Você não surpreenderá ninguém com a presença de uma varanda em um apartamento, mas um design de janela elegante com uma porta de varanda é possível. Como todas as aberturas fora do padrão, ela merece atenção especial e, às vezes, custos.
Contente
Cortinas para janela com varanda: o que considerar
Uma janela assim se tornará objeto de admiração universal ou mostrará eloquentemente que a decoração de janelas não é seu ponto forte. Lembre-se, nem todo tecido é adequado para decorar uma janela com sacada.
O que é melhor escolher?
- Linho.
Material respirável e atraente.
- Algodão.
Mais barato que o linho, resistente ao desgaste e respirável. A única desvantagem é que ele desbota no sol.
- Tapeçaria.
Material de textura densa. Adequado para uma janela com varanda em uma sala de estar ou quarto.
Ao escolher um modelo de cortina para janela de sacada, leve em consideração os seguintes fatores.
- Acesso livre à varanda.
Como a varanda é uma parte funcional do apartamento, é importante pensar com que frequência você a usa, quantas vezes por dia você precisa "andar" pelo cômodo, pendurar roupa na varanda, tirar coisas ou relaxar na varanda (se ela estiver equipada para isso).
- O nível de iluminação necessário para o ambiente.
Não é segredo que a quantidade de luz solar que entra em um cômodo não depende somente do lado para onde as janelas estão voltadas. O design adequado das janelas, o design das cortinas e o esquema de cores escolhidos corretamente desempenham um papel importante.
- Complementando o design geral do interior.
Mesmo que tal janela exija um design especial, ela deve complementar o interior ou ser um destaque brilhante apropriado.
Bem, então tudo depende da sua imaginação e habilidades de design.
Opções de design para janelas de sacada
Sala de estar
É aqui que você pode implementar os projetos mais interessantes. Como regra geral, a sala de estar é maior que os outros cômodos, então cortinas de qualquer design e tamanho podem ser usadas aqui. Afinal, o salão é um lugar onde toda a família se reúne após um dia de trabalho, ou onde os convidados são convidados para uma celebração.
- Persianas e persianas romanas para janela de sacada.
Talvez nenhum design mais prático tenha sido inventado. Essas “cortinas” ocupam um espaço mínimo, proporcionam livre circulação pela sala e regulam perfeitamente o nível de iluminação. A única desvantagem é que elas parecem muito formais. Mas isso pode ser facilmente corrigido com a ajuda de elementos decorativos e lindos tecidos para cortinas.
- Telas retas.
Cortinas grossas e tule leve, movendo-se livremente ao longo da cornija, suavizam o efeito assimétrico e são muito funcionais. Vale ressaltar que as opções de fixação nesse caso podem ser diferentes: em gravatas, em ilhós ou em argolas clássicas.
- Desenhos assimétricos.
Para os amantes de elementos de interior interessantes, esta é a opção mais adequada. Normalmente, a parte da cortina que fica acima da porta da sacada é encurtada ou “franzida” com um gancho. E o tule fica pendurado formando um lençol sólido. São justamente essas composições que são complementadas com lambrequins (macios ou duros) e vigas.
- Estilo café.
A maioria das pessoas conhece como “cortinas da vovó” – duas cortinas leves do meio da janela até o parapeito. Ultimamente, esse modelo tem sido cada vez mais utilizado para decorar halls e salas de estar.
- Cortinas francesas.
Este modelo não pode ser usado em todos os interiores. Para salas de estar, use tecido de cortina leve para a estrutura principal (muitas dobras transversais) e tule liso.
Cozinha
Se você for o sortudo proprietário de uma cozinha com saída para a varanda, terá que pensar seriamente no design dessa abertura de janela. Como o espaço da cozinha é o mais funcional do apartamento, as cortinas não devem interferir no processo de trabalho. Além disso, se houver um fogão a gás ou aquecedor de água próximo à janela, você não deve decorá-la com tule ou véu arejado - é perigoso.
