Mesmo que a produção de móveis não seja sua área, fazer uma mesa de jardim com suas próprias mãos para reunir a família e os amigos nas noites quentes de verão é uma tarefa completamente viável.
Sua principal vantagem em relação aos comprados em lojas é a economia inquestionável. Você não precisa fazer uma mesa do zero: simplesmente montando peças compradas, você pode economizar de 30% a 50% do custo. Se você conseguir aproveitar materiais que sobraram da construção ou reforma, os custos ficarão limitados à compra de acessórios.

Ao usar tábuas baratas e de qualidade inferior na sua casa de campo ou mesa de cozinha, você obterá vantagens que não estão disponíveis na produção em massa. Parece duvidoso? Mas é verdade: os nós que causam a rejeição das tábuas têm propriedades decorativas muito interessantes. Se você conseguir destacá-los com sucesso, você se tornará o autor de um produto de design completamente único, que você teria pena de deixar no jardim na chuva.

Contente
- Nós decidimos sobre o design e a construção
- Como escolher uma árvore?
- Seleção de tintas, vernizes e colas
- Quais ferramentas são necessárias
- Mesa de paletes faça você mesmo
- Mesa de madeira com tampo colado
- Mesa com pernas retas
- Mesa com pernas em formato de X
- Mesa com bancos
- VÍDEO: Mesa de madeira faça você mesmo para um gazebo
- 50 ideias de fotos: como fazer esta mesa com suas próprias mãos
Nós decidimos sobre o design e a construção
Para escolher um design, você precisa decidir onde o produto será usado: em um gramado sob uma árvore, para complementar um gazebo, em uma oficina ou em uma casa.
A mesa de jardim mais simples pode ser montada em poucas horas com o mínimo de materiais, mas não durará muito. Para obter um produto que seja realmente agradável de usar, é preciso preparar cuidadosamente as placas e realizar todas as operações técnicas em cada etapa com alta qualidade.

Se você encontrar um toco de árvore grande na floresta, ele pode ser usado para fazer uma mesa de jardim fácil de fazer. Tudo o que você precisa fazer é remover a casca do toco, fazer um corte uniforme na parte superior, lixar, tratar com um antisséptico e envernizar. Basta pregar ou parafusar uma tábua de móvel pronta na “perna” do toco e pronto.
Tampos de mesa feitos de tábuas fixadas na parte inferior com travessas ficam bem. Se preferir um tampo de mesa colado, você mesmo pode fazê-lo, mas isso exigirá bastante esforço.

É difícil para um artesão novato prender as pernas com segurança, então tente escolher um design, avaliando corretamente suas habilidades e levando em consideração os custos de mão de obra e tempo. As mais fáceis de fazer são pernas em formato de cruz e em formato de L. Para fixar as pernas retas, é preciso conectar as peças com cuidado.
Uma das opções mais confortáveis para o jardim é uma mesa dobrável com bancos, que pode ser instalada em um gazebo ou em uma varanda. Não é difícil de fazer, o principal é escolher materiais de alta qualidade e prepará-los adequadamente para o trabalho.

Como escolher uma árvore?
Muitos tipos de madeira são adequados para uma mesa de jardim ou cozinha, tanto macias (pinho, abeto, cedro, abeto) quanto duras (carvalho, bétula, freixo, nogueira, bordo, macieira, pereira, acácia, etc.). A exceção são os tipos de madeira muito macia (choupo, amieiro, álamo, salgueiro).
Um dos principais parâmetros da adequação da madeira para a produção de móveis é a resistência ao apodrecimento: as espécies listadas acima atendem a esse requisito.
Se você não planeja trabalhar com móveis regularmente ou está apenas começando a praticar, dê preferência aos tipos mais comuns de madeira: pinho e bétula.

