A porta, assim como a janela, precisa ser decorada. Cortinas são usadas com menos frequência aqui e têm mais importância estética do que prática. O principal nessa questão é escolher o estilo certo, assim o ambiente não vai ficar parecendo um filme soviético.
Contente
Cortinas para a porta
Elas são necessárias quando não há porta, mas você quer esconder o ambiente de olhares curiosos. Elas também ajudam a zonear o ambiente, pois a porta cria um espaço fechado, na sua ausência isso pode ser conseguido com cortinas. As cortinas estão se tornando populares novamente devido à sua simplicidade e baixo custo.
Dependendo do estilo do ambiente, são utilizados os seguintes tipos de cortinas:
- Tecido. Cortinas pesadas para um quarto decorado em estilo clássico. Lambrequins, borlas e dobras seriam apropriados aqui. Uma opção ideal para a sala de estar. Cortinas de luz podem ser usadas para decorar qualquer cômodo que não seja um quarto; elas adicionarão espaço e aconchego. Perfeito para um pequeno corredor ou cozinha, em vez de uma porta de vaivém.
Cortinas de tecido são adequadas para criar interiores ricos em estilos clássicos - Cortinas de linha são leves e estão disponíveis em uma grande variedade de cores. Eles não impedem a circulação do ar e desempenham apenas a função de zonear o espaço.
Cortinas de linha podem criar uma atmosfera aconchegante apesar de sua transparência arejada. - Cortinas decorativas populares dificilmente escondem o ambiente de estranhos, mas decoram perfeitamente o interior. Elas são uma linha de pesca com várias partes amarradas nela.
É muito fácil fazer essas cortinas com suas próprias mãos. - De madeira. Leves e fáceis de cuidar, eles acrescentam um toque étnico ao interior.
Cortinas de bambu são perfeitas para um ambiente decorado em estilo natural. - Os painéis japoneses lembram mais as portas tradicionais em seu princípio de abertura, pois os painéis com uma barra de peso se movem para os lados. Adequado para criar um interior em estilo minimalista.
Cortinas de painel perfurado vermelho - Cortinas magnéticas são usadas para proteger contra mosquitos.
Cortinas mosquiteiras são feitas de malha transparente.
Importante! A cortina na porta não cumpre a função de isolamento acústico, por isso não é adequada para o quarto.
Cortinas mosquiteiras magnéticas
Redes mosquiteiras são instaladas nas varandas e nas portas de entrada de casas e chalés particulares para proteger os moradores da penetração de insetos. O design é muito simples, é representado por uma malha retangular translúcida, dividida em dois painéis (o superior é conectado). Entre esses painéis há ímãs na junção, que fecham os painéis imediatamente após a passagem de uma pessoa.
A estrutura é fácil de fixar: cole fita dupla face na parte superior e nas laterais e use a fita para fixar as cortinas magnéticas no batente da porta. Graças aos ímãs, a cortina fecha-se rapidamente. A malha impede a entrada de insetos, mas permite a passagem perfeita do ar.
Cortinas decorativas
Produtos que impressionam em qualquer interior. Eles vêm em dois tipos: feitos de partes naturais e feitos de partes artificiais. As peças podem ser feitas de metal, plástico, pérola, vidro, madeira de diferentes formatos e tamanhos. A base do produto é uma ripa e uma linha de pesca para amarrar decorações. Cortinas penduradas não atrapalham a passagem de crianças e animais de estimação. No entanto, se você tem crianças e animais de estimação em casa, pense bem se isso é uma boa ideia, pois ambos estarão constantemente puxando a linha.
Informações adicionais. Peças artificiais são mais baratas, mas duram mais. Por exemplo, os de vidro, comparados aos de acrílico, são mais propensos a quebrar devido a colisões constantes entre si.
Cortinas de madeira
Para os apreciadores do estilo étnico, o design da abertura com madeira é adequado. Esses produtos são geralmente feitos de bambu, juta e madeira também são encontrados, são leves, fortes e práticos. Eles são fáceis de cuidar: basta escovar para tirar o pó que se acumula. Existem dois tipos dessas cortinas: horizontais e verticais.