A maneira mais comum e prática de decorar uma janela com varanda é o estilo “café”. Pequenas cortinas cobrirão a janela, mas não obstruirão o acesso à galeria. Você também pode usar persianas e persianas romanas. Por fim, os painéis japoneses ajudarão você a criar um design criativo e funcional.
Quarto
A sala de relaxamento é um lugar sagrado onde o conforto é a principal prioridade. É aqui que descansamos e ganhamos forças para um novo dia. Portanto, ao escolher um modelo de cortina para uma janela com varanda no quarto, você precisa descobrir para que lado a janela com varanda está voltada e, se esse lado for leste, você terá que escolher cuidadosamente o tecido da cortina. Caso contrário, será simplesmente impossível ter uma boa noite de sono – os raios de sol estarão no quarto desde cedo.
Além disso, é recomendável evitar estruturas complexas que dificultem o processo de abertura e fechamento de uma porta ou janela de sacada. O quarto deve ter acesso a ar fresco, portanto, abrir uma janela ou porta da varanda não deve exigir nenhuma manipulação séria.
Infantil
Ao escolher cortinas para o quarto de uma criança, considere o seguinte:
- A criança deve gostar deles. Portanto, ao escolher cortinas e persianas, certifique-se de coordenar isso com o “dono” do quarto, é claro, se ele (ela) já tiver atingido uma certa idade.
- Proteger da luz. No berçário, eles não apenas brincam e fazem o dever de casa, mas também dormem. E para um bom descanso é preciso proteção contra os raios solares.
- Como regra geral, as cortinas para o quarto de uma criança devem ser resistentes ao desgaste, fáceis de lavar e exigir cuidados, porque as cortinas do quarto de uma criança não só complementam o interior, mas também se tornam objetos de brincadeiras e diversão.
Para uma janela com varanda no quarto de uma criança, você deve escolher apenas tecidos naturais, pois eles não causam alergias e criam um aconchego e uma atmosfera especiais.
Tule e cortinas: como combinar corretamente
Acontece que os próprios tecidos para cortinas e drapeados são lindos. Mas assim que você os pendura na janela, a beleza desaparece. E até mesmo um leigo pode entender que essas telas “não se dão bem”. Ao escolher um modelo de cortina e uma combinação de cortinas e persianas, você precisa levar em consideração o tamanho do cômodo e suas características internas.
- Usando cortinas com padrão vertical você pode aumentar visualmente a altura do ambiente.
- Tons quentes de cortinas tornarão o ambiente mais “ensolarado” e “quente”, por isso são usadas para decorar janelas voltadas para o norte.
- Quanto menor o ambiente e mais baixo o teto, mais simples deve ser o design das cortinas.
Importante! Se for escolhido tecido natural para cortinas, o tule também deverá ser natural. Sintéticos, mesmo que tenham uma trama lisa, parecerão deslocados.
Para garantir que as cortinas decorem e complementem o interior, existem algumas dicas.
- A cor das cortinas deve combinar com a cor dos móveis, não com a cor do papel de parede.
- A textura do tecido deve ser repetida nas cores e padrões de outros itens de interior.
- Não tenha medo de soluções não convencionais. Use opções de fixação ou ganchos incomuns.
- Não se esqueça que além da estética, as cortinas devem cumprir o seu papel principal: ser confortáveis e funcionais.
- Leve a sério a escolha da densidade do tecido da cortina. Se você mora no primeiro andar, as cortinas devem protegê-lo de forma confiável tanto da luz do sol quanto de olhares curiosos.
Designers alertam contra estampas ativas tanto em cortinas quanto em tule. Em geral, há uma regra simples para combinar tecidos para cortinas e drapeados: se for escolhido um tule de textura brilhante com um padrão multicolorido, o tecido da cortina deve ser leve e simples.
O tule branco é a opção mais segura. Combina com cortinas de quase todas as cores. Mas no caso em que o tule tem uma cor em pó, bege ou dourada, é preciso ter muito cuidado ao escolher as cortinas.
Obviamente, decorar uma janela com sacada exigirá um pouco mais de tempo e esforço. Mas essas “despesas” certamente serão recompensadas com a funcionalidade e a criatividade do interior.