Estamos acostumados com o fato de cortinas jacquard decorarem as janelas de hotéis e salões de banquetes. Mas elas também ficam adequadas e bonitas em um apartamento, o principal é escolher o modelo de cortina certo que se adapte ao interior.
Contente
Cortinas Jacquard: descrição, materiais para cortinas
O tecido Jacquard atrai não apenas pela sua aparência requintada, mas também pela sua durabilidade. O tecido é obtido pelo entrelaçamento de fios de diferentes espessuras, graus de torção, composição e densidade. Este tecido nunca é liso. Sua característica distintiva é a presença de um padrão complexo.
A composição desse tecido varia. Lã, linho ou algodão são escolhidos como base para o design. Às vezes são usados materiais sintéticos. O desenho em si é, na maioria dos casos, tecido com fio de seda.
Ao contrário da crença popular, o tecido jacquard não precisa necessariamente ser grosso como uma tapeçaria. Se fios finos foram usados em sua criação, sua espessura pode se assemelhar a cetim ou chita.
Jacquard é amplamente utilizado para estofamento de móveis. Ao escolher um “conjunto” de móveis e cortinas, você pode dar ao interior uma sofisticação especial.
Vantagens do jacquard:
- Fácil de cuidar e durável;
- Resistente a UV;
- Alta densidade;
- Sem deformação da tela.
As diferentes espessuras do jacquard permitem que ele seja utilizado para criar diferentes designs: persianas de rolo e romanas, painéis japoneses, cortinas de correr e até “mangas de bispo”.
Para que as cortinas durem mais, elas precisam de cuidados adequados. Você pode remover a poeira usando um aspirador de pó ou uma escova macia. Esses tecidos devem ser lavados a uma temperatura de 30 graus com o detergente mais neutro possível, sem adição de tira-manchas ou alvejantes. Seque o jacquard pendurando-o.
Cortinas jacquard no interior
Na sala de estar
Cortinas jacquard para sala de estar são a melhor escolha. Essas cortinas sempre parecem impressionantes e festivas.
Jacquard para cortinas é especialmente apropriado em um estilo clássico. O modelo de design da janela pode variar. As telas ficam penduradas livremente ou são presas com um elegante suporte ou cordão com borlas. E embora o tecido em si seja impressionante, a decoração adicional não parece excessiva. Por isso, os modelos de cortinas feitas com esse tecido geralmente incluem lambrequins, flores, enfeites e franjas.
A paleta de cores é variada: desde delicados tons de bege e cinza até bordô ou marrom escuro. Na sala de estar, você pode usar qualquer esquema de cores, o principal é que ele seja complementado pela decoração de interiores, móveis e elementos decorativos.
No quarto
Existe uma opção de jacquard adequada para cada ambiente. Até mesmo um quarto fica fabuloso e delicado se o modelo da cortina e a densidade do tecido forem escolhidos corretamente.
Um conjunto composto por cortinas jacquard, uma colcha e almofadas decorativas, todos costurados do mesmo tecido, fica lindo. Esta solução também é muito prática.
Há o blackout jacquard, um tecido que não deixa entrar luz solar. A combinação ideal é alcançada: beleza e funcionalidade.
Cortinas jacquard escuras também são usadas no quarto. O principal é que a cor seja calma.
Um tom chocolate nobre é uma escolha ideal.
E, ainda assim, os delicados tons pastéis continuam sendo os líderes indiscutíveis. A presença deles torna o ambiente iluminado e romântico.
A foto mostra tule jacquard. Claro que isso não protegerá dos raios solares, mas se a janela do quarto estiver voltada para o norte ou oeste, isso não é necessário. Mas graças ao uso de cortinas de luz, o interior se transforma e parece muito delicado.
Tipos de cortinas por tecido
Cortinas
A variedade de tecidos para cortinas é agradável à vista. Todos encontrarão uma opção adequada para complementar adequadamente o interior e tornar a janela uma verdadeira obra-prima.
Como regra geral, o tecido das cortinas deve ser funcional: regular o nível de iluminação do ambiente. Portanto, sua principal diferença em relação às cortinas é a densidade.
O escopo de utilização do tecido para cortinas não se limita à produção de “roupas” para aberturas de janelas. É usado para estofamento de móveis, bem como para costurar toalhas de mesa e fronhas decorativas.
Ao escolher o tecido para cortinas grossas, você precisa levar em consideração as especificidades do ambiente. Portanto, para a cozinha é melhor criar cortinas de materiais duráveis, resistentes à alta umidade e que não exijam cuidados especiais. No quarto de uma criança, as cortinas devem conservar bem a cor e o formato e não desbotar com lavagens frequentes. O interior do escritório será complementado por um modelo lacônico de cortinas que não desviarão a atenção de eventos importantes.
A lista dos materiais mais populares para cortinas é assim.
- Linho. Um material ecológico que combina perfeitamente com o interior da cozinha, do quarto e da sala de estar (dependendo da cor da tela). Desvantagens: amassa facilmente e encolhe quando lavado.
- Cetim. O brilho suave e a textura fluida deste material fazem dele um “convidado” bem-vindo em qualquer interior. Praticamente não amassa, não perde a forma e a cor mesmo com lavagens frequentes.
- Jacquard. São considerados os mais resistentes à deformação e à exposição solar.
- Veludo. Um material muito caprichoso e difícil de cuidar.
Tule
Embora o primeiro olhar invariavelmente se concentre nas cortinas, a escolha certa do tule ou realça a impressão positiva da decoração da janela ou a estraga irremediavelmente.
Na maioria das vezes, o tule é feito de organza, véu ou malha.
Organza é um tecido sintético que cria uma impressão de leveza na cortina. As vantagens deste tecido são durabilidade, transmissão de luz, facilidade de cuidado e ausência de poeira. A desvantagem é que não permite boa passagem de ar.
O véu pode ser feito de lã, algodão, seda ou fibras sintéticas. Este último é considerado o material mais durável. O tecido voile tem um caimento lindo. Um véu moderno com padrão estampado. O tecido permite a passagem perfeita de ar e luz e requer manutenção mínima.
A malha tem uma estrutura especial com furos que podem ser de tamanhos diferentes. A desvantagem desse tipo de tela é que ela acumula muita poeira.
O tule moderno permite que você decore adequadamente qualquer ambiente. Já se foram os dias em que você tinha que se contentar apenas com uma cortina branca.
Uma ótima opção para quarto de criança. Tule claro com padrão brilhante complementa o esquema de cores das paredes.
A versão francesa é perfeita para um interior clássico: leve, mas muito eficaz.
Exemplos e fotos de cortinas jacquard no interior
Uma opção maravilhosa para a combinação ideal de cores de cortinas e móveis. E o padrão das cortinas é duplicado pelas cores das almofadas do sofá.
Uma solução de design interessante: o padrão das cortinas é repetido pelo padrão do tule. A cor rica das cortinas e a leveza delas criam uma combinação incrível.
Jacquard não pode ser considerado um tecido para o dia a dia. Esta é uma tela luxuosa, digna de palácios e salões de baile. No entanto, se você quiser tornar o interior fora do padrão e um pouco mais luxuoso do que o normal, você pode usar a elegância das cortinas jacquard.