As persianas horizontais (romanas, de rolo) são feitas de uma única peça de bambu, que proporciona boa sombra ao ambiente. Finas ripas de bambu são usadas como tela. Nas verticais, são utilizados tubos de bambu.
Decorando uma porta com suas próprias mãos
Você pode fazer cortinas para sua porta usando uma foto da Internet com suas próprias mãos, isso é uma garantia de seu design individual. Pense com antecedência sobre como você vê o ambiente e o que as cortinas devem trazer para ele.
Observe! A cor das cortinas deve combinar com a cor das paredes. Cortinas sintéticas são recomendadas para a cozinha, pois são mais fáceis de cuidar.
Cortina de tecido
Uma cortina de tecido para uma porta pode ser feita de um painel ou dois painéis em ambos os lados. Para costurar tal produto, você precisará de:
- máquina de costura, linha, agulhas, alfinetes de segurança;
- tecidos selecionados, tranças;
- medidor, tesoura, lápis.
Meça a altura da cornija até o chão, bem como a largura do futuro produto. Adicione alguns centímetros para uma bainha dupla do tecido e cerca de 5 cm na parte superior para a fita. A largura deve ser pelo menos uma vez e meia maior que o comprimento da cornija, para que o produto final pareça mais rico devido às dobras. Transfira as medidas para o tecido e corte a peça no tamanho desejado.
Costure o tecido ao redor do perímetro, dobrando as bordas e prendendo-as com alfinetes de segurança. Costure a fita na parte superior e depois insira as alças. A base finalizada pode ser decorada costurando alguns elementos originais nela ou decorando-a com uma fita ou laço.
Informações adicionais. Se você deseja ampliar visualmente o espaço, utilize materiais leves (chiffon, fios) em cores claras; para conseguir o efeito oposto, escolha tecidos escuros.
Cortina com pingentes
Outra opção viável para implementação independente são cortinas com pendentes. Fazer essa decoração não é difícil, mas é trabalhoso.
Antes de começar a trabalhar, prepare tudo o que você precisa: uma ripa de madeira, uma linha de pesca de 0,5 mm de espessura (ou linha reforçada) e material decorativo. Qualquer item disponível pode ser usado: clipes de papel, miçangas, papelão colorido, botões, etc.
Existem muitas opções para fazer cortinas com pingentes, aqui estão algumas delas:
Execute as ações na seguinte sequência:
- Meça a altura da cornija até o chão e adicione alguns centímetros, esse será o comprimento da linha de pesca. Os centímetros extras são necessários para dar nós.
Antes de tirar as medidas, decida exatamente onde a cortina será fixada. Ao medir, leve em consideração o formato da porta - Faça furos no trilho para as roscas; a distância entre os furos depende do tamanho dos elementos que estão sendo amarrados.
- Passe uma ponta da linha de pesca pelo buraco e dê um nó.
- Pendure as decorações na linha de pesca. Se precisar deixar algum espaço entre eles, faça nós ou use clipes de metal especiais. Os grampos são amarrados como contas e apertados com um alicate.
Você pode usar qualquer método disponível para proteger os elementos. - Quando todos os pingentes são colocados na linha de pesca, um nó é dado sob esta última. É melhor decorar as linhas uma a uma para que elas não fiquem emaranhadas umas nas outras. Se contas forem usadas como decoração, a de baixo deve ser mais grossa para que a linha fique reta.
- Fixe a tira acima da abertura com parafusos ou fita dupla face se as decorações forem leves.
Colocar cortinas nas portas não é difícil, é uma maneira econômica e aconchegante de decorar. Se você fizer uma cortina com suas próprias mãos, ela será o destaque do ambiente. Não considere esta forma de diversificar o interior uma relíquia dos tempos de escassez, porque as cortinas modernas para a porta vão surpreender você com sua beleza e variedade.
Vídeo sobre como fazer uma cortina com miçangas de papel
https://www.youtube.com/watch?v=mwODc1PHzt4