Diferentes tipos de madeira podem ser usados no tampo, na estrutura e nas pernas da mesa. Na fase de montagem, você precisará de cavilhas: elas geralmente são feitas de acácia ou buxo. A madeira de bétula tem veios opacos e pode deformar significativamente se derramada, por isso não é uma boa escolha para tampos de mesa, mas sua dureza a torna uma boa escolha para pernas.
É melhor fazer o tampo da mesa de carvalho ou pinho. Se você souber como escovar madeira, a superfície da sua mesa de cozinha pode se tornar uma verdadeira obra de arte. Espécies de madeira macia podem ser escovadas: a madeira é queimada com um queimador de gás e as fibras macias são removidas com uma escova de ferro. É melhor realizar o trabalho no quintal devido à grande quantidade de poeira. Se você conseguiu queimar a madeira uniformemente, ficará satisfeito com o resultado. O pincel pode ser colorido com tintas, pigmentos e tinta acrílica artística diluída em água. Claro que escovar a madeira não é necessário: é apenas uma opção de acabamento.

Seleção de tintas, vernizes e colas
Antes da instalação, as placas devem ser protegidas contra apodrecimento. A madeira precisa ser impregnada com uma emulsão de água-polímero (WPE): o tratamento é realizado duas vezes com um intervalo de 3 a 5 dias. Isso é suficiente para que o produto dure muito tempo.
Alguns modelos exigirão cola. Junto com colas especiais para madeira (BF-2, etc.), você pode usar PVA de construção: ele é aplicado em ambas as superfícies a serem coladas, secas até ficarem “sem pegajosidade”, então as peças são conectadas e mantidas sob pressão por até três dias.

A escolha de tintas e vernizes é determinada pelo local onde o produto será usado: no quintal ou em ambientes internos. Para uma mesa de jardim, que é inevitavelmente exposta à precipitação, vernizes alquídicos, alquídicos-uretânicos, nitrocelulósicos e tintas a óleo são adequados. Para uma mesa de cozinha, assim como para qualquer móvel que fique permanentemente em ambientes internos, é melhor usar tintas e vernizes acrílicos: eles são mais ecológicos e não têm cheiro forte. Vernizes marcados com o símbolo do Anjo Azul são recomendados para móveis e brinquedos infantis.
Se você decidir tingir, pintar ou simplesmente matizar a madeira, isso deve ser feito antes da montagem. A compatibilidade dos materiais deve ser levada em consideração. O verniz é tingido com uma tinta de composição adequada: se o verniz for alquídico, a tinta deve ser à base de óleo; se você usar verniz acrílico, ele só poderá ser colorido com tinta acrílica. Primeiro, uma pequena quantidade de verniz é bem misturada em um recipiente separado com tinta e, em seguida, a mistura resultante é adicionada a um volume maior de verniz.

Quais ferramentas são necessárias
Para trabalhar você precisará de:
- serra,
- serra circular ou serra tico-tico;
- furar;
- chave de fenda;
- martelo (se você decidir usar pregos).

Esta lista inclui apenas as ferramentas mais necessárias, mas para tornar o trabalho mais confortável e o produto final ter uma aparência esteticamente agradável, é aconselhável comprar ou alugar uma caixa de esquadria giratória, uma lixadeira excêntrica e uma fresadora.
A caixa de esquadria giratória permite que você faça cortes exatamente no ângulo certo. Uma lixadeira excêntrica permitirá que você prepare as peças de forma simples, rápida e eficiente: você lixará as tábuas em uma hora, em vez de fazer isso o dia todo à mão com uma lixa. Uma lixadeira de cinta será útil para processamento de alta qualidade de grãos finais, e uma fresadora permite que você selecione a madeira para as ranhuras necessárias e processe as bordas.

Mesa de paletes faça você mesmo
Uma mesa rústica espetacular pode ser construída a partir de paletes. Se você for o feliz proprietário de um contêiner desses, especialmente um palete de dois andares, basta desmontá-lo: não há problema em comprar tábuas!
Você acha que é sempre melhor comprar placas novas? Provavelmente você nunca trabalhou com madeira antes: madeira bruta não pode ser usada (o produto se deforma depois de alguns meses) e tábuas secas são muito mais caras. Para secar as tábuas de madeira verde, elas são empilhadas em uma área bem ventilada: esse processo necessário atrasará seu projeto em 4 a 6 meses! Uma boa opção para mesa de cozinha podem ser as já mencionadas tábuas rejeitadas, também secas.

