É difícil imaginar um interior bonito e completo sem cortinas perfeitamente combinando. O mercado oferece uma gama tão ampla de tipos e cores de tratamentos de janelas que é fácil se perder nele. Algumas pessoas recorrem à ajuda de designers, enquanto outras conseguem por conta própria. No segundo caso, você pode prestar atenção em um detalhe como o swag. Você mesmo pode fazer essas cortinas, o principal é obter conselhos de especialistas.
Contente
O que é swag?
Aqueles que se deparam com o processo de escolher novas cortinas pela primeira vez costumam se perguntar: “O que é swag?” O swag é um dos elementos que podem ser usados para decorar cortinas, ou seja, um complemento ao lambrequim (sua parte superior), ele é drapeado de uma maneira especial. Parece um semicírculo com dobras. É composto por uma cabeça e ombros (alguns os chamam de asas).
Profundidade é o grau de sua flecha, comprimento é o comprimento que este elemento ocupa na cornija. Em seguida vem a parte do meio – o meio ao longo da cornija. O ombro é a parte que é coberta com dobras e outros tecidos. Mesmo ao preparar um molde, o conceito de “flacidez” (também chamado de “profundidade”) é encontrado; esse é o comprimento pelo qual a parte inferior pode cair da parte superior. Geralmente a dificuldade está em colocá-los corretamente, mas se feitos corretamente, eles se tornarão um verdadeiro destaque do estilo do seu ambiente.
Tipos: o que são?
Swag equilátero
Isso geralmente é usado se houver outros elementos decorativos nas cortinas, pois não sobrecarrega a composição e parece simétrico, seus ombros são iguais.
Para acelerar o processo de costura, você pode usar um molde pronto. Lista de parâmetros básicos a serem considerados ao costurar um swag com lados iguais:
- Meio;
- Ombro;
- Profundidade;
- Comprimento da flecha inferior.
Swag assimétrico
Este tipo terá ombros diferentes: um mais largo e outro mais estreito.
Descreveremos como cortar e calcular os parâmetros do swag. Para construir este elemento, você pode escolher um tecido medindo 140*140 e então dividir este segmento com giz em duas metades na diagonal. Depois disso, você precisa desenhar linhas em ambas as direções que serão iguais à metade do comprimento do elemento, fazemos isso perpendicularmente. Nas extremidades da reta resultante colocamos o ponto nº 1 e o ponto nº 2.
Importante! É importante levar em conta as tolerâncias para processar as bordas posteriormente (aproximadamente 05, - 1 cm).
Em um ângulo de 15 graus dos pontos 1 e 2, você precisa separar segmentos que terão o mesmo comprimento do ombro do swag (se não confiar nos seus olhos, use um transferidor). Nas extremidades do segmento você precisa colocar o ponto nº 3 e o ponto nº 4.
Na própria diagonal, você precisa cancelar a profundidade da curvatura (deixe-a marcada como ponto A), conectar os pontos A e 3 com um arco, bem como os pontos A e 4. O padrão está pronto.
Brindes DIY: como fazer moldes? Descrição passo a passo
Costurar esse elemento é um processo bastante complexo e multifacetado. Dominar a arte da costura e se tornar um profissional pode levar muito tempo, mas para iniciantes e amadores, existem métodos mais simples que podem ser usados para costurar uma cortina.
Não precisa ter medo, pois qualquer pessoa pode costurar essas cortinas seguindo as instruções deste método fácil. O ponto principal é que você pode costurar não apenas um swag clássico, mas também um mais simples de fazer: um mecânico. Sua peculiaridade é que as dobras não podem ser feitas à mão, mas recorrendo a truques e usando fita de montagem, ou você pode encontrar um nome como fita de cortina. É quase impossível distinguir esta versão de uma que foi criada manualmente. Portanto, esta alternativa não é inferior ao método clássico. Então, uma pequena aula magistral sobre como costurar um swag equilátero.
Parâmetros:
Como padrão, esses elementos são costurados com 35 cm de altura e 60 cm de largura. Essas dimensões podem variar ligeiramente, dependendo do tamanho da janela e do efeito desejado. Estaremos de acordo com os seguintes parâmetros:
- comprimento 90 cm;
- profundidade 45 cm;
- a flecha inferior é de 140 cm.
