nível de habilidade ainda for baixo, você não deve assumir um esquema complexo - trabalhar nele não só levará muito tempo, mas também pode se tornar uma fonte de decepção, pois inevitavelmente surgirão problemas que um artesão doméstico novato provavelmente não conseguirá resolver imediatamente, e o trabalho pode parar.
Para que traga alegria e o resultado se torne motivo de admiração para toda a família, primeiro você precisa escolher o design de mesa mais simples - sem muitos elementos adicionais. Esta poderia ser uma mesa clássica básica, composta por um tampo, dois painéis laterais e uma parede traseira, feita sem enfeites ou refinamentos. A primeira experiência levará muito tempo; falhas e problemas imprevistos são possíveis. Portanto, se você decidir fazer uma escrivaninha com suas próprias mãos, evite equipá-la com gavetas e acessórios por enquanto. Mas se a habilidade do dono da casa estiver além de qualquer dúvida, você pode deixar sua imaginação correr solta, e aqui pode estar:
- uma carteira escolar com gavetas em um ou ambos os lados;
- mesa com gavetas e mesa de cabeceira;
- design de dois pedestais;
- com “superestruturas” de prateleiras, gavetas, prateleiras;
- canto compacto;
- com nicho no espaço abaixo do tampo da mesa e outros.
Você não deve se recusar a escolher um design original no estilo do século XIX, equipando a mesa com pernas curvas elegantes ou um design em forma de escrivaninha ou "escrivaninha". Quanto mais ousadamente o artesão doméstico experimentar, mais original ficará o interior do escritório ou área de trabalho.
Materiais necessários
Paralelamente ao design e à construção, você precisa escolher o material da mesa que melhor se adapte ao seu gosto, desde madeira tradicional até um tampo de vidro. Claro, o direito de escolha permanece com o mestre, mas para que o produto seja durável e funcional, você não deve abandonar os materiais tradicionais que provaram sua resistência e confiabilidade.
Tipo de material | Peculiaridades |
Madeira natural | Material ecologicamente limpo, prestigioso e caro. Distingue-se por uma enorme paleta de tons e grãos de madeira únicos. Especialistas recomendam pinho, amieiro, carvalho, bem como bétula e faia para fazer mesas. Resistência adicional é proporcionada pelo revestimento do produto com verniz.
|
Aglomerado (aglomerado) | Apesar da base barata, que inclui pequenas lascas e aparas, ela é durável. O revestimento decorativo em verniz torna o ambiente esteticamente atraente.
|
MDF, considerado uma nova geração de aglomerado | Eles combinam com sucesso as melhores propriedades técnicas do aglomerado e a compatibilidade ambiental da madeira.
|
Ferramentas necessárias
Uma vez que as características do projeto tenham sido determinadas e o material selecionado, é necessário preparar as ferramentas essenciais para o trabalho. O “mínimo obrigatório” usado por artesãos experientes inclui um número bastante grande de ferramentas diferentes. Mas para aqueles que estão apenas tentando fazer móveis, você pode se limitar a um conjunto mínimo, que incluirá:
- chaves de fenda ou uma chave de fenda;
- martelo;
- furadeiras e brocas de diferentes tamanhos;
- parafusos e porcas para móveis;
- Cola de madeira PVA;
- um nível de construção ou uma régua resistente;
- fita métrica, lápis, esquadro.
Se você planeja fazer modelos mais complexos, também precisará de uma fresadora e retificadora e grampos, e todo o conjunto será complementado com outras ferramentas e dispositivos adicionais.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
Se um artesão doméstico estiver apenas tentando fazer móveis, é melhor usar aglomerado laminado como material para sua produção. Seria útil saber que algumas lojas de materiais de construção não só vendem o material, mas também o cortam nas dimensões especificadas, o que tornará o trabalho muito mais fácil.
A base da montagem deve ser um desenho elementar, que possa ser facilmente executado até mesmo por alguém que nunca foi familiarizado com desenho. Nele você precisa representar um tampo de mesa com as dimensões selecionadas, um painel lateral (serão dois) e uma barra transversal.
É melhor montar a mesa usando parafusos de móveis, que são fáceis de usar e garantem a resistência do produto. A ordem de montagem da mesa é a seguinte:
- Primeiro, você precisa usar uma furadeira para fazer pequenos furos nas extremidades das paredes e nas pernas da mesa;
- em seguida, use uma broca de diâmetro maior para perfurar de modo que seja formada uma pequena ranhura na qual o parafuso será inserido;
- a parte lateral da mesa é conectada à parede interna; neste caso, você precisa conectá-los com cuidado e precisão para que as extremidades superiores fiquem no mesmo nível, caso contrário, a mesa ficará torta;
- A segunda parede lateral é fixada exatamente da mesma maneira.
O tampo da mesa é fixado da mesma maneira. Um artesão iniciante deve lembrar que seu tamanho deve ser tal que as bordas se projetem além das “bordas” das laterais: isso não é apenas bonito, mas também conveniente, porque as saliências resultantes permitem que você coloque a mesa convenientemente em qualquer parte da sala. Para deixar a mesa com uma aparência mais agradável esteticamente, os locais dos parafusos podem ser cobertos com tampões decorativos. A escrivaninha mais simples está pronta e, embora seu design não inclua gavetas, pedestais ou complementos, ela é feita com amor. Se você trabalhar devagar, sua “primeira panqueca” de móveis não será um fracasso.
A etapa final é a decoração
Esta parte do processo de fabricação da mesa pode parecer diferente para diferentes artesãos, dependendo do gosto estético, do interior da sala onde será instalada e do “destinatário”: uma mesa para uma criança em idade pré-escolar e um estudante terão designs diferentes. A decoração pode incluir:
- revestir um produto de madeira com verniz de vários tons;
- instalação de uma bancada feita de um material de textura diferente ou de um esquema de cores contrastante;
- pintura, monocromática ou multicolorida;
- decoração com película autoadesiva de diversas cores e padrões;
ou papel de parede;
usando guardanapos de decoupage e outros métodos de decoração.
Se o mestre ou os membros da família souberem desenhar bem, a mesa pode ser decorada com imagens brilhantes.
O tampo da mesa feito para uma criança pode ser decorado com tiras de tecido ou fitas multicoloridas, presas com segurança ao topo e depois envernizadas. Ou cubra-o com fotos dos seus personagens de desenho animado favoritos.
Uma escrivaninha é um móvel bastante formal, então as opções de decoração podem ser bem limitadas para alguns. Mas isso não significa que seja impossível deixar a mesa elegante e atraente. Além disso, nada impede que você crie uma área de trabalho e decore o espaço próximo à mesa, além de decorar a tampa com coisas interessantes. E aqui a metade feminina da família pode participar.
Você pode instalar um organizador original feito por você mesmo na mesa e decorá-lo com um copo caseiro para canetas e lápis. Nas prateleiras abertas fixadas acima da mesa, você pode colocar caixas com artigos de papelaria e brinquedos, artesanato e decorar a parede com desenhos, um calendário colorido e fotografias.
Se o design da mesa não incluir pedestal ou gavetas, gavetas de plástico podem ser colocadas no espaço sob a tampa, que pode ser removida a qualquer momento.