Voltando aos paletes: eles estão desmontados. Agora você tem à sua disposição tábuas resistentes com diferentes padrões e cores, possivelmente de diferentes espécies de árvores. Essas características não devem ser consideradas desvantagens: elas darão um toque especial ao produto: você só precisa criar uma composição interessante a partir delas, alternando placas de tonalidade semelhante.
As peças laterais do palete formarão uma ótima estrutura, e as tábuas restantes serão usadas para construir a bancada.

Para fazer as pernas, você precisará de uma viga com pelo menos 5 cm de espessura. Todas as peças devem ser preparadas: lixe rigorosamente no sentido dos grãos com lixa grossa (nº 120-150), depois com lixa mais fina (nº 400-600), removendo cuidadosamente o pó.
Algumas placas podem ser pintadas com tinta acrílica ou óleo. Os fãs do estilo loft podem usar estênceis em forma de números ou símbolos gráficos simples. Placas com um belo padrão natural são “manchadas” ou simplesmente envernizadas. Após a coloração ou a primeira demão de verniz acrílico, as fibras macias sobem; Elas precisam ser lixadas com lixa de grão médio e uma nova camada de verniz aplicada.

Se for utilizado um verniz não à base de água, basta aplicar 2 a 3 camadas, e se for acrílico, o número de camadas pode chegar a dez.
Após o envernizamento das peças, você pode prosseguir para a instalação, que consiste em várias etapas.

Fixamos as tábuas da mesa com tiras, que colocamos nas juntas das tábuas. Usando uma furadeira, chave de fenda e parafusos, fixamos as tábuas às tábuas (usamos dois parafusos nas juntas e um em tábuas sólidas). É necessário usar uma furadeira para evitar que a madeira rache ao parafusar os parafusos. Montamos a estrutura a partir das laterais do palete preparadas. Utilizando uma broca de diâmetro adequado para os parafusos, fazemos furos nas juntas. Revestimos as juntas com cola e fixamos com parafusos. Instalamos as pernas: basta parafusar as tábuas na estrutura, aparafusando os parafusos na diagonal. Para reforçar a estrutura, fazemos vergas na parte inferior de maneira semelhante.

Mesa de madeira com tampo colado
Para um tampo de mesa colado, você precisa selecionar placas da mesma largura. Se a mesa for destinada a uma oficina e sua aparência não for de grande importância, você pode usar tábuas de assoalho velhas: elas já têm ranhuras. Para fazer as ranhuras você mesmo, você precisará de uma fresadora.
É necessária uma superfície plana para montar o tampo da mesa. Nós simplesmente cobrimos as laterais com cola, unimos as placas sem deixar espaços e apertamos a estrutura resultante com grampos. Dependendo da cola utilizada, o tampo da mesa deve secar de 1 a 3 dias. Se tudo for feito corretamente, você obterá uma bancada com superfície totalmente plana e sem frestas. Agora só falta trabalhar nas pontas: primeiro apare-as com uma serra tico-tico e depois lixá-las. Se você não tiver uma lixadeira de cinta, precisará fazer isso manualmente – primeiro com uma lixa grossa e depois com uma lixa de grão médio.

Se não quiser usar cola e grampos, você pode usar uma placa de móvel pronta de uma loja de ferragens. Depois resta cobrir o tampo da mesa com verniz transparente ou colorido.
Para um bom resultado, é necessário aplicar de 5 a 7 camadas (para verniz acrílico até 10). Após cada terceira camada, a superfície de trabalho da bancada deve ser lixada com lixa de grão fino, removendo cuidadosamente o pó com um pano úmido. Na etapa de envernizamento, é importante não ter pressa: cada camada de verniz deve secar bem.
Só falta fazer as pernas da mesa de jardim ou da cozinha: vamos optar pela opção com pernas em L. Você precisará de placas com pelo menos 22-25 mm de espessura.