A partir dessas medições conclui-se que:
A – metade (do seu meio) – 15 cm
B – profundidade – 45 cm
B – ombro – 30cm
G – metade da flecha inferior – 70cm
Você pode decidir o tamanho dos seus enfeites editando levemente os padrões.
Criamos moldes para costurar swags
A primeira coisa que você precisa fazer é construir um ângulo com o vértice (1). Dele para a direita você precisa reservar um segmento que será igual à metade do meio + 3 cm para processamento. Acontece que são 18 cm. A segunda extremidade deste segmento será o ponto nº 4. Em seguida, também medimos um segmento do ponto nº 1, cujo comprimento será igual ao parâmetro de profundidade multiplicado por k, onde k é igual a 2 – 2,5.
Informações adicionais! Este indicador depende do tecido selecionado: se estivermos trabalhando com tecido seco e duro o suficiente para drapejar, então é melhor que este indicador seja igual a 2. Mas se o tecido for macio e fácil de drapejar, então é melhor que k seja igual a 2,5.
Próximo passo: a partir do ponto dois desenhamos um círculo. Em vez de um compasso, você pode usar um fio, colocando-o no ponto nº 1. Depois disso, no arco resultante do ponto nº 2, marcamos o ponto nº 3. Ele deve estar na metade da flecha inferior e, claro, não se esqueça dos 3 cm adicionais para o processamento. Conectamos os pontos #3 e #4 com uma linha reta, e o ângulo resultante no ponto 4 será ligeiramente arredondado. Como resultado do trabalho realizado, obtemos uma figura (1-2-3-4) - ela será a base do nosso padrão. Faremos o encaixe da fita de montagem pela linha 1-4-3, e a amarração na seção 4-3. O meio (1-4) não é apertado, mas apenas processado.
Normalmente esse elemento é costurado em um forro, mas usando tecido macio, você pode ficar sem ele. Então, temos metade do molde pronto.
Informações adicionais! Nesse caso, você pode cortar em um ângulo de 45 graus ou ao longo do fio da urdidura, o que é ainda mais conveniente.
Ao começar a costurar, finalize o lado que fica entre os pontos 2 e 3 usando ponto viés ou ponto de dobra dupla. Nas laterais onde a fita da cortina será costurada (1-4-3), viramos a margem de costura do avesso e depois passamos a ferro. Do lado avesso fazemos uma incrustação da fita da cortina. Apertamos o lado 4-3 e deixamos o meio (1-4) desamarrado. Agora o molde está pronto!
Com a transição para o jabot
As cortinas podem ficar ainda mais inusitadas e originais se você usar a técnica de transição para de jabot. Esta opção pode substituir dois componentes do lambrequim de uma só vez e também permite evitar soluções de design primitivas e chatas.
Assim, o padrão será composto por duas partes: o padrão swag, que será anexado ao padrão jabot. Então, vamos começar.
- Estamos construindo um padrão de brindes. Nos pontos anteriores já vimos como fazer um padrão para um elemento assimétrico e regular.
- Adicionamos um elemento jabot a esse padrão. Como fazer um padrão para isso? Vamos olhar mais a fundo.
- Na perpendicular à dobra do tecido aB a partir do ponto G1 marcamos a distância G1D, ela será igual ao comprimento do elemento acabado do jabot ao longo da cornija levando em consideração as dobras.
- A partir do ponto D, traçar uma perpendicular à reta G1D e medir sobre ela a altura do jabot (na figura, este é o ponto DD1)
- Só falta desenhar a linha de flacidez.
O padrão do swag com transição para um de jabot está pronto!
Conclusão
Essas cortinas podem realmente adicionar muita variedade ao interior. Muitas donas de casa observam que os swags dão um efeito fresco ao ambiente, acrescentando frescor, novidade e exclusividade a ele. Algumas pessoas observam que elas são práticas para decorar ambientes, por exemplo, para pendurar enfeites de Natal. Em geral, isso pode se tornar não apenas um acréscimo estético à decoração do ambiente, mas também um elemento funcional para decoração adicional do apartamento.