Pernas em forma de L consistem em duas partes conectadas em um ângulo de 90 graus. É necessário fazer um corte nas tábuas a serem conectadas, revestir a junta com cola de madeira e, em seguida, instalar parafusos autoatarraxantes.
Quando a cola seca, cobrimos as pernas com verniz e, depois de secar, basta fixá-las ao tampo da mesa com parafusos.

Mesa com pernas retas
Para fazer pernas retas, basta serrar uma viga grossa em pedaços do mesmo comprimento. Existem várias opções para conectar essas pernas ao tampo da mesa.
Para garantir que as pernas retas sejam instaladas com segurança, conexões de pinos podem ser usadas em casa. Você pode fazê-los você mesmo com madeira de acácia ou comprá-los prontos. Para montar as juntas dos pinos, você precisa de cola para madeira de secagem rápida (BF-2).

Mesa com pernas em formato de X
As pernas em forma de X são feitas de vigas ou tábuas com pelo menos 50 mm de espessura.
Sequência de trabalho.
- Fixamos duas tiras de cada lado na parte interna do tampo da mesa usando parafusos autoatarraxantes.
- Para que a mesa fique bonita, as bordas das tábuas devem primeiro ser cortadas em um ângulo de 52 .
- Fixamos as tábuas emparelhadas de modo que as pernas se encaixem, fazendo sobreposições de 2 a 3 mm em cada lado.
- Colocamos as tábuas sobre uma superfície plana, cruzando-as no ângulo desejado. Medimos a distância entre as extremidades das tábuas: ela deve corresponder à largura da mesa.
- Delineamos o ponto de intersecção com giz: aqui é necessário selecionar metade da espessura das placas para que após a montagem fiquem no mesmo plano.
- Revestimos os recessos com cola e colocamos as peças sob uma prensa por 1 a 3 dias. Para maior confiabilidade, a conexão pode ser reforçada com parafusos autoatarraxantes.
- Envernizamos as pernas.
- Só falta fixá-los no tampo da mesa, colocando-os nas ranhuras formadas pelas ripas – e a mesa para sua dacha faça você mesmo está pronta.

Mesa com bancos
A solução ideal para um gazebo é uma mesa de jantar com bancos acoplados a ela. É melhor tornar essa estrutura dobrável para que ela possa ser armazenada dentro de casa durante o inverno.
Para a mesa, você precisará de tábuas grossas (a partir de 32 mm), que precisam ser serradas em pedaços de acordo com o desenho. Nesta versão, dois bancos são acoplados à mesa. Depois que todas as peças estiverem cortadas, elas precisam ser lixadas, dando atenção especial às pontas. Envernizamos cada placa separadamente.

Para conectar as partes da estrutura, prepararemos pinos (comprimento 160 mm), porcas e arruelas - 24 peças. Para as conexões restantes, utilize parafusos autoatarraxantes ou pregos de comprimento adequado. Utilizando uma furadeira, é necessário preparar todos os furos para os fixadores.
Montamos o tampo da mesa e as partes superiores dos bancos conforme o desenho. Cortamos as travessas ao longo das bordas, o ângulo deve ser de 45. Isso é feito convenientemente usando uma caixa de esquadria giratória.
Nós fazemos e fixamos todas as pernas com parafusos. Fixamos as peças cortadas em ângulo.

Apertamos o produto com pinos e parafusos. Os furos para os pinos devem ser perfurados primeiro. Ao instalar o pino, você precisa colocar arruelas em ambos os lados e apertar as porcas usando uma chave inglesa.

Fixamos as tábuas do assento com folgas de 5 mm. Quando os assentos são conectados aos suportes serrados, nós os fixamos à base montada com tábuas de 160 cm: você precisará de 4 tábuas.
Instalamos os pinos restantes e aproveitamos o resultado.



















































